Deve crescer a pressão pela saída de toda a cúpula da Segurança Pública em Alagoas. E, ao que parece, há motivos nada nobres para a campanha contra os delegados Paulo Rubim e Marcílio Barenco, que estariam sendo alvo de lideranças políticas diversas – não pelos defeitos, mas pelas qualidades. 

Três questões, hoje, apontam para o aumento do tom das críticas contra os dirigentes da Defesa Social:

-A nova fase da investigação do caso Val de Agenor, prefeito de Roteiro, assassinado em setembro de 2006;

-Os rumos do inquérito do caso Fábio Acioli, estudante morto brutalmente em agosto passado;

-E a descoberta da rede em torno da quadrilha que assaltou, recentemente, a agência da Caixa Econômica Federal, no Centro da cidade. Alguns nomes, importantes por essas bandas, começam a aparecer.

O povo tem razão… 

As queixas da população são procedentes: vivemos um momento de violência desenfreada, que exige medidas emergenciais e contundentes por parte do governo do Estado – principalmente do governador Teotônio Vilela Filho.

…os políticos, não

Mas na área política, as críticas têm outro objetivo: tirar do comando da Defesa Social o grupo do delegado Paulo Rubim. Os objetivos vão ficando cada dia mais claros, principalmente com a proximidade das eleições.

Dormindo

Apresentado em primeiro de setembro, pelo deputado Judson Cabral, o projeto de Código de Ética para a Assembleia Legislativa ainda não conseguiu entrar na pauta de votação da Casa de Tavares Bastos.

O autor do projeto disse que iria cobrar, hoje, da própria Comissão de Ética, a apreciação da matéria – que deveria ter sido votada no final de outubro, mas saiu da pauta, inexplicavelmente.

Para inglês ver

Isso significa, na prática, que o processo contra ao deputado Cícero Ferro, por conta das declarações que ele fez sobre a Justiça alagoana – e que gerou uma crise entre os dois poderes – continua na gaveta. Ou seja: tudo, ao que parece, faz parte do show para inglês ver.

Cassação de Canuto 

O Comitê 9840 deu entrada, ontem, na Procuradoria Regional Eleitoral,  no pedido de cassação do mandato do deputado federal Carlos Alberto Canuto.

Segundo o documento protocolado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Canuto não poderia ter migrado do PMDB para o PSC, partido ao qual está filiado, agora. O motivo seria a “ansiedade de não perder a bendita imunidade parlamentar”.

Kafka 

O psicólogo Fernando Barbosa vive uma situação kafkiana. Ele foi “condenado” a pagar a mensalidade do Sindicato dos Agentes Penitenciários, ao qual não é filiado.

Há alguns meses a cobrança é registrada no seu contracheque – 40 reais. Na Secretaria de Gestão Pública lhe explicaram que a relação dos servidores que devem sofrer desconto em folha foi entregue pelo próprio sindicato. Barbosa agora tem de provar que não é agente penitenciário.

 

 

MP investiga Verba de Gabinete da Assembleia e da Câmara de Maceió
MP apura denúncia de tortura a preso pelo assalto da Caixa Econômica
  • José Maurício Gomes da Silva

    Tirar o Barenco e o Rubim para colocar quem no lugar deles?

    Pascoal Savastano? Coronel Amaral? Carlos Alberto Reis?

    Daqui a pouco vão querer entregar a cadeira da SDS para o Chico Tenório ou o Antônio Albuquerque…

    Já pensou? Como delegado geral da Polícia Civil, João Beltrão. E o adjunto, Cícero Ferro.

    Para completar, faz logo um concurso para jagunços e pronto: Está feita a lambança.
    Rumo a 2010!

  • Mary Martins

    Engraçado nosso Estado!!!
    Nossos políticos fazem questão de nos manter nos piores índices de tudo! Quando a gente começa a esboçar um sinal de fé na polícia civil…nosso Coronelismo volta a imperar…e dá vergonha! Vergonha de ver a cara de cada um invadindo a minha sala através minha tv! Aí minha única opção não é mudar de canal…é ouvir cada asneira, pra poder comentar em blogs como o seu querido Ricardo…pra poder NÃO votar em qualquer que seja a pessoa aliada a qualquer um deles! Hoje nosso Estado lamenta e nossa polícia continuará chorando a morte do Capitão Anderson! Fazemos Polícia como nunca CIVIL! Nunca mesmo!

