A articulação para a eleição, já no Sábado de Zé Pereira, de Galba Novaes e aliados para a Mesa Diretora da Câmara teve a participação direta do prefeito Cícero Almeida. É, explicam assessores do prefeito, uma ação preventiva. 

Além de servir ao grupo hoje majoritário na Casa de Mário Guimarães e ao vereador-candidato Dudu Holanda (atual presidente), a antecipação da eleição da Mesa visa: blindar o prefeito Cícero Almeida, caso ele seja candidato em outubro deste ano, deixando a vive, Lourdinha Lyra, refém da Câmara; e evitar, também, que, em pleno ano eleitoral, o deputado Marcos Barbosa, consiga se articular para garantir o controle da futura Mesa Diretora.

Almeida e Barbosa se odeiam. O deputado tem voz ativa na Casa através da mulher dele, vereadora Silvânia Barbosa, que integra a atual direção da Câmara – mas ficou de fora da chapa que será eleita no sábado.

O único nome com o qual Almeida não concordava, para a eleição, era do vereador Francisco Holanda, que será o primeiro vice-presidente. Novaes ponderou que o apoio do experiente Chico Holanda seria fundamental para que plano desse certo – o prefeito topou.

Os integrantes do chamado baixo clero  e da oposição só ficaram sabendo da articulação ontem. Os vereadores “sem voz”da base governista receberam o recado: ou bancam a decisão do grupo de Almeida e Galba ou ficarão sem direito a indicar cargos na prefeitura – além de outras guloseimas próprias do poder.

Não houve defecções.

O futuro presidente da Câmara, é importante destacar, já conta com o apoio do senador Fernando Collor – a quem é muito ligado – nessa nova empreitada política.

O ex-presidente, por outro lado, é um dos empecilhos – um poderoso empecilho – para que Almeida deixe a prefeitura e seja candidato ao governo do Estado, seu atual sonho de consumo.

O prefeito, muito dificilmente, vai contrariar o senador pelo PTB de Alagoas – considerado um inimigo implacável e vingativo, tudo o que Almeida teme.

Pergunta: Se Almeida encarar a disputa, Galba fica com ele ou com Collor?

O outro gigante da política local – e nacional – que não quer ver o prefeito Cícero Almeida como candidato ao Palácio República dos Palmares é o senador Renan Calheiros, hoje vestindo a camisa de “Lessa governador”.

O líder do PMDB no Senado até aceitaria que o prefeito entrasse nessa disputa. Desde que o ex-governador seja op seu vice, o que parece pouco provável – mas não é impossível.

O prefeito, segundo a sua assessoria, não viaja a Brasília, hoje, para participar da festa do PDT de Lessa, que oferece comes e bebes ao PP, PMDB e outras legendas da base aliada do presidente Lula.

 

Muleta: Santana do Ipanema também deve ser investigada pelo TJ
Promotor diz que edital de convocação da eleição da Câmara "é nulo"
  • paulo francisco

    ENTAO ISSO QUE DIZER QUE ALMEIDA NAO CONFIA EM JL NEM MUITO MENOS NA LOURDINHA LYRA, MAS TBM TEM UM POREM E SE GALBA FOR ELEITO DEPUTADO AI QUEM VAI PRO PODER E CHICO HOLLANDA QUE ALMEIDA TBM NAO CONFIA OU EU ESTOU ENGANADO OU ESTOU LOUCO MAIS O PREFEITO NAO CONFIA EM NINGUEM OU SERA QUE ELE E QUEM NAO TEM PALAVRA E HONRA SEUS COMPROMISSOS.

  • paulo francisco

    COMO SEMPRE E O TIO, E O PAI, E O IRMAO, E A MULHER E ASSIM TEMOS NA CAMARA UMA VERDADEIRA LINHA DE HERDEIROS DESCENDENTES E ASCENDENTES E POR ISSO QUE EM 2010 E HELOISA HELENA NELES AI EU QUERO VER VCS FAZERAM MANOBRA OU CONVENCER O POVO EM NAO VOTA NA NOSSA SENADORA.

  • LUIS DANTAS

    ESSES HOLANDAS SAO COMPETENTES JA ERAM FORTES SEM ESSES ACORDOS AGORA COM ESSES APOIOS GALBA,ALMEIDA,DAVINO,CAMELO COM CERTEZA SERA UM DOS MAIS VOTADOS PARABENS HOLANDAS VCS MERECEM JA QUE TIVERAM O MANDATO ROUBADO NESSA LEGILATURA NA ASSEMBLEIA

  • Simplicio

    É só maracutaia destes políticos parasitas, o eleitor conciente que não come capim, sabe

  • Simplicio

    Isso é só maracutaia destes políticos parasitas, mas o eleitor conciente vai dar o tronco nas urnas, colocando esse bando de safasdos pra fora da política. Alagoanos de bem lemdre-se que temos o poder em nossas mãos, vamos de uma vez por toda aniquilar, os Renans, os colllor, os lessas os almeidas, os holandas os liras,são tudo uma cambada de mafiosos, farinha do mesmo saco.

