Na política, mais do que em qualquer outra atividade, “as ideias devem brigar, os homens, não”. A prática, entretanto, nos revelou que essa máxima já está superada em Maceió. As cenas de pancadaria explícita, no Natal, narradas fartamente pela imprensa, apenas deixaram mais evidente o perfil dominante na Câmara de Vereadores: lá estão, na maioria, parentes diretos de “velhos” políticos de Alagoas, sem um currículo que mereça registro por méritos – com as exceções de praxe.

Não por coincidência, os dois pugilistas são filhos de ex-detentores de mandatos, e deles não se sabe muito, além das denúncias de campanhas eleitorais nada limpas, ou de mandatos medíocres e que não deixaram saudade – a não ser para os próprios.

Ambos foram criados em ambientes semelhantes e, muito jovens, ainda, frequentaram os palácios e espaços de poder, aprendendo que esse era o melhor atalho “para se dar bem na vida”.

Quem já conversou seriamente com esses garotos – e não só os dois brigões – não demorou a enxergar o quanto são despreparados e sem a necessária qualificação para decidir sobre os destinos de um povo – no caso, o de Maceió.

O fato de transformarem uma casa de festas num ringue deixa apenas mais explícita uma realidade que deveria nos agredir a cada dia: a atividade política, que nunca foi a mais limpa do mundo, descamba ladeira abaixo, ante a omissão nossa de cada dia.  O próximo passo – já foi dado? – parece ser mesmo a barbárie.

Para esvaziar Corintho, Dudu anula resolução de 1991
Naquela manhã
  • Anna Clara

    Que pena esses dois jovens em início de vida pública, demonstrem o quanto são pessoas despreparadas para exercer um cargo político.

  • Michele Luz

    Realmente é uma vergonha!!! Isso só mostra como estamos “bem” servidos em nossa política. Espero que não esqueçamos desse fato nas próximas eleições.

  • Claudio

    Avisem a esses jovens, que existe uma forma “diferente”de se fazer política, a política humanista,a política voltada para o bem comum, esqueçam a forma “antiga”.Talvez ninguem os tenha dito isso antes,provavelmente pela “escola” que tiveram. Mas é possível mudar, eu acredito muito na mudança do ser humano para melhor, demora… demora muito.Mas acontece.E digam tambem que eles podem mudar, se assim desejarem.Que sejam rápidos.

  • Fábio de Aguiar Barbosa

    $abemo$ bem o motivo da briga.

  • Valdemir

    Dois parlamentares mediocres, despreparados para a política, não sabem o que é uma política pública, não têm noção dos direitos e garantias fundamentais e sociais de que o povo necessita. Se sabem, só no discurso paupérrimo e pífio montado por assessores. Puros baderneiros que não representam ninguém, a não ser os apadrinhados políticos. Lamentavelmente, são, sim, os representantes de uma sociedade cada dia mais envergonhada com este mau exemplo parlamento.
    Mas, eles não são absolutamente culpados por estarem no Poder, uma vez que todos (MP/TC/Judiciário, que patrocinam a impunidade na ausência do poder-dever – omissão, e a sociedade consciente, principalmente) têm culpa.
    Não sou ingênuo, sei que este tipo de má representação sempre existiu, mas o limite pacífica das pessoas deve chegar ao fim. Torcemos para que 2010 seja um ano de mudança, e que alguma fisionomias cínicas que estão aparecendo na TV, desejando demagogicamente feliz ano novo como se nada tivesse acontecido, recebam aposentadoria.
    Embora já tenha tido vontade de ir embora, mesmo sabendo que lá fora não seja muito diferente, Alagoas, ainda, é um dos melhores lugares deste Brasil.

    Feliz 2010 a todos, indistintamente!

  • Carlos Magno

    Perguntar,não,ofende é verdade que um oficial de justiça se encontra na residência do vereador DUDU papa orelha,com um mandado de busca esperando o vereador defecar o pedaço da orelha do vereador Corinto,para que seja reenplantado na vitima.Lindo,lindo o que vocês fizeram, o povo de Maceió vota muito bem.

  • Manoel Messias

    Paulo Corinto e Dudu, excelentíssimos vereadores. Vocês nao tem idéia do nojo que tenho de ter na câmara de vereadores, representantes como vocês, desse nível!
    Atenção para as próximas eleições !!!!
    Cuidados com as orelhas !
    Manoel Messias – desempregado.

  • jose da silva

    como sempre ricardo com seus comentarios perfeitos, “la vem alagoas descendo a ladeira”

  • henrique

    esses caras nao fazem nada, ridiculo esses dois vereadores, so vivem em festas, e nao fazem nada mesmo por maceio, cadeia para os dois!!

