Que o prefeito Cícero Almeida é chegado a um rompante fora de hora, todos sabem. Mas, agora, ele deixou dois assessores diretos em uma situação constrangedora. O recado foi dado: se Thomaz Beltrão e Arnóbio Cavalcante quiserem ficar nos respectivos cargos têm de se desvencilhar dos seus partidos.

Ambos foram indicados por PT e PDT para as secretarias de Educação e Geração de Renda. Pegaram duas pastas destruídas e/ou em construção (no caso do professor Arnóbio, ele herdou também Secretaria de Abastecimento, uma bagunça histórica). Beltrão é um quadro político qualificado, assim como seu colega do PDT tem formação técnica sólida. Os dois, porém, estão longe de ser  nomes descartáveis, pura e simplesmente. Eles receberam calados e com sensatez, até, o cartão amarelo do prefeito-árbitro.

Só que a história, nas palavras de Almeida, fica assim: eles podem até ficar, mas terão de demitir os filiados aos seus partidos que foram nomeados para os cargos comissionados de que dispõem.

Essa questão da “porteira fechada” não é uma invenção do prefeito de Maceió. Está presente no governo estadual (Secretaria da Paz do Carimbão)  e no governo federal (Minas e Energia de Sarney) – só para citar alguns casos. O resultado quase sempre é desastroso. Os “escolhidos” pelas legendas para compor as equipes, em regra, são pessoas bem situadas dentro da hierarquia partidária – e só.

Parece-me injusto o vexame que Beltrão e Cavalcante estão passando neste momento. Eles são a parte mais frágil no alvo do rancor que o prefeito guarda dos seus antigos aliados do chapão, que não consideraram o seu nome para a disputa ao governo do Estado.

Mas, vem cá: se é assim com PT e PDT, por que o mesmo não acontece com o PTB de Collor (SMTT), o primeiro a romper o que parecia combinado entre os aliados do presidente Lula em Alagoas? Pois é, por quê?

Em tempo:

A Seleção Brasileira é um bom time mais ou menos.

Uma ponte chamada João Beltrão
Lula: "Não vou permitir que divergências políticas impeçam a reconstrução de Alagoas"
  • José Luciano

    Olha, respondendo a pergunta o velho ditado popular é a resposta mais correta.”Por que ele(o prefeito), sabe onde arromba a cerca”.E digo mais.Em tempos de eleições egos feridos é um perigo, principalmente em se tratando d Alagoas.É nessa época que a ética de pessoas são postas á prova.Isso serve para os senhores Thomas e Anóbio.E agora José, José para onde?

  • Rodrigo

    POLITICA = MALANDRAGEM
    = ROBALHEIRA
    = PILANTRAGEM
    = PODER, RESUMINDO MEU CARO RICARDO MOTA, SE ENTRAR NESSA LAMA, TEM Q SE SUJAR… TODOS FARINHAS DO MESMO SACO, OU MELHOR, LIXO DO MESMO SACO.

  • Givanildo B. Silva

    A síntese das duas situações me parece muito lógica, Ricardo: 1°) Seleção com Dunga – estilo “CRÚ”: é isso que estamos vendo e nada mais; 2°) O outro personagem citado, sua excia o prefeito cícero almeida, é mais complicado – estilo “TUDO EU”, garantia vencida, exala um odor excessivamente desagradável, sobrando inclusive para quem se encontra à sua volta.

  • J. Monteiro

    Ricardo, quem foi que nomeou esses dois secretários, foi o Prefeito? Então, por que ele não os exonera, e põe fim a essa palhaçada? Agora se os dois estão correspondendo, por que demití-los? Será que a máxima, “manda quem pode, obedece quem tem juizo” não serve para o nosso ilustre Prefeito?

  • holanda

    Ricardo TBM GOSTARIA DE SABER PQ O PREFEITO NAO TIRA TBM O COUTINHO DA SMTT.PRA O COLLOR DESMORALIZALO OU PREFEITO FRACO.ULTIMO MANDATO.

  • Humberto Lins

    Ricardo Mota você como sempre tem razão: “E agora José, José para onde?”, os Joses BELTRÃO E ARNOBIO foram indicados pelos seus partidos e se têm o minimo de decência devem imediatamente se demitirem dos cargos. Agora eles tem de optar entre o sálario de 17.000 e suas dignidades. Quanto ao Coronel Coutinho da SMTT, indicado pelo COLLOR, divido que o Sr. ALMEIDA o demita. E não o faz porque tem medo do Ex-Presidente, tal qual o seu patrão JOÃO LIRA. O Prefeito, que não lider é apenas um radialista que se mostrou um razoavel adminstrador.É arogante, prepotente, despreparado e um imbécil politicamente.

