Uma ótima frase num filme mediano: “Como podemos ser cruéis quando nos é dada licença” (para tal), disse o personagem principal de “O poeta”. E ele está prenhe de razão, nos mostra a história do homem. Acho até que tenho certa obsessão em buscar entender as razões ou motivações que nos levaram – e podem nos levar – a ações carregadas de atrocidades. Talvez seja porque eu acredite que o pior ainda não passou. A nomeação de Pedro Montenegro para a futura Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Maceió é um sopro de esperança para o bom combate que a sociedade tem pela frente. A idéia distorcida e rasa que se tem daquilo que vem a ser “Direitos Humanos” encontra no futuro secretário um adversário da melhor qualidade. Se as entidades engajadas na defesa dos tais D.H.(de todos nós, não só de alguns) têm mais visibilidade na denúncia de tortura ou assassinatos praticados pelos agentes do Estado, isso não acontece por  acaso. Um policial a quem se dá “licença” para ser cruel com os bandidos, pode passar a agir como qualquer um deles – e basta analisarmos o histórico de tantos agentes da lei, considerados exemplares, que descambaram de vez para a criminalidade (e não estou falando apenas do ex-tenente-coronel Manoel Cavalcante, mas ele é um bom exemplo). As famílias dos presos – e para quem não sabe, os presos possuem família – não têm a quem recorrer se não a entidades de defesa dos Direitos Humanos.  Isso sem nos aprofundarmos no grandíssimo papel que elas desempenharam – mesmo que não existissem formalmente –durante a ditadura militar brasileira. Alguns nos nossos dirigentes de hoje só sobreviveram graças à ação dos defensores dos D.H., indispensável e corajosa (numa época que se exigia coragem dos que lutavam por Liberdade e Justiça). E já que falamos – também – em cinema, aqui vai mais uma citação, do bom filme “O Leitor”: “Não é a moral que governa a sociedade, mas a lei”, dita pelo professor aos seus alunos de Direito. E esta completa aquela primeira frase. Sim nós precisamos da lei para que não corramos o risco de nos acharmos com a devida “licença” a nos permitir atitudes condenáveis até moralmente. É bem verdade que a formação moral importa e muito, mas necessitamos da determinação legal, algumas vezes, para nos protegermos de nós próprios. Só lembrando: hoje usamos o cinto de segurança porque a lei assim estabelece (com as punições devidas em caso de não cumprimento); passamos a deixar o carro em casa – e isso aconteceu comigo – depois que o Conselho Nacional de Trânsito, acertadamente, estabeleceu a “tolerância zero” para os motoristas que gostam de tomar umas e outras (entre os quais eu me incluo). No resumo da ópera: Direitos Humanos e Leis não são incompatíveis – pelo contrário, se complementam. Chega de injetarmos doses diárias de medo e ódio nas pessoas. Esse veneno, que muitos pretendem remédio, só está nos tornando piores do que já somos. 

Gênios geniosos
Magistrados não podem mais usar carro oficial no fim de semana ou feriado
  • Direitos Humanos e as Leis

    Os Direitos Humanos surgiu na época da ditadura militar onde esquerdistas eram presos, torturados e sumiam misteriosamente. Se é para defender a vida dos encarcerados, visitem as delegacias e os presídios. Tuberculosos e Aidéticos, são alguns dos presos facilmente encontrados.

  • MOACIR

    ESTE SENHOR DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS TAMBÉM DEVERIA AGIR QUANDO MATAM UM POLICIAL. ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ, NEM COMENTÁRIOS FAZ QUANDO ISSO ACONTECE.SE ACONTECESSE NA FAMÍLIA DELE GOSTARIA DE VER SE ELE IRIA DEFENDER O DIREITO HUMANO DO BANDIDO.

  • noelia costa forum permanente de combate as drogas

    Esperança essa palavra tão bonita e acalentadora, todos precisam, principalmente aquelas pessoas sofridas em presenciar seu filho drogado e ter de acorrentar para não morrer,essa é a realidade hoje dos nossos adolescentes.vamos acreditar nessa mudança .

  • Elizabete Patriota

    Pedro Montenegro é um militante que é técnico e um técnico que é militante. Não é fácil conjugar essas duas coisas. Trazendo-o à sua equipe, o prefeito não só acerta politicamente, mas nos oferece uma oportunidade de ter esperança. Que bom!

  • Moura

    Excelente texto. Deveria ser lido em alta voz nas praças. Trabalhadores assalariados, cidadãos comuns, donas de casas, eleitores enganados por falsas promessas. Todos são alvos dos DH.

