O ex-superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegado Bergson Toledo, está de volta. Ele assumiu, no início deste ano, a direção do Núcleo de Disciplina da Superintência local, depois de um período de missão diplomática no Paraguai. Toledo foi recordista no posto de dirigente maior da PF de Alagoas – foram mais de seis anos -, época em que a instituição apresentou desempenho pífio, na avaliação da Direção Nacional.

Só para lembrar: as duas maiores operações da Polícia Federal aqui no estado – a Guabiru e a Taturana – foram realizadas sem que Toledo estivesse no comando. Com ligações pessoais notórias com o senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, o delegado sempre relcamou da falta de pessoal e estrutura para que a PF local pudesse realizar um trabalho semelhante ao que acontecia nas demais unidades da Federação.    

Na mira 

O deputado Benedito de Lira tornou-se o alvo “número um” dos integrantes do chapão, comandado pelos senadores Fernando Collor e Renan Calheiros. 

Eles estão insatisfeitos com a negociação que o presidente do PP vinha realizando, antes de sua viagem à Europa, com o governador Teotônio Vilela Filho, visando uma composição para as eleições de outubro.

Como o prefeito Cícero Almeida ameaça abandonar o barco do arrastão partidário mais amplo da história de Alagoas, o objetivo é isolar Benedito de Lira, inclusive afastando-o do prefeito de Maceió – a  quem eles querem na condição de eleitor, mas não de candidato ao governo do Estado.

Elegendo o presidente do PP como o nome a ser descartado, os comandantes do chapão se livrariam de dois problemas: o próprio deputado – que tem com Collor e Calheiros uma relação de profunda desconfiança – e deixariam, numa situação mais extrema, Almeida sem legenda para ser candidato ao governo.

De Lira é presidente regional do PP e tem a confiança do Diretório Nacional do partido.

Comigo, não, violão 

Mas o deputado federal, que este ano anunciou que vai disputar o Senado e é cotado até para ser vice de Teotônio Vilela Filho, já mandou um recado curto de grosso. Disse que não vai ser “boi de piranha”. O PP pode, sim, pular fora do chapão levando seus 32 prefeitos.

Bombeiro

Ressalte-se que, nesse momento, o empresário João Lyra tem atuado como bombeiro – depois de tocar fogo, é bem verdade. Mas ele entende que não interessa ao grupo de que faz parte o rompimento com o PP e De Lira. Além do que, a mágoa de Almeida com o chapão – exceção de Lessa e JL – é ampla, geral e irrestrita.

É federal?

Pelo sim, pelo não, o ex-governador Ronaldo Lessa já começa a se articular para, se necessário, ser candidato a deputado federal. Ele já foi avisado pela direção nacional do PDT que não terá legenda se quiser disputar o Senado.

Para o governo do Estado, ele não quer concorrer sem o apoio de Cícero Almeida e sem a prometida ajuda material – de que até agora só ouviu promessas e promessas de números até expressivos, mas são apenas promessas. Com Lessa, calculam pedetistas, o partido brizolista poderia fazer mais de um federal.

A bênção

O senador Fernando Collor, justiça se faça, assumiu definitivamente a condição de padrinho da candidatura á reeleição do seu colega Renan Calheiros. Por onde passa, e com quem conversa, o ex-presidente faz questão de reafirmar: elle vai reeleger Calheiros usando todo o seu prestígio e poder político. Que, aliás, o presidente do PMDB de Alagoas necessita como em nenhuma outra campanha eleitoral.

Uma mão…

Haverá contrapartida? Sim, se Collor – como é possível – no meio do caminho decidir ser candidato ao governo do Estado, este ano. Aí, será elle a precisar de Calheiros, junto ao Palácio do Planalto, para convencer Dilma a aceitar o ex-presidente como candidato a governador.

Senhor juiz

Os advogados Luciano Guimarães e Francisco Malaquias tomarão posse, amanhã, para dois anos de mandato como juízes do TRE. A nomeação de ambos saiu ontem no D.O. da União.

Almeida vai anunciar que não será candidato a governador
Tiago (Lampião) da Vera Cruz é condenado a 34 anos de prisão por duplo homicídio
  • FERNANDO AMORIM

    … “missão diplomática no Paraguai”, isso é o fim da picada. Certamente o seu afastamento se deu a título de “presente” pela sua inércia, inoperância, apatia, moleza e principalmente o seu comprometimento com o banditismo deste Estado. Aja vista que o seu padrinho é o todo poderoso Rei do Gado.

