A proposta mais interessante na área da segurança que apareceu nos últimos dias em Alagoas veio do secretário Pedro Montenegro, de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Comunitária. 

Ele defende que todos os militares da reserva técnica que foram nomeados agora – entre 500 e 600 – devem atuar nas polícias comunitárias, nos maiores focos de violência em Maceió e Arapiraca – as cidades alagoanas com os maiores índices de violência no estado e entre as mais violentas do Brasil. A exemplo do que acontece no Selma Bandeira, no Complexo Benedito Bentes. 

O quadro é, de fato, impressionante. O Brasil, segundo os organismos internacionais, é o novo país mais violento do mundo. A média de assassinatos é de 25 para cada 100 mil habitantes no país. No Chile, o número não chega a 5 mortes para cada 100 mil habitantes. Uma realidade perversa. 

Em Alagoas, desde 1999, afirma Pedro Montenegro com base nos dados do Datasus, a criminalidade vem num crescendo avassalador. Veja alguns números:

– Em 1999, Alagoas computava 20,3 mortes a cada 100 mil habitantes;

– em 2005, o número de homicídios já havia subido para 40,2 mortes para cada 100 mil habitantes;

– dois anos depois, o novo recorde: 59,6 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

Ele acredita que o número de mortes por homicídio no estado continua crescendo, com destaque para Maceió – um absurdo índice de 97,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

Concentrar os esforços nas duas cidades – capital e Arapiraca – pode fazer uma imensa diferença. A turma nova que está entrando pode mais facilmente se especializar no trabalho que necessita de urgência para ser implementado.

A volta do GAFE ou será que tem maluco no IBOPE?
Collor investe em vitória no primeiro turno e concentra tiroteio na segurança pública
  • Patrícia Nunes

    Caro Ricardo, e se juntassemos a esse efetivo da reserva técnica, os quase quinhentos militares que estão atrás dos birôs nos eternos gabinetes militares, e se alguns mais que estão a serviço de políticos, e fazendo feira e levando filhos desses mesmos aos colégios fossem efetivamente aproveitados em suas atribuições, com certeza veríamos um bom resultado a médio prazo. Pense nisso Dr. Pedro, cobre do “conselho”.

  • Antonio

    Ô ricardo, vc ainda acredita nas conversas de Pedro Montenegro?
    O sujeito comemorou, agora em Agosto, 1 ano de secretário…e nada. Durante esse tempo, 3 ações que não justifica sequer o gasto com combustíveis: Quebrou um monte de armas de plástico; se meteu numa briga entre um taxista e um Guarda Muicipal e, mais uma vez, se meteu, criticando a ação da PM que agiu corretamente, quando prendeu o pixador do viaduto localizado na ladeira Geraldo Melo. Fica a pergunta: O que essas 3 idiotices tem a ver com direitos humanos? nada… Quanto a situação dos desabrigados da enchente, nenhuma palavra. Existem locais que só se chega de aeronave, onde as pessoas sequer tem acesso a água potável ou energia elétrica e cadê Montenegro?
    Seu Pedro tem idéia fixa que em Alagoas existe um grupo de extermínio, de preferência com policiais envolvidos, mas cadê as provas? Seria a tábua de salvação para essa secretaria que até hoje ninguém sabe pra que serve. Quanto a idéia de usar os novos PMs para o policiamento comunitário, fique sabendo meu caro Ricardo,essa iniciativa não é dele. Seu Pedro está pegando o bonde andando, e que o policiamento comunitário, independente dessa secetaria, sobrevive, e irá acontecer de qualquer maneira, pois é uma cópia, mesmo que mal feita, do policiamento japonês.

  • SEI NÃO!

    Sei não, mas coloca esses novatos logo de primeira na linha de frente,é na minha opnião aumentar o os números dos índices de mortes. Principalmente de PMs.

