Maceió, 16 de outubro de 2009. 

“Companheiros( as), 

há pouco mais de 05 (cinco) meses entramos no governo municipal de Maceió assumindo à Secretaria de Educação. Todavia em nenhum momento o conjunto do partido discutiu o projeto político para a educação. 

Temos ciência, extra oficialmente,  que às gestões anteriores da pasta lesaram de forma significativa o erário, além de terem desmantelado a estrutura da rede municipal de educação, seja através dos calotes dados aos credores, seja através das contratações ilegais de empresas e OSCIP’s para a prestação de serviços, ou mesmo pela falta de manutenção predial das escolas bem como de recursos humanos nas mesmas. 

Sabemos  ainda que, aos poucos, vimos corrigindo os problemas burocráticos e financeiros herdados, entretanto, entendemos que não nos basta tão somente agir neste sentido, que é mais que uma obrigação de nossa gestão que, inclusive, sem receio de conflitar com interesses políticos, tem encaminhado várias irregularidades encontradas na Semed para que seja apurada a responsabilidade dos gestores anteriores. 

Entretanto, a Articulação de Esquerda (AE) entende que não podemos nos focar tão somente na resolução de tais problemas, mas começar a implementar políticas mais agressivas para à Educação, seja através da construção de novas escolas com estruturas completas – inclusive como forma de reduzir o número de prédios alugados para funcionamento de escolas, seja com uma política de investimento em melhor qualificação dos quadros desta secretária, seja com a implantação de novos programas em nível municipal que contribuam com a melhoria da educação em Maceió – isso sem contar com os programas em parceria com o Governo Federal que já vêm sendo implementados. 

Ou seja, entendemos que não podemos fincar nossas ações tão somente nos programas já existentes. Temos que implementar políticas que revolucionem a educação municipal. Para tanto, faz-se necessária uma discussão aprofundada no partido a fim de que possamos construir um verdadeiro projeto Petista para a educação municipal, visando atender aos mais carentes, e não somente um balanço de gestão. 

Afinal, independentemente das diferentes correntes políticas internas, entendemos que à Secretaria Municipal de Educação é mais um espaço para dialogar com a sociedade através de políticas públicas, de forma a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo uma educação básica e fundamental de qualidade. 

Outrossim, temos o entendimento que um fracasso na Semed não abalaria o prefeito Cícero Almeida, mas ao Partido dos Trabalhadores, motivo pelo qual temos de nos empenhar ainda mais para que nossa administração dê certo.

Neste sentido, reforçamos nosso compromisso em contribuir com o projeto político do PT na Semed não só em sua execução, mas na construção conjunta com todo o Partido dos Trabalhadores.”

  

Articulação de Esquerda – Alagoas 

Caso Fábio Acioli: Polícia vai indiciar presos; inquérito ainda investiga mandante
Cyro da Vera Cruz ganha cargo no governo
  • gislaine viana dos santos

    eu gostaria de saber do MP ! o ex secretario desviou muito dinheiro isso é publico e notório e até agora nada foi feito ninguém foi preso ninguém devolveu o que roubou e vai ficar por isso mesmo?

  • Anônimo

    Gente!!! (como diz o Ricardo)
    Nossa política sempre foi assim, passando de legislatura em legislatura e os culpados sempre se vão. É lamentável que um processo de modernização, de capacitação de políticas públicas, por muitas vezes, não tenha bons destinos. Temos sim, que nos empenhar e olhar com mais afinco prá os mais necessitados. Soluções existem, só dependem de nós.

    P.S. – a febre também ataca os interiores. Como Ex: Boca da Mata, cidade das serras, bonita por fora, horrivel por dentro. É um descaso, sem educação, sem saúde, desestruturada. E a população? sofredora, insegura…precisa-se averiguar tal admnistração.

  • Anônimo

    Essa carta é meia suspeita, será que não são petista inciumados e querendo fazer festa com o nome dos outros, se ve bem que a SEMED esta caminhando muito bem, o atual secretario é uma pessoa honesta , e pode ser que isso incomode.
    os que reclamam tem fama de so reclamar, trabalhar que é bom é duficil neeeeeeeeee………