O delegado José Pinto de Luna, superintendente da Polícia Federal, faz uma observação muito interessante sobre o nosso comportamento diante das muitas ações policiais que vêm ocorrendo por essas bandas desde dezembro do ano passado. “Parece que Alagoas vive do escândalo de cada dia”.  

Mais do que uma crítica do falante e contundente Luna, essa é uma observação perspicaz do delegado-cidadão. Após uma semana de qualquer ação da PF, da PC, do MP, ou até mesmo no Judiciário, se esparrama por boa parte da sociedade local a sensação de que nada aconteceu, ou de que tudo acabou em pizza. Precisamos, portanto, desse “escândalo de cada dia” para que sejamos convencidos de que Alagoas, hoje, não é a mesma de ontem.

  

Não, o super-homem não vem “nos restituir a glória”, que, aliás,  nunca tivemos por um tempo duradouro. Estamos vivendo, talvez, um dos melhores momentos de nossa história. Alagoas virou um paraíso? Nem mesmo das águas … poluídas. Mas estamos num cenário em que muito já aconteceu, apesar do tanto que há para ser feito. Isso, sim, vai nos exigir a permanente capacidade de nos indignarmos, transformada, ato contínuo, em ação.

  

Uma breve espiada pelo retrovisor há de nos mostrar cenas que de improváveis se transformavam em impossíveis no imaginário popular: deputados presos sob a acusação de homicídios; candidatos flagrados com a mão “nas massas”; magistrados sob mira da lei que deveria fazer respeitar; coronéis vendo se desmanchar feudos construídos pela grana e pelo medo, ante seus olhos iracundos, porém impotentes; e por aí vai.

  

Reparando bem, ganhamos referências que não tínhamos, exemplos que qualquer sociedade necessita para que não descambe, definitivamente, para o cinismo – uma lente que nos faz enxergar o mal, mas que não nos empurra a combatê-lo. Pelo contrário, o discurso a assumir é o do conformismo mais estúpido, porque não vem da ignorância.

  

Estão aí o próprio delegado Luna, o nosso Sapucaia e tantos outros, que, mesmo menos cotados diante da opinião pública, estão fazendo com altivez o seu papel social. Perder batalhas faz parte de quem se põe na luta. Dar as costas a elas, sabendo-as, é o mais o triste legado que qualquer geração pode deixar para a próxima.

  

Dizer que não deu em nada, ou tudo que tudo acabou em pizza, termina por ser uma manifestação de comodidade e, pior do que isso, de covardia. Se há dúvidas sobre os efeitos dos acontecimentos históricos que estamos presenciando e aplaudindo, que nos coloquemos no lugar daqueles que se julgavam acima das leis, e que foram por elas alcançadas, mesmo que parcialmente. A arrogância ainda encontra lugar nessas almas sujas; tantos ainda preservam sua capacidade de fazer o mal, mas já vêem sua peçonha se diluir inexoravelmente.

  Andamos, sim, mas no passo em que a história caminha – mais lento, sempre, do que é a célere trajetória de cada um de nós. E, por mais que não “queiramos” (por cômodo) admitir, andamos para frente. Que venham os outros escândalos que tanto aguardamos! Mas apenas lamentar o que ainda não foi feito, nos leva tão somente a uma condenação precoce, e, mais do que isso, à triste constatação de que somos incapazes de fazê-lo.      

Morre, aos 44 anos , cardiologista do Hospital do Açúcar
Só vai no empurrão
  • O Chato!

    O escandalo que fechará com chaves de ouro todas as mazelas alagoanas será, sem dúvida, a respeito daquele lindo prédio, suntuoso, rico, poderoso, que fina numa Praça que tem um nome de Marechal. Acho que depois disso a Praça mudará até de nome e passará a se chamar Praça da Corrupcida.

  • Leonardo

    Onde eu assino em baixo? Falou tudo, ótimo texto!!!

  • Cláudio

    Parabéns Ricardo! Excelente matéria.

  • Francisco Cavalcante

    Parabéns, Ricardo, pelas lúcidas observações. Alagoas mudou muito e para melhor. Mas boa parte de nós somos excluídos, inclusive de informações. Não acessam o seu blog porque nem computador possuem…

  • Francisco Cavalcante

    … Por isso, há sempre a sensação de impunidade, pois muitos acham que inquérito já é sentença definitiva e estranham quando vêem o pessoal solto, por aí. O ruim de tudo isso foi o exemplo Paulão. Feliz ano novo!

  • Arísia Barros

    Meu Caro Ricardo Mota, há um provérbio africano que diz: “os ausentes estão sempre errados”, portanto apesar da omissão de tantos e muitos, outra história está sendo escrita nessa terra de Aqualtune e Zumbi.Que venham mais Lunas, Sapucaias e Ricardos, Mota de preferência. Feliz 2009

  • Leonardo

    Você está inspirado neste fim de ano, Ricardo! Mais um texto excelente! O acompanhamento dos processos e das punições é tão importante quanto a deflagração inicial das denúncias. A sociedade e suas instituições não podem vacilar em nenhum instante no combate à corrupção.

