O presidente Tancredo Neves chamava de "burgos podres" aqueles recantos, no interior do Brasil, onde a vontade do chefe político local decide quem pode viver ou quem deve morrer. Antes da decisão final, porém, o vivente há de ser um eleitor, aquele que faz do mesmo personagem a junção cabocla de Igreja e Estado.

Se mudou o tipo, os costumes se mantêm. Já não há, praticamente, poderosos vestidos de brim azul e calçados de sandálias rústicas de couro. Eles sofisticaram-se nas vestes, andam de carros importados, mas guardam a mesma peçonha de sempre. São intolerantes e contam – ainda agora – com a mão protetora do Estado.

Quando, esta semana, o ministro Joaquim Barbosa fechou a discussão com o presidente do Supremo Tribunal Federal,  Gilmar Mendes, ele foi entendido e apoiado pelos brasileiros de todos os rincões como em nenhum outro momento do embate: "O senhor não está falando com os seus capangas", afirmou a um atordoado Mendes.

Capangas: a denominação comum, usada em qualquer região do país, para os belicosos acompanhantes dos coronéis dos sertões. Hoje, estes não se satisfazem em assumir a chefia política local e decidir, com grande margem de acerto, em quem vai votar a cidade que mantém como seu feudo (expressão medieval, mas ainda viva na contemporaneidade brasileira).

Os coronéis estudaram, viraram bacharéis, viajam o mundo, mas sua essência permanece intacta. Por isso, também, continuam temidos. Até porque o Estado quase nunca exerce a função de proteger o cidadão comum, menos aquinhoado e mais frágil – sem uma milícia em seu entorno . Esta, por sua vez, está do outro lado, a seguir as ordens do perfumado coronel-doutor, para quem o tapete vermelho serve de chão nos palácios. Uma milícia-polícia, paga pelo erário, treinada para o bom combate, mas transformada em arma do forte contra o fraco.

Quase nunca encontraremos um negro "topetudo" para levantar o dedo e dizer: "Me respeite, coronel". Falando por todos nós, Joaquim Barbosa foi um forte, como Lima Barreto, um brado popular na literatura brasileira, no início do século 20; como Antônio Conselheiro, alma nordestina que aprendeu a dizer não nos confins da Bahia, no final do século 19. Mas um povo não é feito apenas de heróis e destemidos cavaleiros. Os homens e mulheres comuns – só estes – conseguem, como muita dor, é verdade, mudar o que parece ser seu destino.

Que o caso do capitão Israel, o novo nome da Assembleia Legislativa, seja a luz amarela a nos alertar sobre o futuro. Os coronéis já usam ternos finos, falam corretamente a língua pátria, parecem outros – para sejam exatamente os mesmos.   

A receita do Pajé
Governo decreta Estado de Urgência na Defesa Social
  • Justiniano

    Vamos prender os protetores. Os protegidos se encolheram. Todos conhecem os protetores.

  • atento

    O DIEL, é muito, muito amigo de um prefeito eleito recentemente na grande Maceió.

  • Josef

    Joaquim Barbosa,herói do povo brasileiro!Disse tudo aquilo que todos nós brasileiros – sobre tudo os alagoanos,vítimas de sucessivas decisões maquiavélicas do STF – gostariam de dizer ao frio poço de arrogância chamado Gilmar Mendes.

  • João Carlos Gayoso

    Como tantos outros da lavra do Ricardo Mota, o texto é excelente de forma e conteúdo. Efusivos parabéns.

  • José M Filho

    Como foi bom ver o Ministro Joaquim Heroico Barbosa deixar com sorriso amarelo essa figura “gilmar mendes” com letras minusculas mesmo,defensor maior das imoralidades no Brasil no lugar que lhe é merecido juntamente com seus capangas do Mato Grosso.

  • Justiça em Tempo

    O Ministro Joaquim Barbosa falou em nome também dos Alagoanos e Alagoanas que trabalham honestamente para manter suas familias. Enquanto esse Gilmar Mendes defende Taturanas,Daniel Dantas,exposição de Algemas nos corruptos com toda segurança de seus Capangas.

  • gerivaldo pontes dos santos

    O ultimo debate, ou bate-boca no STF, só venhe confirmar o quanto a justiça precisa melhorar neste país. Além de expor seus verdadeiros feitos para o cidadão brasileiro.

  • Hagá

    Admiro o Ministro Joaquim Barbosa.

  • Rita

    Ricardo, vc. fala com uma clareza e com uma franqueza tão sutil. É maravilhoso. Adoro, acompanho vc. ao meio dia, no ponto critico e no seu blog. O nosso porta voz, parabéns! Lhe admiro muito, continue assim.

  • Rúbio

    Como gostei de ver o Min. JOAQUIM BARBOSA botar esse gilma mendes no lugar dele. Posso dizer que estou de alma lavada. Parabens!

  • Mário

    Texto infeliz, marcado por lugares-comuns e pela apelação ao atavismo arraigado no imaginário do brasileiro-médio: fale dos ricos, cite os “coroné” e corra para a galera, pois o aplauso é certo. Da mesma forma que as declarações de Barbosa, o texto é lamentável.

