Para o promotor Marcos Méro, da Fazenda Municipal, a Resolução nº639 da Câmara Municipal de Maceió – que trata da verba de gabinete –, “ traz uma roupagem nova, mas com os mesmo vícios”. Ou seja: os vereadores mudaram para ficar tudo como está.

O representante do MP afirma que a Resolução sobre a VIAP – Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar – continua tendo caráter remuneratório, passível, portanto, de pagamento de Imposto de Renda.

 

Tudo começa com o “pecado original”, explica Méro. A verba de gabinete deveria ser regulamentada por lei e não por uma resolução. E mais: é um “absurdo”, expressão usada pelo promotor, disponibilizar R$ 7 mil em espécie – de um total de R$ 27 mil – para que os vereadores  possam fazer pagamentos em dinheiro vivo.

 

“Nem os diretores de empresas privadas têm tanta facilidade de manusear dinheiro quanto os vereadores de Maceió”, afirma Marcos Méro em tom de desabafo.

 

E não é um exagero. A mesma resolução permite que os vereadores usem a verba de gabinete – que sai dos cofres públicos – para patrocinar eventos esportivos, culturais, artísticos e sociais em nome deles. “É campanha eleitoral permanente", aponta o promotor. Pior, financiada pelo nosso bolso.

 

 

Resumindo: a Resolução 639, segundo o promotor da Fazenda Municipal, é inconstitucional,  fere a lei das licitações públicas e desrespeita a Lei de Responsabilidade Fiscal. O remédio para esta síndrome: a Justiça.


E os outros?

Já o promotor Eládio Estrela, de Penedo, abriu Procedimento Investigativo para apurar as causas que levaram o Ministério da Saúde a suspender o repasse de verbas para o município, destinadas à atenção básica. Resta saber se os promotores dos outro sete municípios alagoanos na mesmas condições vão tomar providências semelhantes.


Melhorou, mas… 


É bem verdade que a situação no que se refere ao controle do Programa de Saúde da Família melhorou muito. Mas não incomum, um mesmo profissional atender a mais de uma prefeitura. Os recursos repassados pelo Ministério da Saúde não são suficientes para remunerar dignamente  os profissionais contratados, e, mais ainda, para que eles morem nos municípios onde trabalham.


O caos é nacional

A saúde pública no Brasil é caótica. Os hospitais universitários – são 45 em todo o país – são remunerados pelo SUS e já perderam,  nos últimos anos, mil leitos que eram ofertados à população mais pobre. O ministério de Educação afirma que não te mais condições de injetar recursos nessas unidades – ou o Ministério da Saúde disponibiliza mais dinheiros para os hospitais vinculados às universidades federais, ou mais leitos serão fechados. 

 

 


Caminho perigoso 

O prefeito Cícero Almeida vem assumindo posições e adotando providências arriscadas para tentar salvar o mandato de Nery Almeida, eleito vereador e às voltas com a Justiça Eleitoral.   Não seria apenas a questão do parentesco ou de afetividade entre ambos que tem levado o prefeito a se engajar na Operação Salva Nery, garantem os  especialistas no jeito Almeida de agir.


Eles querem mais uma
 

 

O grupo majoritário da Assembleia quer, na prática, definir o nome do  futuro conselheiro do Tribunal de Contas. Claro, Fernando Toledo é o candidato dos parlamentares da turma. Como o presidente se debate agora com ações na Justiça, eles avaliam que ou ele assume agora sua prebenda, ou vai  ficar mais difícil  – até porque há mais sobre o tema nos próximos dias.


Uma mão …

A hora é do troco: Toledo serviu tão bem a eles que a retribuição se faz necessária. O grupo já se articula para a indicação de um novo presidente da Casa de Tavares Bastos. Se depender de Fernando, será outro Toledo – Sérgio. Os dois estão juntos (tem mais deputados com eles) no interior de Pernambuco, participando de um evento cavalar – ou seja: sobre cavalos.


Calheirobrás

Que ninguém duvide: a CPI da Petrobrás vai dar mais força, ainda, ao senador Renan Calheiros. Pelo que ele é capaz de fazer, juntando sua tropa, o Planalto vai acumular nova dívida com o ex-menino de Murici.


Quem é o dono…

…das duas fazendas em Murici que estão sendo investigadas pelo MP. Não pertecem à família Calheiros, mas o dono seria gente bem conhecida. Ou seriam os donos – no plural? (Lembrando que é dono quem registra.)

.

