Dessa vez, parece, o racha é mesmo para valer. O senador Renan Calheiros disse a todos que quisessem ouvir, na convenção do PDT – no sábado – que foi traído pelo governador Teotônio Vilela Filho, assim como o ex-governador Ronaldo Lessa. Eis um bom motivo, portanto, para os dois estarem juntos na disputa eleitoral do próximo ano.   Os compromisso assumidos por Vilela com ele – Renan e Ronaldo – foram deixados de lado desde o início do atual governo (segundo Calheiros). Em 2010, pela primeira vez, os dois ex-senadores siameses estarão em palanques opostos. E pelo tom das falas do líder do PMDB no Senado, o embate promete ser com artilharia pesada. 

 

 

Ainda na formação da equipe de governo, Calheiros esperava ficar com a Secretaria da Fazenda e uma outra pasta com mais capilaridade – Educação e /ou Saúde. Na direção das finanças do Estado, perdeu a vaga para a ex-secretária Fernanda Vilela – o primeiro nome anunciado na equipe do governador. 

 

 

O presidente do PMDB de Alagoas nunca perdoou Vilela. Ainda “dirigiu” a Educação, ficando Saúde com um nome de indicação do prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca. Hoje, a pasta é comandada por Herbert Motta, graças a uma ao vice-governador José Wanderley Neto – que é do PMB (!!).    Ainda na convenção do PDT, Calheiros admitiu, pela primeira vez, que pode disputar o governo do Estado, lembrando que “ninguém pode ser candidato de si próprio”. Terminou apontando o nome de Ronaldo Lessa para o Palácio República dos Palmares. 

 

 

O ex-governador voltou a dizer, por sua vez, que seu objetivo é mesmo uma das duas vagas no Senado Federal. O nome dele pontua muito bem nas pesquisas e para as duas situações: candidato a senador e /ou governador. 

 

 

Interessante, como na política as relações mudam de forma radical. Calheiros e Lessa sempre foram muito mais do que adversários: o peemedebista já chegou a acusar Lessa – me parece que injustamente – de ser um dos responsáveis pela prisão de militantes de esquerda, em Alagoas, nos anos de chumbo da ditadura militar (entre os quais, Denis Agra, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas). 

 

 

E o líder do PMDB no Senado não está sozinho no jogo de empurra para que Lessa dispute o governo do Estado. Fátima Borges – ex-secretária de Lessa e atual assessora de Calheiros – e até o ex-governador Luis Abílio, entre outros,  defendem esta alternativa. 

 

O eterno porta-voz de Lessa, Welisson Miranda, é radicalmente contrário. Disse até que “tem gente já se sentindo secretário, de novo. O Ronaldo não pode correr o risco de ficar sem mandato, no próximo ano. A disputa por uma das vagas no Senado é a ideal”.

João Beltrão sai do PMN e se licencia da Assembleia
Alagoas é "campeão nacional" de programas sociais do governo federal
  • eugenia

    bom se realmente o ronaldo çessa se candidatar terá o meu voto e tenho certeza q sendo governo ou senado ele estara eleito boa sorte ronaldo…

  • tania

    Que absurdo!Ronaldo Lessa sem mandato ano que vem não pode, pensa!!!!Só nas Alagoas pra um assesssor dizer isso, qto deve ganhar por tal afirmação? rsss..Sinto nojo dessa politica que temos que aturar, infelizmente!!!!

  • ARTUR

    RENAN,RONALDO LESSA, COLLOR, E TODA BANCADA FEDERAL E ESTADUAL, POXA VIDA O POVO DE ALAGOAS REALMENTE ESTÁ SEM OPÇÃO, ESTÁ VINDO AÍ MAS UMA VEZ UM GRANDE APOCALIPSE, SALVE-SE QUEM PUDER.

  • julio Verne da Silva

    É de partir o coração essa traição…”eu acho é Tomeeeeeeeeeee!”

  • João

    Traidor que trai traidor(es), tem 100 anos de perdão.

  • João

    Realmente, o Ronaldo não pode correr o risco de ficar sem mandato.Ele e muitos outros, pois na iniciativa privada sequer seriam contratados para síndicos de lupanares.

  • sertanejo de inhapi

    agora renan diz q foi traido né.fim de madato rolete chupado.se o governado teo vilela estivese bem nas pesquisas eu queria ver se renan falaria isso.ronaldo lessa abra do olho se não á rasteira vai ser grande.

  • JOSÉ RONALDO

    É evidente que tudo, isto não passa de mais uma armação política de Renan Calheiros. Renan sabe que uma das vagas para o senado é de Heloísa Helena e a outra será disputada entre ele, Lessa e Benedito de Lyra. Renan quer se vê livre de Ronaldo empurrando-o para o Governo do Estado

  • RENATO PAIVA

    RICARDO TRAÍDOS PORQUE ? PORQUE O THEO NAO DEIXOU ELES MONTAR UM SISTEMA DE ROUBO GRANDE NESTE ESTADO ? A TURMINHA DO RENAN E OLAVO É PESADA , RENAN INDICAR ADEILSON BEZERRA PARA SECRETARIO DE INFRA ESTRUTURA ERA PRA FALIR O ESTADO E POR TABELA O THEO IRIA SER PRESO .TRAÍDOS , PIADA !

