O juiz Geraldo Amorim, da 9ªa Criminal da Capital, decretou hoje  a prisão de três oficiais do Corpo de Bombeiros suspeitos de envolvimento no desvio de donativos destinados às vítimas das enchentes em Alagoas. O pedido foi apresentado pela Polícia Civil, que apura a denúncia formulada por um major da mesma corporação.

O decreto atinge: o tenente Ederaldo dos Santos Gomes, o capitão Renivaldo de Lima e o coronel Josivaldo Feliciano de Almeida. Ainda não está clara a participação deste útimo oficial no episódio que revoltou os alagoanos. Eles devem ficar presos no quartel -geral do Corpo de Bombeiros.

A delegada Ana Luísa Nogueira, que preside o inquérito, considerou que pela patente dos suspeitos eles poderiam atrapalhar as investigações, motivando o pedido de prisão dos três.

O soldado Dórea, que trabalha no local, foi  preso em flagrante no último sábado.

A denúncia de desvio de donativos foi feita por um major do próprio CB, que  flagrou na semana passada o capitão e o tenente retirando materiais de um depósito no Barro Duro, que não estava relacionado pelo comando da corporação. Ele também fez o flagrante do praça dentro do quartel-geral do Corpo de Bombeiros.

PT nacional não manda a Alagoas documento pedindo proibição do forró do Collor
Folha de São Paulo: pesquisa do PMDB diz que Lula apoia em Alagoas Collor, Lessa e Vilela - pela ordem
  • fatima freitas lima

    É vergonhoso para qualquer classe, imagine para queles que devem nos proteger e orientar.

  • Carlos Alberto Barbosa

    Muitos militares moram junto a comunidades carentes, por que não dividir o pão?
    Puna-se pelo desvio de supérfluos, transgressão militar grave… Mas trata-se de homens que já salvaram muitas vidas, não são bandidos contumazes!
    “A alma humana registra enlevos e ressentimentos, revela generosidade e acumula ódios.” (Savastano)

  • Amaro Hélio Martins

    As investigações devem ser as mais rápidas possiveis. Se forem confiramdas as acusações a s penalidades teem que ser severas. não pode apenas o soldado ser punido com expulsão, como é a norma nesses casos. Os oficiais tem em tese maiores responsabilidades.
    Que seja feito justiça.
    Limpeza na corpaoração.

  • ricardo .

    É muito dificil acreditar,mas é verdade,lamentavelmente!!

  • Ruslan Queiroz

    …Alagoas… Mais uma VEZ nas MANCHETES… um Agente Público…

    Mas tbem é bom olhar os outros Agentes Publicos q ” RECEBEM O ARREGO DO TRÁFICO” em nossa Capital, ate agora os Barões do Crack não sentiram nada alem de algumas apreensões, mas CORTAR na CARNE… tá difícil.

  • Antonio Silva

    Não devemos “malhar” a Corporação que não tem nada haver com os atos isolados de alguns(quatro) membros. Não esqueçamos dos serviços prestados pelo CBM à sociedade alagoana. Observem a visionomia de decepção do Cmt Geral que é pessoa honesta, competente que sofre como poucos a dor pelos atos deproráveis dos acusado.

  • Antonio Silva

    O Corpo de Bombeiros é uma instituição respeitada, principalmente pelo serviço que presta a sociedade, feita por homens e mulheres que a cada dia dedicam suas vidas para salvar e não dvemos pemitir que atos como esse manchem a sua reputação. Confio plenamente na investigação e que sejam punidos se comprovada a culpa.

  • José Renaldo Correa de Abreu

    Olha se ficar realmente comprovado a culpabilidade desses militares nesse opisodio acho que a demissão deles ainda é pouco, na iniciativa privada quando acontece fatos dessa natureza os trabalhadores são colocados no olho da rua por justa causa e por que não no serviço publico, tem que serem punidos exemplarmente, para que serva de lição para os demais.

  • Adriano S. Souza

    ofato merece uma apuração criterioza,mas já começou tudo errado,como sempre os que têm poder se safam e jogam tudo para o boi de piranha.Ricardo Mota volte a reproduzir em seu blog os destaques do 12:10 noticias pois quem não houve o programa no horário habitual tem oportunidade de ler no blog.

