O ex-deputado Mendonça Neto garantiu que voltará a Alagoas no mês de junho. Ele vem participar da convenção do PSOL, a que está filiado, e pretende disputar uma vaga de deputado estadual. De quebra, o jornalista vai fazer campanha para os candidatos ao Senado Heloísa Helena e José Costa. 

As afirmações foram feitas em telefonema, hoje, ao advogado José Costa. Mendonça Neto está no Rio de Janeiro desde o ano passado, tratando de um câncer grave. Como seu estado de saúde evoluiu satisfatoriamente – além das expectativas – ele decidiu se engajar na campanha eleitoral deste ano. 

Luna e o silêncio do PT

O silêncio da direção do PT em relação aos ataques do ex-governador Ronaldo Lessa ao delegado federal Pinto de Luna pode parecer constrangedor para a militância, mas prenuncia a decisão que já foi tomada.

As declarações de Lessa seriam o epitáfio da candidatura de Luna ao Senado Federal pelo chapão – o que já foi acertado em Brasília, pelas direções do PT, PC do B, PDT e PMDB – o mais forte na coligação lulista.

Pinto não voa

A definição de um petista, ontem: “O Pinto não criou asas, então não pode voar”. Ele considera que o delegado federal não poderia nem deveria ter se manifestado contra o ex-governador (Luna disse que não sabia se Lessa era mesmo o nome apoiado por Lula), que reagiu ao estilo – atirando pesado.

Pinto de Luna, mesmo tendo apoio forte dentro da militância petista – que chegou a elaborar uma carta defendendo a sua candidatura -, não será incluído entre os majoritários do chapão, e pode ter de se conformar com a disputa por uma vaga na Câmara Federal. Lessa, agora, ganhou fácil a quebra de braço com o ex-delegado.

Ontem, Luna disse que não responderia aos ataques do ex-governador e ainda fez uma manifestação bem-humorada. Disse que mandava saudações socialistas a Lessa. O clima interno, agora, pesou definitivamente para ele.

Izac, o cara

Izac Jackson, presidente da CUT, deve mesmo ser apontado como o candidato a vice na chapa de Lessa pela corrente majoritária do PT alagoano.

É verdade que Ronaldo Lessa tinha um preferido: o deputado estadual Paulão, que quer mesmo disputar uma vaga de deputado federal.

Como segunda opção, o ex-governador propõe o nome de uma mulher, identificada com a história petista em Alagoas. Mas, neste caso, a professora Lenilda Lima não integra a corrente Construindo um novo Brasil (que já foi Articulação e Unidade na Luta), a quem caberá indicação do vice. A professora, ex-presidente do Sinteal é da DS, outra corrente.

PSOL e aliados 

Uma reunião entre o PSOL, o PV e PTN não avançou quanto a possíveis alianças este ano. A vereadora Heloísa Helena não abre mão de indicar o primeiro suplente da sua candidatura ao Senado. Quanto ao PV, há um outro problema: o partido em Alagoas está fechado com o PMN, presidido pelo deputado Francisco Tenório. 

Nada disso deve impedir que HH apoie Marina Silva na disputa presidência da República.

Desembargadora libera contas da prefeitura de São Miguel - R$ 4 milhões seriam pagos a banda baiana
Bens de Lessa já estavam bloqueados pela Justiça Federal desde 2008
  • monica lins

    O PT colocou o Pinto numa fria, agora se o Lessa afirma que o Luna é pai de santo, ele só pode ser a pomba gira. Esse Ronaldo Lessa é ridículo e grosso com as pessoas e não aceita crítica, o PT vai acabar de matar ele de raiva com a indicação do pelego da Cut Izac.

  • simone

    Luna,
    Você errou de rumo. Lembra que o seu caminho era o PPS? O Ronaldo só lhe agrediu porque, agora, é um serviçal do Renan dos “bois”. Uma coisa você tenha certeza. Você escolheu o partido mais fraco de Alagoas no quesito coerência. Veja que até dias passados eles namoravam o Collor. O PT tambem não vai rachar, pois hoje, ele cabe num fusquinha, e se rachar desaparece. Agora não responda agressões: um homem de bem como você, não pode bater boca com um cara que tira a oportunidade de jovens e crianças, de vencerem na vida. Fez desaparecer a merenda, as carteiras escolares e a esperança da juventude. O teu caminho era o do futuro governador Teo Vilela. Cadê o Jorge Venerando, o Simas, o Zé Carlos? E a piada de mau gosto, que é o Izaac?

