O anúncio, ainda não oficial, da candidatura do senador Fernando Collor ao governo do Estado, praticamente desmancha ao chapão, a maior aliança político-eleitoral da História “desse país”.

E mais: a ex-ministra Dilma Rousseff ficará com dois palanques em Alagoas. É claro, se o ex-governador Ronaldo Lessa mantiver a candidatura dele ao Palácio República dos Palmares.

E ele, Lessa? Disse ao jornal Folha de S. Paulo que vai se manter na disputa. E falou sobre o lançamento do nome do senador na corrida pelo governo de Alagoas: “É um direito dele. Vão ser três candidatos, vai ter mais emoção”.

Eis o busílis a ser encarado pelo natimorto chapão.

Defecções?

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, também afirma que se mantém com Lessa. Há de ter um desconto na anunciada posição do poderoso senador: ele ainda acredita que o ex-governador possa retomar o projeto de disputar o Senado Federal – motivo maior, aliás, para que nascesse o chapão.

Há, também, a pressão do Palácio do Planalto para que Collor não seja o comandante – ao lado de Calheiros – do palanque de Dilma Rousseff em Alagoas. Ficaria pesado demais e traria reflexos na disputa em todo o país.

A aliança Dilma-Collor-Calheiros teria – ou terá – grande impacto na campanha da candidata petista. O que preocupa os lulistas já que a disputa com José Serra promete ser acirrada, voto a voto. A transferência de popularidade de Lula para a sua candidata não é automática, assim mostram as pesquisas.

Em campo

Em território alagoano, os soldados colloridos já estão no campo de batalha. Cícero Ferro, um dos porta-vozes do ex-presidente, já conversa com líderes políticos de todo o estado preparando o lançamento da candidatura de Collor ao governo.

O também deputado João Beltrão, que pode ter o irmão, Joaquim – hoje deputado federal – como candidato a vice, já vem se articulando com prefeitos e vereadores aliados.

Há dificuldades, é claro, mas que não lhe parecem intransponíveis. Por exemplo: Toninho Lins, prefeito de Rio Largo, já disse a JB da sua dificuldade em apoiar o ex-presidente, de quem é inimigo declarado. Mas Beltrão aposta que é só uma questão de tempo.

De saída…

E será que o senador Fernando Collor vai ficar isolado na disputa? Não parece ser o caso.

Por exemplo: o seu PTB, de saída, já ganha o tempo de TV do PMN, partido de Ferro e Dudu Holanda, ambos muito ligados a ele. Presidido pelo deputado federal Francisco Tenório, o PMN ainda tem como forte candidato à Assembleia o vereador Cabo Luiz Pedro, que mesmo que venha a ser preso não fica impedido de entrar na disputa. A lei não proíbe a quem responde por homicídio de ser candidato. E se não é proibido, permitido é.

Um sertão de votos

E que ninguém duvide: o senador do PTB terá o apoio da ampla maioria dos deputados estaduais com mandato. Pode, ainda, ganhar a adesão da família Damasceno de Freitas, a mais forte, hoje, do Sertão – comandada pelo seu líder maior, desembargador Washington Luiz. O magistrado ainda não bateu o martelo para definir o lado em que estará o clã, nas eleições deste ano (Inácio de Loyola, candidato tucano à Assembleiaa, diz que fica com Vilela). Com um detalhe: a família cresceu, e além do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, agora tem, também, o deputado Antônio Albuquerque.

Quanto aos possíveis problemas internos, no PTB, Collor não deve enfrentar maiores resistências. Ele sabe o poder que tem, e escolhe o melhor momento para usá-lo.

Papelão

A Assembleia Legislativa aumentou o seu duodécimo, mas não reduziu seus problemas com dinheiro. Por lá, continua faltando de tudo, inclusive o velho e imprescindível papel higiênico. Se a ducha parar de funcionar ….

Collor se irrita com Lessa por chamá-lo de "força do atraso"
Orçamento 2010: parecer da PGE diz que texto em vigor é "ilegal e inconstitucional"
  • JACKSON LYRA

    Eu iria votar em Ronaldo, mais como ele se juntou a Collor,e agora que Collor deu uma rasteira nele, meu voto vai para Fernado Collor. MOTIVO: NÃO VOTO EM RONALDO, PQ ELE MUDOU O DISCURSO,AGORA DA-LHE COLLOR PRA GOVERNADOR.