  • fred

    O senhor prefeito CIÇO*TATURANICO*ALMEIDA vem mais uma vez mostrar o seu outro lado, se é que politico tem outro lado, pois sabemos que polticos são todos iguais. Esse é o CORPINHO cujo poder subiu na cabeça, e pasmem muita gente acha ele o MELHOR PREFEITO, mas uma pegunta: A SUA VIDA MELHOROU, VOÇE TEM UMA CASA BOA PARA MORAR.

  • fred

    Estamos diante de um verdadeiro senhor maldade em Maceió, pois o nosso prefeito CIÇO*TATURANICO*ALMEIDA estar usado todos os meios possíveis e imaginavel para chegar ao PODER.

  • Arabutan, assim é demais!

    Pior do que isto, é a falta de água há + de cinco dias ininterruptos em Maceió, estamos vivendo essa barbárie e nenhum político, seja prefeito de Maceió, seja vereador de Maceió, seja governador do Estado de Alagoas toma as providências cabíveis e não discartamos o Ministério Público Estadual. É impressionante, nenhuma Autoridade em defesa da população! Esta é a realidade dos fatos.
    Já cansamos de pedir providências a CASAL e sempre com informações desencontradas, com gerenciamento de desculpas, é uma barbárie cometida contra a população de Maceió (Idosos e crianças), principalmente os moradores dos bairros da Pajuçara, Ponta Verde, Ponta da Terra, Jatiúca, Poço… Não é assim que se trabalha e muito menos se planeja!

  • juiz

    Cambada de cães sarnentos. Veja o Chico Holanda. Aceita ser humilhado por qualquer um, para não deixar de “poder” gastar de dinheiro da Prefeitura. Alguns aceitam até tapa na cara. O Galba e o Dudu se locupletam nas benesses públicas e fazem discursos falsos com a cara dura. Diga-se de passagem, tudo isso, com o apoio da mídia. O ‘carequinha’ deve estar babando, e outros “campeões de audiência” do jabá. Pasmem os senhores, até Heloisa e Ricardo capitulam, em meio a tanta safadeza, para não prejudicar a candidatura da futura senadora. E o Oscar? quem? meu DEUS!! Só resta a Tereza, mas se abrir a boca, o mundo cai em cima dela. Vamos apedrejar essas ideias!

  • José Monteiro da Silva Filho

    Lendo com atenção e meditando, fico surpreso ao descobrir que desde que me entendo por gente, aqui em Alagoas, nada mudou, é como se vivessemos ainda no tempo colonial dos senhores de Engenhos. Mas, lendo sobre os outros estados, me surpreendo mais ainda, pois os feudos políticos estão encrustados como parasitas sugando a árvore, que aqui no caso, é a grande população brasileira, e isso fica exposto de forma vergonhosa, ao vermos o Lula, (menas laranja), transformar o Brasil em um grande curral eleitoral, ao oficializar a compra de votos, com o famigerado Bolsa Família. Não tem jeito, essas marzelas já fazem parte da cultura política nacional, é de tal forma, que nem o povo pode reagir, pois uma grande parcela da população está dominada. Ta dominado, ta tudo dominado.

  • Robson

    Um professor muito sábio me disse “em Alagoas as coisas só acontecem com desvio de conduta e de dinheiro”.

    Ricardo Mota,Quem vai levar o estandarte do bloco carnavalesco “banda pobre”? Possivelmente, já foi trocado o rei momo pelo bobo da corte.

    Na ala dos corruptos vai ter suborno. No final da festa, quem vai limpar a sujeira, sambando?

  • Robson

    Calheiros, holandas, lyras, melos, carregam o gene nefasto no couro. Mas essa patologia além de ser hereditária é infecto contagiosa, almeidas e etc. Agrotóxicos neles!

