Desde o último sábado, a pressão sobre Ronaldo Lessa só tem aumentado para que ele seja candidato a governador pelo “chapão”. Com a mudança de tom do discurso do prefeito Cícero Almeida – que já não demonstra nenhum entusiasmo para entrar na disputa do próximo ano –, o ex-governador pode ter de deixar de lado a sua pretensão de ser senador da República. 

Lessa chegou, segundo um dirigente do PDT local, a se colocar como candidato a vice numa chapa encabeçada por Almeida, desde que isso ajudasse na composição dos interesses de todos os partidos que integram o arrastão de oposição ao governo Teotônio Vilela Filho. 

Mas, ao que tudo indica, o prefeito fica fora mesmo da disputa de 2010. Na conversa que eu tive com ele, hoje pela manhã, deixando de lado a questão mística, dá para identificar que Almeida vê com muita desconfiança a saída dele da prefeitura. Poderia ser o começo do fim de uma carreira política meteórica – de vereador a prefeito em quatro anos, passando pelo mandato de deputado estadual.

Há um sentimento muito forte, na assessoria de Almeida, de que, saindo da prefeitura, a aliança em torno do nome dele pode não se empenhar na sua candidatura ao governo – além do que, o comportamento de Lourdinha Lyra à frente do Executivo Municipal, para dizer o mínimo, não será favorável a ele, Almeida. 

Um assessor discretíssimo do prefeito, Laureano Omena, tem sido voz mais ativa, nos últimos dias. Ele defende que Almeida permaneça na prefeitura até o fim do mandato, disputando, quem sabe?, em 2012, um mandato de vereador – formando uma bancada de quatro a cinco legisladores mirins, com gente da confiança do prefeito. 

Claro que é muito cedo para qualquer decisão sobre as próximas eleições municipais. Mas, na opinião do prefeito e dos pedetistas ligados a Ronaldo Lessa, o lançamento da pré-candidatura ao governo do Estado deve acontecer, sim, esta semana. 

Mesmo que Lessa já tenha dito que quer brigar por uma vaga no Senado, e que majoritariamente o PDT – da ala de Wellisson Miranda, Heth César e Jurandir Bóia – defenda a mesma posição, o ex-governador vai sendo empurrado para a disputa ao Palácio República dos Palmares, para satisfação dos dois senadores Renan Calheiros e Fernando Collor.

Nem mesmo um indicativo apresentado no Congresso do PDT, no sábado, lançando Lessa para o Senado, foi votado.

As duas mulheres mais influentes dos governos dele – Fátima Borges e Tereza Laranjeiras – fazem coro pela dobradinha Lessa – Renan.

Os discursos de sábado terminaram por se concentrar nas críticas ao governo Teotônio Vilela Filho, principalmente na área da Segurança Pública – a preferida de Calheiros, hoje.

"Assassinato de Genildo foi crime de mando", afirma Joaquim Brito
Almeida sobre candidatura: "Tenho conversado muito com Deus"
  • Sérgio Gonzolla

    Só se ele for um ignorante político… Trocar uma vitória certa para 8 anos no Senado por uma derrota praticamente certa para o governo? Lembrem-se que se há o que se dizer quanto ao atual governo em termos negativos, muito, mas muito mais há sobre os dois governos Lessa!

  • Anônimo

    Pela entrevista de Almeida hj pela manhã ,acaba o mistério!
    O “grupo” que ele citou na entrevista…ta inchado!

    Boa sorte Alagoas!

  • Felipe

    Tem muita fatasia nisso tudo que esta sendo colocado por voce,Collor esta muito calado isso tambem e uma estrategia ´´MINEIRA“,RENAN não esta feliz por que hoje tudo esta fora do controle dele,e Lessa e muito vaidoso para ser vice do Almeidia,se ele pode ser pré candidato ao governo ou senado por que ele vai optar para ser vice governador do Almeida,esta muito cedo para afirmar algo, so depois do carnaval e que as coisas irão ficar mais claras.

