O juiz Gustavo Lima disse hoje que chegou a pedir a ajuda do delegado Jarderlyer Gomes para conseguir localizar o endereço, em Maceió, do deputado Isnaldo Bulhões Júnior. Mas não obteve sucesso. Até mesmo aquele que foi fornecido pelo presidente da Assembléia, deputado Fernando Toledo, estava desatualizado. Resultado concreto e objetivo: até hoje (!!!!) o parlamentar afastado do mandato não foi citado para que apresente sua defesa na Ação Cautelar cujo mérito o magistrado ainda não julgou.

O magistrado afirmou, entretanto, que depois de várias tentativas o parlamentar entrou em contato com um oficial de Justiça da 16ª Vara Cível da Capital para dizer que esta semana se apresenta para a citação. Bulhões estaria desde a semana passada em Santana do Ipanema. O blog perguntou ao magistrado por que a citação não foi feita pelo Diário Oficial – ele disse que o processo poderia ser ainda mais lento, daí que optou pela via da citação através do funcionário do Judiciário.

O juiz Gustavo Lima voltou a responsabilizar os deputados e seus respectivos advogados pelas dificuldades enfrentadas pela Justiça para citar os réus. O que ele espera, finalmente, estar resolvido antes da chegada do ano novo.

Concluindo a ópera : este ano não sai mais a sentença sobre o mérito da Ação Cautelar ( que é preparatória para o julgamento das Ações principais). Entretanto, ele garantiu que, com base no que os deputados já apresentaram como defesa das acusações que lhes ao feitas – principalmente do desvio de R$ 302 milhões – a sua decisão já está praticamente redigida.

Para que seja publicada, no entanto, ele precisa que deputado Isnaldo Bulhões Júnior também apresente os seus argumentos de defesa. O prazo, contado a partir da citação, disse o juiz, é de vinte dias. Daí, a expectativa do doutor Gustavo Lima é de que a sua decisão será proferida no final do mês de janeiro.

Lento 1 

Em tempo 1: ele disse, também, que ainda não recebeu a mais nova Ação do Ministério Público Estadual contra os deputados da Taturana. Anunciada na última sexta-feira, a Ação diz respeito à compra ilegal de uma Pajero, que teria sido paga pela Assembléia Legislativa.

 Lento 2

Em tempo 2: o juiz Gustavo Lima disse que não está sendo lento nas suas decisões, apenas tem cumprido com rigor os prazos exigidos por lei, para evitar a nulidade das sentenças. Disse que agiu dentro dos mesmos critérios em todas as demais Ações relativas aos taturânicos – citando a questão da Mesa Diretora da Assembléia como exemplo.

Os alagoanos esperamos que o recesso do Judiciário não reserve nenhuma surpresa sobre o tema Taturana.

Saúde na Justiça 

E hoje à tarde o defensor público Ricardo Melro dá entrada em Ação Civil pedindo a reabertura imediata da UTI do Hospital Hélvio Auto – depois do não cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta firmada entre Sesau, Uncisal, MP e Defensoria Pública, cujo prazo se extinguiu no sábado passado.

Quem deve receber a Ação é a juíza Nelma Padilha – que estaria no plantão, mantido em função de que ela não tomou posse como desembargadora do TJ, na sexta-feira passada. A magistrada é considerada rigorosa no c
cumprimento da lei, e tem sempre demonstrado sensibilidade social nas suas decisões.

Antiguidade e posto

E a Almagis  deve formalizar junto ao Tribunal de Justiça um pedido para modificar a ordem de posse dos novos desembargadores. Como, parece, ainda pode demorar a se resolver a polêmica sobre os critério para a escolha por "merecimento", entre os inscritos para as vagas no pleno do TJ, a solicitação é de que assumam, o mais rapidamente possível, os dois magistrados que serão promovidos por antiguidade.

