A frase acima é de um delegado da Polícia Federal, que depois de passar por vários estados, escolheu Alagoas para morar (não, gente, não é José Pinto de Luna, nem Janderlyer Gomes). A observação feita por ele, com um tanto de indignação, outro de tristeza, não permite ser contestada pela realidade dos fatos.
 
 
Vamos a eles: a violência, com diferentes graus, se espalhou por todo o país; as drogas são um mal que contagia boa parte da juventude brasileira; os serviços públicos de educação, de saúde etc. são imprestáveis, quase que na totalidade, em qualquer recanto do Brasil; a corrupção se instalou e se entranhou na administração pública – aqui, ali, acolá.
 
 
Onde estaria a diferença? Ele aponta sem maiores dificuldades. Dois dos três senadores mais xingados pelos brasileiros representam o Estado de Alagoas; nenhuma outra unidade da Federação tem uma Assembleia Legislativa com mais de um terço dos seus integrantes respondendo pelo desvio de R$ 302 milhões, e ainda com quatro deputados acusados por crime de homicídio, um outro por furto de energia…
 
  
Não é fácil resistir a esses argumentos. Maceió, uma cidade cuja beleza estonteante resistiu às administrações de Djalma Falcão e Kátia Born (por duas vezes), fazendo referência apenas às mais recentes, tornou-se a capital brasileira campeã em assassinatos de adolescentes, um “título” que fere a alma de quem mora aqui por opção – caso do delegado – e mais ainda de quem aqui nasceu e se criou.
 
  
Quando começamos a construir essa tragédia? Desde sempre, com raros momentos de esperança vivida –fugazmente – pos nós, alagoanos. Não é por acaso que estranhamos, quando não sabemos os motivos, o fato de que os pernambucanos estampam a bandeira do seu estado na camisa, no boné, ou agitando-a com a mão. Ela foi criada em 1817, quando Pernambuco se tornou República, mesmo que por apenas dois meses.
 
  
Na bandeira, cheia de símbolos – um sol, um arco-íris etc – tudo tem um sentido de heroísmo e coragem. Foi por conta da Revolução de 1817 que Alagoas conquistou sua emancipação: enquanto os pernambucanos enfrentavam a Coroa portuguesa, os do lado de cá apoiavam, sem reservas e com oportunismo, os colonizadores.
 
  
Fomos premiados pela covardia dos locais. Em compensação, Pernambuco carrega um orgulho e uma autoestima que a História real nos nega – e com toda a razão.
A vitória de Mister Hyde
Presidenta do TJ não leu decisão de Manso; desembargador não recebe deputado
  • Paulo Henrique

    Adotei Alagoas pra morar por coração. Não há nada que me ligue a esta terra, a exceção deste “amor”. Outrossim, fico triste (e alegre ao mesmo tempo) sempre que retorno ao PIAUI, minha terra natal. TRISTE, por constatar que o PIAUI está mais próximo do restante do Brasil que Alagoas.

  • Paulo

    Retificando comentário anterior..TRISTE constatar que ALAGOAS realmente se encontra fora de qualquer perspectiva de crescimento, mesmo se comparado a Estados miseráveis como o PIAUÍ. E ALEGRE, por constatar que o PIAUI, mesmo seus problemas sociais, está conseguindo melhorar o seu quadro.

  • fred

    Na emamcipação politica do nosso estado com Pernambuco, o povo alagoano só ficou com a pior parte, vejam qua todos os índices que estão relacionado com o que é ruim, nós infelizmente estamos na liderança, os nossos politicos brigam para que continuem assim.

  • Profeta do óbvio

    Ricardo, vamos lançar um manifesto com a finalidade de retornarmos a pertencer ao estado de Pernambuco. Será que aprederiamos a votar?

  • fred

    O nosso estado pródigo por grandes romancistas e poeta, tem que conviver que essa raça de politico que tomou conta do nosso estado, e que dividiu em feudos para a maioria das famílias que tem assento tanto no palácio República dos Palmares, como na Assembléia Legislativa.