  • Valdemir

    Uma eleição cheia de lógica, emoção e traição. Acreditar que Renan apoiará Lessa é o mesmo que acreditar em “papai noel”.

    Lessa, tratado como contínuo, irá a Brasília e será aconselhado a desistir. Se ele vai o não: o seu destemperamento irá responder.

    Com a pretensão deste homem chamado de Collor, Lessa, sendo inteligente, certamente sairá para Deputado Federal e tentar a Prefeitura em 2012.
    Se forem confirmadas as três candidaturas, o tendenciocínio da política alagoana mostrar-se-á melhor para Vilela, o menos ruim para a minha ingenuidade política.

    Mesmo não sendo o correto, iria anular o voto para Governador, mas com a vida deste Collor, votarei até mesmo numa bacia sanitária cheia de m…, desde que esta não tenha passado pela na Presidência da República e feito uma grande vergonha ao País.

  • jamesson

    Enquanto isso a caravana do governador Teotonio Vilela passa…

  • Lula

    Meu bom e querido Deus,nos nao merecemos tamanho desastre,diga por favor que estou tendo um pesadelo,nus proteja,Amem(rezar dez Pai Nosso e dez ave Maria)

  • Victor Ramo

    Nossa… só li nome de gente do bem nessa matéria: Fernando Collor, Cícero Ferro, Cabo Luiz Pedro…Agora sim Alagoas vai pra frente

  • LLascado

    -nao tem nada a ver, mas isso pode lembrar persagens como por ex. : irmãos metralha, coringa, esqueleto, homem-fera, o vingador, gargamel, mumm-ra, chacal, etc…
    😀

    É impressionante como os meios de comunicação colloridos não fazem a menor menção para esse fato!

  • Edson Almeida

    Se o PMDB do Senador Renan ficar com Lessa será impossível a candidatura do Joaquim Beltrão como vice do Arnon de Mello. Um mesmo partido não pode compor em duas coligações. E, como o Renan já declarou em público que o PMDB permanecerá com Lessa, afastada está qualquer possibilidade de se contar com o Beltrão como vice.

  • vitoria

    VAMOS COLLOR,VAMOS MOSTRAR QUE VC PODE! QUE VC É AMADO, E SÓ OS RICOS NÃO GOSTAM DE VC!!!VOTO EM VC E TODA MINHA FAMILIA! E NA MINHA FACULDADE TODOS QUASE TODOS SÃO: COLLOR, QUEM NÃO É COLLOR, É THEO..O COITADO DO LESSA, QUE LEVAR OUTRA LAVAGEM DE VOTOS?O POVO NÃO É BURRO NÃO SR.RONALDO LESSA, PARA O SR.DEIXAR DE NOVO,O ESTADO DE ALAGOAS COM DÉBITOS ENORMES!… E NADA FAZER COMO NÃO FEZ..PELO MENOS O POUCO TEMPO QUE COLLOR PASSOU NA PRESIDENCIA ELE TROUXE INDUSTRIAS PARA CÁ, CARROS IMPORTADOS GERANDO EMPREGOS, E O PROCOM QUE NOS SERVE TANTO! FOI COLLOR! QUE TROUXE UM BOCADO DE COISAS BOAS..E O QUE LESSA TEM NO PASSADO PARA APRESENTAR?RSSS TODOS SABEM…VAMOS A VITÓRIA COLLOR!

  • andré Lima

    Se concretizando essas tres candidaturas,nós alagoanos teremos que fazermos a nossa escolha respeitando as caracteristicas intrinsicas dos tres grupos politico,que são:Lessa irá representar a classe trabalhadora,especialmente os servidores públicos e movimentos sociais,enquanto o governador Teo Vilela terá como base os usineiros,Collor terá como base a turma da pesada,isto é taturanas,pistolagens,etc.

  • OTONIEL PESSOA DE SOUSA

    EU ACHO QUE SE cOLLOR FOR CONDIDATO VAI SER MELHOR PARA LESSA.
    ESPERO QUE ELE MANTENHO A SUA CANDIDATURA E DEIXE RENAN E COLLOR SEGUIR O CAMINHO DELES PORQUE SE ELES GANHR AS EILEÇÕES O POVO VAI VER ALAGOAS REGRIDIR PELO MENOS UNS 8 ANOS DURANTE OS 4 ANOS DE MANDATO DE COLLOR.

