O governador Teotônio Vilela  Filho precisa dar uma resposta contundente à população quanto ao que é necessário fazer na área da Segurança Pública. Há, sim, uma sensação de abandono, que nem mesmo a presença mais ostensiva de viaturas e policias nas ruas faz atenuar.

Há problemas de toda ordem. Por exemplo: os localizadores de veículos (chips) a um custo individual de pouco mais de R$ 100,00 por mês, até hoje não foram adquiridos pela Polícia Militar – e a justificativa seria a falta de dinheiro. Nós denunciamos, aqui, em 3 de março último, que a PM de Alagoas era a única corporação militar do país a não dispor desse equipamento tão barato. Digo agora: continua sendo.

Sem os localizadores a PM permanece usando equipamentos rudimentares, resultando, por exemplo, que duas ou mais viaturas trafeguem na mesma área ao mesmo tempo, enquanto em outros lugares não há a presença da polícia.

O vício da pólvora

Enquanto a população sofre com a falta de uma ação mais efetiva da polícia – e esta é uma realidade -, ainda se depara com uma anomalia histórica, um vício do poder político.

Foi o caso, ocorrido no último sábado, envolvendo um sargento reformado – que fazia a segurança pessoal do filho do prefeito de Maragogi, Marcos Madeira. Era um show de uma banda baiana, e, depois de uma confusão envolvendo o “protegido” do militar – que está preso –, o tal resolveu o assunto da forma que conhece: dando tiros, felizmente para o alto. Ele não tinha o registro da arma.

Sabe com quem está falando?

Isso mostra também, a falta de critério de quem organiza esses eventos – e há gente séria que cumpre com rigor os cuidados com a segurança. Não teria sido o caso? Como o personagem entrou no espaço em que foi realizado o show, lá em Jacarecica, armado e sem que ninguém tivesse visto?

Resposta: com a famosa carteirada.

Numa terra em que praticamente todas das “otoridades” só andam armadas ou cercadas de gente que faz medo ao cidadão comum, qualquer descuido pode significar a morte de mais um inocente. Chega.

Onde está o dinheiro?

Não foi exatamente bombástica, como se esperava, a entrevistas de Cleto Falcão ao jornalista Geneton Moraes Neto, da Globonews.  Mas ele deixou, de novo, uma pergunta no ar: onde foram parar os 52 milhões de dólares que sobraram da campanha de Fernando Collor à presidência da República? Pois é, onde?

JL e a trágica foto de Brasília

Há muitas queixas, inclusive do deputado Benedito de Lira, quanto à publicação da foto do chapão, em Brasília. Não era para ser divulgada agora – mas decisão de fazê-lo foi de JL. Duvido que tenha sido sem o consentimento de Fernando Collor. Pegou mal para todo mundo. Quem está ali tem, sistematicamente, negado que faça parte do arrastão partidário.

Recado aos internautas (com proposta):

Vocês já devem estar sem paciência para receber explicações sobre o que acontece com os comentários, mas, enfim, o problema permanece. Agora, tenho recebido as mensagens dos internautas com nome , e-mail etc (ao contrário de antes), entretando, ao liberá-las, as identificações simplesmente somem. A equipe técnica explicou-me que isso acontece a pedido do internautas; vários deles, no entanto, me garantiram que nunca pediram para permanecer no anonimato. Às vezes, a tecnologia se escuda no sobrenatural, mas como eu não acredito em bruxas, e também cansei desse embate, proponho o seguinte:

-Depois de escrever a sua mensagem, sugiro que você ponha alguma identificação – não precisa ser o nome completo. No mínimo, você deixará de ser um fantasma tecnológico. Acredito que seja uma forma sensata de resolver o problema. Um grande abraço – Ricardo Mota.

Almeida faz proposta a Lourdinha para deixar prefeitura em 2010
Deputados pedem a Vilela saída de Rubim
  • Ismar Porfirio

    Caro Ricardo,

    Você acha mesmo que esse CHIP instalado resolveria o problema?? acho que não.
    Veja só que logistica temos aqui no sertão, toda semana vou pra maceió e é comum encontrar no trajeto de delmiro gouveia até arapiraca 03 blitz, imagine que COMANDO MILITAR temos, além do mais são tudo misturado agentes do DER com policiais quase todos pedindo uma ajuda pra almoço e um guaraná, são policiais viciados em pedir não recebem ordem unida nos quarteis não são fiscalizados, aquele que estiver errado é logo ameaçado(INFRAÇÃO…)nunca dispensa nada só pedindo pra ajuda-los no almoço, que vai embora um absurdo!!! quando vamos ter uma policia um pouco parecida com a de sergipe, pernambuco, ou bahia? nunca! aqui o vicio é demais se tivermos que devolver alagoas pra pernambuco teremos que pedir desculpas pela bagunça que é isso aqui!!!!

    Obrigado por receber este desabafo!

    abraço e tudo de bom

  • kexada da silva

    Ricardo,
    A segurança pública a exemplo das outras áreas tidas como primórdiais e essênciais da socidade que são a educação e saúde não melhora porque existe interesse financeiro. Pra que as escolas públicas funcionarem bem se alguém vai perder os alunos das suas (ou de amigos ou parentes)escolas particulares. Pra que o posto de saúde pública funcionar? As pessoas têm que adiquirir os nossos (deles) planos de saúde. A polícia tem que não funcionar, pois assim será necessário a contratação de segurança particular. Você, Ricardo é dono de alguma dessas empresas? Eu não. Mas alguém sim.

