Por pouco não acontece uma tragédia envolvendo policiais civis e policiais federais, no último sábado, em um conhecido bar da moda. Houve ameaças mútuas de prisão, troca de ofensas, e graças à interferência do diretor adjunto da Polícia Civil, José Édson, a briga não evoluiu para algo mais grave.

A PF estava realizando o trabalho de investigação sobre as empresas de vigilância, quando o proprietário do estabelecimento pediu a "ajuda" do delegado Rodrigo Rubiale, que estava no local. Seguiu um bate-boca entre ele um delgado da Polícia Federal, com troca de ofensas – absolutamente desnecessárias.

Resultado da pendenga: a PF abriu um inquérito para apurar a ocorrência, e a Polícia Civil fez o mesmo. Pura perde de tempo, principalmente quando a bandidagem, em todos os níveis e patamares, continuam atuando à vontade. Polícia, gente, para quem precisa de polícia.

Acordão

Um acordo entre os vereadores adiou para o futuro, sem data marcada, a audiência pública que seria realizada na Câmara sobre as OSCIPs que atuam na administração municipal. Funcionando como intermediárias na contratação de mão de obra, estas organizações são alvo denúncias – e há muito tempo.

A audiência pública foi requisitada pela vereadora Tereza Nelma, do PSB, e o documento apresentado por ela à Mesa Diretora, já contava com dez assinaturas. Aí entrou em ação o líder do prefeito na Câmara, vereador Galba  Novais, que conseguiu convencer os oposicionistas a não realizar a sessão especial para debater o polêmico tema – pelo menos por enquanto. O prometido foi: a prefeitura encaminha toda a documentação disponível sobre a questão – com os contratos com a Tocqueville, Pontual e Cegepo- que atuam no município – e só depois os vereadores marcariam a audiência pública.

Que futuro?

O vereador Ricardo Barbosa, do PSOL, considera necessária a discussão aberta e pública sobre o tema o mais rapidamente possível. Ele apresentou requerimento solicitando as informações oficiais sobre a atuação dessas organizações na administração municipal – o que não recebeu até agora.

É importante destacar que há concursados em áreas essenciais – saúde, por exemplo – que cobram dos vereadores e da prefeitura a imediata nomeação. Os cargos para os quais concorreram e fizeram jus estão ocupados hoje, em caráter precário, por trabalhadores contratados pelas OSCIPS.

Sapucaia

E na guerra aberta entre o diretor-geral do Detran, desembargador Antônio Sapucaia, e o sindicato dos servidores da autarquia, aconteceu hoje mais um capítulo. Sapucaia chegou a publicar uma portaria no Diário Oficial em que proíbe a entidade de utilizar uma sala na sede do Detran.

 Sindicato

E ainda hoje de manhã, o sindicato apresentou um documento – um contrato, na verdade, assinado entre um antigo diretor do Detran e a entidade, autorizando a utilização da sala. O documento é datado de 14 de novembro de 2002 – pelo órgão assinou José Brandão Vieira, exonerado do cargo na nova gestão. O desembargador Sapucaia encaminhou o contrato para análise do departamento jurídico.

 Paz

A briga entre as partes parece de difícil solução. Na sexta-feira da semana passada, dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), inclusive o presidente Isaac Jackson, tentaram  uma reiniciar o diálogo entre o diretor-geral e o sindicato. Por enquanto, isso não parece possível. Como diz o desembargador na sua portaria de hoje, "não há nenhuma confiança da direção do Detran em relação ao aludido sindicato."

Adeus

Sinal da crise. Só num único dia, foram publicadas várias exonerações, a pedido,  de servidores públicos estaduais – de áreas essenciais. São: quatro médicos; dois peritos criminais; três agentes da polícia civil ; e quatro agentes penitenciários.

Servidores – como a grande maioria do funcinalismo estadual, federal e municipal – sem maiores expectativas no futuro. Resolvem buscar outros caminhos, atividades que ofereçam uma remuneração decente.

