Pelo menos seis outras Câmara de Vereadores em Alagoas estão em na mira do Gecoc, com as investigações já bastante avançadas, permitindo uma ação mais dura – como a de hoje, no município do Pilar.Os promotores que integram o importante colegiado resolveram analisar com seriedade as denúncias que o MP vinha recebendo de há muito, e com base em farta documentação eles chegaram à conclusão(esperada): se rouba e muito o dinheiro público nas Câmaras Municipais.

 

É claro que os integrantes do Gecoc não vão revelar, pelo menos por enquanto, quais são os próximos alvos das ações conjuntas com as polícias e a 17ª Vara Criminal da Capital. Mas aquilo que parece hoje impossível já está se tornando provável. O que? A prisão de notórios personagens do chamado legislativo mirim em Alagoas.

 

E não para por aí. Em vinte e dois municípios, as investigações estão também avançadas, nas prefeituras e nas casas legislativas, a partir de prisões já realizadas. É muito material a embasar o trabalho incansável dos integrantes do Gecoc.

 

É importante lembrar, também, que as prisões no Pilar aconteceram como resultado de uma investigação que começou lá atrás, quando da briga entre os ex-prefeitos Marçal Prado e Carlos Alberto Canuto. Entre os presos e acusados há pessoas dos dois lados hoje em confronto no município.

 

Por exemplo, Luiz Carlos Omena foi secretário de Educação de Carlos Alberto Canuto, e José Hosano era o seu candidato a vice na chapa que disputou com Oziel Barros – e perdeu a eleição. Do outro lado, o próprio prefeito atual já foi denunciado ao Tribunal de Justiça, por conta do foro privilegiado, passando a responder, entre outras coisas, por formação de quadrilha, peculato e todos os demais crimes pelos quais são acusados os presos de hoje. A ação no Pilar parece que é só o começo. Para os que acham que isso não vai dar em nada, já deu.

 

As próximas

 

E vem mais por aí. Uma pista interessante sobre a ação dos promotores é quanto ao pagamento irregular da Verba de Gabinete aos vereadores do município. No detalhado relatório do Gecoc, entregue à Justiça, o dinheiro da tal Verba aparece como complemento dos subsídios dos integrantes do legislativo municipal. Ou seja: ela não teve – e estamos falando de R$ 1,5 milhão em três anos – caráter indenizatório.

 

Onde mais? Eu acho que já ouvi falar nessa mesma história e não faz muito tempo. Onde terá sido?

 

O MS do remendoO desembargador Eduardo Andrade tem em mãos o destino do deputado Fernando Toledo. Meticuloso, detalhista, mas também incisivo, o magistrado analisa o Mandado de Segurança impetrado pelos auditores do TC contra o remendo constitucional pró-Toledo (obra do elétrico e subjetivo Marcelo Victor).Só na próxima

 

Ele não deve analisar o mérito constitucional da coisa que foi sancionada pela Mesa Diretora da Assembleia. Mas já há algo no ar sobre o que pode ser o conteúdo da sua decisão. Como a vaga existente no TC é decorrente da aposentadoria do conselheiro José Alfredo Mendonça, que ocorreu no ano passado, o remendo constitucional passaria a valer para a próxima vaga que surgir (lembrando: isso sem considerar o mérito da discussão da constitucionalidade do remendo). Para não passar vergonhaÉ esperar para conferir. A matéria deve ser apreciada, em caráter liminar, pelo menos, até a próxima segunda-feira. Dia em que o Palácio República dos Palmares deve encaminhar o texto do remendo para a Procuradoria Geral do Estado.

 

A Justiça, nesse caso – mesmo que não seja o que motiva a decisão do desembargador Eduardo Andrade –, pode evitar que o governador Teotônio Vilela Filha venha a passar mais um vexame político.  Uma ponte chamada Lessa O ex-governador Ronaldo Lessa, em campanha aberta pelo interior do Estado – ele continua querendo disputar o Senado em dobradinha com Almeida para o governo –, recebeu uma missão do prefeito de Maceió: acalmar a vereadoras Tereza Nelma, que é do PSB, da ala lessista – carimbônica. A preocupação do prefeito é com a bipolaridade da parlamentar mirim em relação ao governo municipal.A reposta de Galba

 

Já o vereador Galba Novaes : tem hoje o que tinha no governo passado de Almeida. Seriam trinta e seis cargos, apontam seus colegas e adversários na Casa de Mário Guimarães. Países baixos“Aqueles que me acusam hoje, me aplaudiam no ano passado”. Mamãe, eu queroQual terá sido o secretário estadual que queria porque queria porque queria que o nome dele aparecesse no convite do governo do Estado para a cerimônia com o Lobão do Mau- ranhão?