  • Sandro

    O hilário nisso tudo Ricardo é que o Collor foi quem quebrou o acordo, porém o seu “ciço” quando exercita sua “brabeza” nunca se refere a elle. Mitério.

  • Cesar

    Ricardo o boi sabe onde arromba a cerca, ou seja, do lado mais fraco!!!

  • Eudes Tenorio Dantas

    NA MINHA OPNIÃO O SENHOR PREFEITO ESTAR DESEQUILIBRADO, O RONALDO FOI COMO TODOS SABEM ONESTO COM ELE MAS O PREFEITO NÃO, RONALDO SERIA CANDIDATO A QUALQUER COISA PARA TELO COMO ALIADO,MAS ELE NÃO ACEITOU, E AGORA ESTAR COM CIUMIS.

  • Jose Reis

    O prefeito por algum motivo tem medo do Collor (tá na mão dele), porque a SMTT tá acabada, totalmente inoperante, cheia de cargos comissionados que não dão um dia de serviço, tem deles que moram até em outras cidades. E apesar de tudo isso, o Coutinho, que quase não vai lá também, continua firme e forte.

  • alexandre fernandes

    O Almeida quando presionado,mostra um desequilibrio digno de pena.Ele tenta se explicar e se enrola mais que esparadrapo em mumia.E qd é questionado sai com cada desculpa que beira o ridiculo.Isso mostra, que o ciço tem sorte mas não tem carater, tem padrinho mas não tem grupo, esta cercado de amigos do poder que na dificuldade vão deixa-lo falando sózinho, como ele esta fazendo com o grupo que ele “escolheu”. Seu voo sera curto, uma pena.

  • Jose Ricardo

    Ele só mexe com o PT e o PDT, e não mexe na com o PTB porque tem muito medo do Collor, acho que o ex presidente tem alguma coisa muito séria sobre o prefeito que o deixa na mão delle.

  • Márcia

    É um grande mistério o pq o despota ciço não rompe com o coló. Mas o mistério são os desvios q a rede de comunicação encobre. Mas a sua hora vai chegar. Pensa q é o dono do mundo?

  • ROBSON

    A resposta é simples: Quem manda na verdade é o “DÔTOR” João “creisson” Lyra.

  • macedo veiga

    Não é bem elle que mete medo, é TV que é delle e aí todo mundo se borra.

  • Vivo

    Almeida deveria se preocupar mais com a sua administração; certa em alguns aspectos; errada em outros.

    Política faz parte,claro, mas ele nunca se posicionou bem; eleito e reeleito com uma das mais altas votações do Brasil, segue tateando, como se estivera em ambiente escuro e inóspito.

    Perdeu a oportunidade e o timing de se firmar. – Pena, pois se mostrou um bom administrador; em alguns momentos de lucidez.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    AGORA SERIA A HORA: DUMA CAJADADA SÓ PT, PDT E PTB ! MEU DEUS, UMA OPORTUNIDADE DE OURO E O HOMEM VAI PERDER. PERDE NÃO, HOMEM. PERDE NÃO !!! MAS, CÁ PRÁ NÓS : QUE É BRIGA DE CACHORRO GRANDE, LÁ ISSO É …

  • gedalva

    QUE VERGONHA DEPOIS DESSA DECLARAÇÃO DO PREFEITO CICERO ALMEIDA OS FILIADOS DO PT AINDA CONTINUAM NO CARGO PQ ELES NÃO QUEREM PERDE A BOQUINHA QUE VERGONHA. NESTE PARTIDO O ÚNICO HOMEM DE VERGONHA E TEM DIGNIDADE CHAMA-SE JUDSON CABRAL,AGORA SÓ RESTA TU COMPADRE DE LULA CHORAR NO PÉS DO ALMEIDA PEDINDO ARREGO PARA CONTINUAR NA EQUIPE DO CIÇO EU ACHO É TOME

  • Marcos Ricardo

    Mais uma troca de secretário da educação?????

    Tenham pena da educação de Maceió.

  • beto pacheco

    collor nunca mais destruicao total….

  • O MUNDO É REDONDO…

    Pref.Cícero Almeida : Neste momento político,o senhor está nos dando grande decepção.Não basta ser BOM administrador. MAS ESTÁ MUITO MAL AVALIADO com suas últimas atitudes.Já definiu que vai apoiar o gov.Téo? E o Collor autorizou? Ou o “trio” já fez um acordo? . Prefeito, demita os secretários Thomaz Beltrão e Arnóbio Cavalcante. O senhor não é o prefeito? Não transfira responsabilidades.Agora dizer que para continuar em sua equipe terão que desfiliar-se dos partidos (PT e PDT) e/ou exonerar todos os indicados não é chantagem ? Engraçado é que até poucos dias,DIZIA ONDE CHEGAVA QUE ÊLES ERAM DOS MELHORES DE SUA EQUIPE,TÉCNICOS DE COMPROVADA COMPETÊNCIA. Claro que não deixaram de ser, MAS na POLÍTICA O QUE VALE SÃO OS ACORDOS não é assim? O bom disto tudo é que agora estamos conhecendo verdadeiramente quem é o sr., “sem maquiagem”…Cuidado para não ser traído também e ESTAR SE DESPEDINDO DA VIDA POLÍTICA…

  • ivone

    EU SEMPRE AHEI É TOOOOOOOME!

