Uma sociedade com medo pode se tornar muito perigosa. É o que a História nos ensina. Incitá-la, não na busca da transformação do que está errado, mas no caminho da vingança ou algo parecido é, no mínimo, temerário. As consequências são imprevisíveis. 

Na Itália pós-Primeira Guerra, Mussolini enxergou naquele povo sem rumo a matéria-prima para o seu ideário fascista. A violência passou a ser um instrumento de convencimento e também de atração para vastas camadas da sociedade italiana – os jovens, notadamente.

Com suas milícias de “camisas negras”, espalhou o terror e o ardor entre os seus compatriotas. Sua primeira ação, após o surgimento do movimento fascista, em 1919, foi a destruição da redação de um jornal combativo em Milão. Passou, então, a servir com seus exércitos aos fazendeiros do Vale do Pó, no Sul da Itália, expulsando ou exterminando pequenos grupos de malfeitores formados nas camadas mais pobres da população.

Três anos depois de inaugurar sua sanha criminosa, Mussolini marchava sobre Roma, sendo recebido no poder pelo patético rei Victor Emanuel. Do restante dessa história não podemos nos esquecer.

Discursos inflamados, veementes, belicosos até, em momentos como este que vivemos no Brasil – em Alagoas com mais evidência para nós -, de violência urbana desenfreada, tornam-se um potente combustível para ações das quais a própria população há de se arrepender no futuro.

Uma liderança política importante e carismática como o senador Fernando Collor tem por obrigação enxergar além daquilo que vê o cidadão comum. Trabalhar, sim, pela construção de uma cultura da paz, baseada nos valores humanísticos.

Ameaças e rompantes de alguma truculência em nada contribuirão para mudar uma realidade tão cruel. Nunca é tarde para aprender – principalmente para aqueles cujo destino pode ser o de ajudar a conduzir uma sociedade a um futuro menos sangrento e mais cordial.

O corvo e a andorinha
Associação Nacional de Jornais (ANJ) publica nota de repúdio a Collor por ameaça a jornalista - veja aqui
  • alguem

    sinceramente,a atitude do senador não me causou tanto espanto.Ele sempre fez isso,tem um descontrole total com seus gestos e palavras,odeia ser contrariado,ou pelo menos sentir-se acuado.Imagino o quanto é difícil para ele aparentar ser calmo e tolerante,não faz parte de sua presonalidade agressiva,logo ninguem diga que ele devria ser mais gentil…

  • kelsen

    A linguagem empregada pelo Senador exprime a sua forma de pensar e agir.Basta olhar os demais candidatos aqui em Alagoas que o apóiam ao Governo do Estado, a sua grande maioria vinculada à violência, à truculência e aos desmandos e abusos contra inocentes.Não foi à toa, que o então Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, disse que o Estado de Alagoas, é o Estado dos crimes de mando no país.Como se poderá rebater tal crítica, quando um Senador da República diz palavras tão ofensivas?? Só confirma esta pequena leitura sobre a política alagoana.

  • André Luiz C Ribeiro

    Sabe… Eu não voto em Collor, e por princípios democráticos não necessito explicar porque! Mas, neste episódio, infâme, lógico, toda moeda tem dois lados, não que Collor tenha alguma razão, isso eu tenho certeza que ele nunca teve, mas porque a imprensa do sul tem que parar com o conceito racista para com o Nordeste, em especial nossa Alagoas… Falam de nós como se todas as mazelas políticas do Brasil fossem nossa responsabilidade. Ora, não podemos nós alagoanos achar bonito reporteres, artistas globais, ” intelectuais”, etc e tal, tratar nosso povo com o desrespeito e despeito que tratam… dizem que o sul sem nós seria País de primeiro mundo… esquecem eles que o sul, especialmente São Paulo só existe por ordas de nordestinos que são diariamente construtores de nosso Brasil. Do sul, como querem, nasceram os políticos mais medonhos… mas deles nada podem falar, afinal é deles a maior participação acionárias das grandes empresas e da imprensa… Alagoas, muito tem que se orgulhar, pois Collors, Renans, Teotônios, Ronaldos, Heloisas, muito fizeram para acordar o Brasil para os bons e os maus políticos… Alagoas nunca se furtou de democráticamente participar ativamente das decisões importantes de nossa sociedade… Erros… ora a democracia se não fosse o meio do povo se pronunciar, por ela mesmo poderia ser um grande erro, pois dela e para ela, é que uma sociedade politizada aprende a crescer, produzir, e melhorar… só com erros, se pode descobrir acertos… E nós alagoanos fazemos parte disso… a imprensa sulista tem sim que respeita nossa gente, e se Collor tem vontade de meter a mão na cara de alguém, muitos alagoanos também tem essa vontade quando eles nos desmerecem diariamente, e muitos dos nossos jornalistas acham bonito, e nada fazem…

  • muito bem

    muito boa esta comparação esta resposta foi simplesmente profetica.O povo alagoano não pode se render ao mau de COLLOR e seus aliados do crime organizado.