  • SHEYLA

    O PREFEITO DEVERIA PREOCUPA-SE COM EDUCAÇÃO,SAÚDE,SEGURANÇA,ETC..A DEFENRORIA EM NOTA DE REPÚDIO COLOCOU TER MACEIÓ GESTÃO PLENA DE SAÚDE,FALTA POSTOS DE SAÚDE,REMÉDIOS,PROFISSIONAIS,ETC….ATÉ PSF QUE EM ARACAJÚ COBERTURA 100% AQUI EM MACEIÓ 27% DE COBERTURA,ISSO GERA HGE SUPER LOTADO,OU SEJA O PREFEITO NÃO CUIDADA SAÚDE DO MUNICÍPIO.EDUCAÇÃO ENQUANTO ARACAJÚ É REFERÊNCIA,EM MACEIÓ NÃO VEMOS MELHORA.EXEMPLO DISTO EU COMO MORADORA DO BAIRRO DE BEBEDOURO UTILIZOU A BIBLIOTECA DA SEMED PELA MANHÃ PARA ESTUDA,É MUITO ABANDONO,ATÉ O MINIMO UMA SALA AGRADÁVEL,CHEGANDO LÁ ENCONTRO UMA SALA QUENTE,UMA CHEIRO INSUPORTÁVEL E IMPOSSSÍVEL DE ESTUDA.PORQUE OS DOIS ARCONDICIONADOS DA SALA PRECISAM SER TROCADO A MESES.O PREFEITO PELO VISTO PRECISA ARRANJA UM ADMINISTRADOR,POIS SE DENTRO DA PRÓPRIA CASA SEMED EXISTE ESTE DESCASO,OMISSÃO E CUIDADO COM AQUELES QUE PROCURAM A BIBLIOTECA.IMAGINO EU COMO ANDA TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICÍPAL.E SEGURANÇA É SÓ ASSISTIR NOTICIÁRIO VÊ AS ESCOLAS SENDO ARROMBADAS,ROUBADAS E ALUNOS,PROFESSORES E FUNCIONÁRIO A MERÇE DOS BANDIDOS.E O PREFEITO PREOCUPADP ELEGER MESA DA CÂMARA E SER ELEITOR GOVERNADOR.MACEIÓ PREFEITO É MAIS QUE INFRA-ESTRUTURA.

  • carlos

    ENQUANTO ISSO OS MORADORES DO BAIRRO CHÃ DA JAQUEIRA DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ,RECEBE O GOVERNADOR TEOTÔNIO E REINVIDICA DESTE MAIS ESCOLAS,MAIS POSTOS DE SAÚDE,MAIS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.OBRIGAÇÃO ESTA DO PREFEITO DE MACEIÓ QUE RECEBE VERBAS FEDERAIS PARA SAÚDE E PARA EDUCAÇÃO.PREFEITO MUDE DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO SE O PROBLEMA É MAL ADMINISTRADORES.

  • Povo

    Isso é um absurdo!!!!
    Onde vamos chegar com esse faz de conta! vereadores esqueceram da Lei do vereador João Luiz que acabou com a eleição antecipada na Câmara? Atenção MP a Lei existe!!!

  • fabiola aguiar

    meu amigo ricardo mota, isso é uma vergonha, chico holanda foi humilhado pelo prefeito, dudu deu cargos da mesa para o galba com medo dele, oscar de melo falava que não entrar no jogo sujo da politica, silvio camelo honre o nome do seu pai, galba novais o seu pai ali era um vereador de respeito, MP por favor anule mais essa VERGONHA, o concurso da camara GALBA NOVIAS era o 1º secretário e agora sera o presidente, prefeito o collor vem ai.

  • CAMORIM

    Essa eleição deveria ser para Rei Momo e não para Presidente da casa, isso é uma grande palhaçada desses vereadores desocupados, essa eleição é como um cheque pre-datado, só serve para garantir os acordos espúrios, feitos entre o atual Presidente da casa, o Galba e o Prefeito de Maceió. MP, acabe com essa palhaçada dos Vereadores.

  • o.deperoba

    E é cadastro de reserva ?

  • alagoano

    TUDO ISSO POR CAUSA DA ELEIÇÃO, TEM ALGUM ESQUEMA POR BAIXO. ENQUANTO ISSO O GOVERNADOR VAI INAUGURANDO INDÚSTRIA, NOVOS EQUIPAMENTOS PARA POLICIA, REDUZINDO A MORTALIDADE, FAZENDO REUNIAO DE BAIRRO PRA VER OS PROBLEMAS. ENQUANTO ISSO ESSE PREFEITO FAZENDO SUA FESTINHA.. ISSO TEM Q PARAR.