  • Naize

    Hahahaha!!! Só agora que o nobre Delegado descobriu que Alagoas é o pior do Brasil??? Puxa…

  • ARTUR

    OS ALAGOANOS DE BEM QUE NÃO VENDEM VOTO, OS INDEPENDENTES POLÍTICAMENTE CONCORDAM EM NUMERO E GRAU COM O DELEGADO. MAS, 2010 VEM AÍ PARA MUDAR-MOS ESSE QUADRO DE POLÍTICOS QUE SO NOS FAZEM VERGONHA E ATRASO.

  • Adriano Soares da Costa

    Caro Ricardo, discordo da afirmação. Alagoas tem mazelas graves, mas não ao ponto de sermos o que há de pior. Pena que estigmatizemos Alagoas; nós mesmos. Mas se somos uma desgraça, somos todos nós, sobretudo a nossa elite.

  • Paulo Leite

    Será que Pernambuco ainda aceita devolução?

  • Brasil

    O pernambucano e um guerreiro a historia conta tudo, o povo luta, aqui é o inverso, só alguns e aí estes são ameaçados pelos coronéis, que roubam, matam e fica por isso mesmo. vejam o que os politicos daqui conseguiram para o estado? mais miséria e vergonha.

  • Eduardo

    Vc foi muito duro com nossa terra em suas palavras, mas, é a pura realidade, tudo que vc falou eu concordo por completo, terra de covardes, de povinho e tudo mais, povo que vive de sobrenome, de amizade com fulano ou beltrano, terrinha, uma pena, mais é nossa realidade

  • Jordan Costa

    Caro amigo Ricardo, faço a mesma pergunta todos os dias ao acordar – aonde nós erramos, que tipo de governantes são esses que tomou conta de Alagoas, e que vem se perpetuando há décadas causando um estrago tão profundo nas nossas vidas,que chego a pensar ser irreversível.

  • Jordan Costa

    Sou alagoano, nascido e criado em Maceió,venho esperando uma reviravolta desta situação desde que fui morar em Aracaju em 1997,retornando em 2003,mas hoje confesso, a indignação tomou conta de mim, não enxergo perspectivas de saída a curto prazo para Maceió.

  • servidor decepcionado

    Perfeito seu texto, vou guarda-lo como referencial da história de Alagoas. Nós servidores do Detran que lutamos em 2008 pela moralização somos punidos com peseguições dignas da ditadura militar por um governo comprometido com a bandalheira.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Uma pena, pois o Estado não merece isso. É uma pena, sim, já que é a pura verdade.

  • Fernando Mathias

    O momento dessa Assembléia nojenta nos contagia, mas permita discordar um pouco de sua análise, lembrando que há muitos alagoanos ainda orgulhosos deste Estado que mesmo diante de tantos descasos ainda oferece exemplos dignos para a nação. (continua)

  • Fernando Mathias

    (continuando) Temos exemplos na arte, na cultura,no esporte e até mesmo na resistência aos colonizadores (esqueceu de Calabar?)e,digo sinceramente, até mesmo o Governo do Téo me surpreende pela seriedade e compromisso para edificar a base de uma Alagoas melhor.

  • Ricardo

    Realmente Alagoas é o Brasil piorado, mas o que fazer para mudar essa realidade? Quais os primeiros passos rumo a uma transformação? Parece que tudo de ruim aqui tem em maior número. Já pensei em deixar Alagoas e ir pra o vizinho Sergipe, mas será que esse é o caminho? Ainda acho que não.

  • sergio

    Alagoas tambem resistiu ao governo “doidivanas” de Lessa, esqueceu? A referencia a Pernambuco foi demais, se tivesse tempo todo mês ia ao Recife. Como dizem lá: tomar um banho de cultura. A homenagem que o governo de AL, prestou ontem aos MESTRES da cultura, me lembrou Recife.