 São eles

Não restam dúvidas quanto aos dois nomes que vão ocupar as vagas: Eduardo Andrade, da 2ª Vara Cível, e Nelma Padilha, agora ocupando a Vara de Execuções Penais (ela fez permuta com o juiz Marcelo Tadeu.) O próprio presidente do TJ, desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira, pode se manifestar monocraticamente sobre a matéria. Mesmo assim, novos desembargadores no TJ AL só em 2009.

Feriadões 

E para não dizer que não falei de folga, aqui vão mais algumas – pelo menos para ao servidores públicos estaduais. Assim como na Prefeitura de Maceió, a administração pública estadual vai dar folga aos servidores nos dias 26 e 31 de dezembro. Exceção, claro, aos serviços que funcionam – ou devem funcionar – 24 horas. No mais, é festa com duração de quatro dias nas duas próximas semanas.

Quem sobe 

Uma estrela sobre na Secretaria Estadual de Saúde: a do adjunto Herbert Motta, que está no exercício do cargo. Ele tem a simpatia, hoje, do vice-governador José Wanderley Neto, principalmente.

Muda, Saúde

Só que no Palácio República dos Palmares há uma expectativa de que a Saúde deve passar por uma profunda mudança no início do próximo ano. Vilela deve juntar na mesma mesa o prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, e o vice-governador José Wanderley Neto, ambos do PMDB ( Neto, agora, é do PMDB do B.)

O governador deve propor que os dois encontrem um nome de consenso para dirigir a Secretaria de Saúde – que pode, até, ficar mesmo com André Valente (o que se considera muito difícil, já que Valente já não tem o aval de Luciano Barbosa.)

Célia, não, mamãe

O governador estaria disposto a atender o pleito dos dois, com uma única exceção: se a indicada for a ex-prefeita Célia Rocha, Vilela não aceita nem a pau, Juvenal. Rocha  uma das maiores mágoas do tucano, desde a campanha eleitoral. Vilelista de muitos anos, ela mudou de malas (vazias) e bagagens para o lado de Jota Ele, que lhe ofereceu…ofereceu o quê? Não sei, mas sei que ela foi e Vilela não a quer de volta. Pelo menos por enquanto. Amanhã (2010) vai ser outro dia.

 Vilela e o Bem Amado

O governador, aliás, está feliz da vida com o acordo que fez, no sábado,  com a produção do filme " O Bem Amado", um clássico de Dias Gomes. Com direção do pernambucano Guel Arraes (filho do ex-governador Miguel Arraes), o filme vai ser rodado quase toda em Marechal Deodoro, com Marco Nanini fazendo o papel de Odorico Paraguaçu – personagem imortalizado por Paulo Gracindo.

O capitão censurado

Marechal, é verdade, serviu de belo cenário também para o filme a Ilha dos Escravos – aquele que só deu prejuízo ao proprietário do imóvel emprestado para ser locação, lá mesmo na cidade histórica. A casa, centenário, foi destruída pela turba – e o filme nunca estreou no Brasil. Ninguém sabe até hoje em Alagoas quem fez o papel do capitão do navio negreiros. Há muitos boatos. 

O cavaleiro Alceu

E em fase de amigo de infância com o prefeito Cícero Almeida, Vilela entrou em acordo com a prefeitura: vai haver só um show da virada do ano – com o pernambucano Alceu Valença. Almeida queria contrapor à atração do governo do Estado, a banda Cavaleiros do Forró. Uma boa conversa entre os dois, lá em Brasília, e a questão foi resolvida.

Boa idéia 

Aliás, eles ficaram de comemorar a nova fase de carinhos "sem ter fim" (políticos, claro) num bar na grota do Cigano. Com direito a brinde da branquinha. Almeida garantiu que vai virar o copo.

 

 

Ação pede reabertura da UTI do Hélvio Auto em 3 dias - secretário e reitor podem pagar multa
Fundação da UNB vai realizar concurso para defensor público- contratação foi autorizada por Vil
  • Esperando justiça 3

    Dr. gustavo, faça o mesmo nos outros processos da vara. Ou será que a agilidade só nos processos que dá mídia.