  • simone

    Meu caro! Essa era para o domingo. Análise fria, sem subterfugios e sem medo. Análise cidadã. Digna de centenas de subscrições.
    Quanto às milicias, posso lhe garantir que a leitura que faço da proposta de Segurança Pública deste senador por aborto, é sim, semelhante a MILICIA.
    “ESSES BANDIDINHOS DE MERDA…” São os pobres coitados “descamisados e pés descalços”, que sempre foram iludidos por elle.
    Isso, não vamos deixar passar em branco!
    Quero dizer aqui, que voto no atual governador Teotonio Vilela, porque esse, sim, não tem medo de mudar um velho estado de coisas!
    Homem de paz, avesso à violência. Familia avessa á violência. Não remove delegados por está cumprindo o dever. Não admite policia envolvida com a politica.
    Apoia o Conselho de Segurança e a 17ª. Vara. Apoia o GECOC. colocou nos cargos da cúpula, homens como Rubim, Barenco, Cel. Sena e Cel. Luciano.
    Criou as centrais de policia; Casas de Detenção; adquiriu 400 viaturas novas; 15 mil toneladas em armamento; criou a policia Cidadã e as policias especializadas. Policia independente!
    Se a questão é a tal VIOLÊNCIA, ela é nacional e se apoia no CRACK.
    Quando Teo Vilela, assumiu o governo, Alagoas já era o 1º. lugar neste quesito, segundo os dados do Ministerio da Saude.
    Entre 2002 e 2007, o governo passado aumentou o indice em 78%!!!
    A curva só veio a ser quebrada entre 2008 e 2009, em 5,1%. Sabiam disto!
    NÃO POSSO ASSITIR ISSO CALADO! VAMOS REAGIR.
    SOMOS ALAGOANOS, NÃO VERMES!
    Um abraço Ricardo e fora os milicianos!

  • silva sauro

    caro Ricardo mota estamos vivendo dias de apocalipse e o que podemos fazer é nos aliar a pessoas como voce que ainda acredita que o bem vencerá o mau.como teologo tenho certeza que nenhum desses ficará impune,mas precisamos fazer algo agora contra essas atitudes nefastas de quem só ver o poder….conte comigo e tenho voce como um grande formador de opiniao…um abraço

  • RONA

    Éssas atitudes mostra a que tipo de pessoa que se entregar o estado.vamos mostrar que, em alagoas não tem espaço para essa gentinha.

  • Edson Filho

    Caro Ricardo, quem conhece o collorido candidato sabe do seu constante descontrole emocional. Episódios de ameaças a quem dele discorda são inúmeras e por todos conhecidas. Lembra-se da ameaça a bandidagem pobre de Alagoas, afirmando que ela sentiria o peso da mão “delle”, enquanto se unia a elite da bandidagem alagoana? Pois é, esse discurso fascista é natural no candidato.

  • Reflexão.

    “De tanto ver triunfar as NULIDADES,
    de tanto ver prosperar a DESONRA,
    de tanto ver crescer as INJUSTIÇAS,
    de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos MAUS,
    o homem chega a desanimar-se da VIRTUDE,
    a rir-se da HONRA,
    a ter vergonha de ser HONESTO”.

    Sentimentos do Senador da República Federativa do Brasil RUI BARBOSA, que respeitava o Povo até no falar.

  • Rosilene santos

    caso collor, ninguém ameaça outra pessoa sem motivo, alguma esse jornalista falou nâo estou defendendo ninguém,ex. no caso do Leâo no jogo Vitoria x Goias vc acha que aquele reporte nâo falou nada para o Leâo? vc so querem defender a sua classe nunca erram so os outros. Dá um tempo.

  • samuel

    e ele ainda que ser governador de nosso estado,séra que o povo vai ter suporta essas coisas.

  • Fonseca

    Não façamos destas eleições uma ode à esquizofrenia.

  • samuel

    e ele ainda que ser governador de nosso estado,séra que o povo vai ter que suporta essas coisas.

  • FRANCISCO MOURA

    Mussolini,ahmadinejad(Irã),Pyongyang(Coreia do norte),Hitler,Sadan Hussein,todos eles entraram para a página negra da história pela truculencia, arrogancia,falta de espírito democrático e sobretudo por achar que o centro do mundo é o seu umbigo.cultura politica ELLE tem de sobra para não imitar tais personagens.

  • GUSTAVO

    Desde criança, aprendemos um ditado que diz: “Me diz com quem andas, que eu te direis quem es”!

    Collor nunca foi coisa boa, sempre se utilizou nos pobres eleitores ignorantes para poder aprontar suas safadezas e manchar o nome da nossa tão AMADA ALAGOAS!

    Digo nossa, porque ela é de todos os ALAGOANOS, e não de nenhum CARIOCA, como é o caso do Fernando Collor!

    Fernando Collor só aparece aqui para levar nossos votos, da mesma forma que levou o nosso dinheiro, pois, até agora, ele não disse para que veio no senado federal!

    Fernando Collor se misturou com Cicero Ferro, com João Beltrão, com Chico Tenorio, com Antonio Albuquerque e com todos os outros bandidos que precisam do poder para aprontar suas pilantragens e ficar imunes da justiça!

    Essa turma não pode nunca ser representantes de pessoas de bem, mas, pelo jeito, tem toda a capacidade de ser representantes das quadrilhas que se encontram assombrando as pessoas decentes de Alagoas!

    Só podemos mudar de maus politicos de 4 em 4 anos, e não adianta votar nessa raça de bandidos, e depois ficar reclamando durante os 4 anos do mandato!