De novo, Paripueira

É impressionante! Desde 2006 que o Conselho Municipal de Saúde de Paripueira não se reúne. O Conselho Estadual, assumindo as vezes do colegiado, vai realizar a Conferência Municipal, em data a ser definida.   

Anulada 

A prefeita Eudócia Caldas, de Ibateguara, anulou a concorrência realizada pelo município para comprar merenda escolar "por suposta quebra do princípio da competividade." A licitação foi realizada em fevereiro deste ano.

Concorrência nos transportes 

Dia 8 de maio. Esta é a data limite para que o coronel Jorge Coutinho, superintendente da SMTT, o cronograma para a licitação do primeiro lote do transporte coleitvo urbano de Maceió. A área atendida pela Viação Piedade, que atende aos bairros da parte alta da cidade, deve estar no bolo. A empresa está quebrada- pelo menos é o que mostram os ônibus constantemente parados na Fernandes Lima.

 

Rogério Farias será julgado por crime eleitoral pelo juiz Gustavo Lima
Violência pode crescer com "aquartelamento branco" na PM
  • Juca

    Quanto ao desentendimento entre os policiais… Não seria com os bandidos que eles deveriam brigar???

  • Mineirim

    É Ricardo, sei que vc não vai divulgar nada que eu escreva aqui, mas quero que saiba que essa atual cúpula da polícia civil, que vc tanto defende, são todos assim, arrogantes e perseguidores. Adoram aparecer na mídia.

  • Mineirim

    Pura perda de tempo mesmo Ricardo, na polícia civil o caso será apurado pela “panelinha”, ou seja, vai dar em pizza, no mesmo barzinho onde tudo começou.

  • Janaina

    Você deveria ter divulgado o nome dos vereadores que retiraram o nome da lista p/ investigação dessas fraudulentas oscips! Esse prefeito deve ao menos chamar os concursados do último concurso (agentes de saúde, merendeiras e auxiliares de sala) …

  • Frederico Farias

    Companheiro, senti falta de algum comentário – por mais lacônico que seja – em alusão à “histórica” data de 31 de março, já carregada em seu triste legado de 45 anos. Ou será que o companheiro, de forma oportuna, deixou para fazê-lo amanhã, a 1º de abril?

  • Janaina

    (…) e deveria fazer mais concursos, pois essas empresas terceirizadas só servem p/ colocar apadrinhados políticos no serviço público e fazer contratos sem licitações para, todo mundo sabe p/ que! Galba e outros vereadores Almeidistas são uma vergonha p/ Maceió isso!

  • sururu

    A Situação chegou ao limite a muito tempo,nos cidadaos não confiamos nem na policia nem nos politicos,porque pagar tantos impostos se não temos o minimo,esta dificil viver desta maneira!

  • Cláudio

    Ricardo a violencia ,esta demais em alagoas, acabei de receber uma ligação de um amigo, desesperado, aqui no centro sua loja de importados foi assaltada.Os marginais ameçaram seus funcionários com revolvers.MAIS POLÍCIAIS NAS RUAS, EM VEZ DE FICAR PUXANDO SACO DE POLÍTICO LADRAO.

  • Romney

    O que justificaria na atitude do delegado Rodrigo Rubiale em intervir contra uma operação da Polícia Federal (esta que tem credibilidade, diferente da Civil Alagoana) no bar em que ele e sua patota sem lambuzavam em cervejas, whiskys e tiragostos? Nada a justifica.

  • Hora Essa

    Acho que deveríamos deixar de ipocrizia, agora, se querem condenar o prefeito é uma coisa, agora dizer que oscip é irregular, isso é pura sacanagem,pois,algumas são geridas por pessoas sérias.

