A máfia mais poderosa da Itália está presente em várias cidades do Brasil, entre elas, Maceió. A afirmação é do jornalista, escritor e pesquisador italiano Antonio Nicaso, que acaba de lançar o livro La Mala Pianta – a planta má – em parceria com o procurador Nicola Gratteri, da Região da Calábria. Ambos são italianos. 

Com origem no sul da Itália – Calábria – a ‘Ndranghetta é apresentada por eles como a mais globalizada de todas as máfias italianas, e está presente no Brasil há cerca de trinta anos. Em entrevista concedida à revista CartaCapital desta semana, Antonio Nicaso – que mora no Canadá e é considerado o maior especialista em máfia do mundo – disse que a organização criminosa “está bem posicionada” em Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza (citadas por ele nesta ordem). 

Aproveitando-se da facilidade proporcionada pelo sistema financeiro do Brasil, afirmam os autores de La Mala Pianta, os chefões da da máfia calabresa utilizam o país como base de operações de lavagem de dinheiro e de tráfico internacional de drogas. Só em 2008, calculam, a máfia calabresa faturou cerca R$ 110 bilhões, em suas ações espalhadas pelo mundo. No Nordeste, afirmam, os investimentos da organização se concentram nos setores turístico e da construção civil.

Justiça nega recurso de Mozart Amaral em Ação de Improbidade Adminstrativa
Palácio em busca de um candidato ao Senado
  • FPA

    SÓ FALTAVA ESSA EM ALAGOAS, MEUS AMIGOS NOS TEMOS MAFIA DOS GUABIRUS,MAFIA DOS TATURANAS,MAFIA DO PAPEL HIGIÊNICO NO PILAR,TEM DE TUDO NESTE BELO ESTADO, COMO TUDO NESTE LUGAR ACABA EM PIZZA, ENTÃO BEM VINDA A MAFIA ITALIANA.MISERICORDIA SENHOR.

  • Junior C

    Basta verificar os intalianos e varios outros estrageiros que estão lavando dinheiro na compra de propiedades no litoral sul (barra, frances e massagueira).

  • Luiz Carlos Godoy

    Enquanto as outras três revistas (Veja, Isto é e Época) estampam em suas capas a condenação do casal Nardoni, CartaCapital, fugindo da manada, traz como matéria de capa “A máfia calabresa está aqui”. “Habemus” Mino Carta.

  • Paulo Sérgio Moreira

    Quando a gente pensa que ja viu tudo na vida, ainda aparece essa agora! Quer dizer que estamos em primeiro lugar também nesse destino… É demais!!! Merece uma ação da PF. Chama o Pinto.

  • LatraVea

    Hoteis, resorts, mansões, drogas, prostituição…

  • el loco

    Há anos que eu afirmo que a mafia italiana esta em Maceió faz anos. Não é novidade para mim essa informação. A compra de apartamento ppor italiano no litoral de Alagoas e a proibição de nativos entrar nos condominios de luxo é uma clara demonstração da presença da máfia italiana em Alagoas.

  • abílio

    nobres politicos alagoanos a concorrencia chegou!, mas isso aqui não é novidade já temos isso a muito tempo e só ver os feitos dos senhores renan calheiros”liberação de verba pra alagoas”, e collor “istaleiro”, estão favendo suas traquinagem agrupando suas tropas no senado e camara.comtra alagoas isso tambem é máfia.

  • Crime Organizado

    Dá pra perceber pelos altos preços cobrados pelos apartamentos aqui na Ponta Verde, é coisa de superfaturamento, lavagem de dinheiro. Tá na cara. Pensava-se mesmo que era máfia italiana, só não sabíamos qual. Aqui tem o doutorado do Crime Organizado.

  • Marcus Paulo

    Lá da Italia ouviram que aqui é uma festa, a justiça tudo termina em Pizza, arrumaram as malas e vieram para cá.

  • ANTONIO ADEMAR

    QUEM TEM DINHEIRO MANDA!

  • Mario Puzo

    Por essa nem o Mário Puzo esperava, para quem não sabe o autor do livro e que posteriormente virou filme o Poderoso Chefão. A lavagem é clara em Mcz…autoridades movam-se.

  • Ney Fernandes

    Isso está acontecendo, por falta de pessoas (autoridades) que realmente amem e valorizem esse Belo Estado. E também, que se comprometam em erradicar as mazelas sócioeconômicas existentes por aqui. Se realmente for verídica essa informação, por que então o poder público com toda sua estrutura não tenta tomar uma atitude séria para que se possa cortar todo o mal pela raiz??