  • JAIME DOS SANTOS

    Certamente Renan Calherios que durante toda a sua vida traiuu os amigos (se é que ele tem), agora ele taraiu Teotônio Vilela. Mas isto já era esperado, porque quem conhece Renan, sabe que ele não tem postura, ética, amigos, ideologia, em fim, é um verdadeiro traidor.

  • EU SABIA

    Renan nuNca esteve uma situação tão desesperadora. Desgastado diante da opinião pública, esta será a eleição mais difícil de toda sua vida. Uma vaga é de Heloísa e com chances reais de chance de vencê-lo está Benedito de Lyra e Ronaldo Lessa. Por isto ele quer se vê livre de Lessa.

  • MAIS UMA TRAIÇÃO

    Renan Calheiros o maior traidor político de todos os tempos, senão vejamos. Renan traiu Collor, Itamar,Sarney e FHC. Se Dilma não emplacar ele passará para o lado tucano e apóia Serra. E agora, traiu Téo Vilela, a próxima vítima será Ronaldo Lessa. Quem viver verá!

  • sururu

    O Renan e expert em trair,isso ele conhece como poucos!

  • jonathan

    Ricardo, Não acredito que até voce, tem memória curta. O governador Téo Vilela, deu ao Renan a Secretária de Infraestrutura, quer filé melhor? Ele indicou Adeilson “Navalha” Bezerra. De quebra deu a Educação. E ele indicou o Fábio, que saiu falando bem do governador…

  • renato

    Lessa, estou com você, o Senado já deveria ter sido seu em 2006!!!

  • jonathan

    …e deu a Saúde ao Luciano Barbosa, seu leal escudeiro no PMDB, que indicou o Dr André, que tambem saiu falando bem do governador. Hoje, a Saúde é capitaneada por Hebert Mota, ao meu ver o melhor secretário da pasta até hoje. Pergunto: onde está a traição do Teo Vilela? …

  • jonathan

    …acho que posso responder: o caso da SEINFRA é emblemático. O dr. Adeilson Bezerra não estava a altura do cargo. Porque as pessoas, não procuram indicar os melhores técnicos e indicam só amigos e “parceiros”? O programa eleitoral vai esclarecer muito coisa. Acho que Alagoas mudou.

  • ANALFABETO

    Já estou imaginando o tamanho da FRIA que o Ronaldo Lessa vai entrar. Welisso tem toda razão, possivelmente ficará sem mandato e nas mãos desse menino inocente chamado Renan. Os objetivos de Renan são : EU, depois EU e depois EU novamente. Adeus mandato Ronaldo Lessa!

  • augusto

    ESTÁ AÍ UMA DUPLA QUE CERTAMENTE IRÁ TER UMA BELA SURPRESA NAS URNAS, UM MERECE O OUTRO, EU ACHO É TOMIIIII.

  • Torres

    Quem fora traído? O povo alagoano!!!É verdade que não temos opções.Nossos políticos-sem exceção-só pensam em si.Precisamos de políticos com vergonha na cara,que priorizem a honestidade.

  • J Monteiro

    Ricardo, o que nos espanta é ver o ex-governador Ronaldo Lessa, que fez um governo pífio, sem deixar nenhum legado para orgulho dos Alagoanos, pensar que pode cair nos braços do povo. A sua vez passou Lessa. Hoje você é passado, e um passado triste.

  • Alagoano Atento!

    Renan falando em traição é piada! O Reizinho do Gado desconhece o que seja lealdade! Cuidado Lessa, o Renan “Sou a favor de todo governo” quer tirar você do caminho. Para renovar o mandato o Renan seria capaz de vender e entregar a própria mãe!

  • J Monteiro

    Renan e Lessa, dois inocentes foram cruelmente traídos? Pode rir, essa é a piada do momento. Ou pode chorar de alegria, porque teremos a chance de na próxima eleição, mandar essas nulidades para a lata do LIXO do esquecimento. Banindo os dois da vida pública.

  • Ludmila

    Acho que Téo Vilela foi muito feliz na escolha de seu secretariado,sobretudo nessa segunda metade do governo. Se um governante utiliza critérios técnicos em detrimento do critério de “loteamento” de secretarias é um avanço.Melhor para nós se traiu Renan!

  • zereges

    o theo tá fazendo um bom governo,o problema,é que os caras queriam a chave do cofre.

  • jose nemezio de oliveira

    em verdade em verdade vos digo meus amigos renan,teo,benedito de lira sao todos raposas velhas,ronaldo nao pode se deixar levar pela conversa do renan ,ate rui palmeira ja e´ uma raposinha;ronaldo se contente com o senado mas ve se faz alguma coisa por alagoas pois nem a heloisa trouxe beneficios

  • Heleno

    Renan falando em traição. kkkkkkkkkkkkk Perguntem a Zé Muniz Falcão, Mendonça Neto e Collor quem é que entende de traição. E se Ronaldo Lessa for na “conversa” dele, será o próximo a ser traído. Tá desesperado !