  • Valdeck Gomes

    A distância entre o Homo neanderthal e o Homo sapiens atualmente está bastante encurtada principalmente em Alagoas, onde representantes do povo se digladiam tal qual as espécies acima citadas quando um dia se digladiaram na defesa de seus espaços. Os dois “nobres” políticos mostram que o embate político aqui em Alagoas não fica no plano das idéias e sim no corpo a corpo, quando não resolvem “apagar” quem ousa interferir em seus interesses individuais. É preciso que os eleitores atentem para o fato de que o interesse coletivo está em segundo plano, ante as negociatas desses medíocres representantes do povo. Que 2010 venha com um olhar mais crítico sobre as duas casas legislativas para excluir, deletar, no sentido figurado da informática, figuras que mancham e achincalham o Estado alagoano há décadas.

  • Anônimo

    Pois é Ricardo,de vez em quando até as
    “FAMIGLIAS”se desentendem e os motivos
    são sempre “aquele”que norteia a “lei de
    Gerson”,já que por honra isso jamais a –
    conteceria,eu acho é pouco!

  • Hermann

    Onde falta orelha, falta vergonha. Onde falta respeito (a nós, eleitores!), faltam argumentos que permitam o exercício político. Só nos resta esperar pela próxima festa da Câmara e conferir se a banda convidada será a CANNIBAL e se o prato do dia será menos indigesto.

  • joaquim

    Agora a pouco o Pai do Vereador Paulo Corinto, em entrevista a Rádio Gazeta, disse que o Vereador DUDU engoliu o pedaço da orelha de seu filho. Logo após o citado Vereador entro no ar e disse que é muito amigo do “PAULINHO” (palavras dele), quem quer um amigo desse?

  • Jáffia A.de Sena

    Me envergonha esse tipo de REPRESENTATIVIDADE política em Alagoas.Que pena!!!!!!!!!!!!!!

  • Jáffia A.de Sena

    Esse lamentável fato ,nos mostra como estamos “BEM SERVIDOS” em nossa política.

  • Carlos Roberto

    Palavras do pai do vereador a TV “VOU ESTIMULAR MEU FILHO A CONTAR TUDO QUE SE PASSA NA CAMARA, FAREI TUDO DE MIM PARA QUE ELE CONTE” Acredito que não ser necessário que se faça uma denuncia por escrito para que o nosso MP apure o que o pai do vereador disse entre linhas. Será que o MP do DUDU Tavares vai ser omisso?

  • RICHARD WAGNER MEDEIROS CAVALCANTI MANSO

    É uma vergonha! Essa atitude da Câmara em revogar a Resolução em comento, demonstra que não existe democracia lá. Somente o Eleitor pode mudar este quadro. De quem é a Câmara de Vereadores de Maceió, Alagoas???????????

  • RICHARD WAGNER MEDEIROS CAVALCANTI MANSO

    Falta mesmo é VERGONHA na Face!!!!!!
    Ridículo!!!!
    Procurem ser ao menos educados e éticos com o mandato que o eleitor lhes concedeu. Se bem que erraram no voto. Ou houve o que para serem eleitos?????
    Ponho em dúvida a urna eletrônica,,,,,

  • sergio lins

    Parabéns pelo excelente artigo. Realista, isento e necessário.

  • José Monteiro da Silva Filho

    Que coisa vergonhosa, chocante, desabonadora, para a já corroída classe política do nosso Estado. Dois representantes do povo, se agridem, e um termina faltando um bedaço da orelha. Faltou um pedaço da orelha, que pena, antes fosse da língua,(de ambos), pois só assim, essas insinuações, e explicações que os afunda mais e mais na lama da mediocridade, não chegariam aos nossos ouvidos. Então, com base no texto do Ricardo Mota, poderíamos dizer: Tais pais, tais filhos?

  • Ismar Porfirio

    Eu só tô esperando que o filho do coronel albuquerque se elega para que de vez eu transfira meu voto desse estado perdido.

  • Ana Cristina

    O q esperar desses 02 homens (???)? Dudu é o q todos sabemos: um bonachão, medíocre, incapaz de proferir uma frase relevante. Paulo, um playboyzinho mimada(e acha q ser isso é o MÁXIMO…), tbm medíocre, incapaz de somar 2 + 2 sem perguntar ao pai se o resultado é mesmo 4 (tenho CERTEZA q o pai do acima citado vai se manifestar na imprensa em defesa da cria!) Enfim, um precisa do pai para se defender, outro se presta a comer orelha (e se vangloriar disso nas mesas de bar), só nos resta esperar a próxima palhaçada nojenta desses sujeitos q se dizem merecedores dos mandatos q têm.

