A Procuradoria Geral do Estado apresenta hoje, no STF, recurso contra a nova ação dos taturanas, que querem voltar ao mandato. Eles ingressaram na segunda-feira com um pedido de extensão de liminar junto ao ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo, que já se pronunciou em janeiro sobre a matéria.

A PGE avalia que o STF, a exemplo, do que já fez o Tribunal de Justiça de Alagoas, pode considerar que não há legitimidade do deputado João Beltrão, autor do pedido ao ministro. Há otimismo, hoje, quanto à decisão do ministro Gilmar Mendes (ou até mesmo a não-decisão da matéria pela repercussão junto aos demais integrantes do Supremo , que já receberam o Manifesto do MP e entidades da sociedade civil.)

A solução mais rápida e factível seria o pedido de cassação dos deputados. Mas é impressionante: nem um só partido apareceu até agora para dar início ao processo. E há de ser um partido a apresentar o pedido. Quem vai pôr o guizo no gato?

Morais, não  

Mas as articulações para a nova eleição da Mesa Diretora – quando será mesmo? – vão se acelerar a partir de hoje. Há um encontro marcado para logo mais, à tarde, entre os deputados Rui Palmeira, Judson Cabral e Paulão com os sete suplentes.

Jéferson Morais, que espera a decisão judicial para retornar à Casa de Tavares Bastos, me garantiu que NÃO é candidato a presidente da Assembleia. O que tentou, publicamente, foi – digamos – valorizar o passe. Os suplentes devem marchar mesmo com o trio oposicionista ao grupo majoritário. E como somam apenas dez votos no total, eles consideram a possibilidade de não participar da disputa – não lançando chapa -, mas fazendo um protesto público contra a reeleição de Fernando Toledo e aliados (aliás, acho que Toledo não tem a verdadeira dimensão de como é visto hoje pela população de Alagoas. Se tivesse, é possível até que não conseguisse dormir. Será?)

Morta-viva 

Um problema de solução praticamente impossível atualmente é manter viva uma Assembléia cujo corpo já está em estado de putrefação. O que é ruim para a democracia – mas é impossível brigar com os fatos.

Em tempo: o presidente da OAB, Omar Coelho de Mello, voltou a defender que o suplente George Clemente não reassuma o mandato de deputado estadual. Ao contrário dos colegas dele que brigam pelo retorno, Clemente foi indiciado pela Polícia Federal na Operação Taturana. É verdade.

Socialistas de Almeida 

E, de novo, a Democracia Socialista (DS), corrente importante do PT local, puxa a legenda lulista para os braços do prefeito Cícero Almeida. Até mesmo uma ação do deputado Judson Cabral contra Almeida, contrariando a posição dele, pode ir parar na lata de lixo.

O argumento dos integrantes da DS é de que o tucano Téo Vilela é o grande adversário dos petistas em 2010. Almeida seria, portanto, a alternativa viável de poder – mesmo que o prefeito não seja candidato a nada, conforme ele próprio tem repetido. Há um esforço concentrado do grupo para formar com chefe do executivo municipal de Maceió.

Há vagas 

E é bom lembrar: a equipe de primeiro escalão de Almeida tem duas vagas bastante apetitosas – são as Secretarias de Saúde e de Educação. A primeira, por enquanto, não tem dono. A outra, supostamente, poderia ser ocupada pela promotora Cecília Carnaúba, que deve ouvir um "não" do Conselho Superior do Ministério Público, na reunião marcada para três horas da tarde.

Os argumentos majoritários seriam: o MP tem carência de promotores; se aberto o precedente, outros integrantes da instituição podem querer tomar o mesmo rumo, abrindo outros claros; além de se ressaltar a qualidade profissional  da promotora que Almeida quer ver na sua equipe.

 DEM na bronca

Quem parece que não anda nada satisfeito com o prefeito é o Democratas – de Nonô e Fontan. O partido indicou o superintende da Sima (Superintendência  de Iluminação Pública de Maceió), Max Trindade, ex-amigo de infância de Almeida. Paulatinamente, entretanto, Trindade vem perdendo poder para o novo núcleo duro de Almeida. As mágoas devem aflorar em breve.

Meu paipai 

Depois de se reunir com o padrinho, lá em Brasília, o presidente da Câmara, Dudu Holanda, já sonha alto: quer disputar a prefeitura (ou vice) de Maceió, em 2012. Para tanto, pretende fazer da sua gestão na Casa de Mário Guimarães, um modelo de transparência e respeito ao erário.

Está difícil, mas ele prometeu que na próxima terça-feira, às duas horas da tarde, entrega na OAB a relação de todos os servidores comissionados da Câmara admitidos este ano. É pouco, para o muito que se faz por lá, na surdina.

A benção 

O interessante é que Dudu tem o mesmo padrinho do seu maior rival na Câmara: o senador Fernando Collor é o oráculo dele e de Galba Novaes. Se adivinha o futuro? Acho que não, mas até parece que sim.

