Tem a força da convicção coletiva a lenda – ou mito – de que as principais preocupações do Poder Público são a Educação, a Saúde e a Segurança. Balela! Não há carreira profissional, digna deste nome, nos serviços ditos essenciais do Estado. Não há nos municípios, nem nas unidades da Federação, muito menos na União. Só os operadores do Direito conquistaram, nos seus holerites, o respeito dos dirigentes públicos. 

Menos uma crítica aos advogados, e mais uma constatação óbvia e gritante, só eles, que formam o mais poderoso lobby profissional e político do país, construíram ao longo dos anos planos de cargos e carreiras em todas as repartições públicas em que estão presentes como operadores do Direito. O que tem raízes históricas na chegada da Corte Portuguesa  ao Brasil, em 1808 – com a turma de Dom João chegaram mais advogados do que médicos ou quaisquer outros profissionais de formação superior. E de lá para cá, não perderam o poder de pressão.

Melhor para eles, pior para os demais servidores que integram as tais "áreas essenciais" de atuação do Estado. Médicos, dentistas, enfermeiros, professores, policiais – excetuando-se os da PF -, todos recebem salários aviltantes, mesmo em final de carreira. Um professor universitário, por exemplo, com doutorado, conquista sua aposentadoria em valores menores do que a metade do salário inicial de um procurador de Estado, ou de um promotor de Justiça. (Insisto: não são estes os culpados pela situação).

Todos os anos vivemos a temporada das greves nas três esferas da administração pública: municipal, estadual, federal. Pois bem: mesmo que um governante hoje dobrasse o salário de qualquer um dos profissionais das áreas aqui citadas ainda assim não seria feita a necessária justiça. E aí acostumamos a ver o "serviço público" – e já há algumas décadas – como o intervalo entre uma greve e outra.

O que já era ruim – a remuneração dos funcionários da Saúde e Educação, citando estes -, piorou ainda mais com a universalização dos serviços públicos nessas áreas. Ampliou-se o número de vagas nas escolas, multiplicaram-se os postos de saúde, vários concursos (o lado bom da história) aconteceram, mas os orçamentos correspondentes não acompanharam o mesmo ritmo. Nada disso. A prioridade foi sempre – e continua sendo – apenas a "estatística".

O que fazer para mudar este quadro? Sinceramente não sei. Mas acho que o caminho começa com o desmantelamento da mentira histórica tantas vezes repetida. De verdade: não há carreira no serviço público – à exceção daquelas a que nos referimos –  para os trabalhadores qualificados, ou não, da Saúde, da Educação e da Segurança Pública. A partir daí, é possível começar a conversar a sério. 

Militares da reserva podem fazer guarda patrimonial para órgãos públicos
O Cristo de Craíbas
  • JOAO

    MOTA OS SERVIDORES DA SAÚDE CONTINUAM MOBILIZADOS E CONTINUAM COM A GREVE ATÉ A PROXIMA RODADA DE NEGOCIAÇÕES NA QUINTA FEIRA. E NA QUARTA, ACONTECERA UM CAFÉ DA MANHA NA FRENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE COM TODOS OS SERVIDORES DA SAÚDE.

  • Eduardo Carvalho

    Ainda bem que alguém da imprensa tocou neste assunto. Sempre quis seguir carreira no magisterio mas vejo que cada a situação está pior, enquanto isso procuradores, promotores, juizes ganham muito bem. O país precisa rever as prioridades.

  • Roberto Matos

    Desculpe Ricardo Mota não entendi, você tá querendo nivelar todo mundo por baixo?

  • Cesar

    Belíssimo comentário Ricardo, para bom entendor e para o mau entendedor, todas estas palavras bastam!

  • AAraujosilva

    Caro Ricardo, conheço essa matéria de catédra, de casa e de bolso. Ingressei no magistério estatal, faz 45 anos, faturando 22 S.M., esse valor foi definando, definando, e hoje é … deixe isso pra lá ! Já, meu primogênito deixou uma promissora carreira de engenheiro pra ser …

  • Pablo Hernandez

    Caro Ricardo,vale tudo no Estado de Alagoas, pois a classe política mesquinha e paternalista adotou pequenos grupos,e é responsável por levar o Estado ao caos social, seja na educação, saúde e, principalmente, na segurança pública.Aonde está o MP,todos são bem pagos por lá?

  • cláudio

    Sugeria à esse Sr. (ou a quem apresentar Jesus crucificado)que apresentassem nesta época, o Sermão da montanha.Cenas de violencia não combinam com o Mestre nem com seus ensinamentos e sinceramente é muito deprimente.

  • Mateus

    Caro amigo Ricardo Mota vc tem 100% de razão, mas a culpa em partes são deles sim quando atrasam os tramites dos processos frente à mesma velocidade que andam os seus principalmente dadouta PGE, diga-se de passagem defesa do Governo.

  • AAraujosilva

    … deixou uma promissora carreira de engenheiro pra ingressar na advocacia estatal; ao cabo de dez anos de serviço, ganha dez vezes mais do que eu. E com direito a tirar onda: “Você e meu irmão (médico) é que ganham pouco, muito pouco”. Eis, pois, uma constatação de sua tese, Ricardo.