    Não adianta ver operações da policia federal e ficar comentando nas esquinas da vida, pois eles nos roubaram 300 milhões de reais, e hoje, estão ai, querendo voltar para a assembleia com o intuito de cada vez mais, roubar e roubar e roubar!

    Não existe condições de um deputado honesto, desfilar com 3 ou 4 pajeros para cima e para baixo do nosso estado, enquanto estamos com hospitais lotados e escolas cada vez mais perigosas!

    Vamos mudar a nossa representação urgente na casa tavares basto, pois é lá, que estão os representantes do povo alagoano!

    eu, alagoano apaixonado pelo meu estado, não mereço ser representado por um ladrão, então, imploro a todos vcs, vamos mudar, pois os nossos filhos tambem não merecem nem ver bandidos se dando bem atraves de roubo, pois se eles perceberem que é atraves de roubo que eles estão no poder, tem os melhores apartamentos e os melhores carros, será que vão querer ser pessoas honestas e decentes como nós, pais que temos o orgulho de dizer que educamos e alimentamos os nossos filhos atraves do nosso suor, e não atraves do roubo, de falcatruas, da fome de crianças que tiveram sua merenda roubada, por isso minha gente, tenham a dignidade de lutar contra essa turma do mal que está querendo mais uma vez, pegar a força, as chaves do cofre do nosso estado!!!!

  • LASCADA POR FALTA DE JUSTIÇA

    Isso foi para alguns juizes ou alguns candidatos?

  • EUDES TENORIO

    ISSO É O QUE ESSE LOUCO TEM PARA DAR AO POVO ALAGOANO. QUEM QUER?

  • Antonio Manoel de Morais

    A gorqa começa a se apresentar o cara que disse que tartaria os bandidos com mão pesada. Terá que começar entre os alidos.
    Ameaçar jornalsita é cosisa do tempo da ditadura, elle, Collor não esquece aquele te3mpo triste de violencia e horror. Dentro doc oração e na cabeça do Fernando Collor mora um fascista que nção tem tamanho, meu caro ricardo.
    Força, venceremos masi uma contra esse inimigo da liberdade de imprensa e da democracia.
    Collor nunca mais.

  • Gilberto Correia

    Mais uma vez esse cidadão demonstra o despreparo político e emocional para governar um estado. Não respeita a imprensa e despreza o estado de alagoas. Espero que mais uma vez a população mande elle ‘passear’

  • Mauricio Pereira

    Pessoal vamos nos unir dando um
    #fora collor pra ele!!!!

  • JOSÉ CARLOS FERREIRA

    AS MÃOS PESADAS DELLE NÃO É PARA BANDIDOS NÃO NEM NUNCA FORAM, É PARA CIDADÃOS,PROFISSIONAIS,HOMENS DE BEM,FALTOU POUCO PRA ELLE BATER NO SENADOR SIMÕES.EU QUERO QUE ELLE BATA NA CARA DE QUEM VAI VOTAR NELLE, POIS QUEM TEM A CORAGEM DE VOTAR NUM POLITICO DESSE,É CAPAZ DE QUALQUER COISA EU ACHO É TOME! ESSE COLLOR JÁ ERA PRA SER EXTINTO DO SENÁRIO POLITICO HA MUITO TEMPO. XÔ SATANAS!!!

  • manasseis

    Já imaginou essa peste no governo?

  • M. Almeida

    NA VERDADE, COLLOR NÃO TEM CARISMA, O POVO É QUE É VÍTIMA DE UM LONGO PROCESSO DE IDIOTIZAÇÃO RESULTANTE DA FALTA DE CULTURA E DE EDUCAÇÃO. CHAMAR DE CARISMÁTICO ESSA FIGURA RIDÍCULA, É A TREVA. OS QUE SUPOSTAMENTE TEM CULTURA E O APOIAM SÃO MOVIDOS POR INTERESSES PRÓPRIOS E MESQUINHOS. ESSE HOMEM É UM LIXO POLÍTICO. A QUESTÃO É QUE ALAGOAS NÃO PASSA DE UM LIXÃO.

  • a.silva

    Nós estamos bem servidos, ou rompante de truculencia, ou piti de esterismo. Na hora de votar escolha o melhor.

  • silva

    Por, bandidecos,como disse esse louco, compreendo aqueles cidadãos que têm ideias divergentes, coisa normal em uma democracia. Imaginem esse homem comandando as polícias do estado! Atualmente, o Estado não é usado para proteger criminosos, como acontecia antes. Aos poucos, com sua postura firme e respeitosa, Teo vem construindo um Estado de paz e de respeito à vida. Não podemos voltar ao passado do “se falar morre”. Ao escolher, pensem nas consequências, porque depois será tarde. Alagoas no caminho do bem.