  • Brandão

    O modelo de gerir a política em Alagoas é baseado na inquisição, obsoleto, imposição unilateral no qual a barganha é o critério balizador das decições extremamente vergonhosas e desonestas. Não se explora a escravidão, agora se explora os pobres, as velhas e eficazes práticas de corrupção consetida. E quem não era passa a ser, e invariavelmente, a mente destes num delírio insano pensam que o roubo é o caminho do político alagoano justiceiro. Essa articulação dos vereadores citados é um afronte a inteligência do maceioense.

    obs: Demorou para o gerenciador do site perceber que exigir login para comentar não é uma boa idéia.

  • Arabutan

    Só pra lembrar, hoje dia 11/02/2010, estamos no 6º dia consecutivo SEM ÁGUA na Ponta Verde, Pajuçara, Ponta da Terra,… RM ajude, tem algo de errado e com certeza o governador Teotonio Brandão Vilela não é sabedor. Grato em nos ajudar!

  • Falta água.

    Falta água na Ponta Verde, é por falta de políticas públicas, sabemos que a bomba estourou no governo Teotonio Vilela, mas temos de cobrar, infelizmente é o governador, como também a necessidade de captar água do rio São Francisco, o que até hoje nada se falou, e muito menos se tem algum projeto neste sentido. Enquanto isto o povo sofre, os idosos sofrem, as crianças sofrem e todos sofrem, mas como solução só resta o milagre de DEUS, fazer o que? Esperar pela ajuda e sensibilidade do Blog Cidadania RM e que o governador resolva o problema.

  • Edinaldo Afonso Marques de Mélo

    Quando uma pessoa não consegue confiar em si, terá enorme dificuldades de confiar nos outros. A confiança é interpessoal. E a base da CONFIANÇA é a CONFIABILIDADE, que é uma mistura de CARÁTER com COMPETÊNCIA.
    Edinaldo Marques
    http://www.blogdoprofessoredinaldo.blogspot.com

  • jobson

    Legisladores profissionais em legislar em causa própia, sem criatividade para melhorar a cidade e os habitantes.Ha necessidade de uma grande renovação, excluindo os filhos, netos, bisnetos e cõnjuges dos politiqueiros.Onde enterram o estúpido duodecimo? A câmara é imóvel velho estreito parace uma budega.Tenham vergonha, respeitem a população que pagam I.P.T.U carissimo para ser mal aplicado no legislativo.

  • carlos

    Raposas politicas ,Galbinha Novais e Duduzinho holanda para suas negas.Dizem que são muitos “articulados”,para que.Para o bem deles mesmos e para Maceió.zero a esquerda nada contribuem para saúde,educação,saneamento básico etc.

  • Marco

    Quem te viu quem te ver, ein, Oscar de Melo… Dentre outros… a classe jornalística sensacionalista e oportunista da publicidade se lançam como candidatos… Contar capsulas e entrevistar pobre preto preso qualquer um sabe fazer… explorar a violência é lucrativo ein… será que existe interesse em acabar (controlar) com ela… difícil nesse meio é manter a ética profissional… meus reconhecimentos Ricardo Mota, fique certo que você contribui como jornalista sério que é, para o avanço e desenvolvimento da crítica política alagoana.

  • Tudo farinha do saco só!

    Qual o melhor candidato a pré- candidatura, é difícil falar em política! Mas as postuladas até agora, estão sujeitas a análise ética pelo ELEITOR, mesmo pq. a 1ª foi de RONALDO LESSA, que até hoje não prestou contas das Letras Inválidadas pela Justiça e consolidadas na Dívida com a União, como tbém dos R$ 495 milhões recebidos face consolidação, dos + de R$ 40 milhões do FECOEP e da substituição dos canos de 450 mm p/ 100/150 mm de Belo Monte a Jacaré dos Homens através da Casal! A 2ª análise a de CÍCERO ALMEIDA, que está envolvido na Operação Taturana, segundo a mídia, a Polícia Federal tomou + de R$ 550.000,00 de empréstimos com aval e pagamento pela própria ALE e dos R$ 5/10 milhões que movimentou em conta bancária pessoal a título de sobra de campanha! Essas duas são as postas no momento ao governo do Estado, com essa gama de inquéritos, processos, o ELEITOR ainda vai votar em candidatos comprometidos com ilícitos penais!

  • carlos roberto

    Isso que é complicado essa politica não muda: mesmo nomes mesmos trambiqueiros mesmas safadezas, cada um procurando se arrumar e deixando saúde ,segurança e educações na pior condições e sem atenção…Ciço tarturanico Almeida aprendeu rapido com os cobras da politica,só não dar ateñção alguns bairro como o conj,graciliano ramos que esta abandonado, quando chove enche as ruas e as casa, as tubulações obstruidas e absoletas, não tem onde a agua ir…mais a comunidade espera o mesmo com sua cara lisa.