  • vigilante

    PARABÉNS!Q texto maravilhoso:parâmetro do coronel antigo e o novo:Q PENA! A ESSÊNCIA É A MESMA: NADA MUDOU, SOMENTE O RÓTULO; O CONTEÚDO, O MESMO. EM REL. AO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, É UMA ESPERANÇA Q SURGE. DE ORIGEM HUMILDE, MAS NÃO SE DOBRA AOS PODEROSOS.SABE HONRAR SUA TOGA. PARABÉNS.

  • dura lex sede lex

    saber juridico zero, entrou no STF atraves do sistema de cotas fala que vive nas ruas quando na verdade vive em palacetes, parabens Gilmar Mendes, cumpra-se as leis mesmo as decadentes, se nao vira anarquia.

  • Justiça Falha

    O vexame merecido do Sr. Gilmar Mendes,feito pelo Ministro JOAQUIM BARBOSA ficaria melhor se quando da visita a Maceió ou melhor a penitenciaria com todo aparato de segurança até com helicoptero o tivesse deixado bem guardado em uma das celas.

  • admirador de expressoes

    RICARDO ACOMPANHO SEU BLOG TODOS OS DIAS MAS ESSA MASTERIA NAO PODERIA DEIXAR DE PARABENIZAR;OBRIGADO POIS VOCE NOS FORNECE INFORMAÇAOES PRECISAS.

  • M Almeida

    Texto dez! Dez!!! A justiça brasileira, a seu gosto e conveniência, tende pela culpa ou inocência de acordo com a classe social do indivíduo. As decisões de Gilmar Mendes são suspeitíssimas e apenas confirmam que a justiça brasileira esta doente e o câncer começa em alagoas.

  • Marcos Parreco

    O Ministro Joaquim, lavou a alma de todos os Alagoanos. PARABÉNS Peninha.

  • carlos mauricio

    Caro Ricardo- Voce é o nosso Joaquim Barbosa. Parabens pelo texto. É uma pena que colegas seus, usem a tribuna da imprensa para tirar vantagens eleitorais. Pior ainda, com conportamento reprovavel.

  • Glauco

    O ministro Joaquim Barbosa lavou a alma de todos brasileiros ( pelo menos em parte) quando falou “me respeite”, pois esse Gilmar Mendes é um vergonha para o judiciario e para a sociedade em geral.

  • Gilvan Mata

    è bom lembrar que em toda minha vida nunca vi um esquema de segurança táo amendrontador, usado para proteger o Ministro Gilmar Mendes. A última viatura da P. Rodoviária fazia zig-zag, com policiais fortementes armados em plena Rua João Pessoa ( Rua do Sol). Assustador…

  • andre

    pessoas que não estão com a verdade. Gostaria que minhas ponderações fossem publicadas,que o outro lado da história fosse analisado também. Nem só de elogios rasgados deve viver um reporter, um abraço e até a proxima.

  • GOMES

    Acho que o Min. Joaquim foi infeliz. O Min. Gilmar Mendes merece respeito…

  • tania

    Concordo com Gerivaldo, a Justiça precisa melhorar e muito. Pena que eles se acham acima de tudo e de todos. é uma casta privilegiada, muito bem paga, mas,com pouca eficácia pra expectativa mínima daqueles que dela precisa.

  • Justo

    continuando… e outros delitos, que estão sendo apurados, talvés, este saõ os policiais que queremos, este acorberta os badidos que veste a farda do nosso estado e de outro estado. Até quando iremos viver com certos tipos de comandantes com esta natureza.

  • Abraão

    A fala do Ministro Barbosa realmente refetiu o que todos falam nas ruas, de Alagoas ao Rio Grande do Sul: queremos respeito do Judiciário!!! Eles não são nossos patrões, são nossos funcionários PÚBLICOS e exercem poder em NOSSO nome!!! Que o exerça com respeito pra ter respeito.

  • Vitor

    Quanta bobagem que os desinformados e manobrados por textos direcionados e passionais postados ultimamente neste blog escrevem. Deveríamos discutir a inércia da SDS em reter a criminalidade, e o que vemos é Ricardo jogar confetes o tempo todo para cúpula da SDS como se tudo estivesse bem.

  • Vitor

    Continuando, acho que o descontrole na criminalidade foi proposital, pois assim eles pedem situação de emergência, fogem da lei de licitações e fazem a festa com salvo conduto, inclusive da imprensa chapa branca.

  • BASTIÃO

    Sem comentários Peninha,está perfeito o seu texto. Melhor que isso é impossível para descrever a Appallosa brasileira. Outrossim,você já notou a se- melhança fisica do ministro Gilmar Mendes com o se- nador Renan Calheiros?Impressionante…QUE COISA!

  • Gilvan Mata

    Um ministro que se faz de desenformado quando é abordado sobre os taturanas, que manda soltar um banqueiro bandido e transforma um delegado federal num fora da lei. Que abusa da sua arrogância e é o mais impopular da história do STF, merece respeito mais também a nossa indignação

  • Porfessor INDIGNADO

    Ricardo tu és um ‘joaquim’,parabens!

