É claro que se o senador Fernando Collor quiser, será ele o candidato ao governo do Estado na base aliada do presidente Lula em Alagoas – a mais ampla já registrada na nossa história recente.

Mas com a demora nessa definição – Collor só entrará na disputa no último momento – a situação fica, a cada dia, mais desesperadora para o senador Renan Calheiros, que busca a reeleição salvadora. Sem mandato, ele valeria o mesmo em Brasília e em Alagoas; como, em regra, acontece com todo profissional do ramo (e ele é, neste quesito, um dos maiores especialistas do país.

O líder do PMDB enfrenta dois seriíssimos problemas com vistas a 2010: a altíssima rejeição – que atinge fortemente até o interior de Alagoas -; e a grande quantidade de pré-candidatos com potencial eleitoral.

É nesse cenário que Calheiros busca tirar Ronaldo Lessa da disputa por uma das duas vagas na “Casa dos Horrores”, no próximo ano, acenando com uma proposta que representa algo próximo a algo como “casa, comida e roupa lavada”. Desde que o ex-governador tope entrar na disputa – de novo – pelo Palácio República dos Palmares. A chapa em discussão, neste momento (e política muda como as nuvens, já dizia – entre outros – o deputado Culpadêncio de Oliveira) –, seria formada pela dupla Ronaldo Lessa-Renan Filho.

Com estrutura de campanha garantida para o começo, o meio e o fim. Pesquisas em institutos qualificados, produtoras conceituadas e todo o apoio material necessário ao embate.

Lessa, e todas as pesquisas têm mostrado, é um fortíssimo candidato ao Senado Federal. Mas pontua muito bem, também, quando o nome dele aparece como um dos prováveis candidatos ao governo do Estado.

Se for para a disputa com Calheiros – este é o raciocínio desenvolvido pelo grupo peemedebista -, ele complicaria a vida do hoje senado, mas teria dificuldades de chegar ao final da campanha; materiais, principalmente.

As pesquisas qualitativas, que circulam entre os partidos e candidatos, mostram não apenas a intenção de votos, mas o nível de rejeição de cada um dos candidatos. Neste item, detalhe interessante, o ex-deputado José Costa, agora no PPS, aparece bem avaliado, embora não tenha demonstrado fôlego, ainda, para disputar de igual para igual essa batalha de gigantes.

No lado de Calheiros, Benedito de Lira começa a pontuar, José Pinto de Luna ainda é uma incógnita, mas Ronaldo Lessa é uma “realidade”. Daí a insistência para tirá-lo do páreo. É verdade: muita água ainda vai rolar por baixo da ponte – mas não só água.

Promotor entrega a Eduardo Tavares decisão sobre lei que criou a Verba de Gabinete da Câmara
Caso Gil Bolinha: Manso suspende processo contra Pastor Saulo
  • negão

    Nesse ninho de ‘cobras’ em que vivemos sem dúvidas que Ronaldo lessa com todos os erros é muito melhor do que todos esses.

  • sergio

    Permita-me divergir, Ricardo. A grande quantidade de candidatos benefecia o Senador Renan, que tem parte do eleitorado “cativo”, então quanto mais dividido melhor. Segundo, o real adversario do Renan, é o Biu de Lira, que não é flor que se cheire. Basta o Teo dar um voto a ele.

  • Prof Damião Pereira de lima

    “vale tudo”,o senador Renan Calheiros como sempre usará toda e qualquer desesperadora atitude para se perpetuar no poder,até trair seu “irmão” de longas datas,Téo Vilela.Deveria usar seu poder político para o bem de Alagoas.

  • sergio

    A “chapa” Ronaldo e Renan Filho, define o segundo voto do governador para o Biu de Lira. Detalhe: o primeiro voto, claro, não seria do Renan. Outro ponto: se SP e MG tiverem unidos, a eleição de Serra é certa, e terá um grande efeito sobre Alagoas. A “chapa” vai agradar ao Teo.

  • Ralf

    TO COM LESssssSAAAA!!!!!

  • sergio

    Tanto o Ronaldo Lessa, quanto o Renan Filho, e claro o pai, terão que explicar a população as questões de ética, moral e de desvios do dinheiro público. O Ronaldo deverá explicar como governou, quase doze anos, e deixou Alagoas, com os piores indices, serviço público sucateado..

