O juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal da Capital, afirmou, ontem, que pode decretar a prisão de diretores da operadora telefônica Oi, a única que não atendeu ao pedido formulado por ele e pela polícia para que fornecesse dados considerados essenciais na elucidação do assassinato do estudante Fábio Acioli, ocorrido em agosto do ano passado. A empresa, avalia o magistrado, tem se recusado – na prática – a colaborar com o trabalho da Justiça, o que pode ter consequências na área penal. 

Ontem, o magistrado teve uma longa reunião de trabalho com a equipe da Polícia Federal que está ajudando na investigação, principalmente na parte da perícia técnica – extremamente especializada, como o magistrado faz questão de ressaltar. 

Dois peritos da PF estão dedicados quase que exclusivamente a este caso, com a análise e cruzamento de mais de 40 mil ligações telefônicas registradas pelas torres das operadoras, na região e no dia e que aconteceu o crime brutal.

O juiz Geraldo Amorim avalia que as informações que já obteve são extremamente importantes para a conclusão do processo, mas ainda falta muito. 

Ele, inclusive, fez um apelo para que toda ou qualquer pessoa que possa dar uma informação que ajude na investigação se manifeste. Ele se coloca à disposição para ouvir, reservadamente, a quem se dispuser a ajudar. 

Avaliando as dificuldades que vem enfrentando desde que assumiu o caso, o magistrado aponta, por exemplo, para a Microsoft, uma das maiores empresas do mundo, que até hoje não respondeu ao pedido formal feito em março, através do Ministério da Justiça do Brasil, sobre um programa diferenciado usado nas chamadas redes sociais (da Internet).

Além do mais, lembrou, ainda enfrenta a resistência das empresas de telefonia para a cessão dos dados em seu poder, mesmo depois da quebra do sigilo telefônico autorizado pela Justiça.

Ontem, a Polícia Federal fez mais uma solicitação à Oi para que disponibilizasse com urgência os dados solicitados através de ofício no início de junho – e já não foi a primeira vez.

Há esperança de se chegar ao fim da história com uma versão sólida, sustentada em provas contundentes? O juiz Geraldo Amorim acredita que sim e acha que já caminhou bastante para chegar ao seu objetivo. 

O tempo é um inimigo da investigação, mas com a ajuda da ciência – a perícia técnica, principalmente – é possível ir bem além do que se conseguiu até agora.

Agora à noite, a Oi enviou para este blog a seguinte informação:

“A Oi informa que as informações solicitadas pela autoridade policial já foram enviadas”

Em conversa telefônica,  Virna Campos, da assessoria de comunicação da empresa, acrescentou que a Oi já havia enviado parte do que fora solicitado pela polícia, concluindo hoje o que ainda faltava entregar.

Promotor instaura inquérito para fiscalizar recursos e donativos oficiais em São José da Laje
Juiz condena fiscal de renda e agente da Sefaz a prisão e a demissão dos cargos
  • murilo maciel

    Pau neles!
    É isso aí, Dr. Geraldo Amorim.

  • fabio jose de frança

    alguma coisa está por trás, porque a oi não quer liberar o sigilo das ligações. até hoje não se teve resposta, não provaram nada contra o rafael e se tivesse provado ja tinha falado,mas não vão provar nada, porque ele não fez nada mesmo.

  • Justiça de Poucos

    Por que muitos homicídios acontecem diariamente em Alagoas e não se usa esse aparato todo para investigar?!! Acabam ficando sem solução por que a vítima e sua família são pobres!!

  • lucas

    O Dr. Geraldo Amorim é uma referência para o judíciário Alagoano e Nacional,homem probo e honesto que honra a toga que veste, com ele à frente dessa investigação tenho certeza que essa selvageria será esclarecida.Parabéns à PF e ao Dr. Geraldo Amorim.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    AH, DR GERALDO. ENQUADRA ÊSSE REBANHO DE CABRA TRAVADOR DA JUSTIÇA ! SE O SENHOR METER UM DELES NO XILINDRÓ E O SENHOR JÁ TEM RAZÕES DE SOBRA PARA ISSO, O RESTO TOMA EMENDA E PASSA A COLABORAR RAPIDINHO.