  • alexandre

    PARABÉNS RICARDO, POR ISSO SOU SEU ADMIRADOR, QUE PERFEIÇÃO EM POUCAS LINHAS O SEU DIAGNÓSTICO NA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, É IMPOSSÍVEL FAZER OS TRES SEM UMA REMUNERAÇÃO DIGNA, E DEPOIS FALAM EM ESTATISCAS E QUE ESTÃO LEVANDO A SERIO AS POLITICAS PÚBLICAS QUE O POVO TEEM DIREITO.

  • alexandre

    TODO ANO SE FORMAM EM ALAGOAS ALGO EM TORNO DE 1500 ADVOGADOS, 150 MEDICOS E 120 CIRURGIÕES DENTISTAS, PORQUE A LEI DA OFERTA E DA PROCURA NÃO É FEITA E ADVOGADOS GANHAM MAIS QUE PROFISSIONAIS DA SAÚDE? QUE FORÇA É ESSA? ESTÁ NA HORA DE MUDAR E PAGAR BEM A QUEM LEVA O PAIS PARA FRENTE.

  • Maria de Fátima Medeiros

    Ricardo. A questao não é de ausência de Carreiras. Todas as categorias profissionais de servidores públios do estado de Alagoas possuem Carreiras, sim, com formas claras de progressao funcional.A questão é de política remuneratória.É isso. bj

  • Paulo Henrique

    Sou natural do Piauí e carreira que menos valorizaram por lá foi servidor fazendário, historicamente melhor remunerados. Em outro diapasão, professor foi a que mais melhorou. Quando eu falo que o PI é bem melhor governado que AL(falo com pesar, pq moro em Maceió), ainda recebo críticas.

  • Valdemir

    Parabéns Ricardo, Só você para mostrar a verdade dos fatos. Os operadores do Direito, além de ganharem muito bem, mostram-se superiores aos outros profissionais de outras áres, muitos somente aceitam ser chamados de Doutores.

  • Tristinho

    Ricardo, prepare-se por que alguém vai rebelar-se contra este seu verdadeiro comentário. Aqui no MP, pouquíssimos, gato pingado, Promotores compareceram ao trabalho, ganham 22 mil por mês, faltam e não estão nem ai. Por que isto? Independência funcional, indivisibilidade e muita preguiça.

  • JOSÉ M FILHO

    O tal do teto nacional só serve para turma da mamata do judiciario. Faz de conta que trabalham,mas não faz de conta nos salarios que recebem.Hoje os maiores sugadores do dinheiro publico,com casas no aldebaran e coberturas na ponta verde.

  • João

    Um Ministro do STF, que julga inúmeras causas de bilhões na 8ª economia do mundo, ganhar 24 mil reais brutos é muito ? No mundo profissional, quanto maior a responsabilidade e os valores envolvidos, mais se ganha.Vai fazer o que os juízes Sapucaia e Helder Loureiro fizeram.Conversa mole…

  • Professor

    Parabéns pelo seu comentário!! Precisamos de um comentário desse na TV, comunicação de massa. Nada contra as outras profissões, mas o professor tem q ser muito bem remunerado, pois todas as profissões passam por ele.

  • João

    Esse quadro não irá mudar nunca. Diferenças de ganho sempre existirão em todas as partes do mundo, no campos público e privado.O que não deve haver são salários indignos para os que desempenham tarefas mais simples, mas de extrema importância.

  • Silva

    Prezado Mota: quando um pobre rouba um galinha, com é praxe, o nome sai no vídeo e nos jornais, mas quando 20 médicos e 10 psicólogos da assembleia recebem dinheiro sem trabalhar os nomes são ocultos. Porque? Cadê os nomes ?

  • Marcos Paulo

    Você se esqueceu dos auditores fiscais, fiscais de renda, da previdencia, agropecuários e do trabalho, que também ganham adequadamente.E de dizer que boa parte dos professores universitários têm outra fonte de renda e não se dedicam como deveriam ao ensino e pesquisa.

  • Flavio

    Concordo com o texto ricardo, mas o joão esquece que uma vida não tem preço e se o médico ganha pouco qual a simplicidade de uma cirurgia cardiaca? e o cálculo de uma ponte? e educar as crianças para que valorizem a vida e não saia roubando e matando.

  • Matheus

    É isso mesmo! Vamos baixar os salários dessa turma arrogante do direito.O problema será como fazer, pois já que eles mexem com muita grana, como fazer para evitar a propina que eles receberão quando passarem a ganhar pouco?Não vai ser pior para a arrecadação pública?

  • Daniel

    Caro Ricardo; Parabens. Voce tocou na ferida. O Brasil vem sendo mal conduzido por Bachareis e Economistas. Faltam mais Engenheiros e Administradores. Com essa supervalorização dos bachareis e esse concursismo exacerbado, um sem número de talentos está seguindo direito. E o empreendedorismo?