  • andre

    a sim e para alagoas o povo que para governo collor e vice renan filho dupla IMBATIVEL…

  • Carlos Alberto

    Da forma como eu estou vendo a situação aqui nas Alagoas o melhor seria se Collor se candidatasse ao governo do estado. Alagoas está precisando de um governador com cacife e transito com o legislativo e com o governo federal. Fernando Collor é o único que reuni essas qualidades.

  • carlos alberto

    Espero que Alagoas saiba escolher aprenda a escolher o novo governante, pois estes que já foram não tem nada a apresentar de bom para o nosso tão sofrido estado, mas diga de passagem eles semprem se dão bem financeiramente, a polulação e quem paga pelo seu luxo e obras faraônicas.

  • Luiz Ribeiro

    O povo quer o povo ama, Collor governador!

  • tania

    Ricardo, não vejo nenhum candidato ao governo por enqto, os q vc fala não acredito q a população vote rsss Mas sabemos q num estado pobre como o nosso o voto é de cabresto mesmo, no interior e periferia, então quem tem dinheiro se elege… Pena rss

  • antonio aranda da silva

    O melhor para ALAGOAS é COLLOR, o melhor para o BRASIL é COLLOR Presidente, mas temos q limpar a nossa ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, fiquemos atentos nos proximos candidatos a REELEIÇÃO CUIDADO COM SEU VOTO A VITIMA PODE SER VOCE.

  • ARANDA

    Só digo apenas isto CUIDADO COM SEU VOTO EM 2010 pois a vitima é voce e sua FAMILIA muita calma na hora de votar muito CUIDADO Seu VOTO É UMA ARMA A VITIMA SEMPRE É VOCE. CUIDADO

  • NETINNHUUUU

    O melhor de todos ainda é teotoni0 vilela, pq teo nun pode fazer nada pelo nosso estado pq o sr. tão bonzinho ronaldo lessa deixou o maior rombo nos cofres publicos com a divida publica de mais de 39 milhoes mensais, como é que um governador pode trabalhar de uma forma dessa ou qualquer cidadao.

  • leandro

    O futuro governador conseguiu se reeleger na capital com 81% dos votos!!!!Daqui para o ano que vem tem ainda muito trabalho pela frente e quem está com a máquina na mão tem um trunfo muito grande…………

  • luzenita paes dos santos

    a responsabilidade anda longe de muitos destes que querem ser governador.Continuo votando no Teo

  • ARTUR

    PREFIRO VOTAR NULO, QUE VOTAR EM INDICIADOS.

  • Thiago

    Jornalista, O maior articulador político do brasil Sen.Renan não é o que você imagina ou pinta, O povo Alagoano o elegerá ao cargo que disputar, como reflexão, que tal Ronaldo Lessa e uma Mulher de Vice?

  • “Dinastia” Renan nas Alagoas???

    Prezado jornalista,definitivamente nao somos regidos pelo mesmo calendario: isto e noticia pra PRIMEIRO DE ABRIL…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • marcelo

    Aceite não Lessa!

  • ronaldo

    SE NÃO FOR O CIÇO NÃO VOTO EM NINGUEM. DANEM-SE….KKKKKKK

  • Indigesto

    Perai!! Os alagoanos sabem que a era Lulla acaba e o jogo ‘zera’ em janeiro de 2011 ? serão novas coligações, ninguem se engane.

  • Alagoas Vergonha Nacional

    So mesmo na tribo das Alagoas pra se aventar uma hipotese dessas!

  • Brutus

    Bem, levando em consideração as opções apresentadas (de Deus me livre), o jeito vai ser votar no Collor que pelo menos é lindu!

  • jobson

    Observem bem,Renan, deveria ter vergonha de divulgar que ajudou a construir a duplicação aero porto a Messias, este senador, não tem visão do que é administrar um Estado.Aduplicação da BR 101 quando vai sair do papel?

  • robson

    Em nenhum momento você citou o nome de Heloísa Helena, ela saiu do páreo ou você já faz campanha a favor do Renan?

  • augusto

    O cicço não é candidato a governador, vai ficar teo e collor ou teo e lessa para o segundo turno e teo ganha.