 

Armadilha para o Luna

 

Por mais boa vontade que tenha o secretário de Educação – e presidente do PT de Alagoas – Ricardo Valença, ele , sem querer, prepara uma tremenda armadilha para o delegado José Pinto de Luna. Valença vem tentando convencer o ex-superintendente da PF a ingressar no partido, garantindo-lhe legenda para a disputa no Senado. Só que ele – ou Paulão, ou Judson – não manda absolutamente nada no PT de Alagoas. O rei do pedaço, aqui e em Brasília, é Renan Calheiros. Basta uma ligação dele para José Dirceu, e o delegado fica, rapidinho, com o pincel na mão. É fria, e Luna já sabe disso.

 

Demitido

 

Amaury Ferreira Franco Júnior foi demitido do cargo de assessor técnico da Secretaria de Saúde. Ele é acusado de tentar fraudar o teste da OAB, no último domingo, em Arapiraca.

 

Cuidaaaaaaaaaaaado!

 

Atenção, bandidagem! O presidente da Adepol, delegado Antônio Carlos Lessa, pode disputar a eleição para deputado estadual, em 2010. Os criminosos com a mesma intenção devem começar a tremer. O homem  é DURÃO. A investigação sobre a chacina de Roteiro – que matou Val de Agenor – é um primor de…sei lá, de qualquer coisa.      

Nosso bem, nosso mal
Vereadores do Pilar receberam R$ 1,5 milhão de Verba de Gabinete irregular
  • Palmeiremse sem esperança

    Na cidade de Palmeira dos Índios além da Camara que só serve para fazer negociatas com o prefeito, faça uma devassa na Secretaria de Educação do Municipio, vocês irão descobrir muita negociata, rofessore que ensinam no Colégio Logus e recebem do município.

  • JACAREZEIRO

    COM CERTEZA ENTRE AS CÂMARAS E PREFEITURAS INVESTIGADAS ESTÁ A DE JACARE DOS HOMENS VIU RICARDO, SE VIEREM AQUI VÃO ENCONTRAR, ESPERO QUE VENHAM URGENTE.

  • Alberto

    São todas!

  • DELMIRO

    EITA RICARDO, AQUI EM DELMIRO NÃO FICOU UM VEREADOR (EXCETO EDVALDO E CLERIANE) NA CIDADE!!!PENSE NUMA CARREIRA!!!!SE O GECOC VEM AQUI!!!!!AFFFF!!!!!!!!!

  • Respeito por Alagoas

    Ricardo por falar em 2010, sempre fui eleitor e admirador do Governador Teotonio, só que, se ele não tirar o JORGE GABIRÚ das pastas do governo, vai perder o meu voto e o de quem tiver respeito por Alagoas. Lugar de ladrão é cadeia…

  • FÃ DA JUSTIÇA

    GECOC e MP, quando vier a RIO LARGO, traga um ônibus para conduzir os Ex e atuais Edis, eles não conseguiram justificar uma fabulosa verba de Gabinete se não existe e como justificar gastos com dois carros para cada vereador, se muitos deles nem se quer moram em RIO LARGO. Cadeia Neles!!!

  • Ana

    Ricardo, Sou da qui do Pilar, a população não acreditava, eu vi quando os auditores do MP fizeram uma inspeção aqui na Câmara, isto faz mais de um ano, um senhor que também viu, disse que logo viria fumaça, pois os Auditores observaram detalhes, tiraram fotos, parabéns MP.

  • GLORIA A DEUS

    PARABENS RICARDO MOTA TOMARA QUE A MASCARA DO GALBA NOVAES CAIA… MACEIO PRECISA SABER QUEM MANTEM O INSTITUTO GALBA NOVAES!!!

  • Betanea

    Onde está o TCE? Parabéns ao MP, seus promotores e auditores. Esperamos que vocês venham aqui para Palmeira dos Indios, pois o roubo é grande, mandem os auditores para aqui, façam um levantamento que o desvio é grande.

  • Fernando

    Ricardo, O MP de Alagoas tem Auditores em seu quadro de pessoal, ou este trabalho foi do TC de Alagoas.

  • Eu acho é TOME!!

    Quem dever que pague, agora é ui,ui,ui…kkkkkkkkkkkk… Segura vaqueiro!!

  • Ricardo

    Maceió, com certeza está entre as próximas. Ou alguém duvida!

  • DELMIRENSE

    AMIGO DELMIRO.VC ESTÁ ENGANADO! O PROFESSOR EDVALDO E A CLERIANE SÃO DA MESMA MAFIA!SÓ QUE ELES SÃO CLAMUFADOS…

  • BASTIÃO

    Estou lembrando de uma não muito antiga marcha car- navalesca que dizia: Ê…KOJAK…Ê…KOJAK…HOMEM DA LEI! No carnaval de 2010 vai aparecer uma nova marcha: Ê…GECOC!…Ê…GECOC!…HOMENS DA LEI ! GECOC,quando chegar na CENTÉSIMA Prefeitura me avise!

  • BASTIÃO

    Este cidadão será, inequívocamente, um PRIMOR de deputado estadual,como os da mesma estirpe que o antecederam…

  • Ricardo

    Ricardo, foi boa essa operação no Pilar. Será que o GECOC vai fazer aqui em Maceió? Sabemos que estes do interior sao peixes pequenos, mas aqui em Maceió não. Tem gente ligada a Fernando Color e a outros espertalhões. Não acredito que venha Maceió

  • Ricardo

    Parabens aos promotores, principalmente àqueles que começaram as investigaçoes durante a composição do Gecoc anterior. Que o novo Gecoc dê continuidade e venha para a camara de Maceió, apesar de aqui ter figurões com forte ligação política com senadores.