  • Hugo Pontes

    Belíssimo texto, caro Ricardo Mota. Que, neste fim de ano, vc renove suas energias, revigore-se, para voltar em 2009 com a coragem, perspicácia e – principalmente – independência que lhe são peculiares.

  • Hugo Pontes

    Assim como o Luna Na PF, e o Sapucaia, onde quer que esteja, Alagoas precisa de vc (e vc sabe disso), tão carente que é de jornalistas minimamente sérios e comprometidos! “Cada um no seu quadrado”!

  • INCRÉDULO DA SILVA

    PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TEXTO RICARDO, CONCORDO EM TUDO, É PENA QUE AINDA EXISTAM TANTAS PESSOAS QUE NÃO TENHAM TAMANHO ALCANÇE, CONTINUE ASSIM COM A GRAÇA E A PROTEÇÃO DE DEUS!

  • Gilvan Mata

    Sem sombras de dúvidas..avançamos, sim. É evidente que muitas ações punitivas ainda nos deixaram frustados, mas acreditamos que 2009 será ainda melhor. Feliz 2009 para todos!! E muita justiça!!

  • Celso Tavares

    Estamos indo. Parece que ronceiramente, mas, na verdade, velozmente, quando consideramos o passado recente. Pena que não verei a Alagoas que imagino, mas resta o consolo que os nossos descendentes, além das nossas belezas, gozarão o bem estar trazido pela decência, Justiça, solidariedade …

  • marcelo

    concordo plenamente com vc Ricardo, mas quando se ver uma populaçao da 80% dos votos validos pra um prefeito que nao investe um centavo na area social numa cidade cheia de miseraveis como Maceio he de ficar imaginando o que esse povo quer afinal de contas

  • jobson

    Estar sim, em processo de avanço, graças as autoridades sérias. Importante tambem, é a participação do povo, com constantes movimentos contra os erros cometidos por qualquer pessoa.

  • NELMA BARROS

    Caro Ricardo, obrigada pelas palavras que se tornam nossas que acessamos o seu blog, que 2009 venha melhor para nós alagoanos orgulhosos de nossa terra. E para você e sua família, paz, saúde, sucesso e mais belos textos.

  • Prof Yuri Brandão

    De fato, Ricardo. Há uma diferença enorme entre o nosso tempo e o tempo histórico. Mundança requer paciência. UM DOS problemas mais graves é que ainda somos bastante provincianos e não raro elegemos o imediatismo como “princípio” básico. Excelente texto!

  • Hagá

    Concordo. Mas para melhorarmos nosso Estado, a própria Sociedade tem que aprender a respeitar as Leis e a Educação Doméstica. Os alagoanos em geral são conhecidos nos demais estados como mal educados, agressivos e violentos. Podemos negar isso?

  • Maria Júlia Ferreira

    Texto excepcional, Ricardo!

  • Gilvan Mata

    Concordo com o leitor Hugo Pontes. Você, Ricardo, também tem muita importãncia neste NOVO CONTEXTO. Seus artigos corajosos nos oportunizam a refletir e comentar. O despertar dos bons e justoa aumenta cada vez mais…

  • Hagá

    Por outro lado, temos Dr. Barenco, Dr. Sapucaia, Dr. Luna, Dr. Rubim, a ex-equipe do GECOC do MP-AL e os Promotores de Meio Ambiente, Dr. Alberto Fonseca e Dra. Dalva Tenório, Professor Guido do ISV, Dr. Rodrigo Tenório, dentre outros valores positivos para os jovens.

  • Amélie Poulan

    Parabéns Ricardo! Você, assim como o Sapucaia e o Luna, é um exemplo de coragem. Parabéns e vá em frente.

  • Jose Carlos Fernandes Neto

    Belo texto, belo exemplo do blogueiro. Sem os seus pensamentos certamente não estraríamos vivenciando esses momentos. A realidade de hoje tem muito a ver com a sua coragem.

  • EDSON BARBOSA

    VALEU! RICARDO, ESPERAMOS QUE DR., LUNA VENHA A UNIAO DOS PALMARES, INVESTIGAR A EXPLORAÇÃO DOS NOSSOS APOSENTADOS, ALGUNS ADVOGADOS E SEUS AUXILIARES, ESTÃO ROUBANDO O QUE OS APOSENTADOS TEM DIREITO., GOSTARIAMOS DE UMA INVESTIGAÇÃO, INCLUSIVE TB DE SERVIDORES DO INSS EM UNIAO.

  • O CORRUPTO MAL VINDO

    ALAGOANOS! PRECISAMOS NOS UNIR E MOSTRAR AO DESLUSTRADO PRESIDENTE DO SENADO, GARIBALDI ALVES,A NOSSA REPULSA PELO EMPENHO DELE PARA CRIAR 7.434 VAGAS DE MALANDROS VEREADORES.ELE VIRÁ PARA MACEIÓ PARA UMA INÚTIL REUNIÃO.

  • maria

    PARABÉNS RICARDO VC É UM EXCELENTE JORNALISTA SÉRIO E QUE REPASSA MUITO BEM SUAS MATÉRIAS. E DR LUNA É 1.000. AGUARDEM MUITA COISA VEM POR AÍ.

