O vice-governador José Wanderley Neto ganhou carta branca de Vilela para coordenar as ações na Segurança Pública. Ele vem se reunindo, quase que diariamente, com a cúpula da Defesa Social, na tentativa de adotar medidas emergenciais e factíveis na área.

Ao contrário do presidente do PMDB local (Renan Calheiros), o vice-governador considera que o problema da violência não está na direção das corporações. Apesar de que já há um consenso em torno da Polícia Militar: ela estaria fazendo bem menos do que pode, mesmo com as condições de que dispõe atualmente.

É possível colocar muito mais homens fardados nas ruas, fazendo o policiamento ostensivo? Há um consenso no Palácio República dos Palmares de que é possível, sim.

Por que isso não acontece? Pois é, por quê?

Desânimo

O ânimo do prefeito Cícero Almeida, em relação à candidatura dele ao governo do Estado, não é o mesmo da semana passada. A constatação é do grupo mais ligado ao prefeito.

Ele teria perdido o ímpeto de entrar na disputa por causa das dificuldades que teria pela frente durante a campanha. Na análise dos almeidistas, se ele deixar a prefeitura de Maceió vai ficar nas mãos da dupla de senadores Collor e Renan – que definiram uma prioridade absoluta: a reeleição do líder do PMDB na Casa dos Horrores.

Pacto

Os dois firmaram um pacto para que eles possam ter o controle político-eleitoral de Alagoas, arregimentando quase toda a Assembleia Legislativa.

João Bobo

O prefeito, que participou ativamente da campanha do empresário João Lyra, em 2006, avalia que na hora da dificuldade, os deputados estaduais vão se preocupar exclusivamente com suas próprias campanhas. Na base do “quem pariu Mateus, que o embale”.

Prazo

Almeida mantém, entretanto, o prazo de cinco de dezembro para anunciar se vai ou não ser candidato em 2010. Se depender da turma mais próxima a ele, o prefeito fica fora da disputa.

Quando é preciso ir contra a corrente
GECOC pede afastamento de vereadores, ou prisão do presidente da Câmara do Pilar
  • José Monteiro da Silva Filho

    Essa notícia é muito boa. Honesto, honrado, e descompromissado com roubos e bandidagem, o Dr. Wanderley tem o perfil de quem pode sim ajudar, e convocar a população de Alagoas para unir-se a ele nessa cruzada contra a violência.Vamos ver se agora, as aves de rapina, vão continuar insistindo em desmontar a cúpula da SDS, para satisfazer egos, e desejos talvez inconfessáveis.

  • Anônimo

    O governo acerta mais uma vez. Dr. Wanderley, tem sensibilidade inclusive, para as questões de segurança pública. Os alagoanos que tanto reclamam da ausência dos homens de bem na politica, ao ver Dr. Wanderley nela, deviam o homenagear, criar coragem e entrar na politica. Tenho certeza que a cúpula da SDS, tambem ficará confortável. É sempre assim: uns jogam pedras, os bons se solidarizam.
    Em tempo: se não me engano, o governador Teo Vilela tem dois terços dos deputados(16 ou 17). É só contar ou assistir as sessões na TV.(sergio).

  • Anônimo

    o ricardo falou da camara de Delmiro Gouveia, disse q a do pilar não se compara nem de perto! mas até agora nada…. porque?

  • Anônimo

    Nesse eu confio, ja mostrou coragem em descordar do rei do gado ou do rei das vacas de ouro quando
    queria substituir a nova direção da segurança.

  • monica carvalho

    EU ESPERO QUE O VICE GOVERNADOR NAO TIRE NEM RUBIM NEM BARENCO, POIS SE ISSO ACONTECER EU NAO VOTO MAIS NELE NEM P/SINDICO SE PRECISAR….

  • Anônimo

    A barca do “Arrastão” tá tão furada, que o governador partiu para o ataque trabalhando. Amanhã vai a Canapi, Ouro Branco, Maravilha e Santana do Ipanema. Na bagagem, o Avança Saúde, com Ambulâncias Cidadãs e dinheiro do Prohosp. Cícero Almeida que não é bobo, botou as barbas de molho: tem promessas não cumpridas, como a despoluição do Salgadinho, a melhoria do sistema de transportes urbanos – que piorou, o destino exuberante do lixão do Sítio São Jorge, e os milhares de pedintes, crianças, velhos e fubuias, jogados ás ruas, sem Assistencia Social. É melhor cumprí-las. E pode.

  • Valdeck Gomes de Oliveira Junior

    A inserção do vice-governador para tratar da segurança pública foi a resposta encontrada pelo governo às pressões da sociedade e políticas. Contudo, acredito não surtir o efeito que se espera, porque o problema não está na cúpula e sim no governo que não abre os cofres para que a SDS trace planejamentos, treinamentos, melhor remuneração, aliado às políticas públicas de bem estar na educação, saúde, trabalho que deveriam acontecer em conjunto. Se o efetivo está baixo, porque não ter o peito de remanejá-los para proteger a população e não os patrimônios, nem deputados que deveriam pagar por segurança particular, se preciso for?
    Quanto às eleições de 2010, a candidatura de Lessa é uma questão de sobrevivência para o Estado de Alagoas, pois há quantas décadas os senadores e deputados federais daqui estão no DF, e há quanto tempo Alagoas não avança no cenário nacional? São reflexões para 2010.

  • josé marcos dos santos

    Vamos comprar um maquina para tirar copias dos Pms e colocarmos nas ruas par afazer o policiamento, só assim aumentaria o efetivo!