  • Ferreira

    Ricardo, você precisa retomar o assunto da fraude da Sesau, pois, tem funcionário do BB indiciado (injustamente) pela justiça, enquanto os “gestores” públicos da época (que ainda estão no poder) nem foram lembrados!!! porque será????

  • MARCELO

    Seria bom se o nome da “falculdade” onde VITÓRIA estuda fosse divulgado,pois pelo comentário mostra muito bem a qualidade de formação que ella está recebendo. IMORAL!

  • pai

    com collo? Meuu Deus…. Vou voltar pra Toscana

  • J.Monteiro

    A verdade é que o povo alagoano não está a procura de emoção. O povo está sim, testemunhando um governo sério, responsável, onde o governador sercou-se de pessoas de bem, comprometidas com o bem estar da população, e assim, se prevalecer o bom senso, e a lisura no pleito for confirmada, o Governador Teotonio Vilela Filho, será reeleito, para o bem de todos, e assim, os Alagoanos possam esperar por dias melhores. Collor e Lessa, tiveram suas oportunidades, e não fizeram nada. Por que fariam agora?

  • luis otavio

    Collor vai se coligar com “esquadrão da morte”. Quem foi que disse aí que o Lessa foi bom para servidor público? Quem deu aumento foi Luis Abilio, e deixou parte para o Teotonio pagar. Agora sou Teotonio de carteirinha! Pelas palavras do Almeida hoje e pelo clima de desconfiança nas loucuras do Lessa, ele vai seguir o mesmo caminho do Benedito. A unica maneira deste Estado melhorar e seus servidores serem beneficiados é através do aumento da arrecadação. E isso o Teo Vilela, parece estar conseguindo. O resto é falácia e experteza.

  • ruslan falcao

    Olhem a seleção alagoana comandada pelo o nosso ilustríssimo Presidente Collor:
    Washington Luiz, Cícero Ferro, João Beltrão, Joaquim, JB, Dudu Holanda, Francisco Tenório, Cabo Luiz Pedro e Antônio Albuquerque.

    O verde o amarelo são cores da nossa seleção…

  • obede ferreira lima

    collor governador vou votar, vou pedir votos vou trabalhar pra eleiçao dele .collor eu te amo sou apaixonada por voce. sou obede tenho 61 anos e amo o collor.

  • Pokemom

    Eu acho e tomé

  • Antonio

    O que é isso VITÓRIA?
    Acorda filha.
    Em que planeta você vive?

  • GUSTAVO-ARAPIRACA

    ANDERSON ALMEIDA, NÃO CREIO QUE O SENADOR “ARNON DE MELLO” ESTEJA NO PAREO DA ELEIÇÃO DE 2010!!!!!

    VC PARECE QUE ENTENDE UM POUCO DE POLITICA, SÓ NÃO QUEM SÃO OS CANDIDATOS!!!!

  • Brutus

    Caro Marcelo, quando uma criatura se presta a vir aqui escrever que o Collo gerou empregos trazendo carros importados… bem, não preciso dizer mais nada.

  • CLEANDERSON

    Vitória deveria revelar o nome da “falcudade” onde ella estuda, pois deve ser de procedência duvidosa ou ella é loira para declarar-se tão burra no meio do povão.
    Deve ser estas “falcudades” a distância de “Alco Verde”que diplomou diversos prefeitos do interior.

  • vIRGULINO MESSIAS

    Um conselho de amigo, vão arrumando as malas aqueles que por ventura não aceitam, a vitoria massacrante de COLLOR agora em 2010.Essa é tua COLLOR, o cavalo estar passando seladinho,seladinho, é só montar e seguir rumo ao palacio da pç dos martirios.

  • coelho23

    A Ministra ficará com três palanques vazios,muito cacique prá pouco índio. O que sobrou é discórdia e, o Lesa foi a maior vítima, acabou e não tem mais jeito…Viva o chapão!…

  • Francisco Maranhão

    O PREFEITO CICERO ALMEIDA,SERIA O MELHOR NOME PARA ALAGOAS,MAIS O SR.COLLOR,COVARDE TEVI MEDO DE ENFRETALO NAS URNAS

  • Carlos Alberto Moliterno

    Se quem está na “falcudade”, como a d. Vitória,mostra tanta ignorância em relação à história política recente de Alagoas,imaginem o povão que é mantido no maior apagão educacional já visto desde que esses três senhores passaram pelo governo do estado!
    De qualquer maneira o único vencedor, caso se confirme essa notícia, será o atual governador, que verá divididas as hostes que hoje lhe são contrárias…

