O deputado federal Carlos Alberto Canuto "assumiu" a direção regional do PSC, identificado, aqui em Alagoas, pela presença do ex-vereador Jorge Sexto, hoje ocupando cargo na Secretaria de Educação do Estado. O partido é da base aliada do governo, mas Canuto continua na oposição a Vilela.

O acerto – sobre o PSC – foi feito secretamente lá em Brasília. Para que Canuto se filie à legenda, basta que consiga fechar o acordo com a direção do PMDB alagoano, que tem como presidente – e dono – o senador Renan Calheiros. O deputado federal já teria, inclusive, o apoio do presidente da Câmara, Michel Temer, para que possa ingressar no PSC.

Pelo acordo, Carlos Alberto Canuto fica com a direção regional do partido – o presidente indicado por ele é Marcos Calheiros -, enquanto que Jorge Sexto mantém a direção do PSC de Maceió.

GB

Para quem não lembra, o PSC já tem história em Alagoas. Ocupou o Palácio dos Martírios na era GB, depois passou às mãos de Adeilson Bezerra, muito ligado aos irmãos Calheiros – particularmente ao deputado federal Olavo Calheiros.

No Plnalto Central

O líder do PMDB no Senado remarcou para Brasília o seu encontro com o ex-governador Ronaldo Lessa. Mas ambos já têm a mesma orientação de Brasília – do Palácio do Planalto – para fechar uma aliança em Alagoas.

Quer Rui

Antes disso, porém, Calheiros já procurou o ex-senador Guilherme Palmeira com um apelo: quer que o jovem deputado estadual Rui Palmeira, que saiu ileso do escândalo da Taturana, filiado ao partido. O próprio parlamentar – o filho – pretende sair do PR, legenda em que está filiado e que é presidido em Alagoas pelo deputado federal Maurício Quintela. Mas considera difícil ingressar no PMDB  – prefere um partido que não esteja tão "queimado" junto a opinião pública. O dilema é: qual? Pois é, qual?

Almoço com as estrelas 

Os três – Guilherme, Renan e Rui – devem se encontrar amanhã no almoço em solidariedade ao ex-secretário adjunto de Educação e Esportes, Roberto Mendes. Ele foi exonerado do cargo – pelo Diário Oficial, segundo afirma – depois de um acordo do PSC ( de Jorge Sexto) com o governador Teotônio Vilela Filho. Resta saber se o acordo continua valendo, depois que Carlos Alberto  Canuto passou a mandar no Partido Social Cristão em Alagoas.

Pedras no sapato 

Em tempo: além do vice-governador José Wanderley, potencial candidato a deputado federal pelo PMDB, Canuto tem outro "calo" na disputa pelos votos do eleitorado do Pilar – Maurício Quintela Lessa, que montou barraca na cidade que fica às margens da Lagoa Manguaba.

Jota muda 

E tem mais gente mudando de partido. JL, que está tentando resolver a difícil situação financeira do seu império empresarial, estaria de mudança do PTB, hoje controlado por Fernando Collor, para o PSL. Para quê? Dizem os mais próximos ao candidato derrotado ao governo do Estado, que JL vai, mais uma vez, buscar uma das vagas em disputa – são nove – para deputado federal no próximo ano.

Tucano novo 

Se assim for, deve ter como adversário – entre outros – o ex-presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Jarbas Omena, tucano de carteirinha. O ex-prefeito de Messias acredita que, pelas relações que fez com prefeitos de todas as regiões, pode beliscar votos em dezenas de municípios. Naquela base do: "um pouquinho aqui, outro ali". Se a estratégia cola, aí é outra história. O discurso será municipalista, já decidiu Omena.

Socorro! 

Bastante preocupado com o que tem de enfrentar na Justiça Eleitoral, após indiciamento pela Polícia Federal, o prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, foi pedir socorro ao senador Renan Calheiros, um dos poderosos da República. Saiu satisfeito da conversa, mas não sei se isso resolve a bronca que ele vai ter pela frente.

Um pote até aqui de mágoas 

Na Procuradoria Geral do Estado "encontrou-se" a razão pela qual o ex-governador Ronaldo Lessa teria resolvivido bater no chefe da PGE, Mário Jorge Uchôa ( Lessa disse que começou a se afastar de Téo Vilela com a nomeação de Uchôa para o cargo, por conta do acordo dos usineiros).

O problema seria uma nova ação da PGE, de fevereiro deste ano, pedindo o bloqueio – de novo – dos bens do ex-governador.

Lados opostos 

Mário Jorge, por sua vez, diz que é contemporâneo de Lessa na época do movimento estudantil – ele era dirigente do DCE da UFAL e o ex-governador presidia a Fadu, que era responsável pelos eventos esportivos na Universidade. Segundo Uchôa, os dois sempre estiveram em posições diferentes.

A "voz rouca" das ruas

O ministro Joaquim Barbosa virou, ontem, a "voz da Nação", no seu embate com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Nunca o "professor de Deus" – uma das muitas alcunhas de Mendes – tinha ouvido de forma tão contundente o que dele acha a maioria da população brasileira (considerando aqueles que lêem jornais e acompanham o noticiário político).

Olha ela aí, gente! 

A ex-assessora do deputado Antônio Albuquerque, Daniela Omena, uma das indiciadas na Operação Taturana, continua sendo uma figura presente na Assembleia Legislativa, inclusive quando da confecção da folha de pessoal da Casa de Tavares Bastos.