  • Ricardo

    Elle ainda fala que vai acabar com a violência.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    COMO DIRIA UM COMEDIANTE DA GLOBO “HÁ CONTROVÉRSIAS” NO CASO HÁ MESMO. SÓ TEM UMA COISA, SIMPLES : QUEM ESTÁ ONDE ESTÁ O MOÇO DO “METO A MÃO NA TUA CARA SEU FILHO DA …” TEM A OBRIGAÇÃO DE SER, NO MÍNIMO , COMEDIDO EM SUAS AÇÕES E PALAVRAS, O QUE NÃO FOI, ABSOLUTAMENTE, O CASO. MAS QUEM SE SURPREENDEU ESTÁ DORMINDO OU SE FAZENDO DE BESTA. ENQUANTO ISSO O TÉO, Ó…

  • Antônio Carlos

    Caro Ricardo Mota, o desequilíbrio emocional do candito Collor é um perigo para toda a sociedade alagoana, principalmente para os defensores dos alagoanos, você principalmente.Levando-se em conta ainda, que é desonesto e péssimo administrador, ou seja, nada de bom para os alagoanos, somente mentiras, enganação e roubalheira. Ademais, seu exército de bandidos(políticos que lhe apoiam), estão na maior alegria de poderem voltar a espalhar o terror e matarem gente. Alagoanos, não se intimidem, vamos votar contra um dos maiores enganador, mentiroso e psicopata da política alagoana.

  • LUIZ ALBERTO

    Parabéns, André! Meia duzia de jornalistas do Brasil senten-se intocaveis. O Collor, pode não ter razão, mas, o jornalista escreveu a verdade? Quem diz o que quer, ouve o que não quer! Quando xingam qualquer adversario do Ricardo Mota, ele publica qualquer tipo de esculhambação; Quando criticam o jornalista, simplesmente ele ignora e não publica. O Mota, só tem faro! Tem um medo do Collor, que se pela!

  • joão

    Xô, Xô XÔ, XÔÔÔÔÔ, sai prá assombração……………….não voto, não voto em Coló, nem amarrado e nem empurrado.

  • JOBSON

    Um louco junto de diversos bandidos, isso é coisa perigosa.Pense nisso e divulgue.

  • Mariano Correia Paredes

    HIPÓCRITAS
    É revoltante ver esses “socialistas de botequim”, que devem seus “empreguinhos” ao Collor (lembram-se de 86? Ô “esquerda” desmemoriada e desmoralizada pelo PT et caterva…), falarem mal delle. Deixem de ser hipócritas! Todo mundo quer mamar, nesse país das sinecuras e tetas fartas. Até o Lula e o PT já mamaram nas tetas colloridas e ainda vão mamar por muito tempo, principalmente se elle ganhar para governador. Não, não estou ganhando nada delle. Só estou sendo justo, neste “país injusto” e com Justiça corrupta.
    Mariano C. Paredes

  • nina meelo

    Gustavo,estou contigo não quero ser representada por bandido,quero apenas que o meu representado legisle para a população, nunca em benefício próprio ou de seus “protegidos” aqueles que só sabem mamar nas tetas do erário,sempre com cargos comicionados e vão se perpetuando a cada novo mandato seja lá de quem for…

  • João

    Collor é carioca e foi criado em Brasília.Olha o sotaque do cara.Não se fale em perseguição da imprensa sulista contra um nordestino, porque nordestino era Graciliano Ramos, omelhor político que Alagoas já produziu e que, infelizmente, não tem seguidores em sua própria terra.Seja intelectualmente, seja na honestidade.Fora corruptos e assasinos da política alagoana, infestada delles.

  • Carlos Alberto Barbosa

    Que estranho poder é esse? Tentar desmoralizar um homem público por interesses escusos é fomentar a discórdia; não é, certamente, apostar na cultura de paz. Algumas figuras usam a palavra escrita do alto de suas botas negras, fascistas, a negar simultaneamente valores em homens e instituições… Concedam-lhes a Cruz de Ferro!

  • Ícaro José de Souza Pereira

    Pois é, quando se fala no Sr.Fernando Collor de Melo, a primeira coisa que se vem à mente é arrogância.É triste que um indivíduo tão inteligente adote posturas como a que está em apreço. Falta ética e cortesia ao senador.

  • Hélder

    Parafraseando Talleyrand, elle não aprendeu nada, elle não esqueceu nada.
    E nós? Será que aprendemos alguma coisa? Será que nos lembramos de alguma coisa.

  • TANIA

    Luis Alberto, se RM tivesse medo de Collor não escreveria nada sobre ele, vc está errado, RM eh imparcial a traduz o que homens e mulheres desta terra, querem saber atraves dos meios jornalisticos de qualidade como é o caso do blog de RM…

  • Alexander Quintela de Carvalho

    Os políticos em geral são igual a fralda descartável. Tem sempre que esta trocando pelo mesmo motivo.

  • Dermeval Lacerda

    Gustavo é com lições de civilidade, de apreço, de amor, de paz, e de lógica que se vê como falta aos nossos políticos o mínimo de decência como tive a oportunidade de ler na sua nota tão bem elaborada, com um apelo tão pungente pela dignidade do nosso Estado de Coisas.Quando estamos começando a equilibrar as finanças, a melhorar nossos índices, vem políticos com antigas promessas vãs,a ludibriar os incautos, os sem recursos para a formação de uma educação mínima de cultura e discernimento. Foi um dos pedidos mais fortes,mais veementes que já li neste blog:”Eu imploro……
    Esse último parágrafo foi de um desespero contundente, avassalador.
    Parabéns Gustavo, vc demonstrou toda indignação, todo desespero de um PAI HONRADO, que prega aos filhos o bom comportamento,a boa prática da HONESTIDADE E DO BOM CARÁTER.

