O deputado Benedito de Lira, presidente do PP em Alagoas, pode ser candidato a vice na chapa do governador Teotônio Vilela Filho? 

Sim, disse o presidente nacional da CBTU, Elionaldo Magalhães. Ex-secretário de Cícero Almeida e até cotado para ser ministro do governo Lula, Magalhães conversou com vários interlocutores, nos últimos dias, em Maceió. 

Ele repetiu para todos a mesma história: Benedito de Lira foi, sim, convidado a compor na chapa de Vilela, mas não se definiu, ainda, quanto ao que fazer. A eleição para o Senado Federal, mostram as pesquisas, não seria nada fácil, o que tornaria palatável a composição com o Palácio República dos Palmares. 

E como ficaria, então, o chapão?

O alianção – ou arrastão – partidário foi formado com um objetivo original bastante claro: reeleger o senador Renan Calheiros, um dos preferidos do Palácio do Planalto. Ele é um dos fiadores da aliança PT-PMDB nacional em torno da candidatura de Dilma Rousseff.

Collor para o governo 

Então, argumenta o próprio Elionaldo Magalhães, a composição de Benedito de Lira teria, inclusive, o apoio da ministra Dilma Roussef. Ela, por sua vez, quer muito a reeleição de Calheiros, mas não aceita, em hipótese alguma, que o senador Fernando Collor seja o comandante do palanque dela em Alagoas. Detalhe fundamental: Roussef trabalha com a possibilidade de Collor, ao fim e ao cabo, ser o candidato do chapão ao governo do Estado. 

Se formar ao lado de Vilela, Benedito de Lira manteria o palanque para Dilma em Alagoas – um segundo palanque. E deixaria de ser, também, um empecilho a mais na campanha do líder do PMDB. 

Velhos aliados

E qual seria a contrapartida do grupo do governador Teotônio Vilela Filho? Não lançar nem apoiar candidato ao Senado. O governador, o que é notório nos corredores palacianos, continua apostando na candidatura de Calheiros.

(A outra possibilidade apresentada pelo grupo de Vilela é a indicação do candidato a vice pelo PP, com o compromisso do governo apoiá-lo para o Senado Federal. Neste caso, Calheiros ganharia um adversário com mais força).

Pesquisa com prefeitos

De Lira, nas conversas com os palacianos, apresentou uma pesquisa com prefeitos que o apoiam. De 38, 36 prefereriam sua aliança com Vilela.

Impossível?

É uma equação difícil de fechar, mas em política o “impossível” é apenas o quer ainda não aconteceu.

E Almeida?

Qual é a posição do prefeito Cícero Almeida? Nem os seus auxiliares mais próximos sabem exatamente o que ele vai fazer.

Almeida está muito irritado com Benedito de Lira, e ainda recebe o estímulo do João Lyra, que a aposta na possibilidade de ver o prefeito disputando o governo do Estado – sonho acalentado pelo próprio.

Silêncio

Está difícil, mas alguns dos mais próximos assessores de Almeida tentam evitar que ele se manifeste agora, quando as emoções podem levá-lo a assumir posições de que venha se arrepender depois.

Se o prefeito está – digamos – desconfiado e até irritado com Benedito de Lira, ele também não confia nos novos aliados do chapão. Sabe que ali, é cada um por si e todos por nenhum.

Vilela na Assembleia 

O governador Teotônio Vilela Filho vai à sessão da Assembléia, marcada para hoje à tarde. É a segunda vez que isso acontece, desde que assumiu o governo, em 2007. Foi naquele ano, na abertura dos trabalhos legislativos.

 

Duplicação da AL-101 Sul vira polêmica entre Renan e Vilela
Operação Muleta: Comissão do TJ começa hoje correição em São Sebastião
  • Fernando de Lima Lisboa

    Fisiologismo total. O povo é só um detalhe.

  • rodrigo

    para onde este trator de obras, o dep. benedito de lira for, alagôas só tem a ganhar. o povo aos poucos estão chegando a conclusão, êste será nosso futuro senador.