  • marcelo jatoba

    Gostaria muito de votar em Lessa,mas acho q o politico deve ser humilde, honesto e ter posicão, não mudar tanto de opinão.Ate outro dia estava brigando na justica com collor,JL e esculhambava com Renan. Ontem elogiava os três, sem contar q dava entrevista toda hora, falando q não tinha o menor interesse nen o menor entusiasmo para ser governedor.Que o seu tempo teria passado.Hoje Collor é o atraso,JL.é usineiro não serve mas quer o apoio dele, Renan já foi chamado de tudo q não presta e q não faz falta o seu apoio.Seria mais legitimo e HONESTO de sua parte Lessa q falasse a verdade.Lembra qdo.tu era gov. não recebia ninguem, veio a campanha e queria fazer o mesmo, como se fosse obrigacão nossa em votar em vc.Então COLLOR te deu uma LAPADA. IMPORTANTE:HUMILDADE,HONESTIDADE(lembra do rombo que o vilela econtinua afirmamdo.Enquanto vc.só fala, cade as PROVAS.

  • Roberto

    Fico muito triste porque o povo alagoano não tem memória política. O Collor como prefeito e governo foi um desgraça, arruinou as finanças do Estado e quase nada fez como prefeito. Teo Vilela moralizou muita coisa, houve avanço na economia, ele peca muito com a segurança e manter um secretário passivo com a violência. Meu voto é do Ronaldo. Entre o Collor e o Téo, preferiro o Téo.

  • Merecemos

    Depois reclamam porque Alagoas é o mais atrasado do País. Lessa, Collor e Vilela, fico com o último. Palanque de Dilma: Collor, Lessa e Renan. Quem diria, hein? Lula, Collor, Renan, todos juntos.. O que não se faz pelo poder! Saí daí há 10 anos; toda vez que volto, me impressiono mais como o negócio não anda… Vai acabar afundando no tsunami, seja ele pelo mar ou pela corrupção! Dá-lhe Alagoas!

  • Carlos Jose da Silva

    Que encrenca meu Deus…Renan não apoia Collor (medo que Lessa volte a ser candidato ao Senado). Collor vai apoiar outro senador, JL? É possível. Aí pode fritar Lessa e Renan juntos (glória para AL, apesar de Collor voltar). Dança também o Biu de Lyra (meu segundo voto ao senado). Ainda imagino um bolo maior com várias pieces: Collor juntar com TEO (não é difícil, a Dilma não quer vê-lo no palanque), assim Collor no governo e Teo no Senado, aí danou-se, dança muita gente. Já pensou?

  • sertanejo

    NÃO VAI ADIANTAR,COM TRÊS CANDIDATOS O THÉO GANHARÁ NO 1º TURNO. VITÓRIA NOVAMENTE.

  • sertanejo

    GOSTARIA DE MADAR UM ABRAÇO E UM RECADO PARA RICARDO MOTTA. “PARA DE CITAR O ILUSTRÍSSIMO DESEMBARGADOR WASHINGTOM LUIZ. ELE FEZ, FAZ E FARÁ MUITO PELO POVO SERTANEJO, ANDE NO SERTÃO ALAGOANO E CONFIRA”.
    ACEITE MEU ABRAÇO, RESPEITOSAMENTE.

  • Giselda

    Pena ter que anular meu voto! não tenho opção diante do caos…

  • fred

    NESSA ELEIÇÃO O POVO ALAGOANO VAI SE DEPARAR COM O QUE PIOR EXISTE DE CANDIDATOS DE TODOS OS TEMPOS, GENTE COLLOR DE NOVO, E LESSA E NÃO ESQUECENDO O TEO, O NOSSO POVO SERÁ QUE MERECE TANTO DESPREZO ASSIM, É GENTE, A NOSSA POLITICA NÃO MUDA E OS NOSSOS POLITICOS SÃO OS MESMOS, MEU CARO RICARDO SERÁ QUE O NOSSO POVO TEM OPÇÃO?……….É SOFRER…..SOFRER ………..E CHORA. MEU DEUS SERÁ QUE EXISTE SÓ ISSO AI…