  • eleitor

    é isso ai mendonça neto, apoiando politicos de passado limpo os nomes para o senado são josé costa e heloisa helena

  • Carlos Alberto Moliterno

    Ainda bem que a professora Lenilda é de outra corrente,pelo menos não chafurdará na lama dos falsos socialistas… Quanto ao Izak é simplesmente lamentável que aceite esse convite e venha a compor com um cidadão que vendeu a alma faz tempo…

  • PEDRO

    Vice de Lessa!! Sei não!!! Dois já se foram!!

  • JOSÉ SILVA LOPES FARIAS

    SE DEPENDER DO NOBRE JORNALISTA O PINTO DE LUMA JÁ ESTÁ ELEITO. TODOS OS DIAS O PRETENSO CANDIDATO TEM ESPAÇO GRATUITO NO BLOG. É PRECISO A PESSOA SER DE OUTRO ESTADO PRA TER VALOR PARA O RICARDO MOTA. PARABÉNS MÃES E NASCIDOS EM OUTROS ESTADOS

  • Carlos Pedrosa

    Ricardo, fiquei decepcionado com a saída de Pinto de Luna do páreo para o senado. Você que tem amizades em todos os pontos das Alagoas, o que me diz disso? O que o PT tem a dizer ao povo de bem de Alagoas, para justificar tal burrice? Outra burrice foi a saída do Ciço do páreo ao governo do estado. Quem era mesmo o deus dele, que ela dizia conversar? Mas será o Benedito!

  • M. Almeida

    ACHO BEM FEITO PARA O SENHOR PINTO DE LUNA: QUANDO ELE OPTOU PELO PT, MANIFESTEI NESSE BLOG MINHA INDIGNAÇÃO PELO FATO DE ALGUEM TÃO ELOGIADO ESCOLHER UM PARTIDO TÃO DESMORALIZADO. QUANTO A RONALDO LESSA, ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO, NÃO PASSA DE UM FICHA SUJA, IMUNDA. ALAGOANO COM VERGONHA NA CARA NÃO VOTA NEM EM LESSA NEM EM COLLOR. EM RENAN, TAMBEM NÃO! PELO AMOR DE DEUS!

  • Tino

    Quem acha que a notícia é parcial, precisa de um pouco mais de raciocínio. Vejamos se não é a realidade? O fato por si só merece destaque na mídia. Luna está sendo colocado pra fora e isso o povo merece saber. Aqueles que pensam diferente tem o direito de manifestar-se, mas não achar que o pensar dos outros fere qualquer princípio do jornalismo ético.

  • Augusto

    A chapa do Lessa tá banguela, estes vice chumbetas, não agrega nada, lessa que se cuide.

  • Allves Del Valle – Salvador-BA

    Os alagoanos como eu, que residem fora do estado das alagoas, riem… Mas riem muito com a politicagem da nossa terrinha. São muitos conterrâneos sofrendo de amnésia. Collor e Ronaldo Lessa, são figurinhas carimbadas das MARACUTAIAS (expressão usada p/Gevársio Raimundo)para sangrar as finanças do estado. Longe do torrão natal, vislumbro a reeleição de Téo Villela, Heloísa Helena e Renan Calheiros.

  • Guilherme Belmonte

    Salve Mendonça Neto!

    Bem vindo de volta Alagoas.

  • carlos

    Até,que fim surgiu,ulguns nomes que podem repletir ulgumas esperanças.Izac e Lenilda,como vice na chapa de Lessa.Porque os outros de Coruripe,Murici e as indicações Collorcausto e cia.Jesus que nos proteja.

  • Márcio guedes

    A memória do povo é curta. vamos nos lembrar que na inauguração do aeroporto de maceió, no qual foram gastos 95% de verbas federais, o Ronaldo lessa subiu no palanque da solenidade e “esculhambou” com o Lula, causando constrangimento a todos. Quem sabe Lula não esteja dando o troco se silenciando na eleição de Alagoas? Estou com o Luna. Ninguém ouviu dizer que Lessa era o candidato do Lula.