  • Robson

    Paraguai kkk

  • Frederico Farias

    VADE RETRO SATANÁS!!!

  • amorim

    Se já estava bom, agora vai melhorar mais ainda. Precisa-se dizer mais alguma coisa….Todos os gabirus jmais serão importunados…. ra,rárá. Só neste Estado acontece isso.

  • Cesar

    É Ricardo, será que o tempo das trevas estar por vir? Tomara que não. Eu, sendo este Senhor não pisaria em Alagoas nem em férias, já que ele não nos deixou um pingo de saudade, muito pelo contrário, nos deixou sim, bastante envergonhados!!

  • josé lamartine lemos lins

    arrumação para benificiar politicamente a quem? a quem?

    resposta: RENAN CALHEIROS

  • Marcia Soares

    Superintendente mesmo foi o Delegado Pinto de Luna.Que saudade nos povo alagoano vamos sentir!mais meu voto para o senador no delegado ´Pinto é garantido.

  • Benigno José da Graça Filho

    Pobre coitado, como ele se sentirá ao la de Homens como Dr. Janderlier.

  • alagoano triste

    Nunca saiu do estado vés ou outra eu encontro com ele nos restaurantes de Maceió, Alagoas é mesmo um estado maravilhoso para os forasteiros, não ver o Pinto de Luna agora quer ser até Senador pelo estado pra ajudar os alagoanos. kkkkkkkk….

  • hugo junior

    Isso é coisa pirata mesmo, só podia ter vindo do Paraguai… Olha é conhecidencia, exatamente em ano eleitoral, ano em que vossa magestade (renan calheiros) está prestes a ser destronado o amiguinho aparece pq será? será q agora teremos mais autuações ou atuações (atuar como atores) já vi que ninguém mais vai ser preso pela PF, Alagoas mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim, Alagoas, quel é o teu negócio o nomo do teu sócio, confia em mim… Mas todos sabem o nome do sócio kkkkkk

  • alagoano triste

    Nunca saiu do estado vés ou outra eu encontro com ele nos restaurantes de Maceió, Alagoas é mesmo um estado maravilhoso para os forasteiros, não ver o Pinto de Luna agora quer ser até Senador pelo estado pra ajudar os alagoanos. kkkkkkkk….

  • Carlos mauricio

    Caro Ricardo, implicitamente quer dizer que os taturanas continuarão a lezar o pobre povo de alagoas.

  • Carlos Alberto Leão Moliterno

    Acho que já deu para todos entenderem que enquanto o “reizinho” tiver esse poder todo em Brasília nosso estado estará condenado às trevas mais profundas. Então, qual é agora a nossa obrigação como cidadãos
    alagoanos que desejam sair da idade média a que fomos condenados por essa camarilha? Falar, denunciar, abrir os olhos, principalmente os dos colegas, amigos e parentes, e desse modo evitar que essa “praga” seja reeleita e continue a nos envergonhar. Afinal, para o Senado temos duas ótimas alternativas, pelo menos.

  • Robson

    Sério… eu achei um livro lançado em meados de 2005 do PMDB, estampado na capa o rosto do Renan, logo abaixo está escrito: “político sério e um dos mais promissores do Brasil, preza pela ética…” agora entendo que era uma obra de ficção política.

  • O Analista

    Mãe Diná: Governador (TÉO); SEN. (Heloísa e o famigerado Renan(alagoas é assim);Dep. Fed (1° Biu, 2° joão Milhão Lira, 3° Olavosóaparecenaeleição, 4° Joaquim Beltrão, 5° Nonô, 6° Carimbão, 7° Célia Rocha, 8° Rui Palmeira, 9° Augusto PC Fárias…Se o Lessa não for burro e sair pra federal ele toma essa 9ª vaga!! vamos esperar…

  • uira

    o estado é um dos piores do país nos indices sociais e divida com a união,mas a vagabundagem como iena carniceira não soltam as costela magra do faminto estado,vivem circulando as veias das alagoas sugando suas ultimas gotas de sangue,massacrando os anti-corpos(sociedade trabalhadora)e andando como se fossem as vitimas,até quando esses animais selvagens,repteis irão querer destruir o corpo de alagoas,que cada cidadão do bem ao avistalos desviem caminho para não se contaminar.