  • VERDADE DE UM SERVIDOR PÚBLICO

    SE OS MILITARES QUE ESTÃO NA SEGESP, FOSSEM PARA AS RUAS DEFENDER A POPULAÇÃO COM CERTEZA A VIOLÊNCIA, IRIA AMENIZAR, POIS É UMA PALHAÇADA A QUANTIDADE DE POLICIAS FAZENDO A SEGURANÇA DO FALASTRÃO DA SEGESP, KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • buzutao

    A boca tá quente, e eu vou é dar o fora. fuiiiiiii. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • fred

    O SENHOR PEDRO MONTENEGRO FICA DANDO OPINIÃO NA CASA DOS OUTROS, NÃO É DO RAMO E FICA DANDO PITACO, GENTE É LAMENTAVEL VÊ UM INDIVIDUO DESSES DENTRO DE UM GABINETE SE ESPECIALIZADO EM DA OPINIÃO QUE NÃO TRAZ RESULTADO. MIM DIGA SE ALGUMA VEZ ELE VISITOU ALGUMA DELEGACIA, POIS SE VISITOU, NÃO MIM LEMBRO OU SE ALGUEM PODE INFORMAR QUANDO. GENTE QUEM TEM QUE RESOLVER ESSE PROBLEMA É; O SENHOR PRESIDENTE LULA E O SENHOR FILHO DO ENGANASTREL TEOTONIO VILELA, E FIM DE PAPO.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Sinceramente?!
    Uma demonstração cabal de real desconhecimento da operacionalidade da Força Policial em tela.
    Cada macaco no seu galho é, no mínimo, uma boa.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, APROVEITAR OS TAIS DA RESERVA TÉCNICA, TUDO BEM. MAS COLOCÁ-LOS DE CARA NO MEIO DO FOGARÉU, ACHO MEIO ARRISCADO. COMO O NOVO CHEFE VAI ENTRAR LOGO, LOGO, E COMO EU JÁ DISSE, É 100% OPERACIONAL, LOGICAMENTRE VAI ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA O BOM APROVEITAMENTO DOS NOVOS POLICIAIS. À DESPEITO DO PEDRO MONTENEGRO (DE QUE EU GOSTO MUITO) ACHO QUE TEM QUE ENDURECER BASTANTE, SEM PERDER A TERNURA. BANDIDO, DE QUALQUER QUILATE, TEM QUE TER MÊDO, POIS RESPEITO ÊLES NÃO TÊM.

  • a.silva

    Quem conhece Pedro Montenegro sabe que ele sempre se aproveitor da desgraça e miseria do povo para conseguir emprego. Alguém sabe me responder em qual concurso Pedro Montenegro já foi classificado.Se não fosse o Quem Indique, até hoje estaria desempregado. Aproveite Pedro, Alagoas gosta de ajudar incopetente e vagabundos.

  • Sérgio Carvalho

    Ricardo a Patricia Nunes tem razão e também o Pedro Montenegro se esse pessoal novo for usado nesse intuito com certeze terá resuldo pois essa recrutada esta entrando sem vicio nenhum,aqueles que se aprende no dia-a-dia,agora qto aos PMs que servem de motoristas e capachos ao politicos esses deveriam realmente voltar a tropa e passar por uma reciclagem.

  • VALDIR M. BARROS

    ERA FÁCIL RESOLVER ESTE PROBLEMA EM ALAGOAS, O GOVERNADOR E A SDS PODERIA ACRESCENTAR AOS SALARIOS DESTES POLICIAIS COMUNITÁRIOS UM ADICIONAL GRATIFICANTE, DAI OS OUTROS COLEGAS DE FARDA DEIXARIAM SEUS FAMOSOS BICOS (CASAS LOTÉRICAS, PORTA DE IGREJA EVANGÊLICA, COMÉRCIO, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES PROÍBIDAS SEM PROTEÇÃO ALGUMA DO ESTADO) E PRINCIPALMENTE DANDO CONTINÊNCIA A POLÍTICOS EM FRENTE A PRÉDIOS PÚBLICOS E PORTÃO DE MANSÕES (TENHO A CERTEZA DE QUÊ MUITOS ADORARIAM PODER ABANDONAR ESTAS FUNÇÕES). William Shakespeare – to be, or not to be: that is the question:
    Vai que é tua RICARDÃO!!!!!!!!!!!

  • Jose Santos

    Ricardo, é incrível como diante de uma situação absurda como essa a população alagoana se mantenha acomodada. Estamos diante de um genocídio especialmente de adolescentes e jovens e todos buscam explicar e naturalizar através do comportamento dos desses jovens (inclusive a imprensa) quando afirmam que quem morre é por envolvimento com algum ilícito.
    Na verdade estamos diante de um quadro dramático. A abordagem policial aos jovens que moram na periferia é feita como se todos fossem criminosos; é violenta e humilhante especialmente se a pessoa tiver tatuagem e ou usar brinco. E se o sujeito for negro então…
    É preciso que a sociedade alagoana reaja rapidamente a tudo isso, é preciso compreender por que nos tornamos tão violentos. É preciso, sobretudo entender a violência em Alagoas em suas várias faces e enfrentá-la mesmo correndo o risco de morte.