  • Hagá

    Ricardo Mota, você também foi ameaçado? O link para a gravação desapareceu. Tive que achar em http://www.istoe.com.br

  • maria jose

    alagoas precisa sim de homens valentes para acabar com essa bandidagem quem tem em nosso estado,sobre o reporte se isso aconteseu mesmo algo ele fez,tem que ser collor mesmo 1 de janeiro assaltantes,traficantes,matadores de alugues arrume as malas se muda de alagoas pq collor vem aiiiii

  • nina meelo

    Luis Alberto,seu cometário é ridículo,vc e tantos outros que acham o collor execepcional,deveria fundar uma cidade ou estado para que o raivoso governasse,o cara não administra nem a empresa da família imagine um estado,tenho certeza que o Ricardo não tem medo desse irado,se bem que esse peste é capaz de muitas maldades disso não tenho a menor dúvida,agora tenho certeza que vc não aguentaria nem um olhar enlouquecido do seu ídolo,imagine ele falando umas duas palavinhas,daquelas bem delicadas que costuma usar pra vc, o borrão na sua calça surgiria imediatamente,provalmente vc,a tal de clara e tantos outros que aqui se manifestam devem estar ganhando uns míseros trocados pra falar bem desse ser,e não falem bem dele não,caso contrário ele farar vcs egolirem,digerirem como queiram e ainda vai obrar em sua cabeças e também meter a mão na cara de cada um filho da p… que o idolatra e não manisfesta isso.Muito cuidado quando se um dia chegar perto delle pode ser alvejado por aquele olhar que pode ser fatal ,é uma arma letal.

  • Bruno Emanuel de Souza Mafra

    O senador Fernando Collor é bem o reflexo daquilo que ainda é a sociedade alagoana, ainda analfabeta e distante da compreensão do processo político em andamento, que sempre deixar marcas profundas de massificação e corrupção através dos famigerados cadastros feitos que dizem neste pelito custar o valor de 100 reais o voto. Que sociedade é esta que permite que um homem que nunca terminou um manadto lidere pesquisas? A mesma que não confia mais em Ronaldo Lessa que enxeu o estado com secretarias e Teotonio que sempre deu as costas ao funcionalismo público. Quanto ao Collor ser ranzinza ele é mesmo, nem por isso deve ser temido, mas analisado e refletido como homem público que é. Mas… onde está a grande liderança do presidente Lula agora? Dilma tem adesivos com dois candidatos em Alagoas. Isso é ridículo e conveniente para uma liderança que não quer se comprometer. Aí depois aparecem indivíduos dizendo que sem eleições não há democracia, estes estão todos equivocados, pois não há democracia sem justiça social.

  • josé da hora

    Senhor, livrai-nos de collor amém!

  • thiago cesar

    fora fora fora fora collor urgente!!

  • cicera

    SÔ BRASILEIRA
    SÔ ALAGOANA SIM SINHÔ
    SÔ DA ROSSA, LÁ DA BOCA DA MATA
    MAS VOTÁ NUN INFILIZ DESSE QUE ATÉ
    MATOU SEU ULISSE E O COIPO NINGUÉM ACHÔ?
    E A PROPRIA MÃE COITADA …ELE ITÉ QUEIMÔ
    E COM A MINHA O QUE ELE PODE FAZÊ? QUANDO GRITAR NUN PALANQUE”MINHA GENTE”, SAI DA FRENTE…A BESTA FERA CHEGOU

  • Fabio Ferreira

    AA.. que prazer ter alguém sábio para nos iluminar (como os iluministas), frente a uma sociedade tão ignorante. Obrigado Ricardo Mota.
    O Collor é o Collor, e o povo ainda continua o mesmo; mas nós, seus leitores e pseudo-formadores de opiniao nao podemos dormir na letargia. FORA IGNORÂNCIA! FORA ESTUPIDEZ! FORA HIPOCRISIA!

  • ricardo .

    Satanaz,ataca novamente!!

  • anna elizabeth santos

    Ricardo, vc escreve tudo muito bem… mas nessa reportagem, parece que vc pegou leve com o ex-presidente Collor. Será que ele pessoalmente já lhe ameaçou?

  • André

    Arrogante, ignorante e truculento. Preciso dizer mais?

  • alex felipe

    Pense num cabra brabo!
    Meter a mão na cara, num sei o q é pior, meter a mão na cara ou no bolso da gente…

  • giselda

    CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-COLLOR:
    *2 GOTINHAS DE BOM SENSO CONTRA QUATRO ANOS DE PARALISIA SOCIAL.
    SINTOMAS DA COLLORMIELITE:
    *CEGUEIRA SOCIAL
    *IRRESPONSABILIDADE COM O FUTURO
    *TOTAL ESQUECIMENTO DO PASSADO

