Após fazer levantamento sobre as ações ajuizadas contra a Prefeitura de Maceió e o governo do Estado, a Defensoria Pública emitiu nota oficial repudiando as declarações recentes do prefeito Cícero Almeida tendo como alvo os integrantes da instituição.

A manifestação, publicada integralmente, abaixo, explica a atuação dos defensores nas Ações ajuizadas contra as Secretarias de Saúde de Maceió e de Alagoas, a grande maioria solicitando medicamentos para a população de baixa renda.

“Em razão das ilações propagadas pelo Prefeito de Maceió, Sr. Cícero Almeida, afirmando o uso político da Defensoria Pública contra si, bem como asseverando o recebimento de valores pelos Defensores Públicos nas ações ajuizadas contra o Município de Maceió, venho, pela presente, repudia-las:

01 – Ao Município de Maceió, por possuir gestão plena da saúde pública, caberia a administração de todos os postos, hospitais e maternidades localizados na capital, bem assim a realização de cirurgias e exames e o fornecimento de medicamentos à população que necessite da saúde pública;

02 – Com efeito, em que pese tamanha atribuição, o Município de Maceió não vem cumprindo com suas responsabilidades, tanto é assim que, nos últimos 02 (dois) anos foram ajuizadas 2017 (duas mil e dezessete) ações, com o objetivo de salvaguardar, perante o Judiciário, um direito sagrado e constitucionalmente consagrado, que seja, o direito à saúde;

03 – Das mencionadas ações, 1135 (um mil, cento e trinta e cinco) foram ajuizadas contra o Estado de Alagoas e 882 (oitocentos e oitenta e duas) contra o município de Maceió – em que pese ter o Município de Maceió gestão plena da saúde pública – fato que desmente a absurda a alegação de uso político da Defensoria Pública;

04 – Das mencionadas ações judiciais, cerca de 70% (setenta por cento) refere-se a medicamentos para o tratamento de doenças como câncer, diabetes, hepatite C, glaucoma e doença pulmonar crônica, patologias sérias, que causam risco de morte e que merece uma ação urgente da Defensoria Pública e do Poder Judiciário;

05 – Sobre tais demandas recorrentes na Defensoria Pública, no dia 05 de outubro de outubro de 2009, o Município de Maceió e o Estado de Alagoas, perante a Corregedoria Geral do Poder Judiciário alagoano, comprometeram-se a apresentar, no prazo de 90 (noventa) dias, protocolos clínicos a possibilitar o fornecimento de medicamentos objeto das mencionadas ações, o que não fora feito até a presente data, evidenciando ser da total responsabilidade dos referidos entes o grande número de ações ajuizadas, todas, ressalte-se, julgadas procedentes pelo Poder Judiciário; 

06 – De mais, assevero que nenhum Defensor Público recebe valores em razão do ajuizamento de ações, sendo o valor da sucumbência revertido ao Fundo de Modernização da Defensoria Pública do Estado de Alagoas – FUNDEPAL, montante esse que somente pode ser utilizado para a modernização, viabilização e execução das ações desenvolvidas pela instituição, havendo pedido expresso neste sentido em todas as petições o que se afigura legítimo e legal, conforme art. 67 e seguintes da Lei Delegada n.o 23 de 15 de abril de 2003, configurando-se, pois, caluniosa a ilação difundida pelo Prefeito de Maceió, Sr. Cícero Almeida; 

07 – Por fim, assevero o destemido e inarredável compromisso da Defensoria Pública com os princípios éticos e legais do Estado Democrático de Direito, sempre com o objetivo de proteger a população carente de nosso Estado contra ofensas a seus direitos. 

Maceió-AL., 09 de fevereiro de 2010. 

Eduardo Antônio de Campos Lopes

Defensor Público Geral”

Câmara tem sessão nesta quarta-feira e pode realizar eleição da Mesa no sábado de carnaval
"O PDT não é hospital de candidatura", diz dirigente do partido
  • CAMORIM

    Nunca falta verba para festas e divulgação da imagem do Prefeito e do Governador, mas, quando se trata da saúde dos mais carentes, que é uma coisa que não dá visibilidade e nem votos, a verba é sempre curta. Vamos divulgar o endereço da Denfesoria Pública, para que mais gente possa procurar os seus direitos.