  • Michel Edmond Le Campion

    E lamentável a forma como se julga uma pessoa sem conhecimento da verdade.Quem será que iniciou o processo investigativo das operações?
    Quem convidou o Del Janderlier a participar? Um dia a verdade virá a tona e serão muitos os pedidos de desculpas!

  • Bepe Guedes

    Se ter notória amizade com Collor, Renan,Almeida, Teo, João Lyra e outros políticos, for crime, provavelmente sobraram poucos delegados no Estado, quiçá no País.

  • Zé da Silva

    Conversa de pé ouvido, do novo Sup. da PF com os prefeitos: è o seguinte, estou a serviço da ética da moral e da lisura eleitoral em Alagoas, agora me diga vc tá com RENÃO ou vc tá preso…
    Assim fica explicado a vinda do Dr. Bergson, que maravilha p/Alagoas.

  • Hudson Cavalcante Filho

    É lamentável Dr. Janderlier e o Senador Pinto de Luna respirar os mesmmos ares de pessoas comparsa dos calheiros.

  • sergio

    O FOCO DO MEU COMENTARIO É OUTRO: O Cícero faz jogo de cena e não quer ser candidato. Voces acham que o Cícero troca o Biu de Lira, por Renan ou Collor? se acham estão enganados. Quem ajudou o Cicero foi sempre o Biu e o Nonô. O Nonô é Teo Vilela de carteirinha. Sabem porque? é do DEM, e é o candidato historico da Cooperativa dos Usineiros. O João Caldas “ESTALEIRO” vai ser um dos mais votados e é TÉO. O Joaquim Beltrão, pelo mesmo motivo. O Gilvan Barros, locomotiva da “MINERADORA” é Téo. O Canuto, o Carimbão, o Chico Tenorio, o Chamariz, o Zé Costa, o Cristiano Mateus, todos já são Téo. O Wanderley (PMDB) é Téo. O Cícero não tem nada contra o Téo. AGORA, JÁ SABEM PORQUE O TÉO NÃO ESQUENTA COM NINGUEM?

  • ricardo viera de castro

    MEU CARO RICARDO MOTA O SENADOR DOS BOIS DE OURO QUE NUNCA FOI PECUARISTA E FICOU POR ISSO MESMO, REALMENTE ELE TEM MUITO PODER DE BARGANHA, E NÓIS SABEMOS COMO É ESSE PODER “$” ESSE É MEU, ESSE É MEU DE NOVO, O BERGESOM TOLEDO DE VOLTA “MEUS DEUS DO CÉU”AGORA SIM POSSO REAFIRMAR QUE RENAN CALHEIROS É O CHEFE DAS FORÇAS DO ATRASO, ” O POVO VAI DA O TROCO O POVO TA CALADO” É ESPERAR PRA VER.

  • Prof. Damião Pereira

    Sabemos da postura ética,do pacato conterrâneo Bergson Toledo,porém suas ligações com o “rei do gado” comprometem o seu trabalho,deixando-o de mãos atadas diante acontecimentos que envolvem determinados políticos,
    isso outrohora já foi comprovado,
    tomara que dessa vez seja pra valer.

  • carlos

    Este é o jogo,vale tudo Renan,tem que permanecer no senado.Afinal ele faz muito bem o jogo sujo do Presidente Lula.Renan,bom para os corruptos e péssimo para Alagoas.Bergson está de volta para o seu aconchego.Quando se aposentar seu currículo o credencia p/ o tribunal de contas Al.

  • Hagá

    Afinal uma boa notícia em Alagoas.

    Senhor juizOs advogados Luciano Guimarães e Francisco Malaquias tomarão posse, amanhã, para dois anos de mandato como juízes do TRE. A nomeação de ambos saiu ontem no D.O. da União.

  • André

    Bergson Toledo de volta a Alagoas!!! É um prêmio à inoperância e à conivência com políticos criminosos!!!
    Este “homem” desonra a Instituição a que pertence!!!

  • Justo

    Caro Ricardo, Assim como vc são as pessoas pobres de espírito! Dr. Bergson é um ALAGOANO respeitadíssimo em todo o país, representou o Brasil no Paraguai que é um País estratégico do Cone SUL, como Policial Federal trabalhou com ética e sigilo, planejou diversas operações em Alagoas e nunca fez pirotecnia. É referência nacional. Mas vc e outros gostam é de circo, esse jogo Dr. Bergson nunca fez! Só quem o conhece e quem trabalhou com ele sabe de sua competência.

