Qual é o partido que tem mais deputados na Assembleia Legislativa? PSDB, o mesmo do governador Teotônio Vilela Filho. Mas isso não significa que o governo tenha uma bancada na Casa de Tavares Bastos. Entre os cinco tucanos com assento no Legislativo estadual só Rui Palmeira atua como representante do pensamento palaciano. Os demais – com exceção dos petistas – agem de acordo com “o momento”; a cada voto, uma nova negociação. (O PT do B de AA, tem três deputados; o mesmo número que o PMN de Cícero Ferro.) 

Mas governo sem bancada na Assembleia não é tema inaugural. De há muito, as relações entre os dois poderes tem menos de política e mais de trocas diretas, assim escreve a nossa história nem tão recente. 

Se bem me lembro, o governador Geraldo Bulhões não teve muita dificuldade de conquistar votos, sempre que precisava, na Casa de Tavares Bastos. Não discutia, não convencia, mas estabeleceu de lá pra cá um padrão de negociação muito difícil de romper. 

Seu sucessor, Divaldo Suruagy, mesmo com toda a experiência em lidar com os apetites fisiológicos dos parlamentares aliados – e também adversários -, teve de se adaptar aos novos tempos. Quando não o fez, caiu (e não foi só por isso, é verdade). 

Mano Gomes de Barros ameaçou peitar a tropa, mas depois recuou, em busca de uma improvável reeleição. Lembro-me que o ex-governador chegou a dizer publicamente que ia desarmar os deputados estaduais – não foi o que aconteceu. 

Depois veio Ronaldo Lessa. Durante um ano, comeu o pão que o diabo amassou. Negou-se a negociar com os parlamentares dentro do padrão estabelecido e apanhou para valer. Ao depor as armas, Lessa entregou ao deputado Celso Luís anéis e dedos. Foi quando a Casa de Tavares Bastos bateu recordes de repasses mensais, acima até do previsto no orçamento. Os deputados ainda tiveram direito ao Detran, com o caixa sempre recheado.

No atual governo, se os deputados perderam a “Assembleinha”, mantém seus cargos na administração pública estadual, mesmo aqueles que não são governistas. Aliás, quem é (com exceção do já mencionado)? E isso não significa fidelidade ou solidariedade ao Palácio. Vilela não partiu para o embate frontal quando a Casa estava aos pedaços e paga por isso. Continua, como desde o início da sua gestão, na mesma pancada na Assembleia Legislativa.

E o próximo governo? Seja qual for, não há sinais de paz – a pancadaria deve continuar. Consequência óbvia ante o fato de que os que têm poder e força para chegar ao Palácio República dos Palmares acham mais fácil adquirir uma bancada já feita do que se dar ao trabalho de formar uma.

Fim de caso
PSDB denuncia CUT ao TRE por "propaganda eleitoral antecipada"
  • sergio

    Ricardo,
    Você é um jornalista sempre atento e é difícil a gente te contestar. Mas permita-me uma correção. O deputado Rui Palmeira é fiel e sem fisiologismos, mas não é o maior defensor do governo. Todas as tarde me ligo na TV Assembleia e conheço isso. O deputado mais preparado na defesa do governo é o deputado Temoteo Correia(DEM), que tem uma boa retórica. Segue pela ordem o deputado Gilvan Barros(PSDB) e o terceiro, pela ordem, é o lider Sextafeira(PSB). Já vi varias vezes o PT soltar cada “castanha” sem razão e o lider ouve atônito e quase não se movimenta. Faço minhas as palavras do secretario de Comunicação Social, Nelson Ferreira, em sua posse. Este é um governo facil de defender. No entanto algumas querelas internas travam o processo. O deputado Rui é um brilhante jovem, e é um exemplo de homem público.

  • ServidorPúblicoEstadual

    Parabéns Isaac Jackson! A CUT só tá mostrando a verdade. Sinto-me muito bem representado. A Justiça Eleitoral deveria sim proibir essas propagandas mentirosas do Governo. Ao invés de gastar com saúde, educação e segurança, fica gastando uma fortuna para tentar ludibriar o povo. ACORDA ALAGOAS!!!

  • Mais um Alagoano

    Aliás, quantos são os nossos deputados huje, 27 ou mais, os que sairam voltaram e os suprentes continuam deputados? Acha pouca dinheirama. Pelo amor de Deus eleitores saibam usar outubro, uma unica vez mande nessa casa sem lei.Empunhe seu voto, sua força.

  • Augusto

    Quem manda neste Estado fora os Deputados Estaduais, é a Turma da Secretaria da Fazenda,são os que tem a chave do cofre, e são e foram os mais beneficiados entre aumentos,vantagens e precatórios, vide que as amiores casa de diversão(Bares e casa de festas e lojas de bebidas) são de figuras oriundas das hostes supracitadas.

  • Nivalto Tenório

    Segundo informações, de alguém que entende de HGE,o que realmente funciona bem lá é a limpeza, motivo:terceirizado. Vai aí uma boa dica.