  • Povão

    É bem engraçado como se constituem “alianças” a todo instante cada um com seu propósito pessoal de se reeleger, mas o principal nessa plateia ninguem fala que é o POVÃO, ora caro Ricardo esse teatro político está virando um verdadeiro BBB cada um por si e ninguém pelo povo e todos enganando o povo… Que pena. Sinto vergonha da política daqui!!!

  • Francisco Maranhão

    O PREFEITO CICERO ALMEIDA, SABE QUE ESSE CHAPÃO ESTA FORMA POR UM GRUPO DE TRAIDORES COMANDADO POR BENEDITO DE LIRA,RONALDO LESSA E COLLOR,ELES SABEM QUE HOJE Á BOLA DA VEZ NA POLITICA ALAGOANO E O PREFEITO CICERO ALMEIDA.

  • aluisio marques de carvalho

    Isso não é um chapão, é uma esculhambação política, onde o povo é obrigado a escolher as mesmas malas para governar nosso estado.
    Prefeito, caia fora desse burussú imoral.

  • CARLOS MIGUEL

    TOMARA QUE JOAO LYRA CONVENÇA O PREFEITO CICERO ALMEIDA A DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO, PQ DO JEITO QUE ESTÁ TÁ UMA VERDADEIRA PALHAÇADA. RONALDO LESSA O POVO NAO QUER. E REPITO:O POVO NAO QUER!

  • José Roberto

    Espero que o governador não escolha Benedito de Lira, pois foi um dos que contribui para o desastre de Alagoas, bem como espero que Collor seja candidato, para colecionador mais uma derrota em seu curriculo eleitoral, terei o maior prazer em não votar nele!

  • joão luis

    O Benedito de Lira tem a idéia de candidatura única, faz muito tempo. O empercilho é a necessidade da Dilma ter um palanque. E mais: já foi dito aqui, que a dupla Téo e Renan, é a preferida esmagadora dos prefeitos(isso foi confirmado pela pesquisa do Biu, que ainda pode ter o segundo voto do Teo, caso não seja vice). O governador já sabia disso, tanto é que investe agora no corpo à corpo na capital. É Vale do Reginaldo, Orla lagunar, Clima Bom, BB, Chã da Jaqueira, etc. Já com relação às candidaturas proporcionais, o governador tá fazendo um estrago. As alianças vão de Nonô à Joaquim Beltrão, passando por Célia Rocha. O cara é sizudo, mas não dorme no ponto.

  • gustavo

    Novamente tudo será feito para garantir a eleição de Renan “Boi de Ouro”!!!!

    para garantir isso, não duvido do proprio Lula “Paz e Amor” pedir voto em Alagoas até para o José Serra!!

    O Renan ja conseguiu tirar o Ronaldo LESSE do Pareo, agora pode ser que o Biu de Lira seja Vice do Teo!

    O Lula barrou a campanha do Ronaldo que é do PDT imagina o que ele fara para que o Pinto de Luna seja barrado pelo proprio PT NACIONAL, para poder garantir a vaga do Renan no Congresso Nacional!

    Realmente Renan, eu prefiro que Alagoas seja o Primeiro estado da Federação a ter apenas 2 Senadores, do que votar em Você para ser meu representante!

    Voce com certeza seria o Campeão do BBB, pois vc consegue manipular todos, menos a mim, que sou um Cara que tenho orgulho do meu estado, por isso não voto em vc nunca!!