  • SANTANENSE

    CONHEÇO O ISNALDINHO,O VI VARIAS VEZES EM SANTANA DURANTE A SEMANA. E C CERTEZA ELE NAO FOJE DESSAS COISAS MUITO P CONTRARIO. É HOMEM SUFICIENTE P PROVAR SUA INOCÊNCIA.

  • Hugo

    Ou o magistrado se equivocou, ou desvelou sua falta de intimidade com o Código de Ritos: o prazo para responder, por força do art. 802 do CPC, é de minguados 5 dias. Seria de 20 dias se a ré fosse a fazenda pública ou o MP (art. 188, CPC).

  • Joao Paulo

    O “Dr.” Gustavo nunca ouviu falar em citacao por hora certa?? Essa desculpa nao cola.. Sua morosidade eh conhecida inclusive por pessoas que nao militam na advocacia.. Ta na hora de uma varredura no ambito do TJ, seja para estirpar os corruptos seja para enquadrar os ineficientes…

  • fabiola

    O Dr. Gustavo sempre foi uma pessoa arredia a tomar decisões.É celere em liminares, contudo a sentença nunca sai. Acho que é integro mais É MEDROSO. Tem um grave defeito para um magistrado também é preguiçoso, isto dito por seus pares. Os Taturanas vão voltar por sua culpa.

  • Prof Yuri Brandão

    Meu Deus… Pensar em Cavaleiros do Forró para disputar com Alceu Valença chega a ser impensável! Mas há idéia para tudo nesta vida…

  • Flávio da Rocha

    O capitão foi um tal de David Fajolles Veja em: http://www.imdb.com/title/tt0487913/fullcredits#cast

  • ALAGOAS TERRA DE ARTISTAS

    GORVERNADOR ,TENTE PRIMEIRO RESOLVER A PALHAÇADA QUE O ANTIGO GOVERNO LESSA APRONTOU COM PESSOAS DE BEM DE NOSSO ESTADO. “LESSA,ARNOBIO CAVALCANTE,ABILIO,CHICO DE ASSIS” TODOS FORAM A EUROPA AS NOSSAS CUSTAS.O RESULTADO “CADÊ A ESTREIA” FORA AS SACANAGENS E CALOTES…

  • alfredo

    Todos sabiam no antigo governo que esse filme era uma grande oportunidade. pena que envolveram pessoas de boa índole sem nada a ver com politica e não quiseram dividir seus lucros com antigos ….sei lá o que !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • mirian pessoa

    Eu acredito que nosso ex governador deveria explicar de uma vez por todas, o que houve com a estreia desse filme. Como sua eleitora fico assustada com tantas criticas. Mas já soube na serveal que realmente aprontaram com muita gente…que vergonha para o nossa estado.

  • QUE HERANÇA !!!!!

    ATÉ TU ABILIO, VIAGEM A EUROPA PARA ASSISTIR FILMINHO DE CINEMA…. JUNTO COM CHICO DE ASSIS AQUELE POBRE COITADO QUE POSSUI MAIS DE 600 PROCESSOS POR …. MEU DEUS.. NOS PERDOE..NÃO MERECEMOS TANTO…

  • Serventuário da Justiça

    Se o Dr. Gustavo e outros magistrados fossem remunerados por produção com certeza estariam passando fome. Só vocês venso o quanto são improdutivos. É uma vergonha, a Corregedoria sabe e não faz nada, mas se fosse e servidor, coitado.

  • Carlos

    É pena um Estado tão pequeno e não achar o Taturana. Santana e bem ali.

  • José Arimatéia dos Santos

    A hipocrisia dos “engana bestas”. Com recursos público, criam um filme na Tv onde aparecem pessoas humildes, pobres, sendo usadas enaltecer ações que é obrigação da prefeitura.