  • Oficial combatente

    Meu caro Ricardo, esta sugestão do Sr. Pedro montenegro é uma asneira sem medidas, não adianta tampar o sol com a peneira, sou oficial da PM e trabalho na atividade fim, o nosso problema não é o tipo de polciamento a ser empregado e sim os recursos para isso, a carencia de mais de 60% dp efetivo previsto é o que dificulta seriamente a redução da violêcia,essa questão do policiamento comunitario é louvavel porém ele não funciona sozinho,ele tem que vim acompanhado do policiamento ostensivo, que digasse de passagem esta totalmente sobregarregado sendo submetidos a escalas de escravidão,é muito facil dizer q o policiamento do Selma bandeira esta dando certo, lá se tem uma folga de 72h por 24 trabalhada,enquanto que estava no policiamento ostensivo combatendo assaltos, sequestros etc trabalha 12 e folga 24h,o que nos precisamos é parar de promessas e ideias mirabolantes melhorar o salario do PM e investir em estrutura, e ouvir que está na rua, pq esse sim sabe oq deve ser feito pra melhorar, não pedro montenegro q nunca entrou numa viatura so sabe o q é violencia de ouvir falar.

  • alagoano

    Viola de boca todo mundo toca. Pedro Montenegro deveria adentrar nas favelas, nas grotas, andar à noite pelas ruas do comércio. Nesses locais é onde começa a verdadeira violência pelo abandono social. Nem Estado, nem Município investem na parte social. Entrem nas grotas para ver o verdadeiro caos, sem moradia digna, sem escolas, sem creches, sem alimentação, sem nada. Apelar pra quem? pra violência. Porque muitos que estão ali preferem apelar para os delitos pra poder sobreviver, pois preferem morrer de barriga cheia, já que o Estado é só omissão. Aí sim, senhor Pedro Montenegro, é gritar por direitos humanos, e não culpando a polícia. Essa violência no nosso Estado não se combate unicamente com armas, mas sim levando dignidade as pessoas simples.

  • Ferreira e Albuquerque

    O Antonio parece ter preconceito com Pedro Montenegro. Demonstra um desconhecimento imenso e injustificavel, senão vejamos: A secretaria do Dr. Pedro é nova, existem um sem número de ações desenvolvidas pela SEMDHISC, entre elas uma grande parceria na area de POLICIA COMUNITÁRIA na extensão do Conjunto Selma Bandeira com o conjunto Cidade Sorriso. Então o Dr. Pedro não é alienígena nesta questão. Segundo, resentemente foi lançado o Plano de Gestão do Direito Humanos à SEGURNAÇA, entre outras ações. É hilário o Antonio falar em armas de plástico quanto aos TESERs, vai Antonio, pede pra fazer um teste com uma arma destas. Procure se informar.

  • FAAMORIM

    Calma Alagoanos quando COLLOR for eleito o memso ira desonerar os DIREITOS HUMANO DO NOSSO ESTADO pois vai combater a violencia e pra isso tem que acabar com essa secretaria que so faz proteger bandidos!!!!!! fora montenegro.gostaria de ver sua bondade seu uma parente seu fosse vitima desses meliantes.

  • HERI

    RICARDO ESTE CIDADÃO NÃO ENTENDE NADA DE SEGURAÇA PUBLICA, SEMPRE SE PROMOVEU NAS CUSTAS DAS ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS, CARO MONTENEGRO ESTES POLICIAIS QUE AINDA VÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO, ELES IRÃO SUPRIR A CARÊNCIA DO NOSSO EFETIVO,ANTES DE FALAR BESTEIRA VÁ CONHECER A REALIDADE DA PM, ONDE UM POLICIAL MILITAR TRABALHA POR DOIS, PORQUE O SENHOR NÃO VAI CUIDAR DA SUA SECRETARIA QUE SÓ SERVE COMO CABIDE DE EMPREGO.

  • carlos eduardo santos

    Pedro Montenegro,assim como Everaldo Patriota e Gilberto Irineu, são meros teóricos em segurança pública que vivem a pegar carona na desgraça alheia para chamar para sí os focos da mídia, e com isso conquistar vantagens pessoais. Dê-lhes responsabilidades de realização e aí logo são desmascarados pela incompetência que lhes são próprias.