  • Luciano Rocha

    “Por favor, pessoal… não quero aqui tão somente lembrar que o maior compromisso que temos é com Deus, afinal no fim tudo o que fazemos em vida acaba sendo sempre entre você e o Criador, mas lembrar que o ato e fato de ser uma pessoa pública diz respeito diretamente a salvar vidas, a ser um consolador e “resolvedor” de problemas, a se propor por inteiro a tornar a vida do cidadão mais dígna e salutar possível, a ser um canal vivo de tudo o que Jesus ensinou… agora pensem, reflitam por favor sobre o que esta sendo montado politicamente, onde nos bastidores sabemos que a grande maioria que se apresenta a cargos públicos não tem a intensão nenhuma de salvar vidas, até porque não se conhecem como pessoa, alguns com certa idade nas costas e ainda verdes e sem conhecimento de existência plena, sem exercício da santa sabedoria.Não estou nem um pouco satisfeito com esse cenário, me assusta pensar que milhões estão sendo investidos apenas para garantir uma aposentadoria federal e o poder de manipular de forma injusta, errônia e criminosa a máquina pública e a boa intensão da população em geral… Que Deus tenha compaixão e intenção de intervir no coração desses possíveis candidatos e talvez líderes, pq sinceramente de outra forma não haverá política digna e empreendedora em nosso estado, em nosso país.”

  • Felipe

    Isto que esta sendo dito aqui nesta coluna não procede ,TEO fará o possivel para que o SERRA seja eleito presidente do Brasil pois se isso acontecer ele ficará fortalecido,e não dependera de bancada federal para trazer os recursos necessarios para fazer um bom governo e se ele TEO perder aqui e SERRA ganhar para presidente ele terá um ministerio,então ele ira lutar com unhas e dentes pela sua propia sobrevivência politica.

  • Ana Carla

    Ricardo, sou sua fã. Seu talento é indiscutível. Adoro quando vc realizar comentários críticos sobre os homens que comando (ou tentam) o executivo, principalmente sobre o senário político. É através da polícita que o Brasil pode mudar. Daí a importância de comentários inteligentes, mostrando nuanças nem sem perceptíveis aos novos olhos. Odeio quando vc comenta, por exemplo, sobre operação 1 ou 2. Não perca seu telento e brilho com mazelas.

  • laura alencar gusmao

    vamos fazer o melhor para alagoas Teo governador,vice Benedito de Lira,senadores Cicero Almeida e Heloisa Helena e Renan Collor,Augusto Farias e Ronaldo Lessa sem mandato.

  • Julio Silveira

    O que o PP devia fazer: Apoiar Teotonio e lançar um candidato a vice (ou só com a garantia de grandes secretarias). Aí Benedito de Lira fortalece, e muito, sua candidatura ao senado com o apoio do Cícero (q faria um belo fim de mandato na prefeitura e seria fatalmente governador em 2014). Com isso Teo seria governador (pois é menos pior que os outros!) e o senado ficaria com Heloísa e de Lira. E o melhor Collor, ReNÃO e Lessa fud….. kkkkkkkkk
    Posso sonhar ne????

  • Fabio Ferreira

    As maiores raposas da política alagoana se chamam Téo Vilela e Renan Calheiros. Dizem que brigam, que se desentendem, mas na verdade são coladinhos, políticos natos, nasceram e aprenderam com os disfarces, as caras de “bons moços”, os discursos em maioria com poucos adjetivos, bem delineados, amigáveis, que às vezes parecem ser nervosos, mas na verdade só querem transmitir ou tentar passar o transbordo de uma falsa honra.Uns aprendizes de Luís XIV.

  • Almeida

    É de causar arrepios o fato de não haver uma renovação no meu político. Há tantos anos os nomes mais aclamados no cenário político local são os mesmos. Não se deve estar limitado ao fato de alguém ser o mais articulado, como é a afirmação feita em torno de Renan Calheiros.Por que não inovar e romper com esse jogo sujo que alimenta interesses particulares? Na verdade todas as articulações são feitas de modo que esse grupo de políticos profissionais sempre se mantenha no poder. É válido ressaltar que Cícero Almeida é um exemplo renovação política, mas como surge a partir do sr.Sampaio e sr. Lyra, surge com os vícios dos demais e não aponta para inovação alguma. O problema do atual sistema político brasileiro é justamente as negociatas em torno de apoio, financiamento de campanha. O PT enquanto esteve fora do poder aprendeu muito bem essas negociatas e ao assumir emplacou o MENSALÃO. Sem levar em conta o jogo de influência no controle de estatais, agências reguladoras, BB e por último na Receita Federal. Ah Lulinha filho do Brasil!!!!