  • sergio

    Em qual lugar do mundo, o cara ainda falaria nesse tal de Collor? Qual lugar do mundo, em pleno Pacto pela Educação, os professores insistem em greve por birra partidaria, e tentam ignorar o superprograma Geração Saber? Não discutiriam a possibilidade da USINA NUCLEAR, como um ganho?

  • sergio

    E o Brasil? Qual o lugar do mundo, em que um pais sem educação, sem saúde, com um partido de esquerda no comando amoral, sem segurança – há estados (BA e RJ) que tem locais que a policia não entra,QUE UM PRESIDENTE TERIA QUASE 90% DE APROVAÇÃO, SÓ NA LOROTA?

  • sergio

    Qual pais do mundo, em que um senador (RENAN) enaltece ao falar da Barragem Helenildo Ribeiro, só o GF, desconhecendo que o pobre estado que o elegeu, desembolsou de contrapartida, quase 10 milhões, e ele não faz referencia por birra. VERBAS FEDERAIS UMA OVA, O DINHEIRO É DO POVO!!!

  • Luiz Alberto

    Ricardo, ao invés de defender os pernambucanos, voce deveria focar seus comentarios nos compradores de votos! CADÊ A MULHER QUE DENUNCIOU A FATIMA SANTIAGO? Pergunta para a policia federal.

  • benigno josé da graça filho

    Agora eu entendo a razão dessa pandemia que campeia em nosso estado. A CANALHICE.

  • marcosparedes

    ” Não dispute com um homem poderoso para que não caias em suas mãos e não tenha desavenças para não acontecer que ele te mova um processo.” ECLESIÁSTICO 8. Perdão senhores poderosos, curvo-me diante de vossas sabedorias.Estou me retratando dos meus comentários levianos.

  • Paulo Antonio

    Infelizmente esta é a mais pura realidade. Para as pessoas que por opção, moram em Alagoas é desesperador ver como ninguém reage a coisa alguma. É tudo normal……. Triste quando se chega neste estado pois é a desesperança ganhando da esperança…

  • Fernando

    Uma explicação muito sem nexo. Se cada pessoa tem que carregar nas costas o ônus de outras pessoas, poderia carregar também o bônus. Se eu fosse escritor poderia também exigir que qualquer coisa que escrevesse fosse bom só porque por coincidência nasci no mesmo estado que Graciliano Ramos

  • marcos lima

    Ricardo, Procura um lugar civilizado e vai embora de Alagoas. Você só fala mal de nosso Estado. Procure virtudes em nossa terrrinha para divulgar. Parece que o negativo de nosso Estado alimenta o seu viver. Será que não tem nada de bom em Alagaos?

  • herbert brandão

    Apesar de ser alagoano com muito orgulho, tiro como minhas as palavras suas pois sou indignado pelas falcatruas e corvadias que nosso povo se submete que o diga nosso governador que com sua covardia dorme em beço explendido.

  • Cleo SIlva Marinho

    Um aviso: O PSOL vai perder o Richard Manso para o PDT de Ronaldo Lessa. Ele, Lessa, marcou encontros com o Manso. Vi a agenda da ASERJUS no rol da secretaria.

  • marcos paredes

    Ricardo, tenho quase 30 anos de advocacia, nunca uma JUiz ou Desembargador agiu com indcência para comigo. Para mim o Judiciário é u orgão sério, agora, para aqueles, que no seu blog faz insinuações é que querem corromper e não consegue pois pode levar uma cadeia daquelas. Um abraço.

  • marcos paredes

    Meu ultimo comentário neste blog. Dr. Professor e Juiz Gustavo Lima, nâo tenho processos em seu Cartório, mas receba de mim, meus encômios, respeito pela sua digniade, decência e notável conhecimento jurídico. Meus respeitos.

  • Francisco

    É verdade, Ricardo A criação do estado de Alagoas foi um prêmio à covardia. A História não deixa nenhuma dúvida. Sempre digo: nascer por estas bandas é mais que destino, é uma sina triste a carregar pela vida afora. Eu tenho muita vergonha de ser alagoano.