  • gente do povo

    faltou o nome do político!!!

  • O que é Justiça? É pré-julgar?

    Ricardo Mota, vc pode me explicar o que a delegada quiz dizer sobre:considerou que pela patente dos suspeitos eles poderiam atrapalhar as investigações, motivando o pedido de prisão dos três.???

  • Edimlson Ferreira

    Se comprovada a culpa dos acusados, pela justiça, que os mesmos sejam punidos exemplarmente.
    Mas vamos separar as coisas: tenho absoluta certeza que a maioria dos bombeiros não concorda com estes atos, pois, nesta tragédia que atingiu nosso Estado, os mesmos abriram mão de muitas coisas, para , de coração, atender os irmãos mais necessitados.

  • Edimlson Ferreira

    e outra SE o fato for verdadeiro, há um político no meio…
    qual o seu nome?

  • malu

    é cada uma! tem gente que ainda quer justificar dizendo que os bombeiros já prestaram tantos benefícios à sociedade e até que tem alguns que moram em locais sem muita regalia. ora, eu garanto que não é o caso do tenente e nem do capitão. e quanto aos salvamentos feitos pelos bombeiros eles são pagos pra isso.

  • Marcia

    Isso é um absurdo!!meu Deus tirando de quem não tem praticamente nada.Eu sabia que ir acontecer essas coisas.

  • edvan

    eles pensam que sao politicos.se ferraram.

  • vera da silva

    isso é uma vergonha se realmente fizeram isso,ñ é de se espantar sempre tem alguem querendo ganhar c/ a desgraça dos outros !! q sem punidos na foma da lei !!!

  • terivaldo ferreira montenegro filho

    Minha solidariedade a todos irmãos do cbmal.É muito triste.

  • JUSTIÇA

    Estamos metendo o pau na instituição quem tem mais de 2000 homens e mulheres que saem de suas casas sem saber se vão voltar, que colocam sua vida para salvar a de outra pessoa que nunca tinha visto, sem distinção de cor, de classe social. Desafio uma instituição sequer em todo país que não tenha suas “ovelhas negras” mas, para resolver e mostrar que é uma instituição séria é só punir com o rigor da lei esses meliantes. Como disse malu eles são pagos, certo, mas será que o salário é condizente com a realidade, será que tem condição de dar uma vida digna a seus familiares, será que a jornada de trabalho é cumprida, será que tem instrumentos capazes de fazer salvamento adequado ou improvisa correndo o risco de morte, será que tantos bombeiros que estão nas ruas (conheço alguns que passaram mais de 10 dias sem ir em casa), merece ter a sua farda manchada por 4 meliantes, onde vem todo mundo generalizando, imprensa fiquem em cima, Bombeiros mostrem quem vocês são e punam os culpados, só a expulsão, vai tirar a vergonha nacional que esses insetos causaram a todos nós alagoanos. JUSTIÇA.

  • newton barreto filho

    esta calamidade que aconteceu em varios municipios de nosso estado;para varias figuras da nossa politica foi uma bença, em ano de eleiçao. donativos não falta, muitos politicos estão c|os seus em casa p|serem distribuidos para seus eleitores. Ricardo, quem vai pagar o pato pelo desvio dos donativos é´o soldado zero e os oficias e deputado caso sendo comprovado claro que e´ ficarão rindo de nossas caras de babacas.

  • alguem

    o que comentar álém da tristeza por verificar que os envolvidos não precisam furtar donativos,são agentes públicos e pior não respeitaram o momento de dor e de calamidade vivido pelos alagoanos.O que será que usarão em suas defesas?vão colocar a culpa em algum soldado com patente inferior,vão se dizer clepitomaniácos ou vão alegar que tudo não passou de um mal entendido? de qualquer jeito seria ótimo uma explicaça~e um pedido de desculpas,o melhor agora é assumir o erro e pagar pois, o estrago já está feito.a honestidade ainda é um grande valor

  • luis da silva

    expulssao exemplar pra nao ter outra vez

  • carlos alberto

    EU GOSTARIA QUE O MINISTERIO PUBLICO INVESTIGASSE OS 40 mILHÕES QUE FICOU PARA SER GASTO PELO ESTADO(DEFESA CIVIL), A EXEMPLO DAS CAIXAS d´AGUA QUE FORAM MUITAS E HA DENUNCIA DE SUPER FATURAMENTO, cuidado com os falsos moralistas.