  • djalma angelo fidelis

    tem que deixar o ronaldo de fora porque ele so trouxe em 8 anos de governo a fabrica de picole caico vamos em frente theo vilela seu gov esta aprovado

  • pedro

    fora lessa,fora cico lyra…..teo na kbça o governador que trouxe mais investimentos para o estado

  • POVÃO

    ALAGOAS PRECISA EH DE PULSO FIRME E FORTE. JL NELES! ALGUEM TEM QUE PENSAR EM POLITICA E SAIR LOGO DESSE JOGUINHO DE POLITICAGEM.

    FALOU: O POVO!
    DR.JOAO LYRA DE NOVO!

  • Guilherme Feio de Almeida

    O Senhor Prefeito Cicero Almeida, é uma das pessoas mais Ingratas e arroganteS do cenário político alagoano, ele traiu o Senhor Geraldo Sampaio e vários que sempre ajudou a esse “DITADOR”.Prefeito Ciço na vida as pessoas tem que ter HUMILDADE e GRATIDÃO.Sinceramente, aqui se FAZ,Aqui se PAGA.

  • Marcos Parreco

    Eles se merecem.

  • SAMIA

    O PREFEITO PRECISA CUIDA É DE MACEIÓ:SAÚDE PSF 27% DE COBERTURA,ONDE ARACAJÚ A COBERTURA É 100%,ONDE MACEIÓ É PRA O MINISTÉRIO DA SAÚDE GESTÃO PLENA;EDUCAÇÃO DEVERIA SE ESPELHA NA DE ARACAJÚ E SER REFERÊNCIA;ASSISTÊNCIA SOCIAL QUE ATÉ AGORA POUCO ANDOU,INCLUSIVE QUE COMANDA AS VERBAS AINDA É O ESTADO,…O GOVERNO SE O PREFEITO FIZER COM AS OUTRAS ÁREAS O QUE VEM FAZENDO COM A INFRAESTRUTURA,POIS MACEIÓ VEM SENDO TRANSFORMADA DIA APÓS DIA.ALMEIDA NÃO SERÁ SÓ GOVERNADOR 2014,MAS QUALQUER CARGO:DEP.FEDERAL E ESTADUAL,SENADOR ELE GANHARÁ,PORQUE NÓS GOSTAMOS E QUEREMOS VÊ TRABALHO.

  • alagoano

    essa coisaS so pq oS besta quer eleger uma mulher q nunca fez nada pelo o seu povo, como ela diz, se fez mim falem só uma coisa pelo o estado, sim é de HELOISA HELENA Q TÔ FALANDO. CHEGA DE BLA BLA BLA BLA.

  • Manoel Bezerra

    Gostei e farei minha as palavras de Laura Alencar Gusmão em 18/02/2010 às 15:20 comentou:

    Vamos fazer o melhor para alagoas Teo governador,vice Benedito de Lira,senadores Cicero Almeida e Heloisa Helena e Renan Collor,Augusto Farias e Ronaldo Lessa sem mandato.

  • Cidadão

    Espero que o Prefeito Cícero Alemida não caia nessa, todos nós sabemos que ele está fazendo um ótimo trabalho na Prefeitura, e não será diferente no Governo. A popularidade dele é muito grande e isso mete medo aos “outros candidatos. Cisso, não vá fazer bobagem, não vá se misturar, seja firme como a Futura Senadora Heloísa. Boa sorte, pois vai precisar e muito.

  • jamesson

    O balanço que o Teo Vilela fez de seu governo do ano de 2009, hoje, foi digno de um empreendedor. Em pensar que seus inimigos o chamavam jocosamente de “preguiçoso”. Fiquei satisfeito. Teo é o cara que está mudando a matriz economica e politica deste Estado. Votarei no “Jereissati das Alagoas”. O PP deve indicar o vice, sim. E daí?