  • Carlos Alberto Barbosa

    A emancipação da Capitania de Alagoas foi bastante oportuna, porque Recife era comandada, à época, por liberais estrangeiros que exploravam as comunidades rurais. Pretendiam o óbvio: mudar o comando do monopólio. Somos irmãos cara!

  • marcos paredes

    Ricardo. DEvemos ter dentro de nós a indignação santa. Não adianta lutar contra “essas” pessoas, que o mal está encrustado em suas almas. Devemos lutar o bom combate contra as Potestades. Eles já estão condenados pela vida durante a eternidade.Já pactuaram com o mal. A Divina Comédia.

  • Hagá

    Boas coisas de Alagoas foi a natureza que deu, de graça. Dos alagoanos nada muito enriquecedor. A natureza ainda é destruída! Povo violento, covarde, preguiçoso, bajulador, dissimulado, tolerante com os fracos e covarde com os “fortes”. Pior ainda na classe média! Mudaremos?

  • Celso

    Só quem é digno e ama a sua terra poderia escrever esse texto. Celso

  • licia

    Ricardo os alagoanos precisam aprender escolher seus representantes pois enquanto isso nao acontecer teremos quer conviver com coisas quer envergonha nao apenas alguos alagoanos de verdade nas nos deixa ma visto em todo o Brasil.

  • me poupe

    CALABAR herói? TEO com seriedade e compromisso para edificar a base de uma Alagoas melhor? To morrendo de rir. Engessou a PGE pelos taturanas, aumentou o duodécimo taturânico, nomeações vergonhosas para o TC… só rindo.

  • morada da sartes

    nem tudo esta perdido ainda, todos nos podemos fazer alguma coisa pela terra das alagoas.começando pelo combate efetivo as organizaçoes criminosas e ao narcotrafico.nao vamos envergonhar o nome do ilustre mal deodoro, mal floriano,graciliano ramos e outros hommes de bem das alagoas.viva a terra .

  • O PENSADORr

    Gente,diante disso tudo temos o direito moral de querermos que nossa estadia em AL seja melhorada.Pra q isso possa acontecer só é preceso ñ cotar nessa corja de ladrões e assassinos q aí estão,e ainda fazer campanha contra esles. PENSE!

  • pedro

    O General De Galle, herói francês da 2ª Guerra, que se opôs ao jugo alemão,visitou o Brasil e ficou estarrecido com o nosso jeitinho, dizendo que nós não somos um povo sério. O que diria,se vivo fosse, e conhecesse os políticos de Alagoas???

  • Alfredo Fortes

    Eita Estado porreta, com a representação que tem no senado, uma assembléia deste quilate e uma camara de vereadores como a de Maceió, vamos ser campeões mundiais de imbecilidades. PELO MENOS ESTE TÍTULO NINGUEM NOS TIRA. KKKKKKK.

  • Frerderico Farias

    Em síntese: Alagoas, punição ao valoroso povo pernambucano.

  • Eduardo Costa

    Como podemos melhorar se continuamos elegendo estes politicos que ai estão, precisamos acreditar em pessoas novas mais como,se a nossa juventude não se enterresa em participar nem de politica estudantil quanto mais politica partidaria,jamais vamos mudar Alagoas.

  • dermeval araujo de lacerda

    Realmente não podemos fazer nenhuma comparação com algum estado brasileiro em relação ao progresso,mas,à miséria,fome,educação,saúde,transpor te público,estrada….somos campeões disparados.Parabéns políticos ALAGOANOS,e o pior,sem nenhuma excessão.

  • M F Costa

    ACHEI A SAÍDA PARA ALAGOAS!!!!!!!!!!!!! É A RODOVIÁRIA DE MACEIÓ, E O AEROPORTO ZUMBI…NÃO ESQUECENDO AS BESTAS INTERESTADUAIS……OU AVIÃO PARA OS “NOBRES” BURGUESES…

  • MoraesTO

    Talvez essa seja a hora certa para despertar nos alagoanos o amor por esta terra maravilhosa.É hora de demonstrar nosso inconformismo com a atual situação.As eleições vem aí.

