Cerca de 1.200 homens e mulheres da PM estão fora da atividade fim da corporação.“São militares, que passaram pela a academia, têm treinamento específico, e vão para as ruas, atender às demandas da sociedade”, afirma o advogado Paulo Breda, integrante do Conselho Estadual de Segurança Pública.

O colegiado está elaborando uma Resolução estabelecendo que o trabalho administrativo, de telefonista, de limpeza e conservação, de cozinha etc. nos quartéis passe a ser feito por civis, ou até venha a ser terceirizado. “Ao contrário da questão dos Gabinetes Militares, neste caso não precisaríamos de uma nova lei. A Resolução do Conselho seria suficiente para fazer com que esses militares fossem trabalhar nas ruas”, explicou Breda. 

Há muita resistência à medida dentro da própria Polícia Militar, entende o conselheiro. “Essa é uma consequência da militarização da polícia. O processo de modernização passa por essa mudança, e o Conselho pode contribuir para isso”. Há, acredita Breda, pessoal disponível na própria máquina do Estado – na CHARP, por exemplo – que pode substituir os policiais que estão desviados de função.

 

Heloisa diz que eleição para o Senado em Alagoas "vai ser uma carnificina"
Deputado quer o TJ contrate empresa para refazer projeto dos cartórios de imóveis de Maceió
  • Anônimo

    ricardo eu gostaria de saber se vc poder pergunda o prefeito oziel barros quando ele vai chama o pessoal do concurso da gurda municipal mande ele entra na empreça ou na radio do frança moura´para dizer quando ele vai chama o pessoal do concurso em qual e o dia e o mes e o ano que ele vai chama eu agradeço muito não diga o meu nome não ta . brigado……

  • Alagoano da Silva

    Como em outros cometários postados aqui por outros leitores deste blog, também concordo e tenho certeza que não vai ser com a extinção ou redução dos Gabinetes Militares que a violência irá diminuir no nosso Estado, pois +/- 200 e poucos homens não irão dar conta da problemática. A Violência que assola nossa capital não é problema de Polícia e, se o problema é efetivo que chame a Reserva Técnica e faça concurso para a Civil. O Douto Conselho de Segurança poderia intevir e reclamar por melhores condições e, cobrar que as escalas de serviço não fossem tão aviltantes e extremamente apertadas.

  • Petkovich

    Essa PM é uma vergonha mesmo!! Sai de perto!!

  • Anônimo

    Não é colocando civis dentro dos quarteis que a policia militar vai resolver o problema da segurança publica, serviço de quartel tem que ser feito por PMS,a justiça sim tem que mudar drasticamente, para resolver os codigos de leis….continua..

  • Anônimo

    É só retirar os seguranças dos deputados, juizes e almofadinhas politicos, que sobra gente pras ruas, tirar dos gabinetes da assembleia, os oficiais carregadores de pastas dos deputados, e os abridores de portas da assembleia, TRE,TJ e TC. se eu fosse oficial da PM, me envergonharia de praticar esse oficio, pois tenho amor proprio e vergonha.

  • Anônimo

    Os quarteis, tem que ser inviolavéis, ao invés de tirar os militares internos,acabem com os gabinetes da assembleia, TC,TJ e TRE, analisem: a secretaria de educação, com militares dando aula, será que os professores gostariam?. a secretaria de saude cheia de militares trabalhando lá, os medicos achariam bom? melhor: será que o judiciario(intocavél) gostaria que os militares executassem serviços dos juizes, então cada macaco no seu galho.

  • Alagoano da Silva

    O problema da violência em nosso Estado não é caso de Polícia, caso haja uma redução ficará provado na prática que +/- 200 homens não irão resolver nada… Medidas paleativas como essa redução não trarão resultado nenhum, visto que o problema de efetivo vem de muitos anos e déficit é muitooo maior que só 200 homens. Convocação da Reserva e concurso para a Civil, aí sim seria a medida mais sensata a ser tomada. O Del. Geral Barenco tem um projeto montado e elaborado há meses para o concurso, mas sempre que requer a realização do mesmo “esbarra” na LRF. Vejá só: se o déficit na Polícia Civil é de quase 2000 homens, imagineeee na PM?!?! Comparem os números e, percebam que não vai ser só 200 homens que irão resolver a bandidagem. Vamos esperar orçamento de 2010 e torçer para que haja recursos para a realização do concurso e contração de policias.

  • Fernando Márcio

    Pela primeira vez esse Conselho de Segurança sugeriu algo util… Sou militar, atualmente trabalho na burocracia, mas sempre defendi isso e gostaria muito de poder voltar para as ruas sabendo que o serviço burocratico será feito a contento…