  • Bruno

    Esse Bergson que o Ricardo Mota fala não deve ser o que eu conheço, Dr. Bergson Toledo da PF é um policial atuante, experiente e prático. Além de ser um grande homem. Jugar sem conhecer, somente pela conversa dos outros é lamentável, Alagoas é assim mesmo.

  • Giselle Alcantra

    Engraçado, enquanto Dr. Bergson Toledo é assediado para assumir postos importantes em vários estados Brasileiros, no seu estado existem essas figuras tentando diminuir o Homem que é o Dr. Bergson. Êita que não são só os políticos que botam Alagoas pra traz! Paciência!

  • Alagoano Triste

    Caro Ricardo Mota, lamentável suas considerações sobre Dr. Bergson, considerado um Policial exemplar, altamente operacional, respeitado dentro da instituição Policia Federal, com larga experiência. O mesmo nunca precisou da mídia nem da ajuda política para alcançar seus objetivos, agora se conhecer políticos for pecado, não conheço um santo! Paciência!!!!!!

  • SONHADOR

    QUEM SI LEMBRA DA CASA DO DR. BERGSON TOLEDO NO CONDOMINEO ALDEBARAN QUE FOI VENDIDA QUANDO ELE SAIU DE ALAGOAS PARA IR PARA O PARAGUAI , ESTA CASA QUEM COMPROU FOI O DEPUTADO ESTADUAL JOAO BELTRAO AMIGO DE RENAN CAILHEIROS O HOMEM DO QUILO DE CARNE DE BOI DE 500,00 FIQUEM BEM SATISFEITOS

  • Miral

    Dr. Bergson, policial atuante, exemplar e digno???? Vocês estão sonhando…ou é um pesadelo??? Esse indivíduo sempre fechou os olhos para toda corrupção praticada pelos políticos alagoanos!!! É UMA VERGONHA PARA A PF e para os homens de bem de Alagoas!!!

  • Ataíde

    O Sonhador aí de cima deve estar sonhando demais, Conheço Dr. Bergson e ele nunca teve casa no Aldebaran, mentir é muito feio e papai do céu briga, agora tá parecendo um combinadinho pra falar mal do cara!

  • Ferreira

    Tá bom de terminar essa rinha, deixem o cara trabalhar em paz, que perseguição danada é essa, quem conhece ou já trabalhou com o Dr. Bergson sabe de sua seriedade e retidão, agora sim, querem fazer política com tudo!

  • mario inacio

    Que retrocesso para Al. a volta desse Bergson, que nunca disse porque veio:entrou mudo e saiu calado! Não nos fez falta, durante todo esse tempo ausente, aliás só poderia estar mesmo, no Paraguai…kkk Péssima notícia para os alagoanos de bem e muito alvissareira para a turma do REI DO GADO. Muito ruim.

  • Mineirim

    Bergson Toledo de volta? Deus que nos livre, já não basta um Toledo na assembléia. Chega de maracutaias, queremos a PF trabalhando como trabalhou com o Dr. Pinto de Luna. (Mineirim)

  • carlos

    Justo,Giselle Alcantra,Alagoano Triste,Ataide e Ferreira-Pseudônimos,Voltaire cuju nome de batismo era François Arouet,empregou mais de 160 Pseudônimos.Bergson Toledo ou melhor sargenta Garcia deve ter liderado grande operação para prender o Zorro.Claro sempre em posição de destaque tambem o padrinho,Renan Calheiros-Qi p/lá de Bagidá.

  • Ferreira

    Quem será o Carlos, talvez um pseudônimo de qualque chumbeta, ou quem sabe és o próprio! Emita seu comentário e pronto, não me misture com os outros e engula minha opinião!

  • Carlos

    Perdão, Ferreira ñ quis lhe atingir,como você diz no seu comentário.Quem já trabalhou p/o Dr.Bergson ,conhece de sua retidão e seriedade e você tambem mostra a sua lealdade ao amigo.

  • Ferreira

    Prezado Carlos Mota, desculpe, Carlos não se trata de lealdade, se trata de respeito, educação e indignação as matérias que ironizam e tendenciam a degradar a imagem de pessoas do bem que não se envolvem com as maracutaias da politica e da mídia marrom e popularesca, desculpe a sinceridade! Disvirtuam a cabeça dos internautas a ponto de criar repúdio sem mesmo conhecer a história verdadeira ou permitir que a outra parte se menifeste.