  • Anônimo

    Competente Ricardo,

    Nada mais simples e mais óbvio do que os tres motivos do seu comentário.

    Por que o povo sabe disso tudo e faz que não sabe ?

    Se a Segurança está com problemas, e está, com esse comando sério e competente, imagine se estivesse nas mãos dos bandidos que querem derrubá-lo ?

    É ano pré-eleitoral e a turma tá precisando de dinheiro, como era praxe, lembram ?

  • Valdeck Gomes de Oliveira Junior

    O governador sempre teve pulso firme com todos os sindicatos, desvalorizando e pulverizando as categorias. Será que esse mesmo pulso firme vai funcionar contra a pressão que os colarinhos brancos e empresários ligados ao crime de mando, roubo de carga, assaltos à bancos, etc, estão fazendo contra a cúpula da SDS? A culpa é da LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal)? A culpa é da LIFA(Lei de Irresponsabilidade Fiscal e Administrativa) deste governo inoperante e acéfalo.

  • M. Almeida

    Quanta canalhice, quanta corrupção! Mas sabem em quem devemos ficar de olho: no gevernador Teotonio Vilela, pois, dependerá dele o gesto nobre (permanência de Rubim e de Barenco) ou o gesto covarde que seria a saída da dupla. Renan Calheiros, Collor, Antonio Albuquerque, Cícero Ferro, demais deputados da assembléia, vereadores que tramam a saída de Heloísa Helena…estou cansado de vocês!

  • jose marcelo bezerra peixoto

    Vamos bater de frente com esses covardes (E Renan agora de Frente)Deputados, apoiando Rubim e Barenco, homens sérios e competentes. Se há problemas, a culpa é do governo e dos parlamentares que não fazem um orçamento digno de uma cidade que hoje já tem mais de um milhão de habitantes. Não vamos esmorecer, vamos sair às ruas.

  • Anônimo

    Dr. RUBIM, BARENCO E EQUIPE, TEM E MERECE TODA CONFIANÇA DOS ALAGOANOS DE BEM. A DIVISÃO DE ÁGUA ESTA DEFINIDA,CLARA E DECLARADA PELOS POLITICOS QUE NÃO QUEREM E NÃO GOSTAM DE PAZ EM ALAGOAS, O IMPORTANTE É QUE SE MANTENHAM NO PODER, NÃO IMPORTA COMO.

  • Anônimo

    O PM envolvido no assalto à CAIXA era lotado em algum gabinete de deputado estadual?

    Será que em 2010 o número de assaltos a banco vai aumentar novamente, como acontecia nos anos eleitorais?

    Dr. Rubim e Dr. Barenco trazem satisfação e orgulho às Famílias de Alagoas, ao contrário de outros que nos envergonham.

  • Anônimo

    Ricardo e claro q a violência esta exacerbada, mas isto não é culpa de quem esta no cargo a um ano e meio, mas da mais completa incompetência governamental q temos a décadas, sem investimento planejado em educação, cultura, esporte e ação social, junte-se a isto os milhões desviados dos cofres públicos, por quem devia cuidar do nosso dinheiro. infelizmente as crianças cresceram e se tornarem soldados do trafico em vez de cidadãos.

  • Anônimo

    abaixo políticos corruptos!!!!!!!!!!!!

    Salve, salve Rubim e Barenco!!!!!!!!!!
    estamos com vocês…

  • Manoel Moreira

    Não sei porque tanta reclamação da população quanto à qualidade da atuação de nosso políticos. Eles foram eleitos com o voto popular, logo alguém os colocou no poder. Votar errado tem consequências funesta a médio e longo prazo… Taí a prova.

  • José Monteiro da Silva Filho

    Será que o estado de Alagoas está acéfalo? Sem Governo? Será que é preciso dizer a esses dignatários que querem porque querem a saída da cúpula do SDS, que o povo elegeu Teotonio Vilela Filho para governar Alagoas? Ricardo, será que por seu intermédio poderíamos saber qual é a opinião do Governador? Ou, quais são os nomes dos pretensos substitutos? Descubra isso, e conte pra nós.