  • andre

    O ministro Barbosa não fala por mim. Infelizmente, as reportagens trazem apenas o fim da história, deixando o leitor mal informado, ou informado apenas com a versão do que se quer passar. MENDES É O JUDAS DA VEZ, vamos malhar o cara da ibope, é popular continua

  • andre

    mas pq as reportagens não revelaram os motivos pelos quais Mendes votou pelo deputados alagoanos? Esse mesmo site, informou que o MP local sequer tinha feito a denuncia, foram a Brasilia para dizer que cometeram uma pequena falha. Mendes agiu como magistrado e não como justiceiro.

  • andre

    é bom lembrar que no caso Daniel Dantas, Barbosa votou por sua libertade. Magistrados tem o dever de agir como juizes e não como justiceiros. Magistrados não podem se deixar levar pelo oba oba da midia e da opinião publica quase sempre mal informada. Barbosa errou, foi no minimo mal educado,

  • andre

    Barbosa agiu da forma como agem os que não tem razão, apelando, insultando. Vai uma sugestão, para vc caro Ricardo,faça uma matéria a respeito dos processos Daniel Dantas e dos deputados daqui, entreviste juristas, traga a lume o q está escondido. TODOS NÓS QUEREMOS VER ESSES BANDIDOS

  • Prof Yuri Brandão

    Caro Ricardo (“caro” sim, mesmo sem ser “coronel”; ou seria justamente por não sê-lo?), Para quem não conhece o “bastidor desse texto”, ele pode parecer “infeliz” ou “lamentável”. Eu o conheço; mas, ainda que não o conhecesse, ele seria um ótimo texto. (Continua)

  • ANDRE

    mas a prisão terá que obedecer o reza a lei, sob pena de no futuro a própria sociedade como um todo ser vitima de arbitrariedades motivadas pela comoção alienada de um povo, em sua maioria analfabeto.

  • Prof Yuri Brandão

    (1ª continuação) Um ótimo texto não porque é “do” Ricardo Mota, simbolismo tolo que não raro transforma o humano em infalível. É um ótimo texto por expressar uma realidade, e por não generalizar aquilo que é particular. (Continua)

  • Prof Yuri Brandão

    (Última cont.) Quanto aos lugares-comuns no texto (que, a rigor, até existem), são superáveis quando pensamos em comportamentos humanos (?) que se tornaram, infelizmente, lugares-comuns ao longo de nossa história política local. E, já há algum tempo, de “martelo” na mão. Abraço!

  • CARLOS

    Mário, você além de analfabeto, é um puxa saco dos ricos e coronéis.

  • Ubaldo

    Não é postura de um Ministro do Supremo Tribunal Federal desferir a um par, e mais, o chefe máximo do Poder ao qual integra, palavras injuriosas em público, sem poder prová-las, máxime pelo fato de discordar de uma tese apresentada num julgamento que não participou.

  • nandocordel2008

    parabens ministro barbosa o senhor mostrou para a nação que é um homem de bem e de valor. que esse exemplo inspire os jovens que estudam direito.mostrou o lado podre da justiça brasileira, esse ministro gilmaer precisa sair do tribunal.essa é a unica saida honrosa para ele.

  • souza

    ESQUECERAM DE POSTAR MINHA MENSAGEM FOI? KD A INDEPENDÊNCIA?!

  • AAraujosilva

    “…Da mesma forma qua as declarações de Barbosa, o texto é lamentável.(M. 24/04,20h)”; um palpite infeliz. O bom seria, pra casta dominante, ver Seu Gilmar Dantas solto na buraqueira:”Le Roi, Le Loi”. Dá-lhe, Ricardo !!!

  • Mário

    Repito, o Ricardo Mota foi infeliz naquilo que expressou nesse post. E, ao contrário do seu ponto de vista, Yuri, Mota pegou uma generalização, da qual discordo, e aplicou sim a uma situação particular. Ele não fez outra coisa, a não ser pintar Mendes como coronel e Barbosa cmo a voz do povo

  • Mário

    Aliás, Ricardo fez o mesmo que Barbosa na malfadada sessão do STF, ou seja, apelou. Apelou a essa reação de prazer de ver um “rico”, um “poderoso”, confrontado. Ricardo vê Mendes como um coronel moderno, e Barbosa com um corajoso que o enfrenta.

  • Hagá

    Ricardo, vá lá que haja algumas insatisfações positivistas ou mesmo moralistas. Mas desabafar de vez em quando, como fez o Ministro Joaquim Barbosa, é saudável para o Espírito.

  • imoral

    o irmao (chico mendes) do sr gilmar mendes tem cerca de tinta açoes por conta de irregularidades administrativas na prefeitura de diamantino,mas nunca foi incomodado pela justiça.

  • Miguel Alves dos Santos

    O Ministro Joaquim Barbosa é um dos nossos valentes e heróis brasileiros. Não foi à toa que o grande líder mundial LULA o colocou na mais alta corte da justiça brasileira.Se quiserem, podem publicar o meu e-mail.