  • Brutus

    Outro dia, numa conversa informal, meu contador me disse “olhe, eu queria é passar num concurso público. Mas queria passar pra ser um daqueles servidores safados, que quase nunca vão trabalhar e recebem seu salário do mesmo jeito…”.

  • Brutus

    Bem, ao final da conversa olhei para aquele homem, graduado em contabilidade e que com 40 anos ainda faz bicos pra sobreviver, e vi a imagem do fracasso. Refletindo sobre isso, me dei conta de que estava diante de mim o modelo do alagoano: Medíocre, mesquinho, aculturado, desonesto e preguiçoso.

  • Indignado

    Precisamos voltar a pertencer a PE. Assim acabaria os feudos de AA, JB, Washigton, Renan,Teo,Collor etc.

  • Mariano Correia Paredes

    Estimado Ricardo, O “ethos” da covardia alagoana é genética: vem desde o genocídio dos caetés. Entendeu porque “eleitores” votam em genocidas? Mariano Paredes

  • marcos paredes

    Dr. Adriano Soares, V.Exa. em simples palavras fechou todo o contexto do tema em comento. MInha admiração por V.Exa. surgiu pelo sofrimento impingido ao SEu Irmão, Padre honrado e o sentimento de´ódio ou revanche não maculou seu coração.Meus respeitos pelo grande Adv e cidadão que é V.Exa.

  • A HISTÓRIA NÃO DEIXA MENTIR

    O povo alagoano é acovardado, não sabe votar, se vende e pior tem orgulho de ser subserviente. Não mostra a cara, não vai ás ruas lutar contra taturanas e outros bichos. Legitima o poder aos fichas-sujas. Compare as instituições públicas daqui com as de PE.

  • Malandras

    Brutus, vc parece que trabalha com uma colega que tenho e é daqui e se orgulha de ter sido funcionária fantasma de Collor e tmb de nao fazer nada e ter o apoio dos diretores rssssss Tudo pq tem um parente influente na sociedade alagoana. Vc retratou direitinho.

  • Aprendam a lutar, a votar!

    Se não aprenderem a votar nunca sairão do fundo do poço, pois só o conhecimento liberta, é pela educação que se libertarão desses políticos. Nenhum presta, mas é´o povo que tem que cobrar, reivindicar, protestar e não se vender.

  • o voto é a arma não venda seu voto

    Nova Roma de bravos guerreiros Pernambuco imortal, imortal! Frei Joaquim do Amor Caneca(Frei Caneca)não morreu a toa. Zumbi se dependesse do povo negro alagoano, teria morrido. Acredito que foram muito fustigados, pisoteados, humilhados, dizimados, tanto é que são “boca pio”

  • C C C

    FALOU TUDO Dr. Políbio!! Alagoas está um caos… Uma pena que o senhor tenha voltado de brasília pra Alagoas p/ ver essas lastimasss…

  • FERNANDO ANTONIO SILVA LEANDRO

    RICARDO É DAQUI DE MINHA TERRA QUE VOCÊ GANHOU UM ESPAÇO E SOBREVIVE EXATAMENTE NESSA SIMPLES TERRINHA TÃO MALDITA. APRENDA A PRODUZIR CONSTRUINDO. PROCURE PROJETAR SUA VIDA NUM LUGAR MELHOR. ATÉ AGORA MINHA TERRA LHE ACOLHEU. NÃO CUSPA NO PRATO QUE COME.

  • FERNANDO ANTONIO SILVA LEANDRO

    MINHA ALAGOAS TEM JEITO, ASSIM, COMO TODO O BRASIL TERÁ. QUANDO SURGIR TODA UMA CONJUNTURA POLÍTICA COM DIGNIDADE, VERGONHA, RESPEITO E UM GRANDE DEUS NO CORAÇÃO. SÓ ASSIM, NÃO TEREMOS VERDADEIRAS QUADRILHAS DE LADRÕES DO DINHEIRO PUBLICO COM DIREITOS E AMPARADOS NO PODER.