  • M. Almeida

    A questão da “insegurança pública” no Brasil jamais será resolvida enquanto não encararmos nosso principal problema: a corrupção! O que se vê são os tele jornais, a mídia escrita, blogs, sites de notícias eufemizando a verdade de que o dinheiro público é quase que totalmente desviado para as famílias dos políticos (executivo e legislativo) e para boa parte dos membros do judiciário. A corrupção, antes da droga, está destruindo o país! Olhemos de frente qual é a verdade! Chega de conversa mole!

  • Anônimo

    Meu Estimado Ricardo Mota,tenho profunda admiração por sua postura,mas nem por isso devo deixar de esclarecê-lo,muitas faltas,GRAVES,diminuem o brilho da admnistração do Sec.Rubin,entre elas podemos citar:

    1-Falha na elaboração de projetos para a segurança pública estadual;

    2-Escolha “afetiva”de alguns colaboradores,esquecendo o quesito COMPETÊNCIA;

    3- Insistência em encobrir possíveis falhas de seus subordinados;

    4-Desunião entre os integrantes das corporações,provocando desestímulo e péssimo atendimento à população;

    5-Falta de interatividade com a classe de praças e agentes,provocando uma falsa sensação de entendimento dos problemas de cada unidade;

    6-Manutenção de gestores “Estrelas”,ainda que percebendo tal defeito;

    7-Projetos a “toque de caixa”,sem pré-estudos ou aceitação pelos futuros operadores(Soldados,cabos,sargentos,agentes de polícia,etc);

    9-Autotrac ou similar,equipamento de monitoramento a distância,câmeras nos postos policiais e delegacias com sistema “on line”,são alguns dos projetos que certamente o M.Justiça custearão,mas para tal é preciso criar tais projetos;

    10-Complementação salarial dos policiais, a um piso nacional digno,custeado pelo Gov.Federal,como será feito no Rio de Janeiro.Ações como essa,mostram aos integrantes da força pública a intenção e o reconheciemnto por parte dos gestores,da importância do recurso humano na atividade de segurança pública

  • Anônimo

    Em primeiro lugar: jamais vi em toda a minha vida, tantas viaturas policiais, como agora. É claro que isso não resolve! O Jornal Nacional mostrou recentemente um estudo de respeito, e apontou os três estados mais violentos: Pernambuco, Espirito Santo e Bahia. O menos violento é São Paulo!!! É obvio, pois tem mais dinheiro, tem inteligência, e tem um grande governo. Alagoas está na média, mas o problema não é polícia. Pois se fosse: NUNCA SE PRENDEU TANTO EM AL, COMO AGORA. Então? Viva Rubim, Barenco, Tutmés, Eduardo Tavares, Coaracy, Sapucaia, Sergio Moreira, Luis Otavio, Mendonça, Heloisa, Zé Costa, Edinaldo Marques…etc. Agora, banda podre é banda podre!

  • Anônimo

    Isso e problema administrativo! Vai querer fazer igual ao Jeferson Moraes.O Jerfeson Moraes reclama tanto, agora mostre um projeto de sua autoria no meses em ficou mamando nas velhas tetas.

  • Anônimo

    O monitoramento, ira SIM racionalizar o roteiro das viaturas, já q a PM e a SDS fala tanto em “INTELIGÊNCIA”, se saberá ON-LINE onde e quando a viatura estár ou esteve. Acabar com esta coisa, qdo se prende um meliante chega 4 ou 5 viaturas, lógico q várias áreas da capital ficou descobertas.Comércio sem câmeras de monitoramento, viaturas sem localizadores, o bom senso embreve desiste de Alagoas e vai embora.** Pode postar – Ruslan Queiroz

  • Anônimo

    Caro Ricardo, creio que você ainda se mantém na integridade e na responsabilidade com a verdade dos fatos, pois o que temos percebido é a manipulação ou amputação de fatos e notícias no nosso meio jornalístico. Não quero com essa afirmação tecer nenhuma acusação, mas simplesmente citar como exemplo o que me é apresentado mais de perto: a situação política de Marechal Deodoro. Hoje temos um prefeito que até pouco tempo nada conhecia do município e que se cercou de assessores não menos desinformados. Resultado: uma administração catastrófica que tem quase totalidade da rejeição dos munícipes. O que lhe é positivo praticamente limíta-se a sua equipe de comunicação que tem feito um excelente trabalho colocando uma grande núvem de fumaça na realidade dos fatos. Os protestos, a começar da totalidade da Câmara de Vereadores (hoje já contornada pela mudança de lado de tres deles) e pela população em geral que tem se manisfestado contra em passeatas e hoje se prepara para um grande protesto programado para os dias 13 a 15 próximo quando da presença do governador e outras autoridades. Fatos como estes precisam se divulgados para dar um equilíbrio ao que se noticia. Este è mais um desabafo que acredito você deva receber frequentemente. Ônus de quem está do lado da verdade. Wagner

  • Maria Paula

    Esse Cleto Falcão é um CHARLATÃO. Andava sem destaque na mídia, e o jeito que achou de reaparecer foi dizendo que ia fazer supostas revelações. Esse cara não tá com nada!

  • Maria Paula

    Sobre a foto do suposto Chapão.
    Independente de qualquer coisa, esse chapão quer tirar Teotônio do governo de Alagoas, sendo assim, por mim está apoiado.

  • Anônimo

    Nem perco o meu tempo vendo entrevistas de pessoas que dizem que vão fazer declarações “bombásticas”. Se o que ele diz pudesse ser levado à sério, ele teria dito isso há mais tempo. Ele deveria se chamar Clepto Falção…

  • Anônimo

    Muitas vezes as pessoas tomam atitudes movidas por questões internas e motivos errados. Tenho certeza que Falcão deve estar desgostoso por não ter tido sucesso em sua carreira política e agora busca desesperadamente outras formas de se promover.