  • Eduardo Jorge

    Caro Ricardo, vamos lê um pouco o Contrato Social de Rousseou, Tudo que o Del Lina fala o Contrato Social explica.

  • luis paulo sodré

    Essa não entro com comentário,mas prá lhe desejar um feliz ano novo e lhe deixar um abraço sincero.

  • Servilio Marques

    Eu desistí de Alagoas!!!Afff terrazinho de políticos bandidos.

  • UNIÃO E FORÇA

    O QUE EU QUERO VER É O OS EX-DE-PUTA-DOS NA CADEIA! O QUE ELES FIZEREM E AINDA ESTÃO FAZENDO NA CALADA DA NOITE É COISA DE QUEM PENSA QUE NÃO ACONTECERÁ NADA, POIS NÃO ACREDITAM QUE VAI DAR EM NADA!

  • marcelo

    Ricardo falou tantas bravatas a respeito de Barenco que hj ele vive escondido.Agora é a vez de Luna e Sapucaia. Luna tem a PF e Sapucaia é um aposentado. Na realidade ele cria mitos, nem ele mesmo nunca se sustentou com essas falacias.Aqui se precisa é de educação.

  • Artur

    A CULPA É DO BICHO PREGUIÇA ¨LEI¨. EU SONHO COM MUDANÇAS, MAS, A JUSTIÇA E OS AFILHADOS POLÍTICOS NÃO DEIXAM COM O AVAL DOS ELEITORES CARENTES DE VERGONHA E ESDUCAÇÃO, POIS, SOMOS NÓS OS RESPONSÁVEIS PELA PERMANENCIA DOS CRIMINOSOS NO PODER.

  • Feliz

    Ricardo, parabéns pelo excelente artigo. Quero de público concordar que Alagoas está mudando graças a homens como Dr. Luna, Rubim e Sapucaia e a ao seu jornalismo “coragem e isenção”. Nunca se viu tantos poderosos delinquentes, algemados e nas barras da justiça em Alagoas.

  • Tadeu Wanderley

    Parabéns pela síntese, clareza, pertinência e objetividade do texto. Continue mantendo essa linha de imparcialidade, jornalismo sério e de alta qualidade. FELIZ 2009.

  • EDSON BARBOSA

    RICARDO, TEM NEGUINHO AQUI EM UNIAO DOS PALMARES Q A MUITO TEMPO VEM RETENDO CARTOES DE APOSENTADOS PARA FICAR COM A METADE DOS SALARIOS DOS APOSENTADOS, INCLUSIVE PEGAM NOVENTA POR CENTO DOS RETROATIVOS NA HORA DE SUAS APOSENTADORIAS., DR., LUNA! CADEIA NESSES LADROES., PEDIMOS SOCORRO!

  • Fernando Amorim

    MARCELO, em qual mundo você vive ? É o da Alice, no país das maravilhas ou você é um DESAJUIZADO mesmo ?

  • Franklin Barbosa Bezerra

    Ricardo Mota você é um profissional que honra o estado de Alagoas.Sua cultura,sua determinação e sua coragem te colocam no mesmo nível de um Sapucaia,de um Pinto de Luna e de um Barenco.Não nos esqueçamos da assertiva maior: ‘O político é o espelho da sociedade que o elege”.

  • Ismar Porfirio

    Ilustre Ricardo, Faça uma enquete, não porque não tem politicos safados, mas menos safado. Será que se tentar devolver Alagoas pra Pernanbuco eles queriam? sds Ismar

  • Hélio Augusto Fonsêca Pereira

    Ricardo, Mais uma vez você escreveu um texto que está em consonância com os anseios da sociedade alagoana, basta ver na esmadora maioria dos comentários acima. Que em 2009 você continue inspirado!!

  • Val

    Em Alagoas nunca se viu tantos crimes, estão matando e roubando de forma alarmante, e as autoridades sem competência e sem pulso, ficam jogando essa cortina de fumassa fazendo pirotecnia em operações que mais parecem espetáculos circenses…

  • Flávio José

    Ricardo, concordo com suas palavras, e sentimos muito sua falta no jornalismo alagoano. ( o bom filho a casa retorna).

  • luiz carlos valoes cordeiro

    parabéns para a policia federal e ministerio publico federal por suas ações contra os picaretas e ladrões do dinheiro publico,mas e quando a justiça solta todos esses bandidos de colarinho ,e ai como fica a sociedade que paga impostos?

  • É freud!

    Alagoas é a terra dos contrastes: MUITO RICOS X MUITO POBRES, J. BELTRÃO A. ALBUQUERQUE, CIÇO AMÉLIO, CIÇO ALMEIDA, CIÇO FERRO, ETC X SAPUCAIA, GRACILIANO RAMOS, PONTES DE MIRANDA, ARTHUR RAMOS, DJAVAN, RICARDO MOTA, ETC Que o bem vença o mal em 2009!

  • Pontes

    Parabens Ricardo! Um dos melhores textos seus que eu ja li. Assino por extenso, rubrico, assino a rogo entre outras maneiras de carimbar seus dizeres como se fossem meus tambem! Feliz Ano Novo!