  • Hagá

    O mínimo que poderiam fazer, para diminuir os estragos seria cumprirem as determinações do Ministério Público do Trabalho, em relação aos cargos em comissão.

  • Hagá Costa

    Infelizmente, Alagoas se tornou um Estado famoso pela falta de educação de seus habitantes, pela incapacidade de observar as normas de condomínio, de civilidade, bem como pela brutalidade, truculência e estupidez no trato interpessoal. Pensem nisso, como pano de fundo para tantos males e os piores lugares em todos os indicadores sociais daí.

  • Felipe

    O Que ma causa estranheza,são pessoas criticarem sem antes fazerem mea culpa, so temos os politicos que merecemos eles não cairam do céu,foram votados para isso ,então nos temos muita culpa não adianta fugir dela,precisa simplesmente votar certo,pois nos estamos sendo decaptados pela corrupção e pela falta de zelo na hora de votar.

  • Carlos Monteiro

    Esses dois são a cara do povo de nossa capital. Compram votos em todas as eleições (só ganham por causa disso); elles e seus parentes, aderentes e outros Entes. Todos sabem menos o TRE/AL (As excelências magistrais dormem em redes esplêndidas; é mais fácil não é não, fingirem q não veem???). A CORDA TRE, pois muitas orelhas ainda vão rolar.

  • ROBERTO

    CULPA DOS PASSA FOMES, QUE VENDEM SEUS VOTOS SEM SEQUER SABER QUE SÃO OS DESPREPARADOS QUE IRÃO REPRESENTAR-LOS.

  • camila

    A atutude desses 2 jovens mostram a realidade da juventude em nosso país, pessoas q perderam o poder de comunicação e partem para agressão física, agressão essa gravíssima, que partiu de uma ação inesperada talvez motivada por ira + álcool + vaidade e – bom carater… em fim eh lamentável a atitude de qlqr pessoa que haja assim, mas eles n são os primeiros e infelizmente n serão os últimos, temos que pedir paz aos homens da terra, coloquem mais Deus em seus corações… dinheiro traz qualidade de vida mais não consegue comprar uma consciência tranquila. Vislumbrem menos a vaidade pessoal e lembrem-se q vcs estão a serviço do povo pobre de MCZ, que só querem um prato na mesa. PENSEM NISSO

  • fabio lima

    é verdade nobre jornalista fatos como esse apenas nos mostra o quanto a politica em nosso estado mais precisamente em nossa capital anda de mau a pior, a violencia tem que ser condenada e a briga por dinheiro e poder pior ainda que pena………

  • sou eu

    Vocês notaram o quanto eles respeitam o sociedade maceioense? e a instituição municipal? Onde é que nós vamos parar com esses vermes nos representando?!!!

  • José roberto Morais

    Será que o vereador Dudu Holanda tomou a vciam antirábica este ano?

  • José roberto Morais

    Será que o vereador Dudu Holanda tomou a vacina antirábica este ano?

  • Paulo Galvao

    Dudu Holanda e Paulo Corintho são dois filhinhos de papai que sempre estiveram metidos em confusões. Dudu já é conhecido como o cara que bate em mulher, dado a várias pisas que o mesmo deu publicamente. Corintho é o mimadinho, queridinho de Ronaldo Lessa, jovem totalmente despreparado e tido como louco. Sinceramente, o alagoano, por pior que seja, não merece tudo isso.

  • Wellington C da Silva

    É muito triste saber que o maceionse tem como seus representantes na câmara pessoas medíocres, que entraram na política graças a influência dos pais (que também foram medíocres como políticos). Onde vamos parar com tais representantes? Será que o povo vai continuar elegendo como seus representantes pessoas sem o menor preparo? Lembremos que 2010 é ano eleitoral!!!

  • Thiago santos

    A Política alagoana realmente ocupa um lugar de destaque no cenário nacional, mas um lugar de chacota. Nossos representantes ainda ajudam a reforçar essa imagem com capítulos medíocres como esse.A política alagoana é tratada como herança. Há anos escutamos os mesmos sobrenomes nos representando, envergonhando… Espero nunca me decepcionar com os políticos que confio e conto nos dedos esses.

    parabéns Ricardo Ótima matéria.

  • Gustavo Marinho

    Parabéns, Ricardo. Como sempre, perfeito.