As cenas chocantes de Brasília, do “panetonegate”, são mais um golpe mortal na débil credibilidade da classe política brasileira. Não apenas o DEM, do governador Arruda e sua turma, sai desmoralizado do escândalo. Os recursos “não contabilizados” e a propina aos aliados viraram, já, uma instituição nacional. 

Em 2005, no auge do “mensalão”, o presidente Lula veio a público para a sua mais infeliz afirmação: o PT fizera apenas o que os outros partidos fazem.  Foi como sinalizasse: é assim mesmo, na política, com todos e com qualquer um. 

Os escândalos se sucedem nos estados e no Planalto Central com tal celeridade, que tudo passa a fazer parte da paisagem. É a tal “banalização do mal” de que nos falava a filósofa Hannah Arendt. Tomando fôlego na impunidade, os bandidos, vão, paulatinamente, se apoderando dos cargos eletivos, estabelecendo relações de achaque com o erário e nada de mais importante acontece: é a impunidade que impulsiona ladrões e assassinos a se infiltrar de forma incisiva dentro da máquina pública. 

Acompanhei de perto o drama vivido pelo médico Aliomar Lins, ex-vereador de Maceió pelo Partido dos Trabalhadores. Bem antes do fim do seu único mandato de vereador, ele já era um homem profundamente infeliz e com o sentimento devastador da impotência. Desistiu da reeleição e recuperou a saúde que estava lhe abandonando – era impossível manter a sanidade em meio a amorais e imorais (com as exceções de sempre). 

O mesmo acontece com algum – qualquer um – dos envolvidos no desvio de R$ 302 milhões da Assembleia? Jamais, até porque a “racionalização freudiana” já atuou o suficiente no sentido de tornar a todos anjos inocentes. O que fizeram foi em nome de uma causa – para eles, nobre. 

Se, de uma vez por todas, a sociedade não reagir para além da indignação superficial de cada escândalo exposto na TV, não vai demorar muito e a atividade política no Brasil terá uma só exigência fundamental: que o pretendente ao poder tenha alma de bandido. O resto será perfumaria.

Desde 20 de novembro, pedido de intervenção na Assembleia espera só por Mendes
Promotor espera denúncias de abuso enconômico na campanha para conselheiro tutelar
  • M. Almeida

    É claro que política em alagoas é coisa de bandido e não temos esperanças de mudanças, mas, não sejamos inocentes por que ha cumplicidade dos demais poderes para que essa situação se perpetue. Por exemplo: foi aprovado no último dia 19/11/09 o projeto de lei nº 576/09 que consolida o monopólio do registro de imóveis por dois cartórios de uma mesma família. Autor do projeto? Dep. Sergio Toledo! Por coincidência sua família detém o monopólio desses cartórios em alagoas. Entenderam? Temos esperança de alguma moralização em nosso estado? Como cidadão acredito que 90% dos políticos alagoanos são bandidos. Pena de morte já para crimes hediondos e crimes de corrupção!

  • Anônimo

    O problema é generalizado e independe de partido ou instituição, talvez um novo modelo modifique essa realidade. A sociedade parece está se adaptando a esses “valores” nivelando por baixo.É muita alma sebosa para ser depurada…Alagoas é um celeiro, prá não dizer um inferno.

  • Valdeck Gomes de Oliveira Junior

    As leis aqui no Brasil são muito brandas, cabendo recursos mil, e que privilegia os abastados financeiramente. Vejamos: Recentemente foi noticiado o caso de juízes no interior de Pernambuco envolvido com pedofilia, a justiça ao invés de julgá-lo e condená-lo, o aposentou compulsoriamente, pergunto: isso é punição? Aqui em Alagoas, a “turma” da ALE (Assembléia Legislativa)pega com um desvio homérico de 300 milhões, alguém foi preso, ou punido? Todos continuam legislando na casa e com a conta bancária mais farta do que nunca, afrontando a justiça e a população que os elegeram. Infelizmente esse só será mais um escândalo dos muitos que se sucedem, tornando-se banal, corriqueiro, normal. O slogan de Paulo Maluf em época de campanha: Rouba, mas faz, está impregnada na sociedade de tal forma que não nos damos conta de quem colocamos no poder para nos representar. Não percebemos nós, que um simples voto, pode custar 4 ou 8 anos de nossas vidas, de nossos trabalhos, de nossos futuros.
    Ninguém que se candidata na política tem de fazer curso para ser santo, mas ter ética, caráter, retidão, honestidade, são princípios básicos que todo cidadão deveria conhecer e praticar, sem demagogia.