  • fred

    GENTE COLLOR FOI GOVERNADOR, MAS ANTES DISSO FOI PREFEITO *BIONICO*, DEPOIS USOU A PREFEITURA PARA SE ELEGER DEPUTADO FEDERAL, SEGUINDO CARREIRA FOI GOVERNADOR, POSSOU DOIS ANOS E PASMEM SE ELEGEU PRESIDENTE, AS CUSTAS DA MISÉRIA E DA DESGRAÇA DO SERVIDOR PÚBLICO, O QUEL ELE USOU MUITO BEM E A NOSSO MÍDIA TANTO A NÍVEL ESTADUAL E NACIONAL SE TORNOU REFEM DELE, MAS O NOSSO POVO AINDA MERECE SOFRER TANTO ASSIM. *TODO POLITICO É CORRUPTO, INCLUSIVE EU* FRASE DE NEUSVALDO LEÃO, E CONTINUA NA MODA E O NOSSO POVO PELO JEITO ADORA.

  • José Roberto

    Para o fucionário público de Alagoas que gosta de ser humilhado e des´rezado, votar em Collor é uma boa pedida! Quem não lembra de seu desgoverno entre 14 de março de 1987 e 14 de maio de 1989? Foram dois (02) anos de salários de miséria, deixou 5 (05) cinco meses atrasados, mai 13º salário, então alagoanos não vamos deixar esse cidadão ser governo de nosso Estado que já é tão sofrido!

  • Rio Larguense

    Toninho não tem nenhuma dificuldade em apoiar Collor. Até porque Collor o ajudou nos 2 processos para toninho permanecer no cargo de prefeito até hoje.
    Todo mundo sabe disso em Rio Largo.

    Agora quero ver como vai ficar sua situação pois ele já fechou acordo com Teotônio, conseguiu o Hospital de Rio Largo e a 12ª coordenadoria de ensino.

    Agora ele (Toninho) vai dizer um simples não ao Teo?????
    Será?????

  • Felipe Santos

    A verdade é que o povo alagoano não está a procura de emoção. O povo está sim, testemunhando um governo sério, responsável, onde o governador sercou-se de pessoas de bem, comprometidas com o bem estar da população, e assim, se prevalecer o bom senso, e a lisura no pleito for confirmada, o Governador Teotonio Vilela Filho, será reeleito, para o bem de todos, e assim, os Alagoanos possam esperar por dias melhores. Collor e Lessa, tiveram suas oportunidades, e não fizeram nada. Por que fariam agora?

  • Eduardo Vasconcelos

    Muito positiva a possivel candidatura de Collor, principalmente para Teo. Dois passados sujos contra um presente limpo. A resposta das urnas sera violenta.

  • sales

    Fico surpreso, com a popularidade de Collor. Me mostre apenas um bem que esta figura fez para Alagoas.Se ele ganhar:”Está na hora das pessoas de bem irem embora daqui.”
    -Vai ser mais sofrimento ainda.

    Alagoas não vai suportar, nem eu.

  • Alice Leão

    FRED..Gostaria de esclarecer e corrigir a citação atribuída a meu pai Neusvaldo Leão, que não mais está aqui para se defender, mas em nome da honestidade e honra, pela qual sempre zelou, e em nome do respeito que ele sempre teve pelo povo alagoano, cabe a mim o dever de correção. A citação que meu pai um dia fez foi ‘TODO POLÍTICO BOM DE URNA É CORRUPTO’ em momento nenhum ele acrescentou este ‘inclusive eu’, isso foi acrescentado por um jornalista na época, que neste caso cometeu um grande equívoco e foi de encontro à ética do jornalismo, já que notificou palavras não ditas pelo entrevistado, enfim, agora peço que não propague mais esta falsa citação, pois em meio aos raros políticos honestos e compromissados de Alagoas Neusvaldo Leão verdadeiramente esteve.

  • Dalton C. Rocha

    Collor arruinou-se politicamente, ao unir-se a Lula, que o massacrou por tantos anos.Perdeu feio a eleição para governador e vai sair do Senado, daqui a quatro anos, caso siga juntinho da Dilma.O eleitorado de Collor quer o combate ao esquerdismo, não isto que aí está.Serra vai merecidamente perder, pelo motivo de nunca ter querido ganhar a eleição; uma repetição de 2002.Se houve segundo turno na eleição para presidente, isto se deveu à Marina Silva, não às ações de Serra.