Depois de quase fechar com o governador Teotônio Vilela, o prefeito de Rio Largo, Toninho Lins (PSB), acabou nas hostes colloridas. Ele já forma na campanha do senador Fernando Collor, de quem se tornara inimigo figadal na campanha de 2008. 

Para quem não acompanhou, a última disputa pela prefeitura de Rio Largo está relacionada entre as maiores baixarias eleitorais de Alagoas. Com discursos em que familiares dos candidatos – o que eu não vou repetir – se tornaram o centro das denúncias. Um horror.

O vencedor do pleito disputou com o filho do ex-presidente, o jovem Fernando James. Na parte final da campanha, ao estilo, o neopetebista entrou na briga, nos moldes da campanha presidencial de 1989, quando o presidente Lula foi alvejado mortalmente.

Mas, vida que segue, com a intermediação do seu padrinho político, o deputado estadual João Beltrão, o prefeito Toninho Lins fez as pazes com o ex-presidente, o que parecia inimaginável diante dos fatos ocorridos em 2008.

O chefe do Executivo de Rio Largo é do PSB, partido aliado a Vilela em Alagoas e a Lula, nacionalmente. Até porque a fidelidade partidária no Brasil já nasceu condenada a morte.

Primeiro os teus

É um pra lá, um pra cá – a dança dos prefeitos nas eleições. Cristiano Matheus, de Marechal Deodoro, é do PMDB de Renan Calheiros. Depois de se balançar para o lado do candidato do PTB, finalmente acertou que fica com o governador tucano.

Até porque tem um “tio” que é candidato a deputado estadual pelo PSDB – o ex-prefeito de Piranhas, Inácio de Loyola. A cidade, aliás, é administrada atualmente pela primeira dama de Marechal Deodoro. Alagoas continua pródiga de novidades na área política. O que não existe no meio, a turma de cá inventa.

Ex-amigo

O delegado federal José Pinto de Luna vai fazendo sua campanha no braço, a passos miúdos (até pelo tamanho). Mas já não conta com um “amigo” de primeira hora – Jorge Venerando ficou com o deputado Paulão, que também disputa uma vaga na Câmara Federal.

JL vai

Depois de uma boataria geral, ontem, hoje a assessoria do empresário JL confirmou que ele é mesmo candidato a deputado federal pelo PTB.

A campanha, no entanto, está sendo coordenada pelo deputado Augusto Farias, que tem sido um filtro importante em relação àqueles que declaram amizade sincera a JL – desde que, é claro, haja uma generosa reciprocidade.

Grande encontro

Ontem à noite, JL se reuniu em uma das suas empresas com um grupo da pesada (em votos, está claro?): os deputados João Beltrão, Cícero Ferro e Marcelo Victor – o único do PTB. Também esteve no encontro o famoso prefeito de Traipu, Marcos Santos, um dos mais ardorosos colloridos de Alagoas.

Ameaça de Collor a jornalista da IstoÉ provoca reação de entidades nacionais
Vilela usa o mesmo jingle da campanha de Almeida em 2008 - prefeito é o compositor
  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    O ZÈ POVO DE RIO LARGO NÃO É BOBO NÃO . TEM BOA MEMÓRIA. TONINHO LINS DEU RASTEIRA EM COBRA .

  • noemia

    ESSE PREFEITO DE RIO LARGO NUNCA ME EGANO ISSO E DINHEIRO TA NAQUELA QUEM DA MAIS HONRE AS CAÇAS TONINHO VOCE É TÃO NOVO.VAI AI UM TRECHO DA VIDA DE QUEM QUER ECARDIR AS CORES DE ALAGOAS E NÃO COLORI.
    ELE SABIA QUE NÃO PODIA USAR ETES NOMES EM SUA MUSICA ISSO FOI PARA EGANAR O POVO DE ALAGAOAS LULA SO APOIA O PT E RONALDO LESSA TODA VIDA FEZ PARTE DO PT MESMO ESTANDO EM OUTRO PARDIDO POR NESSECIDADE.LULA SO NÃO APOIA TEO POR CAUSA DO SERRA.COLLOR E UM PERIGOSO Quando NOS SEUS GOVERNOS TOMA DECISOES ARROGANTES SEM TER PENA DE NIQUEM NEM DE POBRES NEM DE RICOS POR ISSO ELE FOI EXPULSO DA POLITICA QUQNDO PRESIDENTE NOS ALAGOANOS JÁ DEMOS TRES VRZES O VOTO DE CONFIANÇA A PRIMEIRA COMO PREFEITO DEIXOU O GARGO COM 18 MESES COMO GOVERNADOR DEIXOU COM 24 MESES E NÃO FEZ NADA. COMO PRESIDENTE A POPULAÇÃO BRASILEIRA O TIROU O SEU MANDATO CUIDADO MEU POVO.BEM QUE O RATINHO DO SBT DIZ QUE O ALAGOANO NASCEU PARA COMER CAPIM PORQUE VOTA EM COLLOR.ELE TA BOM E DE PAGAR A PENSÃO DE ROSEANERQUE LUTOU TANTO AO SEU LADO CUIDADO ROSEANE PARA ELE NÃO FAZER IGUAL AO BRUNO.