  • João Julio da Silva

    Se o povo alagoano tem memoria curta, santa paciência, mais essas figuras Collor, Renan, Ronaldo Lessa, são figuras que já está no momento de sair da vida politica de Alagoas, vamos eleger Heloisa e Pinto de Luna para o senado.

  • mario inacio

    Por que esses Prefeitos, não renunciam? Se não dá, vai passando, deixa de fazer “MÉDIA”. A OPERAÇÃO PRIMAVERA, prendendo, porque eles roubaram e, os outros, “CHORANDO”, porque querem mais:DIFÍCIL ENTENDER, ESSE TROCADILHO!!!!!!!!!

  • MARCOS AVILA

    INFELIZMENTE O ALAGOANO GOSTA DE SOFRER. EU NÃO DUVIDO QUE OS DOIS SE ELEGAM NOVAMENTE. UM SÓ VIVE DE NEGOCIATA, O OUTRO ACABOU DE QUEBRAR O ESTADO. É LAMENTÁVEL QUE SÓ TENHAMOS CANDIDATOS DESSE NÍVEL. SEM FALAR EM BIU LIRA, COLLOR, F.TENÓRIO, LUCIANO BARBOSA………………..

  • SEM ESPERANÇA

    Essa raposa velha queria somente a FAZENDA, a SAÚDE E A EDUCAÇÃO… Felizmente o GOVERNADOR teve juízo e colocou TÉCNICOS na FAZENDA. Chave de cofre com dinheiro honesto não é para qualquer um. Traição ele vai sentir em 2010, quando não for reeleito.. VIVA ALAGOAS

  • SANTIAGO

    TEO GANHOU PARA GOVERNO POR CAUSA DE RENAN, A PRÓXIMA ELE PERDE… ESTÁ CLARO QUE COLLOR, RENAN E RONALDO ESTÃO COM A MAIORIA, PRINCIPALMENTE COM O APOIO DE LULA … PODEM CHIAR, GRITAR SE ESPERNIAR MEUS QUERIDOS ( LULA MAIS DE 80% DOS VOTOS DO BRASIL E DE ALAGOAS).

  • PAULO

    100 CIDADES DE ALAGOAS ESTÃO COM RENAN ( RENAN TRABALHA E TRÁS PROJETOS PARA ALAGOAS), IMAGINE JUNTO DE RONALDO E COLLOR.

  • tenorio

    É tudo farinha do mesmo SACO!!! Camboio de maracuteiros e crápulas…deveriam ser todos levados para o Afeganistão para passar férias com os Talibãs!!!O que eles fizeram por Alagoas?…uma terra de LADRÕES e de piada nacional..

  • Alagoano

    Ronaldo e Renan juntos são muito bom para alagoas, com o trabalho do Renan e Ronaldo á vitoria dos dois já esta certo. Renan é maior articulador do Brasil.Renan,Ronaldo e Téo são o melhor para Alagoas.Renan e Téo Senador e Ronaldo Governador Alagoano

  • Antonio Ewald

    Ao longo de 4 anos, somente duas atitudes do governador Teo Vilela merecem nosso aplauso: a nomeação de Antonio Sapucaia para o Detran e a nomeação de Tutmés Airan para desembargador do Tribunal de Justiça. Afora isso, trata-se de um governo desastroso.

  • sonhador

    quem lembra do djalma falcao que era presidente do PMDB em alagoas, o renan mexeu os pauzinhos em brasilia e colocou o coitado do djalma para fora do partido, o djalma foi fundador do partido em alagoas,traidor e ele,o que voce acha sob isto

  • alagoano de verdade

    vamos vota no delegado pinto de luna ao senado federal, o restante dos cargos politico vamos anular e confirmar o nosso voto esta e uma prova de protesto radical que devemos fazer

  • Sandra

    Tenho certerza que o senador Renan não falou mal do Governador Teotonio e nem de ninguém, até porque alagoas conhece bem a forma do senador fazer política e todas as suas alianças são claras.Diferente de dos que se dizem “honestos”, mas que por trás dos bastidores só Deus salva…

  • Ana Jô

    Fico pasma com nível de consciência, tem políticos que passam o mandato e não fazem nada a não ser discursos caluniosos e são elogiados, enquanto o Renan que trabalha pelo estado é criticado,caluniado. Votem nos aventureiros de plantão e verão.

  • neves

    Competência incomoda, haja inveja. Mas não ligue não Senador Renan, continue o seu trabalho, pois critica são os que não fazem nada. E o povo desse estado que realmente precisa sabe quem você é e a importância da sua participação na vida política, siga em frente.

  • Letícia

    Acredito no senador Renan, pois ele até hoje foi o senador quem mais trouxe projetos para Alagoas. Peço a Deus que o proteja para que ele continue trabalhando por todos nós!!!!