  • Anônimo

    O operario que foi eleito, para acabar com tudo isso, e só assim teria apoio popular, obteve apoio sem qualquer sacrificio, fazendo de tudo o que os outros faziam: cargos para esposas desqualificadas de dirigentes do PT, com salarios de R$ 24 mil reais; bolsas miserias; recebimentos de propinas, etc.
    recentemente vimos o vice-presidente José de Alencar dizer, que deve-se apurar tudo. Cara de pau! Pergunta-se: os do PT tambem? Quem quer que apure tudo, somo nós! (sergio)

  • Carlos André dos Santos

    Já dizia Rui barbosa:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
    A política no Brasil é sinônimo de corrupção, a maioria dos políticos 99% deles são corruptos de carteirinha! Eu me envergonho de ser brasileiro!

  • Carlos André dos Santos

    Ja dizia Rui Barbos:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

    Plítica nesse pai´s tem sinônimo de corrupção, cerca de 99% dos “plíticos no Brasil são corruptos, ladrões, e a sociedade nada faz além de “indignarsse e oos poderes compactuam com isso. Tenho vergonha de ser Brasileiro!

  • luiz gustavo brandão cesar

    Politica é a melhor coisa do mundo, pois atraves dela é que podemos conseguir uma vida melhor para a humanidade!

    agora, a POLITICAGEM, aquela que se esconde atras da fumaça da IMPUNIDADE, DA PISTOLAGEM E DA ROUBALHEIRA, DA FALTA DE CARATER E DE ETICA, essa sim, é que tem que ser escurraçada da nossa tão querida Alagoas!

    Pessoal, está chegando a hora de acabarmos com essa safadeza que fizeram conosco, aquela safadeza de 300 MILHÕES, da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!!

    Está chegando a hora de mudarmos os deputados da assembleia, da camara federal, do governo do estado, do senadores e do presidente da republica!

    em Alagoas não existe segurança, se continuarmos com esses politicos que hoje se encontram, todos nós, pessoas de bem, cumpridores do seu dever,devemos começar a acreditar, que cada dia que se passa com nossos parentes e amigos,pode ser o ultimo!

  • jose marcelo bezerra peixoto

    Infelizmente em meu estado vejo que ser honesto não vale a pena. Se com esse duodécimo da assembléia que está aí, foram desviado 300 milhões e se aumentar, vai ser desviado quanto?

  • jose marcelo bezerra peixoto

    Infelizmente em meu estado vejo que ser honesto não vale a pena. Se com esse duodécimo da assembléia que está aí, foram desviado 300 milhões e se aumentar, vai ser desviado quanto?

  • Anônimo

    No caso de Brasilia só faltou aquele ex dep., que dizia, eu quero meu dinheiro, isso é dinheiro de roubo, ainda falam que é coisa de homem de bem

  • Jefferson Santos

    É, e o que fazer, se a culpa é do povo mesmo? Será que faltam indícios da vida pregressa desses senhores eleitos? Alguém não conhece o passado de algum desses envolvidos nessas falcatruas? Infelizmente a massa de manobra dessas gangues ainda está muito distante de ter condições de se desvencilhar do jugo a que são submetidos. Falta tudo: educação, saúde, moradia; claro que tudo covardemente negado por quem tem interesses próprios na manutenção do sistema. A quem tem um pouquinho de esclarecimento, resta pouco a fazer, pois a força pra mudar o quadro é pouca. Podemos apenas fazer a nossa parte, votando em pessoas decentes, e tentar abrir os olhos dos que não tem a visão correta do sistema.

  • Wellington Cavalcanti de Oliveira

    Ricardo, tb conheço o Dr. Aliomar e com ele só constatei que, sendo honesto, não fica no jogo, ou fica e sofre, como ele sofreu! Ele faz parte daqueles 1% que, mesmo sendo políticos, mantêm a hombridade. Quanto aos demais, são o resto, e só! Sempre dizem que a culpa é nossa, que não sabemos votar (tb digo isso), mas… como votar certo, se, qd estão lá, fazem a mesma coisa???