 

 

Adib Jatene e a "banda podre" de Alagoas
TJ nega direito a "foro privilegiado" para juiz Rivoldo Sarmento, aposentado pelo CNJ
  • ALAGOANOPJ

    Alguém ainda tem dúvida de que estamos vivendo uma DITADURA CIVIL? Será que alguma pessoa sabe o que é realmente o sentido DITADURA? VCs deveriam fazer uma enquete sobre o assunto. Mas quando se fala nisso…

  • Clemente

    Pois é, até a HH votou a favor da nova resolução, será que ela esta errada?

  • Rita

    Não há um politico se quer aqui em Alagoas que nos honre ou nos orgulhe, nenhum. É tudo farinha do mesmo saco e azeda. Quando rola dinheiro, ai ninguém quer ficar sem a boquinha.

  • haroldo ferro

    vc estar certo ricardo,o cicero almeida esta trabalhando muito na justiça pra salvar seu primo mais as provas sao muitos fartas,sera mesmo assim ele vai conseguir?

  • paulo_62@hotmail com

    o PREFEITO CICERO ALMEIDA TEM QUE RECONHECER QUE SEU PRIMO NERY ERROU,GANHOU ILICITAMENTE,POR ISSO VAI PERDER O MANDATO NAO ADIANTA NEM CHORO NEM VELA,VAMOS T.R.E JULGA LOGO ISSO.

  • cláudio

    Pare o mundo que eu quero descer!!!! Alguma coisa estar errada, ou melhor tudo estar errado neste “sistema”.Imaginar políticos dessa espécie chantageando o Governo Federal.Então muito bem abra o cofre e não terá CPI.Onde estamos,a ética foi trocada pela LADROEIRA,indignemo-nos com isso.

  • antonio calado

    RICARDO FALANDO EM T.R.E QUENDO VAO JULGAR O NERY ALMEIDA CADE O DR ESTACIO E O DR ANDRE GRANJA QUE DISSE A CAPANHA TODA QUE TINHA GENTE QUE NAI CHEGARIA NEM A ASSUMIR O MANDATO. SEI NAO EM.

  • karla

    PERGUNTEM AO DUDU HOLANDA PELO 75,00 DA CAMARA CADE A RESPOSTA OS ESTUDANTES QUEREM SABER P QUE CONTA FOI

  • MARIA DA PENHA

    RICARDO E OS MEDICAMENTOS QUE FORAM ROUBADOS NA CENTRAL FARMACÊUTICA DA SEC DE SAÚDE DO MUNICIPIO NO QUE DEU? SERÁ QUE TEMOS VELHOS AMIGOS DE INFÂNCIA DO PREFEITO NO ROUBO. TDO CALOU-SE. IHHHHHHHHI . NUNCA MAIS NINGUÉM FALOU DO ASSUNTO. E ENQUANTO ISTO NA SEDE DA SMS TDS CALADOS.

  • luis alberto

    CIÇO NÃO DA MAIS PARA CONTINUAR ENGANANDO OS MACEIOENSE. AS SUAS FACETAS ESTÃO CAINDO UMA A UMA. SEGURAR O NERY A TODO CUSTO NÃO DÁ. VAMOS PERGUNTAR AO RAFAEL TENORIO QUE ELE DIZ DIZ DIZ DIZ

  • inacio

    parabens ricardo vc sempre atualizado,operaçao salva nery estar sendo orquestrada pelo cicero almeida,marcelo brabo e e e deixa para lá.

  • Rui valente

    Ricardo essa justiça Eleitoral é brincadeira falaram tanto e nada fizeram o nery almeida ja esta com 6 meses de mandato sera que ele chega a 1 ano 2 anos 3 anos ou aos 4 anos de mandato com a palavra o T.R.E.

  • Cidadão Indignado

    Os edis vão respeitar quem, se a mão que bate é tb a que afaga. Uma parte do MP tenta combater a corrupção e outra aceita favores e homenagens da Administração como se fosse tudo legal. É tudo jogo de cena, cada um defende seus interesses e pronto. Dá nojo de ver!

  • mariana

    INÁCIO VC DISSE TDO AÍ CORRETO SÓ QUE OS ADVOGADOS BRABOS ESTÃO FORA DO GOVERNO. SAÍRAM COM A EXONERAÇÃO DO DIÓGENES E DEIXARAM UMA GRD BOMBA PARA O PREFEITO . AGUARDE TERÁ NOVIDADES POR ESTES DIAS.