  • mariana vasconcelos

    Josivaldo Feliciano de Almeida, eu conhece não só ele como toda sua familia, acredito na sua inocencia creio que seja uma armação para da sujar a imagem de homem integro os ladroes não são esses os caminhoes contratados fizeram grandes desvios lige para denunciar ao corpo de bombeiro me disseram que tinha que ligar para defesa civil pois tinha um caminhão que todo dia descaregava em plena luz do dia varias cestas roupas garrafas de aguas sem nenhum respeito e nunca foi tomada nenhuma providencia, falta de denuncia não foi. os verdadeiros ladroes não são estes.

  • serjão moreira

    Carlos Alberto,
    Acho, de novo, que você está exagerando e até mesmo mentindo. Desde o primeiro momento este governo, conta com a participação nas ações de minimização dos efeitos da enchentes, do MPE e TCE, alem de manter um contato “on line” com o TCU. É pena que a maneira deste pessoal trabalhar, não lhe agrada. Mas não há de ser nada, o caminho do bem, não tem volta.
    Repito, que confio nestas pessoas, no Corpo de Bombeiro e em seu comandante. A prova é que foi decretada a prisão dos suspeitos, e observe as patentes!
    Diferentemente, do governo passado,onde militares surrupiaram centenas de tenis chineses, e nada foi apurado. Aliás, aquele “governo”, não tinha moral para punir militares.
    Repito: confio nos Bombeiros e nas pessoas que comandam atualmente os destinos de Alagoas!
    Estou satisfeito!

  • marioinacio

    E eu gostaria de saber também, Carlos Alberto, o resultado d’aquela “farra de 1 milhão de reais em diárias, pagas por nossos impostos, ao então Cel Neitônio e seu irmão, também graduado do CB. Será que o MP fez alguma investigação? Ou tudo, como sempre, em nosso Estado, terminou em pizza? E, em relação a esse crime bárbaro, de roubar de pessoas tão sofridas, os donativos, dados pela sociedade, acho que, em se tratando de pessoas importantes, a exemplo, das diárias, não vai dá em nada; a não ser que a mídia, nossa tão grande aliada, encete essa defesa.

  • j. marcos

    Existem vários casos ediondos acontecendo ( em particular o dos bombeiros) mas, e os casos onde há desvio do dinheiro público, justamente, vemos no nosso dia-a-dia. Gostaríamos que fossem apurados e em tempo hábil que fossem punidos os culpados. Porque no caso dos bombeiros a apuração foi de tamanha rapidez…a sociedade alagoana espera essa rapidez nos demais casos…

  • Abraão

    O q mais me indigna é a pouca indignação do povo brasileiro quando TODOS(embora pode ter acontecido alguma exceção) os JUÍZES e PROMOTORES no Brasil quando fazem igual ou pior, recebem como pena uma aposentadoria. Ressalto q não defendo estes bombeiros. Eles devem ser punidos sim!!! Mas, na exata e justa PROPORÇÃO ao salário deles em relação aos juízes. Chega de hipocrizia. Punição aos Bombeiros e mais ainda aos Juizes e Promotores desonesto do Brasil. E de Alagoas, claro. Estou indignado.

  • Carlos Alberto Barbosa

    Roma, Inquisição e Nazismo.
    A disputa pelo Poder nos remete às traições e assassinatos na Roma dos Césares. Tão logo recebia a denúncia, os inquisidores providenciavam a pisão do acusado. Mais recentemente, os vizinhos e os próprios filhos eram obrigados a denunciar, mesmo sem provas. Hoje, estão usando ácido para oxigenar a PM e o CBM/AL!

  • jorge Fernando

    Isso não é novidade, tratando-se de político,policia e padre se gritá pega ladrão não fica um.