  • Geraldo Marques

    Olha Ricardo, ações como essa nos faz reacender as esperanças, então talvez esteja na hora das autoridades atenderem ao chamado dessas populações que clamam por Justiça e sonham com dias melhores, como podemos ver acima, outros Municipios que também acreditam e esperam pelo Gecoc.

  • Incrédulo da Silva

    Ronaldo Lessa e sua trupe, nunca mais!

  • Maia

    Concordo com o amigo acima, o Governo Téo errou feio em colocar um GUABIRÚ na Sec. de Agricultura, será por o Jorge Dantas ser do PSDB? Não justifica. Governador, quem com porcos se mistura farelos come… (O guia eleitoral vem ai…)

  • ARTUR

    NÃO ACREDITO QUE OS ALAGOANOS DE BEM, PERMITÃO MAIS UM DESSERVIÇO A ALAGOAS, NÃO MERECEMOS. SERÁ QUE É UM PREMIO POR NÃO APURAR A CHACINA DE ROTEIRO?

  • lebre

    Incluam Jequiá da Praia, lá as coisas não andam bem. Montem a operação pesca de carapeba. Vão encher o balaio!Justiça!

  • josé arimateia dos santos

    O GECOC deveria fazer este mesmo tipo de procedimento com os ex-gestores em secretarias da Prefeitura de Maceió cujos processos dormem ninguém sabe onde.

  • ENTENDO MUITO POUCO

    NÃO ENTENDO MUITO DE POLITICA,MAIS TAMBEM ELA NÃO FOI FEITA PARA O ELEITOR ENTENDER,É COMPLICADA MAIS UMA COISA EU POSSO GARANTIR,NÃO TEM CIÇO, NEM COLLOR, NEM THÉO, NEM RENAN.O CARA PARA GOVERNAR ALAGOAS SE CHAMA RONALDO LESSA, ELE TEVE SUAS FALHAS MAIS FEZ UM BOM GOVERNO.VOLTA LESSA

  • EXELEITORA

    CICERO ALMEIDA JÁ SE ACHA GOVERNADOR DE ALAGOAS, OLHA CARA VOCÊ AINDA TEM QUE APRENDER MUITO, DE POLITICA, VÇ PENSA JÁ JA GANHOU TODOS OS ELEITORES COM ESSE SEU PAPINHO DE AMIGO DE INFÂNCIA,ISTO É RIDICULO,VÁ ESTUDAR MAIS, E SE EDUCAR MAIS VÇ É MUITO GROSSO.

  • Eli

    É por essa e outras que o TC vem perdendo a credibilidade (se é que possui) perante a população alagoana. Este trabalho deveria ser realizado pela Corte de Contas. É da competência do TC controlar essas verbas, essas despesas. Acorda Presidente Bulhões!

  • BATATA

    AMIGA EX ELEITORA VC TA COM INVEJA DO CIÇO É? DEIXE O ANALFABETO TRABALHAR MENINA. ELE SERÁ O NOSSO GOVERNADOR É MISSÃO DE DEUS PRA ELE. EU ACHO É TOME UI,UI,UI FIA

  • EXELEITORA

    NÃO TENHO INVEJA DE CICERO ALMEIDA COISA ALGUMA, MAIS ESTE RITUAL QUE ELE INSISTE EM FAZER NOS SEUS EVENTOS É RIDICULO ELE É MODESTO DEMAIS SÓ ELE É BOM, SÓ ELE É O CARA, FICA SE FAZENDO DE COITADINHO MAIS TODOS NÓS JÁ SABEMOS QUE ELE DE COITADINHO NÃO TEM É MAIS NADA. SE TOCA CIÇO

  • Larissa

    O comentário a respeito do delegado Lessa é pura má fé para como o profissional. Pois conheço o trabalho do Del. Lessa que é pessoa de caráter, boa índole e que só procura fazer o bem. Dessa forma o blog fica sem credibilidade.

  • VIGILANTE

    CONCORDO COM A LARISSA. O DELEGADO LESSA TEM PRESTADO BOM SERVIÇO A POLÍCIA CIVIL. CLARO QUE NEM JESSUS CRISTO AGRADOU A TODOS. PRÁ FRENTE LESSA – DELEGADO.

  • José Dias Lima

    NITIDA PERSEGUIÇÃO DO JORNALISTA RICARDO MOTA. DELEGADO ANTONIO CARLOS LESSA É PESSOA DE BEM. AONDE TRABALHA DEIXA SAUDADES PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE. AQUI EM PALMEIRA DOS INDIOS DR. LESSA TRABALHOU DURANTE OITO ANOS. NÃO COMETA INJUSTIÇA – CIDADÃO PALMEIRENSE