O secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, disse que vai sugerir ao governo Teotônio Vilela Filho que encaminhe, à Assembleia, a proposta de extinção dos Gabinetes Militares: “O nosso parecer será no sentido de acatar, integralmente, a sugestão do Conselho Estadual de Segurança Pública”. 

A matéria, explicou, deve ser dividida em Projeto de Lei e em uma PEC, porque alguns casos estão previstos na Constituição Estadual. “Acredito que a última proposta que o governo encaminhou ao Conselho teria mais chance de ser aprovada, já que reduzia, mas não acabava com os Gabinetes Militares. Vamos tentar, porém, avançar na questão”. 

Para o secretário, a aprovação da matéria vai depender muito da mobilização da sociedade. Hoje, cerca de 500 integrantes da PM estão distribuídos nos três Poderes e até na prefeitura de Maceió. 

A decisão tomada pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, esta semana, ainda não foi comunicada oficialmente ao Palácio República dos Palmares.

GECOC pede afastamento de vereadores, ou prisão do presidente da Câmara do Pilar
Renan depende de Collor para conter "ansiedade" de Almeida
  • Alagoano da Silva

    Mais uma vez aqui através deste blog democrático externar que não vai com extinção das assessorias militares que a violência irá diminuir… GARANTO! O problema da violência em nosso Estado não é caso de Polícia; como o foco do problema se resumi a falta de efetivo que chame a Reserva Técnica e faça concurso para a Civil. Veja só: o último concurso da PM foi em 2006 e naquela foram contratados quase 1000 PMs, pois bem de lá pra cá o efetivo é menor que daquela data… Pois é muitos, não são poucos não, policiais já se aposentaram, sem falar os que foram pra reserva por incapacidade absoluta para o serviço. Na civil nem se fala o último concurso foi em 2001 e, a previsão é que entre 2009 e meados 2010 +/- 400 policiais civis se aposentem também. Dito isto, afirmo que não será uma medida paleativa como esta que resolverá o problema. Convocação da reverva e concurso para a Civil (SOLUÇÃO)! Os quadros das duas intituições estão dafasados há anos e só com uma medida mais enérgica nesse sentido é que poderemos sentir alguma melhora… Volto a dizer 200 ou 300 policiais não dão nem um caldo, vai só trocar 6 por meia dúzia que a situação vai continuar na mesma. Convocação e Concurso para Civil JÁ!

  • Anônimo

    Concordamos!

    Alagoas não é a Suíça, para ter PM privada em gabinete de luxo.

  • SERGIO SILVA

    ACHO QUE A POLICIA DEVE CONTINUAR NOS GABINETES, SÓ QUE O OBJETIVO SERIA MANTER A ORDEM E INVESTIGAR AS ATIVIDADES DENTRO DE CADA PODER. MAS INFELIZMENTE A MAIORIA DESSES MILITARES SERVEM DE GAROTO DE RECADO, LEVAM OS FAMILIARES DOS SUPERIORES PARA O MÉDICO, SHOPPING, CABELEIREIRO, LEVAM OS FILHOS PARA A ESCOLA, OU SEJA, TAREFAS QUE NAO TEM NADA A VER COM A FUNÇÃO QUE LHES FOI DELEGADA PELO ESTADO.

  • Anônimo

    Meu Deus quanta hiprocrisia,pergunta ao nobre secretário quem é o motorista dele,e o segurança são de alguma empresa de segurança eu acho….claro que não são dois PMS…

  • Anônimo

    Ricardo!

    Um Gabinete q deve ser repensando é de Gerenciamento de CRISE, este ou é Extinto ou tem seu funcionamento mudado para 24 horas, já q a segurança pública esta em CRISE a muito tempo.

    Abs

    R. Queiroz

  • Anônimo

    Nunca vi um cargo de Chefe do Gabinete Civil, se adequar tão bem à uma pessoa. O secretário está coberto de razão em tudo. A legislação deve ser obedecida, mas modificada. Na minha opinião, com excessão do Gabinete Militar do Governador(até Barak Obama, se apoia em Gabinete Militar, pelos quesitos segurança, informação e inteligência) que deve ter uma redução, todos os outros devem ser extintos. Parabens ao Alvaro Machado, e como o governador não se faz de rogado, teremos novidades e aplaudiremos, mais uma.(sergio)

  • josé marcos dos santos

    Acabar sim com esses gabinetes que disvirtua a função da PM, que é policiamento OSTENSIVO FARDADO, porém o problema não se resume a isso, a grande falta e efetivo não acaba com o fim dos gabinetes!

  • José Monteiro da Silva Filho

    Quem finalmente poderia informar, o que realmente fazem nesses fatídicos gabinetes essa multidão de Militares? E como é que pode alguém achar que o policiamento ostensivo ser acrescido de mais 500 homens, não ajudará no combate ao crime, e à violência? O policiamento ostencivo, é fator de inibição para os malfeitores, e confere mais segurança para a população. Alguém duvida disso? Na realidade, são muitos interesses envolvidos, daí essa lenga lenga, extingue não extingue. Com a palavra, e a caneta, o Governador.

  • Anônimo

    O GOVERNADOR ESTÁ DE PARABENS MAIS UMA VÊZ EM DELEGAR Dr. WANDERLEI PARA APOIAR A SEGURANÇA.
    ACHO O SECRETÁRIO AFINADO COM AS IDÉIAS DO VICE-GOVERNADOR.

  • Cícero Sérgio L de Medeiros

    Tem que ser revisto todo o sistema de segurança pública.Existem mais de 500 PM nos Gabinetes mais 300 na banda de música e uma porção de PC a disposição de poderosos…e o povo? Pague os seus impostos e fique em casa comedo de ser assaltado…enquanto morre pobre não dar nada.

  • Fernando Márcio

    Deveria também acabar com os PM’s que tomam conta dos forums pelo Estado. O Poder Judiciário tem verba suficiente para contratar segurança privada como em outros estados, por exemplo São Paulo. E o pior é que esses homens não são lotados no Gabinente Militar, são desviados dos Batalhões e aí daquele comandante que não obdecer essa ordem ilegal dada pelos juizes locais…

  • josé eduardo b. correia

    Impossível. Para isso é preciso passar por cima da Assembléia Legislativa, Poder Judiciário e MP, que utilizam amplamente do gabinete militar e o próprio executivo, o principal interessado. Alvaro está exercitando o pacote de boas intenções do governo. Na prática até ele sabe que isso é impraticável nos tempos atuais.

  • Anônimo

    Não sei porq. existe PMS na prefeitura, só pode ser daqueles que ingressaram na PM e ficaram com medo de ir pras ruas, ou são muito covardes, ora a prefeitura tem a guarda municipal, porque não a ultiliza, porque tem que ser PMS, agora se é pra dar guarida a policiais frouxos e apadrinhados é outra coisa, vamos parar com isso, é hora de mudanças.