  • Ruslan Q

    Um Politico FERIDO, é pior q uma Mulher Traída e Vingativa, esta postura de Almeida é Previsivel.

    Tolos são os q colocam nas mão do Almeida esta Indicação.

    Quem se faz de ROGADO enfraquece sua Decisão Tardia…

    Onde esta os ” Conselheiros” do Prefeito? quando a Prudência dar lugar a Mágoa, o povo Percebe isso e COBRA!.

    Pensa nisso Almeida, as Decisões e o Charminho em responder pode e vai se LEMBRADO em breve!

  • eu

    Perguntar não ofende…Quer dizer que na Educação o que pesa é Partido???????? coitados de nós!!!!!!!!!!

  • JOSEFINA

    COLLOR É INCOMPARÁVEL.

    TOU COM ELLE E NÃO ABRO!

  • Edivaldo pires

    É, mais uma vez a população sairá perdendo. Seria importante, que se criasse uma lei que substituísse a lei de responsabilidade fiscal. Teria o seguinte sentido: de acordo com o número de habitantes, seria construído com capacidade, hospitais, escolas, moradias. Todos que pleiteassem cargos públicos deveriam apresentar um plano de trabalho, compatível com o tempo de exercício do mandato, inclusive com metas. Caso o plano de trabalho não fosse executado, o representante perdiria o cargo. Vamos pensar na Lei de Responsabilidade Social. Trabalho bem feito, tem que continuar!
    Troca troca de cadeira, sem justa causa ou por charminho é puro retrocesso. Se liga prefeito.

  • ADRIANO LEMOS

    CARO RICARDO, COMPREENDO A RAZAO PELA QUAL AS SECRETARIAS MUNICIPAIS (PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO) SÃO UMA VERDADEIRA “DESORDEM” ONDE MUITOS CHEFES COMISSIONADOS NAO TEM CONHECIMENTO PARA ESTAREM A FRENTE DE SEUS DEPARTAMENTOS, EXISTE UMA CARENCIA PROFUNDA DE ORDEM NAQUELA SECRETARIA, E COM ISSO PERDE A POPULAÇÃO QUE REALMENTE PRECISA DE UM SERVIÇO PUBLICO PRESTADO COM DECENCIA E COMPROMISSO…
    ESTE NOSSO PREFEITO SERIA MUITO MAIS AUTORITARIO SE ESTIVESSE NASCIDO RICO E INFLUENTE, SÓ ELE ACREDITA QUE É PODEROSO.

  • O PROBLEMA FOI A REELEIÇÃO

    Para ser reeleito, para o seu segundo mandato, o prefeito, pensou o seguinte: Quero ser Governador, porém preciso conquistar o 2° Mandato de prefeito, esse era o seu projeto politico. O que acontece, é que ele precisava fazer uma composição politica, e estava tudo certo, porém notem o que o seu alido Politico sempre o foi o Sr. João Lira, com quem o mesmo não pensa em romper, porém, os outros, são os outros, e como os interesses de todos mudaram, avaliem tambem, o o Sr. Lessa de quem se tornou inimigo, Lembrem do Porcesso pedindo a ineligibilidade dele,foi esquecido, já eram ate “amigos”, mas politica e como Nuvem, cada vez que voce olha, a imagem já tem mudando.

  • Katherine Paz

    Se os secretários já sofreram essa ameaça…
    Sei não…
    Se quiserem o cargo, melhor é fazer o que seu Rei mandou fazer…
    Senão sua vingança será “maligriiiiiiinaaaaa”…
    O Almeida é muito rancoroso! Fala em Deus… se Deus é amor… o Almeida não sabe o que é amor… só sabe o que é rancor e perseguição…
    Se vc tem Deus no seu coração Almeida, “ame ao próximo como a ti mesmo, assim como Deus ama…”
    Almeida só reconhece no outro um escravo de seus desejos mais sórdidos!!! IIIIIIIIIxiiii…

  • Delcio Torres

    Prezado Ricardo, Alagoas está na UTI política. Em matéria de prepotência temos um verdadeiro carnaval de exemplos deploráveis Cícero Almeida, Color de Melo,Ronaldo Lessa, Teo Vilela e outros. Tudo isso é lastimável! Os eleitores estão praticamente sem opção.