De uma só tacada o prefeito Cícero Almeida demitiu algumas dezenas de servidores comissionados apadrinhados pelos vereadores Dudu Holanda e Fátima Santiago. Almeida já havia feito o mesmo, e há mais tempo, com os indicados pelo seu declarado inimigo Marcos Barbosa.

É mais um capítulo no embate do prefeito com os vereadores do grupo que pode eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió. Ele resolveu usar da força que possui – a da caneta, principalmente – para tentar emplacar uma chapa que possa enfrentar Dudu e Cia. Não é fácil, até porque Almeida perdeu tempo na articulação, e quando entrou na briga o fez – e faz – de forma atabalhoada.

Ele pode estar prenhe de razão ao não querer ver em cargos importantes da futura Mesa da Câmara aqueles que considera seus adversários do momento – a começar por Silvânia Barbosa, mulher do deputado Marcos Barbosa. Mas Almeida precisa saber primeiro quem são seus aliados pra valer, com quem vai poder contar na próxima administração e na hora em que a bola dividir. Sem ter uma bancada própria, formada com jeito e não com força, o prefeito estará sempre à beira de uma crise política.

O último front

Uma das lições que ainda não aprendeu na sua meteórica trajetória nessa seara é de que deve ser ele, o prefeito, a última instância de negociação com vereadores e assemelhados. Como parece não ter ninguém, no seu entorno, em que ele confie de verdade, se apresenta o próprio Almeida como primeiro e único interlocutor a serviço do seu governo. O risco de uma catástrofe política será sempre iminente.

Ao decidir partir para o tudo ou nada na disputa pela direção do Legislativo Municipal, Almeida enfrenta duas possibilidades: se perder, será o único e grande responsável, e ninguém entre os seus mais próximos, poderá dividir com ele essa culpa. Se, por outro lado, ganhar, que garantia vai ter de que o grupo eleito está fechado com ele? Porque, repito, o prefeito não deu o passo inicial para a composição futura do seu governo: montar uma bancada própria.

Quem fica, quem sai 

E quanto ao futuro secretariado? Será outro jogo de xadrez para Almeida definir as peças e posições no tabuleiro. Não vingou a idéia de alguns dos atuais secretários, que queriam que todos entregassem os cargos até amanhã, dia 31, para que prefeito pudesse, com mais tranqüilidade, escolher quem fica e quem sai. Aliás, ninguém  – do primeiro escalão da Prefeitura de Maceió – foi avisado até agora se sai ou se fica. Há rumores, mas isso faz parte do poder – que não vive sem futrica e sem fofoca.

Ela?

Entre as novidades possíveis – mas não muito prováveis – está, de novo, o nome da promotora Cecília Carnaúba, que ocuparia o posto de secretária de Educação em lugar de Tadeu Lira. Mas este não está disposto, de jeito nenhum, a sair de onde está.

No fim das contas vai se confirmando o de sempre: Almeida é um mestre em criar seus próprios problemas.

Ela de novo?

Se há indefinições quanto ao futuro secretariado de Maceió, os prefeitos que estréiam em vários municípios do interior vão montando suas equipes. Toninho Lins, do PSB, já tem como praticamente certas entre suas auxiliares diretas, a ex-presidente do IPAM e do Ipaseal, Tereza Laranjeiras (ela mesma), que vai ocupar a Secretaria de Administração de Rio Largo. Outro nome praticamente certo é o da ex-secretária adjunta de Saúde, Josefa Petrúcia, hoje tocando a área de Ciência e Tecnologia do Estado, ao lado da madrinha dela, Kátia Born(sabem tudo da matéria.)

Primeiro os teus

Cristiano Matheus, que vai administrar a rica e arruinada Marechal Deodoro, tem como destaque na sua futura equipe de governo, o professor Douglas Apratto (a confirmar) na Secretaria de Cultura. Cacá Rodas, que Matheus quis fazer diretor a Ceal quando era deputado federal, vai para a Secretaria de Finanças. Na pasta da Administração, o nome cotado é o de Marçal Fortes – se ele não ocupar o mesmo posto na prefeitura de União dos Palmares.

Neguinho

Por aqui… bem, por aqui, Vilela continua esperando bom tempo para definir quem vai para a Secretaria de Saúde. Que ninguém se surpreenda se o vice-governador José Wanderley, ele próprio, passar a responder pelo direção da pasta. De "Neguinho" para "Neguinho", Júlio Bandeira pode ser o nome da vez. Em tempo: é assim que os dois se tratam desde que o mundo é mundo.

Holocausto

É lamentável que a virada o ano aconteça com a chacina que o mundo acompanha na Faixa de Gaza. A declaração de Israel, divulgada em todos os meios de comunicação, deve deixar o mundo em alerta: "guerra total" não é uma expressão qualquer. Na linguagem militar significa eliminar todos os inimigos. Foi assim com Hitler e sua "guerra total" com os Judeus; foi assim com Canudos, com a "guerra total" decretada pelo presidente Prudente de Morais, num dos episódios mais sangrentos da história do Brasil.