    SINTOMAS DA COLLORMIELITE:
    *CEGUEIRA SOCIAL
    *IRRESPONSABILIDADE COM O FUTURO
    *TOTAL ESQUECIMENTO DO PASSADO

  • COVARDÃO

    Nada de novo, esse é o mesmo Collor covarde que agrediu o honrado e octagenário senador Pedro Simon,o mesmo CARIOCA que,com incompetencia e irresponsabilidade,acabaou Maceió quando Prefeito biônico,com Alagoas quando Governador e, como Presidente todos sabem a vergonha q foi para o Brasil.
    É o mesmo incompetente q dirige muito mal a Org. Arnon de Mello, logo, TUDO MUITO NORMAL.
    Bom seria que voltasse para sua terra, o RIO DE JANEIRO ou para onde foi criado, a pervertida BRASILIA.
    Parabens aos IMORTAIS desmoralizados q elegeram o escritor sem nenhuma escrita para a Academia Alagoana de Letras, enlameando a Academia e os nomes dos que o elegeram, na maior senvergonhice.
    Pela idade e pelo passado,deviam ao menos se resepitar, ou respeitar os seus familiares e o passado daquela Instituição.
    Lamentavel a suberviencia daqueles q deveriam dar exemplo para seus filhos e para a sociedade !
    Por isso a nossa querida ALAGOAS, dos honrados Graciliano Ramos, Teotonio Vilela,Aurélio Buarque e tantos outros, sente vergonha daqueles que deveriam honrar o nome da nossa Academia Alagoana de Letras.
    Viva a decencia, viva o trabalho, VIVA ALAGOAS !

  • CARIOSA DA GEMA

    Imagine a revolta dos CARIOCAS, com a atitude destemperada do seu ilustre filho FERNANDO COLLOR DE MELLO !

    Ainda bem que não é ALAGOANO, já basta os RONALDOS LESSAS da vida.

    Meus pesâmes aos irmãos CARIOCAS por tamanha vergonha porque passaram e passam.

    Viva a nsssa honrada terrinha das Alagoas, por não ter filhos dessa qualidade.

  • Governo do terror – Violência no poder

    Luis Albero, lave sua boca pra falar do Ricardo Mota. Ele não é subserviente. Não é jornalista marrom. Se existe um cidadão destemido em Alagoas, é ele.
    Com Collor no poder, o “governo do terror” se instalará aqui. ISSO É UM FATO, SEU LACAIO. Lembre-se Luis, lave sua boca.

  • Na sua cara…

    …o nosso querido presidente mundial LULA, torra por ano US$ 4.000.000.000 ou seja US$ 4 bilhões mundo afora, certamente na candidatura ao premio Nobel da Paz e você brasileiro é que está bancando a campanha mais cara ao Nobel da Paz! Enquanto isto na sua insanidade mental esquece de resolver os problemas dos mais de 45.000.000 de brasileiros ainda passando Fome, lógico que o meu querido presidente mundial LULA só tem olhos ao pagamento já efetuado de apenas R$ 839 Bilhões a Juros da dívida e no Combate a Fome só gastou só e nada mais do que R$ 111 bilhões! Pode?
    É triste ter que mostrar o outro lado da Cidadania, não fico feliz e muito menos tenho o prazer de mostrar o lado negativo do DESgoverno LULA, mas é necessário, pq. é inadmissível um presidente que foi eleito democraticamente, ter a incompetência de pagar das riquezas geradas pelo povo brasileiro em 7.1/2 anos, mais de R$ 839 bilhões pagando Juros e com Cidadania gastou apenas R$ 42 Bilhões em Segurança (Ministério da Justiça) causando mais de 450.000 mortes por Violência, das quais + de 270.000 de Jovens (este q. é o agravante), repetindo para lembrar a cuca, só R$ 111 Bilhões no Combate a Fome e o Brasil com mais de 45.000.000 de brasileiros ainda passando Fome! Somos repetitivos pq. a maioria dos brasileiros exergam, sabem do problema e faz de contas que não vê. Tudo que comentamos é a falta de divisão equânime das riquezas produzidas e a solução é votar certo, no candidato chamado Voto Nulo = 000 + Tecla Verde.
    P/Arabutan.

  • eu

    descontroLLe totaLL!!!!!!!!!!!

  • Junior

    Galera vamos lançar a campanha: CALA A BOCA COLLOR !!

  • S Leite

    Acho que não serão apenas os bandidos que vão sentir o peso da mão do Collor!!!! Se a nossa categoria não se cuidar, sentirá o peso também!!! Cuidado Jornalistas!!! Cuidado POVO ALAGOANO, o futuro do estado, depende de nós mesmos!!!

  • PAULO TENORIO

    eu quero q apareça um em alagoas o no brasil q possa ser melhor q o collor, rapaz o homem já foi perseguido demais já tá ficando uma coisa forçada, deixe q com o povo collor se entende.

  • Marcos Ricardo

    Alguém poderia esclarecer o que o jornalista escreveu ou indicar o link??? Eu não estou entendendo nada.

  • Marcos Ricardo

    Longe de defender o Collor, mas a imprensa e os jornalistas não estão acima do bem e do mal.

    “Quem vigia os vigilantes?????”