  • Celso

    2) ver com a vaidade (rugas e carecas, por ex) ou com procedimentos (tomografia, ressonânciaexames, endoscopias). Quem vai auscultar um tórax e palpar um abdomen? Quem vai diagnosticar botulismo, febre amarela, dengue, apendicite, tuberculose … Estamos fazendo com a Medicina o mesmo que fizemos

  • Josef

    Menos estatísticas e estudos,mais ação,é disso q o Brasil precisa pra resolver seus problemas de base. Não precisa ser doutor pra entender q a prioridade dos poderosos é manterem-se no poder. Q melhor maneira de se perpetuar que agraciando os…

  • celso

    3) com a Pedagogia. Remuneramos mal e hoje temos um defict de mais de 250 mil professores. Por que um médico deve receber R$ 5 000,00 para trabalhar no Alto Sertão se outro profissional 4 vezes mais? É desesperador conversar com meus alunos, ver o que egressos sofrem e que tudo isso pode piorar.

  • João

    O Flávio se esqueceu que médicos que fazem cirurgias complexas ganham rios de dinheiro em clínicas próprias e hospitais e engenheiros em suas construtoras.Juízes, promotores e procuradores não podem ter atividade privada.

  • Marcos Paulo

    O Brasil não vem sendo mal conduzido por bacharéis, como disse o Daniel.Há dezesseis anos foi e é conduzido por um sociólogo da Sorbonne e um torneiro mecânico.Se botar um bacharel tipo Sobral Pinto, talvez a coisa melhore.

  • Edinaldo Marques

    O Brasil somente encontrará o caminho da sustentabilidade, seja econômica, social, ambiental ou política, quando for liderado e administrado corretamente, de modo eficaz. Os verdadeiros profissionais de gestão, em geral, são engenheiros e administradores. E a remuneração dessas carreiras?

  • Anônimo

    A melhor parte da sua fala: “O que fazer para mudar este quadro? Sinceramente, não sei”. Os sindicatos têm uma solução: greve. Pedir o que não pode ser pago. E o povo? Ah, na sua equação faltou o povo… Uma pergunta: esses servidores trabalham mesmo em sua maioria? São bons profissionais?

  • BASTIÃO

    Muito pertinente o seu comentário Peninha,aliás eu já comentei em outra ocasião, neste mesmo blog, que nessa porcaria de país,cujos valores se inverte ram,infelizmente,para toda a eternidade,quem mandam são os políticos e seus insuspeitos aliados são os políticos e os Homens da Lei.

  • Gilvan Mata

    Ricardo, o tema merece muitas reflexões e mais comentários. Na minha opinião deve retornar a baila. Pois, os novos temas que sucedem fazem desaparecer este. Se for possível, republique-o quando for oportuno. Um final de semana seria ideal para comentários e colocações proveitosas.

  • Gilvan Mata

    Serei bastante prático. Entendo que uma carreira profissional deve ser decidida por vocação, fora disto, ficaríamos infelizes, mesmo sendo bem remunerados. O Tema, expressa a insensatez do tratamento dado e a remuneração salarial dos profissionais de´setores básicos e essenciais ao povo..

  • Gilvan Mata

    Daí, a necessidade de republicação deste tema. O seu leitor, Ricardo, identificado com a causa, terá nova oportunidade de expressar com comentários e discursões proveitosas sobre o assunto. Saudações!!

  • João

    Discordo do sr.Edinaldo Marques.O José Serra é economista e foi considerado um dos melhores ministros da saúde do mundo.O fato é que ele é competente, preparado e gosta de trabalhar.O resto é conversa corporativa.

  • João

    Tolice.Os chamados “operadores do direito” formam um dos poderes, que é o judiciário.E o judiciário jamais deixará de ser forte, inclusive financeiramente,pois se não for assim o executivo e legislativo esmagam ainda mais os direitos e os cidadãos,prinncipalmente os mais fracos.

  • valdiene lima

    Meu querido Mota, Vc não concorda que se tudo começasse com uma boa educação tudo ficaria melhor? Educação que me refiro aqui é educação em todas as instâncias, não somente a escolar.

  • JOSÉ M FILHO

    O comentario do João sobre Medicos e Engenheiros pode ate ter fundamento,mas e do conhecimento de todos os extras e que extras para setenças dos endinheirados. Justiça mesmo só para P P P.

  • Celso

    Ricardo, Somos mesquinhos ao elogiar. Os 2 médicos do HGE (cujos nomes ainda não tive acesso)que diagnosticaram os casos de botulismo merecem todo o nosso reconhecimento e elogios. O diagnóstico é difícil e só é aventado por que antevê o inusitado. Celso Tavares FAMED/UFAL

  • Redson Cavalcante

    Parabens Ricardo, é um absurdo o tratamento diferenciado para a classe juridica, a sociedade tem que se unir para mudar esta aberração, vamos a luta

  • Celso

    De acordo com o edital, a prefeitura de Paulo Jacinto pretende pagar R$ 1000,00 a um cardiologista por 20h, 1200,00 a um plantonista de 24h e 2000,00 ao PSF. Professor com LICENCIATURA 25h, R$ 465!! Serviçal alfabetizado 40h, R$ 465,00. O que dizer? Corrobora tudo o que você escreveu.