  • Mariano Correia Paredes

    Estimado Ricardo,
    Há nesse manicômio judiciário chamado Alagoas, cujos “pacientes” ainda estão impunes na Assembléia Legislativa e em outros cargos públicos e políticos, dois fenômenos interessantes:
    1 – INVERSÃO/PROJEÇÃO: O camarada é corrupto, mentiroso, safado, demagogo, ladrão e ainda projeta suas mazelas morais nos outros, na calúnia e na difamação “gratuita”. É o “caranguejo alagoano” da piada.
    2 – SÍNDROME DE EVA: Muitas mulheres alagoanas, quando vê um homem querendo vencer COM HONESTIDADE e COMPETÊNCIA, “tomar posse do Paraíso”, puxam-no para baixo com fofocas. São as caranguejas alagoanas.
    Que tal criarmos a Lei Mario do Penho?
    Sabe qual é a pior mulher? Não é a que tem “inveja do pênis”, como dizia Freud. É a que tem inveja do homem todo.
    SUCESSO! Cuidado com as “evas”…
    Mariano C. Paredes

  • nina meelo

    nina meelo escreveu:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    24/04/2010 as 9:22

    Ricardo,um exemplo de político que a gente nem acredita que exista aqui no Brasil,O prefeito de Rio do Sul em Santa Catarina,Milton Hubus,um empresário bem sucedido,ele doa mensalmente todo seu salário para instituições de caridade e todas as despesas com viagens em função do cargo público são pagas por suas empresas,o prefeito de Nova Iorque e também o de Jerusalém recebem o salário simbólico no valor de 1 dólar por ano.Uma administração volutária,será que por aqui os muitos ricos donos de suas”empresa”faria o mesmo?Ah como eu sonho!

  • SOMOS CULPADOS !

    Qual governo consegue governar sem ter trocar algunha coisa com o legislativo? exemplo maior temos COLLOR, que não negociou e se ferrou, naquele momento da política Brasileira, hoje com a experiência que adquiriu tenho certeza que ele não pensaria duas vezes.

  • AAraujosilva

    Nossa ALE é madeira de dá em doido; ou
    dá ou desce(do poder!). A propósito, meu caro e bem informado comunicólogo, em que pé está aquela estorinha do super-duodécimo da ALE ?
    Pelo visto e não visto os deputados tão morrendo de medo do governo …
    Tadinho deles !!!

  • noemia

    ESSE COMENTARIO NÃO TEM NADA AVE MAS NOS AJUDE PUBLIQUE ESSA NOTICIA RICARDO CONTO COM VOCÊ PARA MANDA ESTE RECADO O CICERO CAVALCANTE QUER MUDA A FEIRA DE SÃO LUIZ COMO FEZ EM MATRIZ ACABOU COM OS PEQUENOS FEIRANTES POR ISSO QUE PERDEU EM MATRIZ E SÃO LUIZ NOS AJUDEos feirantes de são luiz do quitunde vão passar fome na epoca do dinheiro o verão quando a usina moe os trabalhadores so vai a feira sabado a tarde e domigo por que a usina so paga no sabado e les tambem trablham no sabado. o prefeito cicero cavalcante fez uma reunião com meia duzia de comerciantes e esqueceu de quem vive da feira e os feirantes os barraqueiros que serão os mais atigidos.

  • ROGGE

    Ricardo,
    fico feliz por poder ler ou ouvir um comentário jornalístico objetivo e equilibrado que vai direto na ferida. Gostaria de um comentário teu sobre a impossibilidade de o povo escolher um candidato, sem ter que “engolir” um cardápio já pronto, cheio de políticos com os piores vícios. Como fazer para mudar esta cultura política degenerada de nosso estado?

  • galo furioso

    Se eleger Governador
    será mais fácil que conviver pacificamente com essa Assembléia corrupta. Os meninos são capazes de dar nó em pingo de eter. Não se contentam com o feijão com arroz, só querem caviar com vinhos franceses mais caros do mundo.Está bem explícito quanto eles ganham; com um mandato se tornam milionários, adquirem fazendas, lanchas, mansões no Aldebaram, aptos de cobertura a beira mar, viajens para o mundo com toda a família, carros caríssimos, com 06 seguranças pagos por nós, é o fim.A Receita Federal deveria rastrear essas figuras que envergonham nossa Alagoas. No dia 03 de outubro vamos impedir que eles voltem com o nosso VOTO, é a NOSSA ARMA contra esse BANDO.

  • paulo carneiro barras

    Não sou fã do Teo, o homi gasta um horror em publicidade, dinheiro que poderia ser muito mais bem aplicado, mas inegavelmente, a maior pancada na “tchurma da AL” foi o Teo quem deu: o Detran, essa inesgotavel mina patrocinadora de tantas campanhas legislativas não está mais com “eles”.

  • Roberto

    Ricardo Mota. Volto com a chapa perfeita: Senadores De Lira e Zé Costa (Fora Renan, por favor); Governo: Téo e Nonô ou Omar. Esses majoritários são para Alagoas continuar crescendo, longe dos que só pensam em si, são eles: Lessa, Renan & Cia. Eita turminha do primeiro eu e depois eu também.

  • LINDA

    Ricardo parabens pela materia.Sabe quanto custa essa brincadeirinha de ter o apoio dos taturanas,20 cargos comissionados lotados em diversos orgaos q so fazem encaminhar o ponto,olha a relacao no diario RICARDO MOTA e fica facil d constatar o q tem d parente de dep. e vereadores do interior nessa farra com o dinheiro publico patrocinado pelo governador TEO VILELA.Uma vergonha praum estado tao sofrido como como o nosso…FALTA TUDO MENOS CARGOS COMISSIONADOS PROS MENINOS.tem jeito nao TEO NUNCA MAIS