Cerca de sessenta emendas foram apresentadas ao projeto original da Lei de Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura de Maceió. A matéria, depois de muita polêmica e briga entre os vereadores – a de maior dimensão entre Galba Novaes, líder do prefeito, e Chico Holanda ex-líder do prefeito – vai à votação na próxima terça-feira. O texto a ser apreciado em plenário tomará forma amanhã e deverá ser publicado no Diário Oficial do

Município, na edição do próximo sábado. 

 

Olho aberto  

 

Seguindo a recomendação de um vereador – quem nem é carne, nem é peixe – o olho com lupa deve ser usado para analisar as ações previstas na área de limpeza urbana – a coleta do lixo, em particular – e na saúde pública. Lembrando que Maceió é a capital brasileira com menor cobertura do PSF, Programa de Saúde da Família. Os resultados são desastrosos, como bem pode se observar no Hospital Geral do Estado, que só vive superlotado.  É claro, não são pacientes apenas de Maceió – muitos vêm de todo o Estado, alguns nas “ambulâncias cidadãs” distribuídas pelo próprio governo. 

 

Contra Temporão  A decisão do presidente de regulamentar a profissão de mototaxista contrariou não apenas o ministro da Saúde, José Temporão, radicalmente contra a matéria pelos danos causados à Saúde Pública no Brasil 

 

Subemprego  Também a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes,  filiado à CUT, já havia se manifestado contra a atividade profissional ( a dos mototaxistas) por considerá-la apenas uma forma de enganar o desemprego. 

 

Mortandade 

 

Segundo a entidade, os acidentes com moto no Brasil matam nove vezes mais do que os que envolvem outros veículos. 

 

E tem mais: o custo do tratamento dos que sobrevivem, chega, em média a R$ 50 mil por pessoa – quem paga é o SUS, é claro. (Só o Hospital das Clínicas, da USP, gasta R$ 100 milhões/ano com a recuperação de acidentados em motos). 

 

Carnificina 

 

No ano passado, morreram 6.700 pessoas, em todo o país, em decorrência de acidentes envolvendo motociclistas.  Dados do governo do Estado de São Paulo: seis em cada dez acidentes de trânsito na capital paulista envolvem motos; sete em cada dez acidentes com amputação de membros têm  como vítimas usuários de motocicleta. 

 

Demagogia e popularidade  A decisão não parece ser a mais sensata. Pelo contrário. A popularidade do presidente é suficientemente alta para enfrentar com coragem – e sem demagogia – um problema tão sério como este.  Crack  

O vice-governador José Wanderley, atendendo à sugestão do Ministério Público, está coordenando um grupo de representantes do poder público e entidades ligadas à sociedade civil para analisar as medida que podem ser tomadas em relação às “crackolândias”, existentes, já em várias cidades alagoanas – em Maceió , particularmente.

  Em 30 dias deve apresentar um conjunto de proposições, que podem incluir a chamada “redução de danos”.   

Vilela desafia CUT e Sinteal a fazer auditoria nas contas do Estado
Mutirão já concedeu quase 500 alvarás de soltura do sistema prisional
  • Rogério Souza

    Se a culpa é da motocicleta, que se proiba a fabricação, comercialização e o uso de motocicleta no Brasil