Faliu

O que acontece hoje, naquela região, só vem a comprovar a incapacidade da ONU como instituição mediadora dos conflitos internacionais. Enquanto o Brasil vive esse lenga-lenga em busca de um cadeira no Conselho de Segurança da desmoralizada e corrupta ONU, os que pensam o mundo a sério já projetam uma nova forma de organização que cumpra o papel para o qual a Organização das Nações Unidas já demonstrou não ter nem força nem competência.   

Bater em retirada

Todo cuidado é pouco, amanhã, depois da queima de fogos na orla de Maceió. O aviso vale, principalmente, por conta do show da banda Cavaleiros do Forró, que atrai um público, infelizmente, muito agressivo – motivo de preocupação para as pessoas que vão assistir à festa da virada de ano com a família.

E que ninguém imagine que o risco da violência se dá por conta dos pobres da periferia que vão descer para a orla – é um grande engano. Segundo me disse ontem um dos organizadores de shows desse tipo de música, é exatamente nos eventos que atraem a presença de jovens de classe média (e alta) – os bad boys – que acontecem as brigas mais violentas. Por conta, claro, de todos os excessos. Eu apenas sugiro cautela.Quem sabe?, não seja melhor se manter longe do local da apresentação da banda.

Cabeleira privileigiado

Os advogado do prefeito eleito Lula Cabeleira, de Delmiro Gouveia, vão recorrer ao Tribunal de Justiça para que seja anulada a pronúncia dele, no caso Fernando Aldo. A decisão foi anunciada ontem pela 17ª Vara Criminal da Capital. Os defensores de Cabeleira dizem que depois de diplomado ele passou a ter foro privilegiado: qualquer decisão sobre este ou outros casos criminais, só pode ser tomada pelo Tribunal de Justiça.

E que em 2009…

…nós possamos falar menos de violência, crime, roubo do dinheiro público etc. A vida continua, é verdade, mas bem que o próximo ano pode escrever uma história que nos dê mais orgulho e otimismo.

 

O descando do inernauta
Justiça bloqueia contas das prefeituras de Marechal e Barra de São Miguel
  • Informativo

    Ricardo, será que a indicação do Dr. Douglas Apratto(Vice-diretor do CESMAC)para secretário em Marechal Deodoro tem haver com a Venda da Escola Veterinária da FEJAL/CESMAC para uns Políticos e justamente políticos eleitos em Marechal Deodoro?

  • gordivaldo vilela

    Ricardo Mota ,FELIZ 2009 ,QUE CHEGUE COM PAZ ,SAÚDE , TRABALHO E BARRIGA CHEIA . PRÁ VC E TODOS ALAGOANOS.

  • Hagá

    Ricardo Motta, você tem razão. Esse tipo de “música” atrai uns grupos de marginaizinhos de classe média, com pais permissivos (só com eles; com os outros é o contrário!), os quais costumam se envolver ou causar agressões. Não me parece um bom programa… pago com meu IPTU…

  • Manú

    Ricardo, aproveito essa minha última participação do ano no seu blog (estou viajando para Recife) para lhe desejar um Feliz 2009. Quanto ao prefeito Almeida, o novo mandato me preocupa. Vários políticos do interior estão sendo indicados para assumirem cargos comissionados em Maceió.

  • maria

    EITA PREFEITO MALUCO BELEZA.KKKKKKKKKKKK. QUE SE CUIDE OS SEUS SECRETÁRIOS BIBELÔS .EU QUERO VER SÓ A CARA DE UNS QUE ANDAM DZ QUE FICAM HUMILHANDO OS FUNCIONÁRIOS E FZ POUCO CASO. .POR FAVOR MUDE . ABRE OS OLHOS CÍCERO.CÍCERO TEM SECRTÁRIO COM PODER DE REIIIIIIII.

  • Ricardo

    A eleição da mesa diretora da câmara de Maceió, vêm demonstrando o verdadeiro jogo de interesse dos homens e mulheres que deveriam estar planejando e oferecendo perspectivas para o povo sofrido da nossa capital.

  • Ricardo

    Mas, infelizmente estão travando uma luta pelo poder em manipular as ações e recursos ora destinados. Isso é uma vergonha, não para os políticos, mas sim, para o povo que covardemente elegeu e reeleigeiram esses meninos e meninas. É isso aí, só falta definir o placar.

  • XPTO

    Demagogia de um prefeito perdido, porém vai aproveitar os vereadores que o povo não ele- geu para mamarem na teta da Prefeitura no ano de 2009…

  • Óia Eu Aqui!!

    Seu Prefeito, se sobrar uma vaguinha me nomeia pra qualquer coisa aí que eu tô precisado. Esse povo q o senhor tá colocando pra fora nunca fizeram nada mesmo. Lembre dos pobres que lhe elejeram. Prq só os ricos é q têm oportunidade?