  • bin laden

    Caro, amigo Ricardo Motta, sou imlitar desde 1982, em toda minha vida de servidor, nunca conhecí uma figura tão macabra igual a collor, durante sua rapida passagem(graças a Deus)pelo governo do estado, nós da policia militar chegamos a receber um salario mínimo, para sustentar nossas familias, elle com o intuito e ganacia de ser presidente, quebrou o produban, quebrou a CEAL, quebrou a EMATER, quebrou o DER, sem falar em outros setores do estado que o mesmo deixou sucateado, chegando à presidencia nada fez para concertar as m….s que fez,não estou satisfeito com o atual governo, mais jamais votaria numa mazella igual a collor, nunca votei, nem voto, pois se um politico normal, não fizer alguma coisa, playboy collor não vai fazer senão encher os bolsos com os já paupérrimos recursos deste estado tão injustiçado e cheio de violencia, onde até donativos são desviados, deputados mandando matar pessoas e ninguem(justiça) faz nada, senão enganar o povo com seus juizes e desembagadores corruptos, pois eu não confio em nenhum deles, matariam suas mães, para colocar filhos no tribunal de faz de conta, vamos criar vergonha na cara, e banir, FERROS, ALBUQUERQUES, BELTRÕES, CABELEIRAS, TENÓRIOS, CAVALCANTES,WASHINGTON LUIS E OUTRAS MAZELAS, é só.

  • Vivo

    Ricardo, pegou na veia.

    Não sou obrigado a concordar com as opiniões, sejam elas contra ou a favor do Senador Collor, mas uma ocisa é certa: a imprensa sulista (entenda-se Sudeste e Sul), aproveita qualquer que seja o motivo para deflagrar uma guerrinha suja contra nosso Estado.

    O Senador está certo? Nao! A temperança deve ser uma constante nos homens públicos; mas em muitas oportunidades (e não são poucas) usam-se páginas ou ondas (médias, moduladas ou curtas) para se achincalhar e muitas vezes dizer aquilo que não é coincidante com a verdade.

    É certo que o Senador deveria ter agido de forma diferente; mas em muitas oportunidades temos que por um basta e consideremo-lo, neste caso, ser humano, com as condições inerentes a tal, inclusive a imperfeição. – Mas ERROU feio!

    Não sou eleitor de Fernando Collor; de Lessa ou Teo Villela. Para mim, nenhum dos três está devidamente habilitado para o governo de nossa terra. Lamento profundamente a falta de opções nesta eleição.

    Continuo a bradar em voz alta: Alagoas estrela radiosa, que REFULGIA ao sorrir das manhãs …

    Em TODAS as oportunidades nas quais frequentamos destaque em noticiários ou matérias jornalísticas em nível nacional, lamentavelmente, 99,99% dos casos é para que sejamos tratados como os criadores da corrupção, da violência, da impunidade, da coisa errada …

    PRECISAMOS E TEMOS QUE MUDAR! – Mas quais são as reais opções de mudança?

  • luciano

    Quantos jornalistas alagoanos saíram em defesa da classe? Bando de covardes ! Parabens Ricardo Mota.

  • para LUIZ ALBERTO

    LUIZ ALBERTO,
    Vá primeiro aprender a escrever! Quem é vc para falar mal do Ricardo Mota?! Este sim é um jornalista sério que sempre defendeu nosso estado e que tanto nos orgulha. É por causa de eleitores como vc que nossa alagoas sofre tanto…

  • Adenílton Paulo Avelino Rocha

    Não venho aqui defender este grande fanfarrão que é o Sr Fernando Collor de Mello, porém, que defeza temos contra jornalistas que falam o que querem e o que entendem, é claro que não é com tapas na cara, mas eles só criticam, xingam, denigrem a imagem de qualquer um que eles acham que vai dar matéria jornalística mas nuncam mostram nada quando estão errados, e aí então, o que fazer?

  • jairo revolta

    Eu não posso falar quem estar certo so sei que collor mata minha fome ate hoje. porisso acho q esse jornalista tem que fazer como eu pegar um saco e pedir esmola, porisso continuo votando no collor.

  • ALAGOANO AUTENTICO

    MARCOS RICARDO ENTRE EM http://WWW.MACEAGORA.COM DEPOIS VEJA AS NOTICIAS ANTIGAS DO DIA 29/07/2010 ENTAO VOCE VIRA UMA ENTREVISTA DA ROSANE COLO , E QUE O COLLO E INELEGIVEL DEVIDO UMA AÇAO NO STE ESTE CASO ORIGINO-SE DEVIDO ESTAS REPORTAGEM ENTAO ELE FICOU MALUCO DE RAIVA , O JORNALISTA ESTAVA FAZENDO O SE DEVER DEMOCRATICO E DE ACORDO COM A LEI DE LIBERDADE DE IMPRENSA , NAO FEZ NADA DE ERRADO

  • José Arimateia dos Santos

    É incrível como essa figuras se escondem por trás de um nome ou apelido simbólico. Divulguem suas identidades verdadeiras, afinal é livre o direito de opinião, qual é o problema?!.

  • MARCELO

    Qem tem juízo e memória teme que os analfabetos e sem formação coloquem este destemperado no comando de um estado que tenta se reuperar dos desastrosoS governos anteriores. Basta ver que Collor além de desequilibrado mental,megalomaníaco e psicopata está apoiado por: AA,J.Beltrão,CABELEIRA,XEPA(e irmãos,sobrinha e agregaos)Cícero Ferro,Cabo Luiz Pedro e João Lyra.O que podemos esperar?

  • O Justiçeiro

    Não esqueçam de comparem o livro “A TRAJETÓRIA DE UM FARSANTE’, que lá encontrarão tudo sobre COLLOR, são declarações feitas pelo próprio irmão o saudoso Pedro Collor. Se não tiverem satisfeitos é só adquirirem todas as revistas “VEJA”, da época que ELLE foi presidente. Estamos falando de literatura e conhecimento. Vale apenas exercitar a mente, mesmo que isto nos custe muito aborrecimentos.