  • Samuel Esteves Vieira

    Bom dia Ricardo Mota, Estou usando esta via de comunicação por não ter achado na pagina do TUDONAHORA um “FALE CONOSCO” OU “DENUNCIE AQUI”

    ASSUNTO: DOAÇÃO DE REMÉDIO (SOBRA)procuro entidade particular ou governamental para doar alguns comprimidos (remédios)que estão dentro da validade e não quero jogar no lixo.

    OBS: são poucos, é de minha casa, mas sempre deparo-me com esta necessidade.

    abraço, parabens pela sua atuação no dia a dia.

    OBS-2 acho melhor remover este comentário, que nada tem haver com a matéria em tela.

  • Cláudio

    Parece lógico, pois aqui , parece ter encontrado um solo fértil para se desenvolver.

  • Trindade

    Eu já venho falando a muito tempo que essa máfia italiana está aqui para os meus amigos, cheguei até investigar por conta própria, mas o suporte que era dados a eles vem do Estado, e se materializando em políticos graúdos de alagoas, delegados e coróneis.Enfim, como aqui é o paraíso das águas, vamos ver aonde elas vão desaguar.

  • Trindade

    Eu já venho falando a muito tempo que essa máfia italiana está aqui para os meus amigos, cheguei até investigar por conta própria, mas o suporte que era dados a eles vem do Estado, e se materializando em políticos graúdos de alagoas, delegados e coróneis.Enfim, como aqui é o paraíso das águas, vamos ver aonde elas vão desaguar.

  • Rodholfo Scaniane

    ELES ESTÃO COMPRANDO O LITORAL NORTE DO ALAGOAS.

    SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER VER.

  • D

    COMO É FÁCIL UM ESTRANGEIRO ADQUIRIR UMA PARCELA DO NOSSO SOLO EIM?

  • carlos

    Alagoas não merece,precisamos de progresso.Max Beltrão e seu claque numa noite de gala-Rapa Nui,com o competente jornalista Plinio Lins, defende a implantação do Estaleiro para o desenvolvimento não só do Municipio,como também de toda região sul.Onde ele revela que a pobreza é muito grande no seu Municipio,onde observei o constraste,pelo numeros de carrões que os Beltrões e o seu Claque ostentavam nas imediações do referido restaurante.Ele disse que renuncia o mandato se descobrir que os maus “politicos” estiverem por trás para atrapalhar a instalação é ou não é altruísmo renunciar tanta riqueza.

  • D

    E QUEM LUCRA COM ISSO? OS CARTORIIOS DE REGISTRO DE IMOVEIS…

  • uira

    a globalização da mafia vai beneficiar os podres poderes das alagoas,donos de cartorios,sentenças vendidas, aprovação de emendas no legislativos pelos taturanas e no executivos singulares apertos de mãos com calor de dinheiro nas meias,cuecas e etc, e os seguranças publicas que vão ganhar mais dinheiro protegendo os privados, só quem não participa dessa festa é os trabalhadores que estão sempre como expectadores.

  • thiago

    Tem uma construtora de um italiano que lançou um empreedimento a cerca de 2 anos e ainda nem começou as obras so fizeram limpar o terreno e tambem foi o empreedimento que eu mas vir gastar dinheiro com publicidade, nao teve crise nao teve nada quase todo dia na TV e todos os dias na nos jornais principalemnte aos DOMINGOS paginas completas…e o predio que é bom….”nada de subir” cuidado investidores!!!!!

  • jose raimundo do nascimento filho

    besteira deixa a mafia entrar em alagoas, um ladrão a mais ou a menos, pelo menos ela traz emprego e renda,o pior é os deputados tirando a alma “R$” do povo alagoano, na nossa cara, ainda acha pouco e aumenta o duodécimo. kkkk è pra rir mesmo.

  • VALTER ROCHA

    ESSA É BOA, KKKKKKKKKKKKKKK…

    Só faltava essa, devem-se pedir indenizações a Itália, pois aqui não estão em condições financeiras de resolverem os gargalos domésticos da criminalidade, imaginem organizações de proporções internacionais.

    bye bye ALAGOAS

  • LatraVea

    O turismo em Alagoas como motor para o desenvolvimento do Estado é uma fábula, da forma como se apresenta e se propõe… parte da sustentação financeira dos equipamentos turísticos vem da máfia. Existe um território da máfia italiana em Alagoas. Os nativos são proibidos de ter acesso a praia, em alguns condomínios. Claro, a especulação imobiliária delira com a compra de imóveis… Ahhh como a Polícia é branda com a máfia, será que trataria um integrante como trata o zé preso na esquina?

