O desembargador Tutmés Airan disse que encaminhou pedido, hoje, ao Conselho Nacional de Justiça, para que seja investigado pelo colegiado – por conta da denúncia de um suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça. 

Em entrevista ao Doze e Dez Notícias, Airan, o mais jovem desembargador de Alagoas, colocou seu sigilo bancário e fiscal à disposição da imprensa e de quem estiver interessado em saber sobre sua conduta profissional. 

Ele acha que não lhe restava outro caminho, ao ser citado numa gravação que gerou o inquérito policial sobre o caso, a não ser pedir ao CNJ que o investigue – além de dar satisfação à opinião pública sobre o episódio. 

O desembargador Tutmés Airan afirmou, também, que os demais desembargadores citados na mesma conversa – James Magalhães e Washington Luis – já tomaram as medidas legais cabíveis. Ele foi categórico ao dizer que o servidor do Judiciário Flávio Baltar Maia negociou o que não dispunha.

Promotorias Coletivas se unem pelo fim da "carteirada"
Renan briga com Romero Jucá por causa da liberação de dinheiro para Alagoas
  • gilberto gil

    policia federal,no judiciario tem muitos juizes certos mais tem alguns que os comentariossssss saoooo absurdosssssss!!

  • Fábio Ferguson

    Tutmés Airim engrandece o Tribunal de Justiça, é um homem público de bem. Está na hora de separar o jóio, do trigo. A denúncia ao citar Airam, caíu no descrédito.Espero que todos os citados também encaminhem seus nomes para averiguação pelo CNJ, porque só assim se descobre quem é quem.

  • Luiz Carlos

    O Servidor está preso onde?kkkkkkkk
    Ricardo, infelizmente aqui é a terra das quadrilhas!!! Triste Alagoas!!!

  • HELDER JR.

    CORRETÍSSIMA A ATITUDE DO DESEMBARGADOR E DEVERIA SER SEGUIDA PELOS OUTROS MAGISTRADOS QUE FORAM CITADOS , HAJA VISTA QUE QUEM NÃO DEVE , NÃO TEME . SERÁ DESTA FORMA QUE O PODER JUDICIÁRIO , A ÚLTIMA FRONTEIRA PARA RESGUARDAR DIREITOS E COMPELIR O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES , PODERÁ VOLTAR A TER CREDIBILIDADE .O BRASIL ESTÁ PODRE E POBRE DE DECÊNCIA .

  • Bruno Albuquerque

    Esse Desembargador está certo em fazer isso!Agora vamos ver se os outros também vão ter coragem de fazer a mesma coisa.

  • Mauro Silva

    Porque os outros Desembargadores não fazem isso tambem pra mostrar a verdade… Será que porque aqueles Des.que receberam milhoes no ano passado não vai dar em nada tambem, vcs lembram????Pq o CNJ não investiga tambem isso… Ou tambem não vai dar em nada….rsrsrsrsrsrs

  • Observador

    A sociedade acredita no Desembargador Tutmés. Em Alagoas quem é honesto incomoda muita gente. Há quem procure fazer de tudo para jogar lama na reputação de quem não se envolve com bandidos. Muito bem Desembargador, a verdade irá prevalecer, nós acreditamos no senhor.

  • Luiz Carlos Godoy

    O que são as coisas. Enquanto um Magistrado pede ao CNJ para ser investigado, a PROCURADORIA GERAL DO ESTADO de Alagoas (órgão jurídico do estado, cujo lema oficial que consta em seu sítio na Internet é: “Em Defesa do Interesse Público e da Legalidade”), através de sua CORREGEDORA, indefere requerimento que fiz ao Coordenador do centro de estudos da PGE com o objetivo de para saber o horário de trabalho, as atribuições e a carga horária dos servidores que estão lotados na Biblioteca da PGE/AL. A razão do mencionado requerimento é que precisei entregar e retirar livros e já era 1:25 (uma e vinte e cinco) da tarde e ainda não havia chegado nenhum funcionário (tais funcionários não são concursados. Estão lá graças ao famigerado “Q.I”, registre-se). Assim, acreditando no lema oficial que consta no sítio da PGE/AL na Internet, bem como no fato da PGE ser um órgão jurídico do estado ( portanto, deveria servir de exemplo não só para os demais órgãos estaduais, bem como também para a população alagoana) acreditei, piamente, que não só teria as respostas para tais perguntas formuladas, como, também, a PGE iria abrir uma sindicância para apurar o fato acima mencionado. Todavia, para minha surpresa, no dia 25 de Março de 2010, saiu no DOE o seguinte despacho da CORREGEDORA-GERAL DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO de Alagoas:

    Maceió – Quinta-feira
    25 de Março de 2010

    A CORREGEDORA-GERAL DA PROCURADORIA
    GERAL DO ESTADO, MARIALBA DOS SANTOS
    BRAGA, DESPACHOU EM DATA DE 24.03.2010, O
    SEGUINTE PROCESSO:
    PROC: 1204-1378/2010 – INT: Procurador de Luiz Carlos
    da Silva Franco Godoy – ASS: Solicita Informações
    – DESP: Destarte, a competência de fiscalizar horário
    de Procurador de Estado é desta Corregedoria, e no
    âmbito dos servidores de apoio da Diretoria de
    Administração, e não seria razoável que esta
    Corregedoria prestasse informações, a terceiros, do
    comportamento funcional do Procurador de Estado.
    Muito embora entendendo que o direito de peticionar
    no sentido de pedir informação, tem a finalidade de
    documentar uma futura situação de cunho particular
    do cidadão, não nos afigura legítimo o interesse do
    Procurador de Estado, Luiz Carlos Godoy, mesmo
    porque não tem ele esta prerrogativa, ou seja, a de
    fiscalizar o trabalho de servidores e muito menos de
    Procurador de Estado. Diante do acima esposado,
    por incabível deixo de prestar. Dê-se conhecimento
    ao interessado.
    PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió
    (AL), 24 de Março de 2010.
    MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS
    Responsável pela Resenha

  • Hagá

    Parabéns ao Dr. Tutmés Airan pela iniciativa. Os demais desembargadores mencionados deveriam fazer o mesmo.

  • DE OLHO

    SABE POR QUE ELE FAZ TODA ESSA FANTASIA? POR QUE SABE QUE NÃO VAI SER INVESTIGADO.ELE SABE QUE A JUSTIÇA E COPORATIVISTA. SOBRE SIGILO BANCARIO É TUDO MUITO FACIO. VCES ACHA QUE DINHEIRO FACIO VAI PARAR EM CONTA BANCARIA? ONDE TEM FUMASSA TEM FOGO. KD OS OUTROS DOIS NÃO FALA NADA? JÁ SEI QUE VAI SER CULPADO VAI SER O SERVIDOR;;;

  • SAULO

    nesse estado,pobre quando vai preso fica no presidio,cade o artigo 5º que fala todos tem direitos iguais…vejo que só ladrão rico tem privilegios…é pego ainda vai ao bombeiro fazer curso de resgate as trambicagem..kkk

  • Antônio Carlos

    O Desembargador Tutmés Airan faz seu trabalho de forma correta. Nunca temeu os poderosos do nosso Estado. De conduta ilibada, com um olhar para o lado humano e social, é uma raridade dentre as autoridades do Tribunal. O irresponsável e vendedor de sentenças “Bozó”, tentou manchar um homem de bem, acreditando que levaria vantagem na sua negociação, faltando dois votos, cobraria mais caro ao passar a imagem do voto comprado, sendo que foi proferido de forma consciente com os fatos contidos no Processo, jamais o Desembargador Tutmés Airan, praticaria tal crime, pois, sua autoridade foi conquistada pelo respeito moral ao longo de todos os seus anos de vida, e pelas suas qualidades, conquistou a confiança e o respeito dos Alagoanos. Parabéns ARAPIRAQUENSE DE HONRA. ALAGOANOS, teremos pelos próximos vinte anos, decisões proferidas com JUSTIÇA pelo Desembargador, para segurança do nosso povo.

  • ARTUR

    RICARDO, NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE TUTIMÉS AIRAN E SIM, PELAS SUA ATUAÇÃO. ADMIRO SEU GESTO E QUE SIRVA DE LIÇÃO, EXEMPLOS AOS MEDROSOS. AOS ACUSADOS DE MARACUTÁIS, CRIMES, PEDIDOS DE EMPREGOS, PEDIDOS DE AUMENTO SALÁRIAL PARA PARENTES etc. GOSTARIA QUE O FALA MEU MEU PEIXE E O REI DO SERTÃO TIVESSEM A MESMA CORAGEM PARA O BEM DELES E DE ALAGOAS. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.

  • Delanio J A Paes

    Se todos fossem como o Dr. Tutmès, o nosso Estado seria o mais respeitado do Pais pela pessoa que é, e pela seriedade que trata o Judiciário.

  • Diógenes Tenório Júnior

    Qualquer pessoa que more em Alagoas conhece o caráter, a cultura jurídica e o compromisso social de Tutmés Airan. Como advogado, como professor e como homem público,e agora como magistrado, tem tido uma conduta ilibada que enobrece o nosso Estado e conforta os seus muitos amigos. Acredito na sua inocência e confio nas suas palavras.

  • marcony vieira lins

    quando o assunto é Tutmes pensamos logo em honestidade, sabedoria e lealdade. esse servidor no mínimo quiz fazer que tinha prestígio o que sabemos que nao.

  • Cesar

    Ricardo? Por que será que os outros dois desembargadores citados não tomaram a mesma atitude??? Você sabe? Eu não!!!

  • w.silva

    ISTO CHEIRA A ESQUEMA PARA DESVIAR A ATENÇÃO DOS VERDADEIROS VENDEDORES DE SENTENÇA.
    NO MEIO JURÍDICO E ATÉ DA SOCIEDADE TODOS SABEM QUEM VENDE SENTENÇAS.
    AGORA PARA DESVIAR O FOCO ACUSAM UM DOS HOMENS MAIS INTEGROS DESTE ESTADO, QUE PODE TER OS SEUS DEFEITOS, COMO TODOS TEMOS, MAS COM CERTEZA NÃO TEM UM DESTE NIPE.