  • Carlos

    É a natureza de cada um.Collor mais “maduro”,com os sintomas de muita vingança,cupando a todos por não tê conseguido terminar o mandato.Existe muita gente infeliz,querendo se vingar pelo seu fracasso individual e vê neste cidadão senador a ferramente ideal para a cura de suas frustações.

  • Carlos Alberto Moliterno

    Como podemos nos fazer respeitar como alagoanos se a quase totalidade dos políticos que elegemos para os diversos cargos públicos é formada ou por cínicos, ou oportunistas, ou esequilibrados, ou ladrões e assassinos?
    Os bons, o melhor da sociedade, faz o que pode através de iniciativas próprias e isoladas pra melhorar a vida da população espoliada em seus direitos. O poder político virou campo minado, onde se digladiam interesses mesquinhos e a iniquidade dá o tom. E só existe um culpado nisso tudo: A IMPUNIDADE. É a (IN)JUSTIÇA, leniente e de mãos dadas – quando não de alianças trocadas – com os diversos ramos da bandidagem caeté.

  • jurajara R. Araujo

    Caro Ricardo Mota,
    jamais alagoas votará em Collor.
    Jamais terá voto dos homens de bem.
    No interior poderá sair alguns votos, comprados através dos jigolós de votos, mas FEDERAL NELES!

  • Maria da Penha

    COLLOR NÃO FOI ELEITO SÓ COM OS VOTOS DOS DESVALIDOS NÃO. TEM MUITA GENTE BEM SITUADA, GRADUADA, OCUPANDO ALTOS POSTOS QUE É COLLORIDO DESDE CRIANCINHA E QUE PENSA E AGE IGUALZINHO A ELLE. CHEGA DE BOTAR A CULPA NO POVO MAIS POBRE. ELLE É O REFLEXO DA NOSSA PSEUDOELITE, QUE PENSA QUE SABE TUDO E NO FIM, É TUDO SEPULCRO CAIADO!!!!!!!!!!!!!!

  • vieira

    Esse cidadão já teve a chance dele em 1989(não soube aproveitar). Hoje ele é um quase Septuagenário. Para que votar nesse já descolorido, é vedade;mas muito mal intencionado candidato. Votem nulo!!!!!!!

  • Júnior Anadia

    Quero Collor, quero Collor, quero Collor.. Eu quero Collor para ser Governador!!!!
    E assim, eu sigo cantando até o dia da vitória.
    (risos cavalares).

  • ARAPIRACA

    EU VOU VOTAR EM CELIA ROCHA PRA FEDERAL. POR QUE SEI QUE ARAPIRACA PRECISA DE UMA REPRESENTAÇÃO EM BRASILIA. LUCIANO BARBOSA, SEU MARIDO PRECISA ACORDAR. ACHO ATE QUE TEM ALGUMA TRAMA. POR QUE NUNCA ESTÃO JUNTOS NO MESMO PALANQUE? LAMENTO PROFUNDAMENTE QUE ELA ESTEJA AO LADO DESTE INESCRUPULOSO “COLLORIDO”.
    É UMA PENA QUE UMA MULHER TÃO INTELIGENTE SE DEIXE LEVAR POR UM VELHO QUE NUNCA AMADURECEU.
    GANANCIOSO, EGOCENTRISTA, DEVIA SE ENVERGONHAR. DE TANTA REJEIÇÃO.

  • Mariana

    ENTREM NA CORRENTE “COLLOR NUNCA MAIS!”

  • Jose Abreu

    O Collor está velho na aparência, mas continua o mesmo no brain: crazy, very crazy.

  • Laura

    Caro Ricardo,

    E o jogo do MPE, três ações foram impetradas: uma contra Ronaldo e duas contra Eduardo, todas ontem à tarde.

    O Dr Eduardo é um grande Collorido, Dr Alfredo nem se fala, todos dentro da instituição sabem disso.

    Nunca se viu tanta vergonha e safadeza dentro de uma instituição.

    Externamente, Dr Eduardo finge que é neutro e se mostra atencioso ao Governador. Tudo fingimento dele.

    É preciso ficar atento a isto!

    O grande jogo é detonar o Ronaldo Lessa, os grandes aliados do Eduardo na Fazenda Estadual são os promotores Sidrack, Norma Tenório e Cecília Carnaúba, que adora aparecer na TV.

  • Luiza Verner

    É um absurdo! As vezes gostaria de voltar ao passado, quando o voto era pra poucos! Porque existem pessoas, que ainda não descobriram pra que serve essa magnifica ferramenta que temos em nossas mãos. O poder de mudar tudo que não nos convém, de tirar politicos que já deram exemplo de um “péssimo trabalho”. O Collor além de nunca ter terminado um governo, envergonhou, jogou na lama a dignidade de todos os alagoanos.De todos!! Nesse momento me envergonhou de contracenar com pessoas que esclarecidas ou não da situação, escolheram esse rapaz pra nos representar na frente do Estado. Enquanto eu puder, farei campanhas contra isso, e podem ter certeza…argumetos não irão faltar…