  • Silva

    Perguntas: A ONU já agiu contra os (interesses dos) Estados Unidos? A quem interessa uma guerra a essas horas do ano? Seria mais um “pretexto” para o surgimento (ou atuação) espetacular de um líder “salvador do mundo”?

  • Ronaldo

    Ricardo, antes de tudo:feliz ano novo para voce e todos os seus.O prefeito tem o direito de escolher para suas secretarias aqueles em que ele confia, é pena que isso nem sempre ocorre.Infelizmente vivemos no Brasil.

  • Carlos Roberto

    Ricardo, aproveitando esta oportunidade, desejo a você que é meu conterrâneo e demais conhecidos e amigos de Penedo, para desejar um Feliz Ano Novo, que Deus abeçõe a todos nós e que a Paz reine em nossa querida TERRA.

  • MAS CULTURA!!!

    mas cultura acertaram na atração do alceu valença mas cavaleiros do forro ninguem merece pricipalmente que e um forro de pessimo gosto musical. e no mas quero um 2009 menos violento e com mas educação.

  • JOAKIN MANUEL

    ESTA BRIGA DO PREFEITO COM OS VEREADORES É SÓ PANO DE FUNDO, nA NORA H ,O PREFEITO SOLTA DINHEIRO E E OS VEREADORES APROVAM O QUE ELE QUISER …

  • Critico

    Ciço, como vc deixa o peninha ainda criticar seu governo? peninha persona grata, merece credibilidade junto aos que tem acesso aos sistemas de informação. Pena. seja sempre da forma critica construtiva q vc o é. Q continue assim durante mui e mui anos.

  • MENSALINHO

    CARO RICARDO, ACREDITO QUE O DUDU PERDEU A ELEICAO, QUEM CONHECE A CAMARA SABE DISSO. QUANDO O PREFEITO DETERMINAR O VALOR DO MENSALINHO ENTAO… NA LEGISLATURA PASSADO VARIOR ENTRE 15 E 20.OOO,00

  • sempre de olho

    Ricardo, a impressão que eu tenho com essa dança dos secretários é que nós ficaremos mais uma vez desprovidos de capacitados no exercício dessas pastas. A capacidade técnica nunca está em primeiro critério de escolha dos nomes. Por isso que estamos onde estamos.

  • raphael indignado

    Ao legislativo cabe legislar,ao executivo executar! cícero, será q vc pode governa sem apoio?o prefeito fica na tua!deixa de onda..veja o que é melhor para o povo!vereadores,escolham o melhor representante p/a câmara,sem se deixar levar p/pressoes deste prefeito!

  • povao

    cícero,deixa os vereadores em paz!q perseguiçao! quero ver como vai ser esse ano sem o apoio forte e com heloísa la dentro!te cuidA….KKKKKKKKK

  • FUNCIONARIO REVOLTADO

    MEU CARO RICARDO, FELIZ 2009, ESPERO QUE NESTE ANO POSSAMOS COMEMORA O ENCARCERAMENTO DA QUADRILHA QUE ASSALTOU A CAMARA DE MACEIO. QUE AS FAZENDAS, CARROS, APARTAMENTOS COMPRADOS COM O ERARIO PUBLICO SEJAM SER RECUPERADOS. ESPERO VÊ-LO COMBATENDO ESSA PRAGA

  • João

    Absurdo o que fazem alguns “produtores culturais”, governo e prefeituras,contratando “bandas” de “música”(?) que só disseminam e aumentam o nível de ignorância,alienação,violência,banalização do sexo e esculhambação com as mulheres.Tanta coisa na MPB e nossos ouvidos sendo penicos.

  • sergio

    Não sou muito fã desse prefeito, mas que ele está certo em demitir quem se torna oposição a ele, não podemos ser contra. Um Feliz 2009 para todos e pra você Ricardo. Acho que se fizerem uma auditoria séria em M. Deodoro, não pode ser pelo Tribunal de Contas (viciado) do Estado, vai

  • Indignado da silva

    Caro Ricardo, obrigado por nos deixar muito bem informados sobre os acontecimentos politicos do nosso estado. Tenha um Feliz Ano Novo e que em 2009 possamos ter o brilhantismo do seu jornalismo.

  • ANDRE

    UMA INFORMAÇÃO: A DRA. CECÍCILA CARNAÚBA JAMAIS SERÁ SECRETÁRIA,POIS É IMPEDIDA CONSTITUCIONALMENTE; UMA PERGUNTA: SE VC VIVESSE LEVANDO FOGUETES NA CABEÇA NÃO RESPONDERIA COMO ISRAEL? O RESTO É DEMAGOGIA E HIPOCRISIA DE ESQUERDA.

  • luciano

    Ricardo é brincadeira veio, o Lula Cabeleira é pronunciado num crime e ainda tem foro previlegiado, esse é nosso brasil! até quando isso vai durar? é demais uma coisa dessas!