Um trema para o Senado 

De Brasília, o deputado federal Benedito de Lira garante que "não abre nem para um trem" na sua disposição para buscar uma cadeira de senador por Alagoas, no próximo ano. Ele afirmou por telefone que não entrou na disputa para negociar sua releição a deputado, e que  vai até o fim.

Em Maceió, de novo 

Quanto ao trem, ou o VLT, ele disse que provavelmente no dia 30 deste mês, o ministro Márcio Fortes, das Cidades, vem a Alagoas assinar a ordem de concorrência para a obra.

Conselho de Segurança vai julgar processo contra promoção de capitão Israel (Dael)
Em concordata, Grupo JL apresenta proposta de pagamento aos credores hoje em Coruripe
  • José Costa

    E aí Ricardo… nem uma linhazinha falando do Azulão do Mutange ??

  • Lucila Marconi

    Além da fiel escudeira Daniela Omena, o velho Pádua tem batido ponto todos os dias, religiosamente na ALE. Dizem que ele prepara o terreno para o retorno do patrão.

  • malu de Matriz

    Noticia de políticos e de partidos não interessam ao povo e você só fala em políticos. Use sua inteligência para criticá-los e não para elogiá-los.

  • Maria de lurdes de Quebrangulo

    Você está perdendo a credibilidade só porque vive agora elogiando os políticos. O que está precisando deles ?

  • FRED

    O nobre deputado até hoje não conseguiu de afastar no caso 8BETO CAMPANHA* , pois esse caso emblematico ainda assola o nosso querido Pilar. Gente essa turma gosta de politica como ninguem , e são apaixonadas por DINHEIRO, coisa aliais que pobre gosta, mas não tem.

  • marcio

    Vi hj um termo que mostra claramente o que aconteceu no STF. Ate que fim O Gilmar “Dantas” Mendes encontrou um NEGÃO que tem “culhão” pra encarar ele. Parabens Ministro Joaquim é bonito e RARO ver o bem batendo no mal. M.

  • AAraujosilva

    Seu Gil, o todo poderoso, recebeu uma merecida e exemplar sova do Min. J.Barbosa. Agora, Seu Gil achou a tampa; que outras vozes destemidas se juntem à de Joaquim pra encurralar o “dono da Lei e do Supremo”. Afinal, um cabra macho intupigaitou aquele dissimulado …

  • sid

    esse Barbosa é mesmo um BRASILEIRO maiúsculo, como muito poucos que se escondem. e quem disse que daniela saiu a ale? ela faz e desfaz a folha. quem quiser pode ve -l lá todos os dias. cadê o Luna? acorda Luna.

  • ARTUR

    O GRITO DO POVO BRASILEIRO. MINISTRO JOAQUIM BARBOSA ESTÁ DE PARABENS PELA SUA ATITUDE E TEM APOIO DOS HOMENS DE BEM DO PAÍS. FALOU BONITO E O ARROGANTE AMARELOU COM O SORRISO DEBOCHADO DE TANTA IMORALIDADE.

  • VIVO

    Mota, o alianção tem suas vantagens. Por exmeplo, se Collor sai ao governo, você tem a vantagem de saber quem é elle; o que elle é capaz de fazer, etc. Elle é aquilo mesmo; não mudou. Enquanto os outros são uma surpresa, que tal qual, pode ser desagradável ao extremo.

  • Edvaldo

    Esse tal de Gilmar Mendes, deveria ter ouvido o que ele ouviu do confiável ministro Joaquim Barbosa há muito mais tempo. A fisionomia dele retrata que ele é. “cara de pau”

  • Edione Santos

    NUNCA, NA HISTORIA DESSE PAÍS, O POVO SE VIU TÃO BEM REPRESENTADO QUANDO DO DISCURSO DO MINISTRO JOAQUIM. FALOU O QUE O POVO QUERIA DIZER. LAVEI A ALMA. OBRIGADO

  • marlus antonio cristiano

    Para os desinformasdos ou que fazem questão de não se informar, o funcionário Pádua é, atualmente, assessor do deputado Maurício Tavares e, em tal função, deve ser visto rigorosamente todos os dias nas sessões plenárias.

  • Eleitor consciente

    Foi mais uma prova de que ainda vivemos num país racista. Parabéns Ministro Joaquim Barbosa!!!

  • Gilvan Mata

    Concordo plenamente o Ministro Joaquim Barbosa fez o que o brasileiro gostaria de dizer. Lembro-me quando o Ministro Gilmar Mendes esteve em Maceió, este mês, o aparato rigoso e excessivo de segurança nos assustou. Parecia algo inusitado. Batedores a frente, policia federal, estadual…

  • Gilvan Mata

    ..municipal e Policia Rodoviária fazendo zig-zag em plena rua do Sol. Jamais tinha visto tamanha segurança excessiva. Carros pretos de luxo eram mais de cinco no meio. Nossa! Um exagero sem precedentes. Depois soube que era o Ministro indo ao Palácio dos Martírios.

  • povo com

    PARABÉNS RICARDO!! AINDA BEM QUE CONTAMOS COM GENTE COMO VOCE NO JORNALISMO ALAGOANO.

  • marcelo

    Essa assembléia de nosso Estado continua uma GANDAIA!

  • aranha

    Os joaquins os ricardos, vão são sempre está a levantar suas vozes em alto e bom som em defesa desse povo sofrido e enganado pelos coronéis, pelos politicos. Coronéis estes travestidos de homens de bem, de DOUTOR com anel no dedo, mas verdadeiros sepulcros caiados.