  • JEFF SILVA

    CARO RICARDO,NÃO OBSTANTE TUDO O QUE FOI COLOCADO,RESTÁ-NOS UMA PERGUNTA:A QUEM OU A QUAIS FATORES SE DEVEM ESSA AVERSÃO AOS MEMBROS DOS D.H.?NÃO PODEMOS E NÃO DEVEMOS PERDER FOCO DA AMPLITUDE DAS AÇÕES.

  • JEFF SILVA

    CONTINUAÇÃO:HÁ POR CONTA DE UMA MÁ INTERPRETAÇÃO HÁ UMA OMISSÃO GENERALIZADA DENTRO DOS SETORES QUE COMBATEM A CRIMINALIDADE.E SE A MESMA LEI QUE CONFERE O USO DA FORÇA ENGESSA SEU USO DE FORMA GENERALIZADA,GENERALIZA TAMBÉM OS MARGINAIS E OS MARGINALIZADOS.E ESSE É O GRANDE PROBLEMA.

  • Paulo Bispo

    Embora concorde parcialmente com seu ponto de vista, meu caro jornalista, estamos diante de um sistema que não recupera nem ressocializa…mas, forja marginais… Não sei onde vamos parar…mas sei que de fato, estamos em uma guerra. Aos DH, recomendo que vão também aos hospitais do estado…

  • sergio

    E o prefeito, hein? Que sempre disseminou que “bandido”(pobre)bom era bandido morto. Teve que engulir essa. Não indicou o secretário, apenas o convidou. Capitulou diante da assertiva, do Dr. Rubim, de que segurança é mais que assunto policial. Convenhamos, foi uma saia-justa.

  • É O CARA

    Enquanto isto o presidente LULA em 2009 até 02/06, PAGOU R$ 254 BILHÕES a famigerada Dívida Pública Federal E APENAS GASTOU R$ 2,6 bilhões com SEGURANÇA (M. Justiça)de 190.000.000 de brasileiros. Esperar do CARA o que? VIOLÊNCIA + VIOLÊNCIA! PT. SDS.

  • Cidadão Indignado

    PEDRO MONTENEGRO TÁ ILUDIDO COM O PREFEITO, POIS ESSE USA E DESCARTA DEPOIS QUANDO NÃO QUER MAIS, AINDA ESCULHAMBA DE INCOMPETENTE. A CARTA BRANCA É ESCRITA EM FOLHAS AMARRONZADAS, PRA NÃO DIZER CHEIAS DE LAMA. CUIDADO PEDRO, VALENÇA JÁ TÁ VENDO QUE NÃO É ASSIM TÃO COR DE ROSA!

  • pedro

    Nossas leis penais são condescendentes ao criminoso o qua leva a certeza da impunidade fazendo com que o bandido hoje MATA PRA VER A QUEDA deixando a sociedade a cada dia mais indignada. Vemos hoje na televisão o bandido ensinando o filho de 3 anos a assaltar e agredir.

  • AAraujosilva

    Data maxima venia, meu caro e bom Ricardo, quem tem “idea distorcida e rasa daquilo que vem a ser Direitos Humanos” sao os ilustres doutores e/ou autoridades que esbanjam de proselitismo politico em prol da bandidagem, misturando por conveniencia , conivencia, ate por ignorancia, …

  • AAraujosilva

    . . . por conveniencia, conivencia, ate mesmo por ignorancia e pseudo-humanitarismo a figura do preso politico com a do bandido(marginal juramentado). Pois ee! A criminalidade desenfreada ganhara status de secretaria municipal… Vade Retro Satanas !!!

  • Jaime

    É isso aí…Está na hora de vivermos em harmonia,esquecermos as diferenças…Bandidos e cidadãos, unidos por um Brasil melhor.Parabéns Ricardo Mota!

  • Roberto Costa

    Conheço Montenegro de perto. Sua competencia técnica e compromisso com a causa é notória quer seja bandido, soldado, criança ou qualquer cidadão. Parabéns ao prefeito.

  • João do PT

    Eu não entendo de política, mas sei que não v ai dar certo, Pedro como secretario de Almeida, PT se aliando ao seu carrasco, Collor, Lyra, Lessa, no mesmo governo, PEDRO sem estar na cota do PT, é balela pra boi dormir, o certo e que vai ser um MONTE NEGRO a mais.

  • Paulo Antonio da Costa Ramos

    Falar em Lessa e lembrar de corrução, pergunto: CADÊ O EDUARDO, SECRESTÁRIO DO LESSA NA ÉPOCA, VULGO XEPA. ELE ESTÁ PRESO? DEVOLVEU O DINHEIRO PÚBLICO? ME RESPONDAM QUEM SOUBER.

  • Cristina

    Como certeza temos que acreditar, conheço Pedro e sei que é um homem de bem, vamos nos unir a ele e ajudá-lo nessa mais nova tarefa. Acredito que vai dar certo.