Um dos principais pontos do pacto assinado entre os três poderes, ontem, em Brasília, foi a criação de Varas Criminais coletivas, para julgar o crime organizado. Nada mais, nada menos, do que faz hoje a 17ª Vara Criminal da Capital (que tomou como base “os juízes sem rosto”, que julgam os mafiosos na Itália). A idéia nasceu em Alagoas, inicialmente como Núcleo de Combate ao Crime Organizado, tornando-se, depois, uma Vara especializada, por sugestão do Conselho Nacional de Justiça. Lembrando, ainda, que a 17ª é resultado de um Projeto de Lei aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador do Estado. Hoje, a Vara é o “terror” dos chamados bandidos de colarinho branco em Alagoas, e de tudo já se fez e vem sendo feito para que o colegiado de juízes seja considerado inconstitucional. O pacto assinado ontem – inclusive pelo ministro Gilmar Mendes – é um aval importante para a existência da 17ª Vara Criminal da Capital.

 

 

Números da discórdia

 

Muito da profunda irritação do delegado Paulo Rubin, que ontem não quis falar sobre a violência em Alagoas – campeão nacional de assassinatos –, se deve a uma convicção: a de que as estatísticas apresentadas pela Defesa Social ao Ministério da Justiça até 2006 nada tinham de rigorosas, para dizer o mínimo (Rubin assumi em fevereiro de 2008). Um dirigente da Segurança Pública é categórico em afirmar que os números repassados a Brasília eram “maquiados”. É provável. Mas a condição de estado com maior número de homicídios a cada 100 mil habitantes, infelizmente, esta é nossa. É “tragar a dor e engolir a labuta” para construir uma sociedade em que as diferenças, inclusives sociais, não sejam resolvidas a bala.

Efetivo do Gabinete Militar do Palácio cresceu mais de 400% em 20 anos
Conselho de Segurança abre processo que pode levar delegado à expulsão da PC
  • M Almeida

    Senhor Paulo Rubin, entendo que é frustante se empenhar e não ver resultados, mas, a realidade é sentida pela população – na pele. Estamos entrando num estado de terror onde os bandidos não temem as polícias nem o juduciário. Pra piorar, nossos políticos marginais terminam o serviço.

  • José

    Ninguem pode cobrar o Rubim por nada. O Governador passou 2007 e 2008 sem crise e só piorou a violencia. Hoje com a crise ele a usa como desculpa. Acabou a paciencia do povo. Agora é hora de exigir investimentos em todas as areas e cobrar os milhões q foram “economizados”.

  • José

    A perseguição aos colarinhos branco deve começar do STF para baixo. Se a 17ª prende e indicia o STF solta e arquiva. Vergonhoso pra alguem q se diz poderoso como o presidente do STF, mas poder é fazer o que é certo na hora certa sem remorso. A caça as bruxas de palitó vai começar!

  • jousi moraes

    Por essa o advogado (welton Roberto) dos bandidos não esperava, ele que luta contra os juizez 17ª vara tomou foi um tapa na cara, eu acho é tome.

  • IGOR BRITO

    PROVAVELMENTE FOI “MAQUIADO” MESMO. PRA MENOR!!

  • luzenita paes dos santos

    Todos sabem que antes de Rubim os numeros eram maquiados… as delegacias não registravam a queixa…eram tempos dificeis para o cidadão de bem.Só com muita determinação e coragem para fazer o que foi feito até hoje…nadar contra a maré…só poucos encaram…

  • Zé Bedeu

    Não podemos responsabilizar Paulo Rubim e nem o Barenco pela violencia em Alagoas, a culpa e dos nossos governantes que sempre estiveram do lado do crime,o que mais se vê em Alagoas é crime cometidos a mando de politicos que sempre mandaram nesse estado, e sempre tiveram a conivencia da justiça.

  • Juarez Targino

    CONCORDO COM TUDO O QUE FOI DITO PELOS INTERNAUTAS E SÓ. NADA DE CULPAR BARENCO OU RUBIN

  • ARTUR

    ALAGOAS, O QUANTO PIOR MELHOR. Dr. RUBIM, ALAGOAS DOS HOMENS DE BEM TE APOIA E SABE QUE ISSO É NORMAL EM ALAGOAS, O QUANTO PIOR MELHOR PARA OS MAUS ALAGOANOS E MAUS POLÍTICOS É A FORMA DE SE PERPETUAREM NO PODER.

  • julio Verne da Silva

    Dr.Rubin e Dr.Barenco vocês precisam falar com a sociedade e denunciar as falhas do Sr.Téo Vilela e sua trupi,caso contrário,além de desmoralizados,vocês poderão acabar morrendo!DENUNCIEM as omissões.

  • julio Verne da Silva

    Aos integrantes da cúpula da Seg.Pública de Alagoas, ou abrem o “Verbo” e conseguem o apoio do povo ou se demitam!!

  • julio Verne da Silva

    A criação da 17a.vara criminal é motivo de orgulho para os alagoanos, contudo, precisa escolher melhor alguns integrantes, que são conhecidos magistrados corruptos.Inclusive cortar a própria pele e de alguns do TJ-Al.

  • Hagá Costa

    Dr. Barenco, Dr. Rubim, Dr. Sapucaia, Dr. Tutmés Airan, Dra. Niedja Kaspary e os Promotores atuais e anteriores do GECOC e Juízes da 17ª Vara Criminal merecem nosso reconhecimento pelo trabalho sério que desenvolvem em Alagoas, sobretudo contra o crime organizado e o “coronelismo”.

  • elson alexandro cordeiro folha

    Caro Ricardo, O fato é que a violencia urbana tem crescido de forma desenfreada em alagoas, também é notório que os crimes de pistolagem minimizaram um pouco. Contudo, inexiste uma politica pública de defesa social, talvez, devido a desorganização do setor e a falta de profissionalismo.

  • Josef

    Existe política de segurança pública sim,o q inexiste é o apoio daquele q deveria transformar a tal política em algo concreto:o Governador Teotônio Vilela. Mas se falta interesse,fica difícil e aqueles q lutam pra mudar a situação ainda saem chamuscados.Isto é Alagoas!

  • Gregório

    Hagá, vc esqueceu o Delegado Pinto de Luna, outro gigante no combate ao crime.

  • Marcelo

    ATÉ QUANDO RUBIN E BARENCO VÃO CONTINUAR COM TANTA INCOMPETENCIA, SINCERAMENTE NUNCA SE MATOU TANTO, SOU MAIS O CEL JAIR CORDEIRO DO BOMBEIRO ESSE NOME É COMPETENTE E TEM CORAGEM.

  • Jonilson Falcão de Guerra

    Essa CÚpula está há mais de 1 ano e nada fez de efetivo, pra minimizar essa situação caótica de violência, não projeto e nem ação efetiva de combate á violência cruel que ceifa a vida do alagoano. Agora, entrevista e mídia isso tem e muito, e sempre prá tentar desmentir à mídia.