  • monica lins

    Esse prefeito se acha Deus, toda hora quer desmoralizar a justiça, assim como fez na Taturana mentiu e não explica os dez milhões encontrado na sua conta. É um absurdo.

  • Simplício

    Imaginem que esse Cicero Almeida, não faz nada pela saúde do município, como vai fazer alguma coisa pela saúde do estado. É esse imbecíl que quer ser governador. Espero que os comedores de capim, criem vergonha na cara e não votem nesse demagogo, junto com o mafioso Lessa.Juizo povo alagoano, vamos mudar a história deste estado, anulando esses parasitas de uma vez por toda da politica alagoana, o poder estar em nossas mãos.

  • MARY

    DEFENSORES PÚBLICOS FAZEM JUS AO SEU SALÁRIO, PELO MENOS SÃO OS ÚNICOS, JUNTOS A ALGUNS JUÍZES QUE TRABALHAM PARA A POPULAÇÃO POUCO OU NADA ABASTADA DE NOSSO POBRE ESTADO! PARABÉNS DEFENSORES, PARABÉNS! VOCÊS ALÉM DE GARANTIR O DIREITO DA POPULAÇÃO MAIS EXCLUÍDA, FAZEM COM QUE TENHAM DIGNIDADE E CIDADANIA!

  • JOSÉ ÉDSON

    ESSE PREFEITO CIÇO TEM CORAÇÃO DE PEDRA NÃO ESTÁ NEM UM POUCO PREOCUPADO COM NOSSOS IRMÃOS ENFERMOS. ELE SÓ TEM UMA PREOCUPAÇÃO: COM ASFALTO E CONCRETO PORQUE OBRAS, PRINCIPALMENTE DE FACHADAS, DEIXAM MUITOS DIVIDENDOS PARA SEU BOLSO QUE É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO SEU CORPO.

  • Alexsandro

    Definitivamente o Prefeito mexeu com fogo! A posição da defensoria deixa claro que o Cícero Almeida deveria ter ficado calado nesse assunto. O pessoal vem fazendo um belo trabalho e não pode um desavisado querer desmerecer profissionais sérios e comprometidos.

  • Carlos

    Naum eh o primeiro caso, o Ministério Público precisa fazer uma devassa na Prefeitura de Maceió: Esse prefeito naum cumpre atos de ofício. Dezenas de processos se amontoam em seu Gabinete meses à fio, sem seus atos. Eh um desrespeito ao cidadão e à sociedade. Imaginem se essa Exª for mais alguma coisa.

  • SHEYLA

    O DEFENSOR TEM RAZÃO O MUNICÍPIO QUE TEM GESTÃO PLENA DE SAÚDE,E COM CERTEZA RECEBE VERBAS FEDERAIS PRA MANTER POSTOS,HOSPITAL,MATERNIDADE,…E VERMOS A POPULAÇÃO SUPER LOTANDO HGE,POIS NOS SEUS BAIRROS EXISTEM POSTOS DE SAÚDE INSUFICIENTES,E AO PENSAMOS QUE EM ARACAJÚ-SE A COBERTURA DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)É 100%.UM PROGRAMA QUE EXISTE PRA PRESTAR UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE,INTEGRA E HUMANA EM UNIDADE BÁSICAS MUNICIPAIS,GARANTIDO O ACESSO A ASSISTÊNCIA E Á PREVENÇÃO A SAÚDE.PARA ISSO PRECISA FORMA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMPOSTA:MÉDICO,DENTISTA,ENFERMEIRO,PSICOLOGO,ASSISTENTE SOCIAL E AGENTES COMUNITÁRIO.O PREFEITO FEZ UM CONCURSO PRA AGENTES DE SAÚDE,MAS PRA OS OUTROS PROFISSIONAIS NADA.E QUANTOS POSTOS DE SAÚDE FORAM CONSTRUINDOS,POIS SÃO ARÉAS ENORMES E A POPULAÇÃO CRESCE DESODERNADAMENTE.MAIS O QUE VIMOS FOI O INTERESSE MAIOR DA PREFEITURA É MANTER AS OSCIPS,OU MELHOR “SERVIÇOS PRESTADOS”.VERBA TEM E MUITA FALTA INTERESSE,VONTADE E QUE OS ORGÃO FISCALIZADORES:MP,DEFESORIA,JUSTIÇA COBRE,INVESTIQUE E PUNA OS RESPONSAVEIS PELO DESCASO TRATADO A SAÚDE.