  • João Vitor Moreira

    Ricardo, gostaria de salientar que o Diretório Municipal do PP de Capela vê com bons olhos a aliança em questão.

  • Thiago José

    A bola da vez para o governo de Alagoas é Cícero Almeida. Em 2014 as chances de Almeida caem 75% e será dificil se eleger governador se o eleito de 2010 conseguir fazer um bom governo.

  • mario inacio

    É tudo “farinha do mesmo saco”! Precisamos renovar e, votar nos políticos limpos e que nos representem bem, temos ainda nomes ilustres:H.H E PINTO DE LUNA, a hora é essa! Nós, enquanto, formadores de opinião, temos o dever cívico e moral de fazer esse trabalho de conscientização, levando em consideração o alto índice de analfabetismo de nosso Estado. Vamos à luta. Pra governador, é uma vergonha,os personagens que se apresentam: as mesmas figurinhas carimbadas, vamos votar em branco! infelizmente, até agora não surgiu um nome digno.

  • Voltou faltar água.

    Governador Teotonio Vilela, voltou a faltar água hoje durante o dia e agora a noite nem sombra d’água na Ponta Verde e Jatiúca. Vê se resolve o problema, pois moramos em residências e fica difícil comprar um caminhão com 16.000 litros de água para descarregar apenas 1/2.000 lts, que é a capacidade média de cisternas. Como os caminhões que vendem água não querem esperar que se bombeia água da cisterna para o caixa elevada e muito menos que descarregue o caminhão em 3/4/5 casas, ficamos no prejuízo e sofrendo por falta de água. Só queremos um pouco de água, pois desde janeiro que a água sumiu. A CASAL deveria ter uns 10 caminhões para abastecer as residências e cobrar a água fornecida, ninguém quer de graças não. Ajuede governador.

  • uira

    acho que as pessoas não notaram que a unica oposição que existe para esse grupo de salafrario,é a heloisa helena, até o ciço tá em coloio a bandalheira,sua omissão diz tudo,não tem voz própria,escolha própria o grupinho é quem dita as regras pra ele. H.H.é a unica que não tem o rabo preso.

  • Solução? É óbvio.

    Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia, mas os governantes do pensar pequeno, nem aí para os pobres. O Nordeste com seus 53.000.000 de habitantes, com o maior bolsão de miséria no Sertão, os que passam FOME, e que pouco se faz para minimizar o grave problema social, se aproveitando pouca água ou quase nada dos 95.000.000.000 de litros/dia de água (1.100m³/”) que despeja no Oceano Atlântico, poderíamos produzir com forragem hidropônica de milho, 30 kgs/m²/quinzena, de massa verde = 600 t/ha/Mês = 7.200 t/ha/Ano!!!, podendo criar 5.500 cabras, produzindo 27.500 lts/leite/dia e 6.900 @/carne/ano na mesa do Pobre = Zero de Mortalidade Infantil e Zero Fome. É bastante 1 ha por município e o IDH melhora, mas os cabeças de bagre só pensam em pagar R$ 751 Bilhões de Juros!!! Compete a vc. Eleitor, votar certo em 2010, se quizer mudar.

  • Valdeck

    Até outubro, vamos ouvir falar de tanto nome para compor esse chapão, está claro que aventando nomes, entram em evidência na mídia e de graça, chegam aos ouvidos do povo, que fica com os nomes no inconsciente coletivo martelando. Só espero que com esse vira e mexe de nomes, o povo saiba votar dando o troco a alguns que tripudiam da inocência,ignorância e alienação.