  • NORTE

    NÃO É DE HOJE . . . DE HOJE QUE “GENTE” GANHA DINHEIRO PARA NÃO INVESTIGAR. VAI LÁ NA SEREIA,IPIOCA,RIACHO DOCE… POTOCA, PQ A RECEITA FEDERAL PEGA A GENTE POR BESTEIRA E NÃO PEGA ESSE PESSOAL. NÃO SE ESTRESSEM COM ISSO NÃO GENTE!

  • paolo

    Eu acho que essi jornalista, escritor e pesquisador italiano Antonio Nicaso, nunca estive no Brasil, menos ainda em Maceio.

  • Luiz Carlos Godoy

    Samuel Esteves Vieira, parabéns pela sua atitude de doar esses comprimidos (remédios). Afinal, “doar é uma coisa inteligente”, já dizia o escritor e jornalista Caboverdiano Ovídio Martins.

  • Paracelso

    Sinto-me na Chicago dos anos 30!!!!!!

  • CARLOS HENRIQUE

    CERTAMENTE A MÁFIA ITALIANA ESTÁ AQUI PARA FAZER UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE ROBALHEIRA E PISTOLAGEM, POIS NO MUNDO NÃO TEM MELHOR LUGAR, JÁ QUE EM ALAGOAS EXISTEM VÁRIOS PHD’s NESTES ASSUNTOS…OS MEMBROS DESTA MÁFIA SÃO CONSIDERADOS PINTINHOS, QUANDO COMPARADOS AOS MAFIOSOS DA TERRA DOS MARECHAIS.KKKK…A HORA AULA DESSA TURMA DEVE SER UMA FORTUNA…
    MEMBROS DA MÁFIA ITALIANA TOMEM CUIDADO PARA NÃO SEREM ROUBADOS POR AQUI!!! ANDEM COM A MÃO NOS BOLSOS…KKKK

  • alberto nascimento da silva

    cada dia que passa alagoas vai se tornando um território de extrangeiros pricipalmente esses bandidos extrangeiros que vem aqui explorar nossa gente,e ao mesmo tempo formandouma cadeia de viciados em drogas .Existe um hotel de Italianos aqui que o comentario é que o uso de drogas é totalmente liberal.

  • Don Vito Corleone

    Io non vi isto! Brasileiro és tutti bonna gente!kkkkk
    Piada, o Brasil, é uma piada!
    Amigos, quando não se pode com o inimigo, junte-se a ele! A policia daqui pra prender um homicida com 17 assassinatos foi um osso! Pra pegar o sandrinho, foi outro! e o aranha, vixe! Todos pobres! Imagina quem tem dinheiro! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Deixa os caras! No inicio da colonização houve a invasão holandesa no norte do Estado, agora do mesmo modo a italiana! só que desta vez eles não vem em naus! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Deixem de stress! Nada vai mudar! A interpol tá preocupada com Maceió! Fala sério! Isso existe em todo o mundo! Miami, Cancun, Maceio, Riviera, Punta del este.

  • Cláudio Canuto

    Como disse um dos entrevistados, se a ‘NDRANGHETTA está aqui há 30 anos é porque já encontrou o seu nicho de procriação. Qualquer alagoano sensato estranharia tantas construções em uma capital falida. eles chegaram, prosperam e serão tratados como nababos e bajulados pela “nossa elite” ignorante e orgulhosa que lhes buscará extorquir apenas um pouco de suas fortunas, pequenos favores e beneficiamentos: “um troco”, enfim. Aqui, bandido endinheirado é tratado com parcimônia. Sendo europeu, então…
    Agora, elucidar o crime seria fácil, bastaria empenho. O problema é a mala recheada, santificada com reverência,cobiçada como virgem em lupanar.

  • Cazzi Miei

    Bem feito pra esse povo idiota que idolatra e estende tapete vermelho pra qualquer gringo que ponha os pés nessa terra de ninguém.

  • luana laurindo da silva

    ola como vai ai ricardo morta eu gosto do seu trabalho deus te abençoe o seu grande trabalho