  • Anônimo

    RICARDO, EM BRIGA DE MARIDO E MULHER NÃO SE METE A COLHER! LEMBRA-SE DESSE DITADO? ESSE CHAPÃO É O SIMBOLO DO QUE TEM DE MAIS SUJO POLITICAMENTE EM NOSSO ESTADO, ACREDITO QUE AGORA OS HOMENS E MULHERES DE BEM SERÃO FORÇADOS A ENTENDER QUE DEVEMOS RENOVAR.

  • Anônimo

    Esse Renan é muito cara de pau, como senador da república, influente na cachorrada do PT, o que fez para melhorar a segurança do nosso Estado.Ainda junta-se ao cara lisa do Lessa, que possa de boa moça, esquecendo dos desvios de dinheiro do seu governo para criticar o atual governo, que comete seus pecados, mais pelo menos é sério e confiável.

  • Anônimo

    Galego! Te cuida Galego !!! Esse arrastão, também, conhecido por chapão, tá querendo é deixar o caminho livre pra Renan e Téo. Estão armando pra tirar você e Loló da senatória. Nesse arastão democrático, quem menos anda voa …
    AAraujosilva – Jatiúca/Mcz/AL.

  • Anônimo

    A verdade é que a ficha do ex-governador caiu. Se uma vaga é da Heloisa, ninguem tem bala na agulha para ganhar a outra, que não Renan “rei do gado”. No interior todo ele é forte. E mais, a “dobradinha branca” dos politicos é Teo governador e Renan senador, ninguem consegue tirar isso. Agora sinceramente, o governo “desenvolvimentista” do Teo, em menos de 3 anos, já é melhor que os 8 anos do Lessa(a prova do mau governo, foi a sua não eleição ao senado). Lembrem-se no volume de obras: SANEAMENTO de Maceió, urbanização da Lagoa, Vale do Reginaldo, casas para servidores, Trapichão, Teatro e DETRAN novos, canal do Sertão – 40km!, Duplicação, ambulâncias e Prohosp, Geração Saber, politica agrícola, empregos, mineradora, Estaleiro… vai ser uma campanha na base da comparação, com um fracassado. (sergio)

  • José Monteiro da Silva Filho

    O que admira, e ao mesmo tempo nos enoja, é ver que esses salvadores da pátria, (deles), que se chama bolso, ficarem fazendo prognósticos, e escolha de qual cargo pretendem assumir, apostando na total alienação dos Alagoanos. Lessa, Collor, Renan, tiveram todo o tempo do mundo para prestarem serviços em favor de Alagoas, e o que fizeram? Agora, ficam nessa lenga lenga, fulano depende de beltrano, o outro que acha ter como certa a vitória para o senado, tá querendo ser vice do Cicero Almeida. Botem as barbas de molho, porque nas próximas eleções, o povo pode dar a resposta que vocês merecem.

  • José Monteiro da Silva Filho

    É pra fazer rir, vermos a crise nervosa do ex-Governador Lessa, tentando, e vai ter que tentar muito, convencer o mais distraído eleitor Alagoano que o Governo Teo Vilela, está sendo pior que o dele, isso é apostar na total burrice do povo. Ronaldo Lessa, continua sendo carta fora do baralho. Perdeu a vaga do Senado para o Collor, e agora, se entrar para o Senado perde novamente, e se entrar para Governador, aí é que perde mesmo.Talvez, na próxima eleição para Vereador, quem sabe?

  • Maria Paula

    Me divirto com esse pessoal que fica tentando advinhar as coisas. Nada está definido e tudo pode mudar. Collor vai ser sim candidato ao governo e vai vencer com tranquilidade.

  • Anônimo

    Tô achando que vou ter que votar em branco, minha opção seria Collor mas dizem que ele não vai ser candidato….

  • Anônimo

    Em se tratando de política tudo muda a todo tempo. Esperemos as prévias e a data limite em abril aí sim veremos a melhor opção que no meu entendimento será Collor como cabeça de chapa.

  • Carolina Maria

    Esses políticos ficam tentando parecer que o passe é mais valioso do que realmente representa… se é que representa algo mesmo para a população de Alagoas cada uma… e acham que com essa suposta ‘pressão’… irão ganhar espaço… só rindo mesmo.