Ressaca

Hoje os prefeitos alagoanos que fizeram a festa em Brasília – municipalista, com o presidente Lula – estão de volta à dura realidade. Mas recebem pelo menos uma boa notícia: depois do carnaval, têm encontro marcado com o presidente da Ceal, que vai estar de passagem por Maceió.

Na mesa, a negociação das dívidas para com a companhia. A proposta de Flávio Decat é que as prefeituras paguem a conta do mês e uma atrasada a cada 30 dias. Se não, dessas vez, o alicate vai vadiar.

Nerno, de novo 

Perdeu mais uma na Justiça Eleitoral o ex-prefeito de São José da Laje, Paulo Roberto de Araújo, o Neno.
Queria impedir a realização de novas eleições no município, em 15 de março. O TRE manteve a decisão do novo pleito. O tal Neno vai apoiar Hospital – Marcos Hospital.

Adalberon

Ex-prefeito de Satuba, acusado de vários crimes, Adalberon de Morais teve negado o seu pedido de HC na Justiça Federal. O argumento da defesa: ele já tem duas preventivas na Justiça Estadual, por que outra? Adalberon fugiu de Alagoas em 2003 e só foi caputado pela Polícia Federal no fim de 2007.

Medo no Pilar 

A Secretaria de Defesa Social já foi avisada de que o clima de violência pode, de novo, se instalar no município do Pilar. Um personagem soturno anda nas ruas da cidade metende medo em muita gente.

Decisão sobre Cecília Carnaúba só depois do carnaval
Cecília Carnaúba na Semed de Maceió
  • NETO BARROS

    Caso o “supremo” tome a decisão de mandar os taturânicos voltar, será um passo pra volta do CORONELISMO E ESCRAVIDÃO SOCIAL.Desta forma se confirma uma DITADURA CIVIL SOCIAL, pela qual estamos passando.Gilmar diga NÃO a volta destes ladrões.

  • MARIA PEIXOTO

    PREFEITO O SECRETÁRIO DA PERVERSIDADE CONTINUA É?!. E QUERIA FZ UMA PERGUNTA CARRO DA SECRETARIA PODE LEVAR FILHO DE SERVIÇO PRESTADO PRA ESCOLINHA TDS OS DIAS?! POIS É? ACORDA PREFEITO O SENHOR É UM HOMEN SÉRIO VAI INVESTIGAR EU SEI. SAÚDE PREFEITO SAÚDE.

  • ui ui ui agora é DUDUI!!

    txa aew mas o NENO não tem jeito esse aew ja gosta de ver q perdeu!! menino aqueta teu fogo e fika na tua q é o melhor q você faz e pula-pula-pula pro lado de cá q nois te aceita!!

  • Desiludido

    CRIANÇAS NOS SINAIS CHEIRANDO COLA? JOVENS VICIADOS SEM ESCOLA? ADULTOS SEM PERSPECTIVA? ESSAS PREOCUPAÇÕES NÃO POVOAM OS CORAÇÕES DOS NOSSOS POLÍTICOS, QUE SÓ PENSAM EM CONCHAVOS PARA SE MANTER NO PODER E DEPOIS SE DIVIDIREM DE NOVO. ENVERGONHO-ME DE TER ACREDITADO TANTO!

  • Revoltado

    PQ TANTA INSISTÊNCIA PARA DESFALCAR O PARQUET? O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSE INTERESSE TODO? CUIDADO DR. EDUARDO E MP!O IMPORTANTE É MANTER A MENTE SÃ E A ESPINHA ERETA. SE VOCÊS FIZEREM “ALIANÇA” COM O CIÇO, PERDERÃO A CREDIBILIDADE. QUEM QUER ATUAR NA POLÍTICA, NÃO PODE FAZER PARTE DO MP!

  • Jorge Mario

    Ricardo, acho interenssantíssimo como o Dr. Omar é sempre coerente. É bom lembrar que tá faltando Paulão, Temóteo, Marcos Barbosa e C&A.

  • lika

    parabens Omar coelho!!!Como pode um taturana assumir? e paulao,marcos barbosa que nunca sairam de suas cadeiras.

  • Julio Silveira

    As secretarias de saúde e educação precisam de novos secretários, pois os atuais… Dudu Hollanda vice em 2012? Acho muito, mas muito difícil!!

  • Roberto Flávio de Andrade Silva

    RICARDO. os partidos do NENO DA LAJE ESTÃO TODOS COM O PRAZO DE VALIDADE DOS DIRETORIOS MUNICIPAIS VENCIDOS COMO É QUE PODEM APRESENTAR CANDIDATOS.

  • EXVEREADOR POR MACEIO

    Ele deveria caro Mota, entregar as imoralidades praticadas pela mesa passada, ou seja, o roubo da verba de gab. nos meses de Nov e Dez de 2007 e dez de 2008; A forma irregular como foi paga tal verba onde um gab. recebia 15.000,00 outro 30,000,00 outro 40.000,00 o que é totalmente ilegal e etc.

  • cavalo gordo

    o neno esta mais uma vez colocando um bode espiatorio!