  • mauro

    O concurso da saúde vai chama só esses gatos pingados,desde setembro não foi chamado mais ninguém.O prefeito sabe que Maceió tem uma população grande e o número de vagas oferecidas por região foi pouco.A prefeitura precisa construir mais postos de saúde.E nomea concursados e não manter serviços prestados.

  • carlos

    O defensoria deveria aproveita e investiga o porque o prefeito mantém oscips.Qual o real interesse na manutenção de oscips,pois são contratos caros e que sobrevive nos quadros da prefeitura a anos.E é uma prática corriqueira,mas ilegal;onde pra engana a lei muda-se os nomes da oscips,mas os “donos” são os mesmos.

  • luis

    Prefeito, o social não é o seu forte. Agora lorotar contra o único amigo que o povo tem, que é a Defemsoria Pública? é demais. Seus postos de saude não funcionam. Não há remedios. O PSF está em apenas 27% de Maceió. Aracajú é 100%, fora a educação, que lá é referência. Já viu? calçamento com verbas federais, que segundo o Canetinha, é de autoria do Biu de Lira, não resolve tudo. O HGE não aguenta.

  • Edinaldo Afonso Marques de Mélo

    O prefeito somente poderia ter feito uma acusação como essa aos defensores públicos, se tivesse PROVAS CONCRETAS do recebimento de valores por parte dos defensores. Como não as tem, era melhor ter determinado o combate as causas do problema. Isso pode trazer complicações judiciais. Há uma frase que diz: “No mundo animal, a vítima é o bicho lento que não controla os movimentos. No mundo humano, a vítima é a pessoa rápida que não controla as palavras”.
    Edinaldo Marques
    http://www.blogdoprofessoredinaldo.blogspot.com

  • SAMIA

    LUÍS,COMO VOCÊ COMENTOU O PSF EM ARACAJÚ-SE É COBERTURA 100% E EM MACEIÓ 27%,AGORA LEMBRETE AS VERBAS DESTINADAS PRA MACEIÓ E ARACAJÚ SÃO AS MESMA.ONDE IMAGINAMOS QUE O PROBLEMA DEVE SER QUE EM MACEIÓ AS VERBAS FEDERAIS SÃO MAL USADAS.A POPULAÇÃO PRECISA SER INFORMADA QUANTO A PREFEITURA PAGA POR MÊS AS OSCIPS,QUANTAS SÃO,QUEM SÃO SEUS DONOS,QUANTOS ANOS DURAM ESSES CONTRATOS,ETC.E PORQUE NÃO CONSTRUIR MAIS POSTOS.NA EDUCAÇÃO DEVE SE BUSCA MESMO QUESTIONAMENTO SE ARACAJÚ E MACEIÓ RECEBEM VERBAS FEDERAIS NAS MESMA PROPORÇÕES,PORQUE ARACAJÚ É REFERÊNCIA E AQUI É DESCASO.

  • Edinaldo Afonso Marques de Mélo

    Vou partir das indagações de SAMIA para tentar esclarecer. Passei pelo serviço público, faço consultoria em administração e conheço alguns detalhes.
    Uma coisa precisa ficar clara na cabeça das pessoas. Ter políticas públicas é importante, mas ainda mais importante é executá-las com eficácia.
    São vários os motivos que podem fazer com que as políticas públicas não sejam executadas a contento. Vamos citar alguns:
    1- Desinteresse do chefe maior que está no comando;
    2- Falta de eficácia pessoal e interpessoal do chefe imediato responsável pela execução das ações;
    3- Ausência de hábitos proativos e de comprometimento das pessoas envolvidas na execução;
    4- Falta de vontade por parte da equipe diretamente responsável ou despreparo.
    Edinaldo Marques
    http://www.blogdoprofessoredinaldo.blogspot.com