  • carlos eduardo santos

    Caro Ricardo, dentre estes 500 ou 600 homens que foram incluídos na PM, apenas a metade será lançada na atividade fim (policiamento ostensivo) a outra metade, os privilegiados, será destinada aos gabinetes e assessorias, a menos que a opinião pública se manifeste e o Conselho Estadual de Segurança se posicione em contrário.Existem muitos apadrinhados que nunca participarão de um escala de serviço. operacional.

  • sebastiãoiguatemyrcadenacordeiro

    EITA TIROTEIO DA …. ! SE ABAIXE AÍ,RI-
    CARDO,SE NÃO SOBRA PRA VOCÊ.O PARTIDO DA
    RENOVAÇÃO NEM AINDA FOI ELEITO E A BALA
    JÁ ESTÁ TORANDO PELO PÉ!…QUÉ ÊSSO!…
    RESPEITEM PELO MENOS A PULIÇA!…ÔMI !

  • observador

    INDEPENDENTE DAS MAZELAS SOCIAIS, DO DESCASO DO GOVERNO E DA FALTA DE POLITICAS PUBLICAS, EMERGENCIALMENTE, PARA SE COMBATER A CRIMINALIDADE, O GOVERNO TEM QUE TER VONTADE POLITICA PARA APRESENTAR UM PLANO EMERGENCIAL, CONTANDO COM O EFETIVO EXISTENTE, TANTO DA PC COMO DA PMAL, MAS É NECESSÁRIO QUE MOTIVE OS POLICIAIS, COM MELHORES SALARIOS, PAGAMENTO DE ADICIONAL NOTURNO E HORAS EXTRAS. AI, NATURALMENTE,SE DOBRARÁ O EFETIVO E PASSARÁ A SE FAZER UM POLICIAMENTO OSTENSIVO MAIS INTENSO, ABAFANDO O TRAFICO, PRINCIPALMENTE NOS LOCAIS DE MAIOR INDICE DE VIOLENCIA. OS 12 DISTRITOS POLICIAIS TEM QUE VOLTAR A FUNCIONAR NA CAPITAL, COM AS RONDAS NECESSÁRIAS. A PM TEM QUE DEIXAR DE FAZER O POLICIAMENTO BURRO, DEIXANDO POLICIAIS PARADOS OU EM BOXS, E FAZER PATRULHAMENTO COM MOTOS, QUE TEM MAIOR ABRANGENCIA E CELERIDADE,AO INVÉS DE QUATRO HOMENS DENTRO DE UMA VIATURA PARADA.NAS ÁREAS MAIS VIOLENTAS O GOVERNO DEVE CONVOCAR EM DIAS MAIS CRITICOS E FINAIS DE SEMANA, EM CARATER EXTRADIORNARIO E PAGANDO PELOS SERVIÇOS, PESSOAL DA SAUDE, EDUCAÇÃO E AÇÃO SOCIAL, PARA OCUPAR COM ASSISTENCIA OS BAIRROS, JUNTAMENTE COM A POLICIA. FECHAMENTO DAS SAIDAS DE MACEIO, VAI INIBIR O ROUBO DE VEICULO, COM CERTEZA. MONITORAMENTO DE CAMERAS NAS ÁREAS ESTUDADAS, TB COMBATERÁ A VIOLENCIA. UM BOM TRABALHO PREVENTIVO E A POLICIA CIVIL INVESTIGANDO COM EFICIENCIA OS CRIMES DE HOMICIDIO, COLOCANDO NA CADEIA OS SEUS AUTORES, COM CERTEZA, HAVERÁ UM DECRESCIMO NA CRIMINALIDADE, BASTA O GOVERNADOR QUERER E COLOCAR ISTO COMO PRIORIDADE. TENHO DITO.

  • alguem

    apenas acho que as instituiçoes deveriam sim investir em políticas de prevenção e recuperaçao de drogados,em educação,religião,trabalho e valorização da família.quem tem chance de ser decente aprende a repeitar direitos e limites.no fundo todos querem ser tido como pais e mães de famílias,quem convive nos presídios sabem que família é respeitada lá dentro e poderia ser aqui fora.direitos humanos deveria ser o direito de ser valorizado,de ser dado um crédito de confiança.a paz deveria comecar ensinando as crianças o quanto as guerras externas e internas (do eu) devem ser evitadas em nossa vida.isso sim é papel dos gestores,agir nos males que incentivam as discórdias e diferenças.discursos não levam a nada