  • Profeta do Óbvio

    Agora peça!!!!!!!!!!!!!

  • ricardo viera de castro

    DRº GERALDO AMORIM É UM JUIZ QUE MEREÇE TODO NOSSO RESPEITO ! AGORA JÁ FAZ TEMPO QUE CORRE A BOCA MIÚDA POR TODO OS 4 QUANTO DO ESTADO QUEM REALMENTE MANDOU MATAR ESSE RAPAZ, MAIS ACREDITO NA JUSTIÇA, ELA É LENTA É PREGUIÇOSA, MAIS SE APERTAR AS COISAS ANDAM, COMO CIDADÃO CONFIO NA VONTADE DE APLICAR A LEI PELO DRº GERALDO AMORIM, ELE NÃO TEM CULPA ! O GRANDE CULPADO É O SISTEMA DO CAPITALISMO QUE RODA PELAS BEIRADAS DOS ACESSORES DE ALGUNS HOMENS DE BEM DESSA JUSTIÇA.

  • Wagner Roberto Palmeira

    Tem peixe grande na área!
    Aposto que se fosse o meu sigilo, na mesma hora eles teriam entregue! rs
    JUSTIÇA!

  • FERNANDO AMORIM

    Hi!!! Tem gente grande que voltará a ter insônia depois de uma notícia dessa. Parabéns a PF e ao honrado e competente Dr. Geraldo Amorim. Cadeia neles . . .

  • Justiça

    Apesar dos apelos pedindo informações sobre o caso Fábio, parece que ninguém quis ajudar! Também pudera, a pessoa que estava com o Fábio (quase morreu com um tiro) passou de vítima e testemuha para acusado, foi preso e já está desenvolvendo problemas mentais, pela injustiça que lhe foi cometida. Como é que alguém vai quer entrar nessa, se souber algo?

  • ana

    Cadeia nelle. Dr. Geraldo.

  • abilio

    o pior é que se o Rafael França for solto,quem mandou assassinar o Fabio por suposto relacionamento, não vai querer provas contra si, já a microsorft se a justiça nover algum tipo de sansão finaceira pra eles rapidinho vai colabora, como ja disse outro internalta isso é capitalismo.eles podem ter força os estados unidos aqui quem manda e a gente.

  • alessandro calheiros

    Agora deu, nem a policia Federal tem moral com uma empresa telefônica, kkk
    E´ uma bagunça mesmo.

  • Kel

    Contra a Impunidade!!!

    Justiça Já!!!

  • ARTUR

    RICARDO, O PIOR JA PASSOU E NÃO DEU EM NADA, IMAGINE HOJE QUE O CASO JA ESFRIOU, CONGELOU E NADA.

  • Rei da fuga

    Oi… simples assim!

  • Ruslan Queiroz

    Em Informatica, as ” Pegadas” podem ser camufladas, mas NUNCA ” APAGADAS”.

    Estar se andando em Círculos num jogo de EMPURRA, hora para a Microsoft ( MSN) agora pra OI, daqui apouco o HD não poderá ser mais Lido.

    Esta se criando FUMAÇA, os “peritos forenses computacionais”, podem fazer isso localmente, agora ficar neste JOGO, isso é previsível, mas se fosse um PÉ RAPADO ja se estava na mídia.

    Senhores pais, falem com seus filhos, olhem com quem eles CONVERSAM no MSN etc, não esperem o PIOR acontecer.

  • Carlos

    Crime passional,não ninguém tem dúvida.Porém que é gente que sofre muito com medo do preconceito de assumir a sua opção sexual o fez,a comenter este bárbaro crime.Se a sociedade respeitasse a opção sexual das pessoas com certeza muitos crimes seriam evitados,mesmo estes serem muito passional quando “Amam”.É peixe grande e com muita grana.

  • REINALDO OLIVEIRA TEIXEIRA

    JUSTIÇA SEJA FEITA NESTE CASO,CONFIO MUITO NO TRABALHO DA POLICIA FEDERAL,E NO TRABALHO DO NOBRE JUIZ,QUE ESSES ASSASINOS SEJAM PUNIDOS NA FORMA DA LEI.