  • maria do socorro souto tenorio

    TENHO PENA DO POVO ALAGOANO.ESSA POLITICA SO TA DESTRUIDO NOSSO ESTADO.VEJA POR EXEMPLO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. O DEP. ZE PEDRO TA DOENTE A MAIS DE MES EM SAO PAULO,MAIS NINGUEM OCUPA SEU LUGAR,COMO FOI FEITO COM JOAO BELTRAO E JEFERSON MORAIS.AI ME EXPLIQUE.UMESTADO DESSE CRESCE.COMTANTO L…!

  • João de Souza Paula

    TUTMÉS É UM DESEMBARGADOR HONRADO E DIGNO. PARABÉNS PELA ATITUDE.

  • Jorge Mario

    Precisou o dr. Omar gritar e fazer acontecer para o desembargador do quinto aparecer, mas antes tarde do que nunca.

  • clayton rosas

    Caro Ricardo, vivemos em um Estado em que ser correto, honesto e decente deixou de ser uma obrigação e passou a ser uma excessão, falar de “TUTMÉS AIRAM” é falar nessas três palavras citadas acima, ser humano sensível, profissional competente que com suas atitudes no TJ vem desencalhando processos que morfam e dormem no judiciário alagoano, além de ter oxigenado a justiça de nossa combalida Alagoas. PARABÉNS TUTMÉS PELA SUA ATITUDE!

  • Nilson Macário de Paula Netto

    PARABÉNS DR. TUTMÉS POR TER TOMADO A INICIATIVA DE SOLITITAR SER INVESTIGADO, QUEM ACOMPANHA SUA TRAJETÓRIA DE LUTA E O CONHECE SABE DA SUA HONESTIDADE, HONRA, EQUILÍBRIO, HUMILDADE E SOBRE TUDO SUA SEDE POR JUSTIÇA, NÃO SE DEIXE ABATER POR DENÚNCIAS INFUNDADS, TENHO CERTEZA QUE A SOCIEDADE ALAGOANA SABERÁ QUEM É QUEM NESSAS DENUNCIAS…

  • Léo Viana

    Parabens Desembargador! O Senhor é esperança da credibilidade deste Judiciario! A Sociedade Alagoana que lhe conhece, sabe e acredita q isso e uma manobra pra tentar ofuscar o teu BRILHO!

  • Djalma Paulino

    Eu acredito na inocência do Desembargador Tutmés! Ele além de excelente profissional e profundo conhecedor do Direito, é pessoa honrada e um excelente ser humano!
    Como já dizia Collor “o tempo é o senhor da razão”.

  • Tácio Cerqueira de Mello

    O respeito e admiração que tenho pelo Des. Tutmés é o bastante para que eu afirme que caso essas acusações sejam comprovadas, não só é nele que deixo de confiar, mas no ser humano. Isto porque o Tutmés é simplesmente a pessoa mais decente que conheço no nosso tão surrado e enlameado meio jurídico.(Tácio Cerqueira de Mello – Advogado)

  • Claudio

    fico muito triste quando vejo uma pessoa como o Tutmés ter sua honra ser maculada por 02 duas pessoas de calibre duvidoso, pois conheço Tutmes desde a época de faculdade como sendo uma pessoa muito humilde e decente e na vida profissional tive a honra de ser seu colega na Defensoria Pública e nao tenho nem palavras para expressar minha solidariedade ao mesmo nessas falsas acusações… como a verdade impera sempre, pois o conheço como uma pessoa com patrimonio muito modesto , nao há o que temer.

  • Ednelson dos Santos

    Olá meu nobre Ricardo estou precisando desabafar e ao mesmo tempo pedir ajuda contando com o seu lado profissional foi a saida que encontrei pra tentar conseguir que as pessoas que se diz responsavel pela segurança do nosso estado se sensibilize e trate marginais como deve ser tratado preso ou morto sem meio termo, sou morador a mais de 30 anos da rua.santo antonio localizada no bairro do jacintinho que agora nos que somos trabalhadores como se não bastasse a falta de água que nunca. sabe o que é nunca teve água nesta rua e quando chega é altas horas da madrugada ai somos obrigados a ficar até altas horas da madrugada pra tentar conseguir um pouco de água más agora a situação ficou pior ainda os marginais agora estão dando toc de recolher nem agua podemos mais pegar passam na rua com espingarda calibre 12 e pistolas automaticas assustando e impondo as pessoas a entrarem ou do contrario tem seus pertençes subtraidos por eles nome do chefe da gang (Valter) mora na grota do cigano e outros ai meu camarada está complicado sobreviver numa situação dessa e o paliativo seria instalar um PM BOX na rua que tem lugar pra isso e colocar uma viatura pra que possamos ter um pouco de paz, desculpa meu desabafo conto com a sua colaboração e que Deus abençoe vc meu amigo …