  • EU MESMA

    Toninho Lins e Fernando James fizeram uma disputa pela prefeitura de Rio Largo, nojenta, porca… agora são aliados? Oh Politicazinha essa nossa viu? Fernando James por sua vez foi derrotado nas eleiçoes pq segurou o dinheiro de COLLOR e Toninho abriu a mão e comprou os votos de James. James pagava e Toninho comprava o mesmo voto, ja comprado por James.Nao voto em RIO LARGO, mas se votasse votaria em James, por ser filho do meu querido COLLOR! Sebm que Toninho vem fazendo besteira em cima de besteira ne? ABRE OS OLHOS TONINHO, RIO LARGO TA ABANDONADA, e depois das cheias nem se fala
    Ah mas vamos ao que importa, é COLLOR no GOVERNO e MARQUINHO MADEIRA na assembleia.

  • Clara

    TÁ TODO MUNDO AQUÍ SABENDO
    QUEM TÁ APOIANDO QUEM
    NOSSO POVO QUER O COLLOR
    E NÃO TEM PRÁ NINGUÉM

  • rogerio da silva

    Sr. Mota, como podemos nós meros mortais alagoanos termos opções de votos, se os canditatos se misturam de forma emogenica, conseguindo dilubriar nossas motivações, eticas, conceitos, moral…, quando penssamos que tal candidato merece nossa procuração, ele se mistura com aquele(s) que nem atenção dariamos, será que em outra parte deste pais acontece algo parecido com o que vrmos, vemos e veremos em alagoas ???
    Será que o nome dado a essa terra ( TERRA DOS MARECHAIS) foi pensado ou é mera conhecidencia, eu lhe agradeço muito pela grande contribuição que vossa senhoria dar a todos nos alagoanos e pesso muito a Deus para que sempre lhe proteja, pois neste estado.
    VIU, ESCUTOU, FALOU, A PISTOLA VADIOU…

  • brunno

    Caro Amigo Ricardo,

    Entre no site do UOL, e leia e ousa a gravação do CARIOCA FERNANDO COLLOR, ameaçando um jornalista da IstoE.

    O fato ocorreu hoje.

    Brunno

  • cicero barbosa

    ESSE CRISTIANO MATHEUS É OUTRO QUE NEM DEVERIA PASSAR PELA PORTA DA PREFEITURA DE MARECHAL, COM AQUELA CARINHA DE SONSINHO DELE, O POVO QUE TOME CUIDADO, PQ MUITOS USAM A IMPRENSA PRA DIZER QUE É O BONZINHO E DAR O GOLPE DO BAU COMO SEU CRISTIANO FEZ E TA FAZENDO.

  • RODRIGO

    FENRANDO COLLOR X TONINHO LINS

    TÉO VILELA X CICERO ALMEIDA, ESSE (TÉO) ATÉ PEGOU UMA COMPOSIÇÃO DO CICERO E COLOCOU NA SUA CAMPANHA ATUAL, A DOIS ANOS ELE JOGAVA O POVO CONTRA O CICERO POR CAUSA DAS SUAS COMPOSIÇOES. ENGRAADO ISSO Ñ É?

  • J.Mon teiro

    É exatamente aí, que os maus políticos deixam evidenciada a falta de idoneidade moral, a falta de compromisso com os seus eleitores, porque na verdade o que eles almejam é acançar o poder a qualquer custo. Traem, se vendem, mentem, compram votos, e como sabem que a impunidade é a moeda da vez, depois de eleitos, e reeleitos, aparecem na televisão mostrando seus sorrisos cínicos, zombando do povo.

  • Mario Pureza

    É isso aí meu povo, até o prefeito de Rio Largo aderiu a turma da vitória..é Collor, Collor e Collor!!
    Não tem pra ninguém, Fernando Color é nota 100!!!

  • ana

    A política alagoana é isso mesmo, uma mistura de jacaré com cobra dágua. re,re,re…..

  • jose marcelo

    Sei não, mas tenho pra mim que sei lá…

  • Tenório

    politica tem dessas coisas a exemplo de paripueira, o prefeito atual o sr: Abrahão Moura, traio o seu principal correligionario, o Sr: Welisson Miranda que o apoior em todas as horas.