  • Isso mesmo

    Concordo qdo o rapaz diz que oscip não é irregular, em Minas Gerais , mesmo, o gov Aécio Neves, gere seu estado quase todo através de oscip e por lá ninguém dizque é irregular.

  • Feliz

    Será que entendi? A polícia civil tentando atrapalhar as ações da PF? Tenha dó, gente! A PF é a elite policial do país, tem credibilidade e não se amedronta com cara feia. Sai de baixo PC e PM, vocês sabem é bajular ricos e políticos ladrões. Deixa a PF trabalhar!!!

  • Miral

    Se tá tudo normal com as OSCIPs por que a Prefeitura tá evitando a audiência pública prá tratar do assunto??? Quem não deve não teme!! Já em Minas Gerais, tem que ter OSCIP mesmo: Aécio Neves governa Minas nas praias de Ipanema, Leblon e boites cariocas!!!

  • NIVALDO MOTA

    É verdade Fred, é preciso falar(escrever) sobre o fatídico 31 de Março de 64. Viva os heróis tombados na luta contra os cães fascista, viva aqueles que sobreviveram as brutalidades das torturas e continuam na luta pelo socialismo.

  • marcos paulo

    ABSURDO !!!um delegado da PC,defendendo uma ilegalidade,tem que ser punido com rigor,afinal tem que acabar essa ilegalidade de Policiais fazendo bico,através de Oficiais que recrutam os PMs e sem pagar um real de imposto,tirando o alimento dos vigilantes legalizados.Parabéns PF..

  • observador

    porque a pf nao atuou esse delegado por esta atrapalhando o serviço da mesma,eu disse atrapalhando pra nao dizer se metendo onde nao lhe cabe,se fosse um pm de pré ou um pc teria sido manchete com entrevista e tudo mais

  • Mabel Neves de Ibateguara

    A s maiores fontes para se roubar dinheiro do povo, são as tais de INGs e de OSCIPs. É uma vergonha. Todos os que dirigem estes monstrengos estão ricos com casas no Aldebaran.

  • Fernando

    Esse Rubiali é um menino, pode ver que nem cresceu ainda, ele no minimo obstruiu o trabalho da PF, que tem obrigação de fiscalizar a segurança particular.

  • Servílio Marques

    Rubialle de novo?Esse corpinho é treloso.

  • leonidas estelita

    Dizer o quê da (mais nova) ação atrapalhada do delegado rubiale? Mas é intrigante porque as “autoridades” de alagoas, antigas ou novas, viciadas ou não, insistem em gastar a sua autoridade com o que/quem não deve.

  • ASCANIO

    Ricardo, que história é essa do Sapucaia dizer que o sindicato do Detran não tem a confiança dele ???? Confiança é concordar com todas as atitudes dele ? O Sindicato tem que ter a confiança é da categoria que representa.Espero que a CUT ajude a destravar essa imposição .

  • Vitor

    Eita! Dr Sapucaia agora q teve os interesses contrariados pelo sindicato resolveu desalojá-los da sede ou ele também ñ sabia que funcionava numa sala do DETRAN, como no caso da renovação de sua carteira?

  • Everson

    Poxa, a linha de ônibus q a Piedade atende é algo fora do comum. Eu trabalho no BB2 e la tem um tal de integração “TERMINAL/GUAXUMA” q é pra la de absurdo. Ontem esperei ele no Terminal por mais de 40 min. E ao me informar soube q só tem apenas um servindo quase 3000 pessoas.

  • Antonio Aurélio

    Ricardo, o que houve com a vereadora Tereza Nelma? Não faz três meses , lea era uma entusiasta do prefieito Cícero Almeida. Agora se diz oposição. Tem truta nesse angu, companheiro?

  • sertanejo cagota

    Já não basta os malas contra a gente agora estamos polícia contra polícia. Enquanto não colocamos na cabeça que toda a área de segurança(PM,PC,PRF,PF,GM,AP,etc) deve se unir, só crime será organizado.