  • Valdemir

    Estamos vivendo um verdadeiro jogo especulações políticas. O lamentável é saber que as negociações não visam o melhor para Alagoas, mas para salvar a candidatura de um Senador que provoca vômitos e nojo quando aparece na TV, subestimando a inteligência e a memória de poucos alagoanos. Na verdade, este candidato tem dois palanques que representam situações, pois não existe oposição em Alagoas.
    Teremos em outubro de 2010, Téo e Collor. Nesta gotícula política, precisamos lembrar de um passado (de 20 anos) que envergonhou Alagoas diante do Brasil, e este no cenário internacional.
    Cícero Almeida precisa estudar um pouco, encerrando o seu Governo, deveria estudar um pouco mais para ter um esqueleto de candidadato ao Governo. É um homem que mostrou trabalho, embora esteja pecando em algumas áreas essenciais, deixará Maceío aparentemente com outra face estruturante. É um nome que deve ser trabalhado para o futuro. O Prefeito também deve observar a quem deve apoiar, deve esquecer estes tais de Collor e Renan, bem como este falso aliado chamado Ronaldo Lessa. Nenhum deles estava ao seu lado nas eleições para o seu primeiro mandato. Ele deveria ficar neutro e usar a inteligência política de seus poucos bons e fiéis assesores.

  • SORAYA

    Ontem na Assembléia Legislativa, o governador desmentiu informação dando conta de que teria fechado acordo com o deputado federal Biu de Lira, “O meu vice continua sendo o Wanderley”, disse o governador, ressaltando, contudo, desejar o apoio do deputado.

    A realidade é que só saberemos quem vai ser candidato no prazo final das convenções. E, até mesmo nas vesperas do pleito.

  • Palavras sábias c/resultados.

    Disse o Ministro Joaquim Brito do Supremo Tribunal Federal: “O judiciário tem parcela grande de responsabilidade pelo aumento da corrupção no país”, e mais na frente respondeu sobre a descrença na política, foi taxativo: “Tal como é praticada no Brasil sim, porque a impunidade no Brasil é planejada, é deliberada, as instituições concebidas para combatê-la são organizadas de forma que elas sejam impotentes, incapazes na prática de uma ação eficaz, falo especialmente dos Órgãos cuja ação seria mais competentes em termos de combate a corrupção, especialmente o Judiciário. A Polícia e o Ministério público, suas manisfestas deficiências e seus erros pontuais, cumprem razoalvemente”. Palavras sábias em entrevista a Jor. Carolina Brígido.

  • darlan ( coruripe)

    olha Ricardo suas materias são otimas todos os dias entro no site para lê, da nojo ao ver que esses politicos de meis tijela so se importa com seus interesses particulares e se esqueçem do povo que colocam eles lá, nao queremos mais esse ladões no poder vamos mudar nos alagoanos temos mautridade pra isso, Renam Collor lessa Bil de lyra tudo fora, agora é a hora de HELOISA HELENA PINTO DE LUNA E TEO VILELLA ALAGOAS PRECISA MUDAR E NOS VAMOS FAZER ESSA MUDANÇA ACONTECER
    TODOS POR ALAGOAS!!!!!!

  • Carlos Eduardo

    Isso não passa de uma palhaçada… todos nós sabemos que Benedito de Lira, Renan Calheiros e Teotonio Vilela são “amigos, irmãos” esse jogo sujo e vergonhoso não passa de ser uma verdadeira rasteira em Ronaldo Lessa, com isso continua tudo do jeito que tá (na mesma porcaria) o povo alagoano merece os políticos que tem, merecem a miséria que estão passando, merecem a “insegurança pública”, não acordam porque não querem!!!

  • Gallo

    Dilma Roussef não tem moral para dar as cartas nem ser Presidente do Brasil; é só ver o seu passado de armas na mão assaltando banco. Os fins não justifica os meios. Quem serão os seus Ministros? Fernandinho Beira Mar, Zé Dirceu,Delúbio,Arruda.
    Dilton Simões Presidente!!!!! Rsrsrsrsr

  • Uuuuuuuuuuiii

    Eu acho é tome!
    Alguns estão indecisos com o posicionamento dos grandões da política alagoana e sua chacota de parlapatões!
    Não se admirem e não se surpreendam, são todos aliados!