  • abilio

    Condordo com a Noemia, da turma do senado só tem um senador que vai fazer falta ele não apareceu muito e verdade
    mas fez um belo papel como senador “João Tenorio”, mas vamos ganha uma doida varrida(no bom sentido) Heloisa Helena, ja o Grande encontro faltou uma familia inportante a “Familia metralha”

  • simone

    Meus amigos,
    Entrem no site da UOL, e vejam quem é esse Collor. Esse cara é o maior canastrão da historia recente do Brasil. Prepontente e pensa que o reporter da Isto É, tem medo “delle”, como alguns alagoanos frouxos!
    Nunca esqueci o dia em que elle ofendeu o grande SENADOR PEDRO SIMOM. Uma vergonha para Alagoas!
    Eu digo: Collor vai ter muito trabalho. Quem usa adesivo “delle” no carro que fique esperto.
    Quanto ao prefeito Toninho não há novidades. O que dizer de um homem que ousar querer macular o redentor da economia alagoana, e homem de bem, que é o Dr. Luiz Otavio Gomes?
    Nada a declarar. Que fique onde estar, que a PF vem aí…
    Agora mais que nunca, sou Teotonio Vilela Filho.

  • Carlos Alberto Moliterno

    Isso é um grupo político ou uma quadrilha? Houvesse justiça nesse país estariam todos – todos mesmo – atrás das grades. E ainda existe quem enalteça essas figuras deletérias, responsáveis diretas por toda a miséria que assola nosso estado.

  • Carlos

    Encontro de gigantes,Marcos Santos,Cicero Ferro e João Beltrão.Todos estes bastante experiente em cárcere público,devem aderir candidatura do empresário por pura convicção que este é o caminho do toma-lá-dá-cá,bastante promissor para o progresso de suas bases política.Parabéns políticos inteligente e criativos,que enventaram até sanduíche com dolar para agradar os mesário nos tempos,que os votos eram depositados nas urnas.

  • JOBSON

    O Collor, estar colocando o Tonho na posição certa para lhe dar um grande coice, aquele coice com as duas patas.

  • bjgbarbosa

    Concordo com a leitora Simone. Gostaria de ver pela TV Senado, o senador collor, encarar o Senador Artur Vírgilio com tanta voracidade.

  • Alagoano Atento!

    É o fim da carreira política de Toninho Lins “de Mello”!
    Mais um ovo que gorou!

  • Deus NÃO VAI PERMITIR

    caro Ricardo parabéns pela postura, alagoas e o brasil são carentes de personalidades tais…tenho pedido bastante pra nosso senhor não permitir que alagoas volte a violência e o descaso, não partido tenho consiencia, MEU DEUS QUAQUER DELES MENOS NELLE. NÃO COLLA MAIS

  • JOSE MARIA DA SILVA

    MP URGENTE EM RIO LARGO, E A PF TBEM

  • Marcelo p Souza

    Sr. Cicero Barbosa: Faço meu seu comentario, mas creio que esqueceu de incluir o “bonitinho na TV” – Sr. Oscar de Melo, como tambem o Sr Jeferson Morais …. o que fizeram pelo povo até hoje?

  • barros

    Certamente o saudoso Tonhão, se vivo, estaria envergonhado com a atitude colorida de seu “herdeiro” político.É mesmo, politicamente, um “tolinho”.

  • César

    Politica é isso aí mesmo, em 2002 Nonô votava em collor, JL em Téo e Ferro em Ronaldo. Em 2008, Téo detonava Cícero(com o forró cade o Ciço?) e hoje o governador usa Jingle composto por Almeida. Fica muito claro que o tempo passa e as raposas politicas que se esforçam para se manterem no poder usam o ditado: “não pode com ele, junte-se a ele”, e assim Alagoas continua tão atrasada nas mãos dos mesmos coronéis.

  • JOSE MARIA DA SILVA

    BARROS DISCORDO DE VC O TONINHO NÃO E NENHUM TOLINHO, VER O QUE LE J TEM DEPOIS QUE ENGANOU O POVO C/PLAVRAS BONITAS , MENTIRAS

  • cicero barbosa

    deveria existir uma lei que todo jornalista ou apresentador de programa nunca podesse se candidatar, pois o povo leigo confunde bom apresentador com com politico, é o caso de Cristiano Matheus, jeferson Morais, Oscar de Melo, como politico não fazem nada pela população, eles tem o poder nas mão masi só sabem criticar como jornalistas e na politica é so a conversa do primeiro eu, segundo eu, terceiro eu e o povo que se ….

  • maria

    porque vc nao deixa o meu comentario