  • gilberto coutinho freire

    não existe nenhuma definição no PT sobre o nome de Izac para vice-governador, na verdade o partido teve um encontro em que decidiu pelo apoio a Lessa e pela apresentação para disputa na frente de oposição da pré-candidatura de Pinto de Luna ao senado. Só no encontro estadual de 5 de Junho é que teremos a definição da manutenção ou não da candidatura ao Senado e caso contrário da indicação de um nome a candidatura ao cargo de vice-governador

  • jose maria melo

    Grande Mendonça Neto uma voz que não se cala

  • Mario Peixoto

    Passam os anos e nós aqui com os mesmos caras.Tudo isso é o retrato de nossa politica, onde os homens de bem têm vergonha de mostrar sua cara,aparecendo como novas opções. Fora todos! precisamos renovar!

  • Nunes

    Cabe ao Pinto de Luna dar o troco e não se candidatar nesta eleição. Como Delegado não merecia passar por esta sacanagem. Não deve ajudar com os seus votos aos petistas traíras dominados pelo Renan.

  • carlos

    É nos momentos de dificuldades,que crescemos,principalmente na doênça.Espero seu retorno a vida política,não só com palavras bonitas e certas que todos gostam de ouvir,mais principalmente nas atitudes é onde a pessoa diz,quem realmente é.Atitude vala mais do que milhões de palavras.Que Deus esteja no seu coração.

  • euzeio ternorio

    Mendoça neto rapazz, vai se fortalecer espiritualmente rapaz.. nao entra nesse meio sujo. ta procurando mais sarna para se cosa é.

  • amaro batista

    Pena que politicos do quilate e da grandeza moral de um Mendonça Neto sejam uma minoria. Avante Mendonça!

  • Raimundo Nonato nadal da Silva

    O dr pinto deveria ter se filiado no Psol,assim poderia fazer uma dobradinha com a Heloísa;ele sairia para governo e ela senadora:desse jeito não ia sobrar pra ninguém;no entanto,enganaram ele: o iludindo para que não tomasse outro destino,pois todos sabiam que o povo estava e está com ele,e ganharia facilmente…não pulou fora a tempo:1×0 pro Renar.E O mais triste dessa estória é sabe:na política só dá pra desonesto…com exceção dos dois.

  • thiago

    ISSO CONCORDO!O PINTO DE LUNA DEVERIA SER DO PSOL,MAS É ASSIM QUE SE TEXTA UMA PESSOA,SE ELE FEZ ALIANÇA COM O RENAN,É PORQUE ELE NUM É ESSE EXEMPLO TODO DE HONESTIDADE!A MIM ELE NAUM ENGANA!AGORA O LEGAL É QUE O MENDONÇA É DO PSOL!
    PRES:MARINA
    GOV:MARIO AGRA
    SEN:HELOISA
    SEN:ZE COSTA
    DEP EST:MENDONÇA NETO

  • PSOL INDGNADO

    Mas o CANDIDATO DO PSOL NÃO É O PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO? Ah, mas HH pode votar em quem quiser, não é mesmo,isso é ridículo, só porque tem voto pode mais, devia estar no DEM ou outro partideco qualquer.

  • carlos

    Para mim,tudo leva a crer,que o Pinto de Luna, já gorou.No calor da emoção ele procurou um ninho de gato,nas trevas dos interesses pessoais vale mais que o coletivo.É talvez o ninho do PSOL, o Luna de Pinto crecesse mais suas asas.O presidente do PSOL,é o Mario Agra,manhoso,manhoso!!!!!.

  • Mariano Correia Paredes

    ESTIMADO RICARDO,
    A “FRITURA” DO DELEGADO PINTO DE LUNA É A PROVA DE DUAS COISAS: QUE O REI-NÃO AINDA ESTÁ DESGOVERNANDO ALAGOAS E AS “ESQUERDAS” E UMA INGRATIDÃO E TRAIÇÃO DAQUELES QUE ESTIVERAM NA CERIMÔNIA DE FILIAÇÃO DO VALOROSO CEARENSE AO PT. Ô ALAGOAS… ATÉ QUANDO?
    MARIANO PAREDES

  • MANACES TAVARES

    O MEU COMENTÁRIO É: COM A ENTRADA DE COLLOR AO GOVERNO MUDA O CHADREZ POLITICO EM ALAGOAS.
    FERNANDO COLLOR É UM NOME MUITO FORTE
    ASSIM COMO ELE TEM FÃS ELE TAMBEÉM TEM ELEITORES ESPALHADOS EM TODA A ALAGOAS.
    PODE ACREDITAR O HOMEM VEM FORTE.