A vereadora Tereza Nelma considerou "inócua", sem efeito, portanto, a decisão do Diretório Regional do PSB de não permitir que o partido venha a firmar uma aliança com o prefeito Cícero Almeida (que é pretendida por ela e pelo grupo do deputado Carimbão, apesar da negativa boba.)

Em matéria enviada ao nosso blog – no estilo ,Renato Soares – dizendo ser mentirosa a afirmação de que a aliança teria sido vetada na reunião realizada na segunda-feira, a vereadora diz que "há dúvidas" quando à competência do Diretório Estadual de tratar sobre a matéria. 

Faz, também, a vereadora – que é presidente do Diretório de Maceió -, críticas severas a integrantes do partido, cujos nomes não revelou. Com exceção da secretária Kátia Born, que, segundo a vereadora, nunca realizou uma reunião do Diretório Regional do PSB desde que assumiu a presidência do partido em Alagoas.

Foi mais longe. Afirmou que sempre combateu – ela, Tereza Nelma – a corrupção e o crime organizado, apesar da ausência de mebros do PSB nesta luta. Textualmente.

Magella e o "não"  do PSB

Segundo Geraldo Magella, integrante do Diretório Regional do PSB, houve, sim, reuniões na gestão de Born no PSB de Alagoas, mas o grupo da vereadora não compareceu. Ele confirmou a proposta de discussão da aliança com Almeida – do grupo da vereadora. Entretanto, feza ressalva ao que aqui foi publicado: a discussão, na reunião segunda-feira, aconteceu entre ele e Renato Soares, marido da vereadora, e não com o deputado Alberto Sextafeira, conforme nós dissemos aqui de maneira equivocada. Confirma, assim, a nota de Tereza Nelma sobre a questão.

O fato é que o racha entre os dois grupos – Nelma forma também com Givaldo Carimbão- parece mesmo irreversível.

Mas eles que são brancos que se desentendam.

Vilela e as pressões 

Mesmo com o governador Teotônio Vilela se afastando um pouco do "campo de batalha" – na escolha do nome do novo procurador-geral de Justiça – as pressões continuam , segundo um palaciano, "insuportáveis".

Sempre muito discreto, atuando nos bastidores, o senador Fernando Collor tem utilizado seus porta-vozes para deixar clara a sua preferência na disputa. O que, aliás, já é notório: o promotor Eduardo Tavares.

Horizontal com aspas

O argumento dos colloridos, ressalte-se, tem lógica: Tavares foi o mais votado entre os três nomes que formam a lista. Só que o governador Teotônio Vilela Filho já afirmou, e por mais de uma vez, que  para ele "a lista é horizontal" – assim mesmo, com aspas. Ou seja: todos os nomes têm o mesmo peso na apreciação dele, o chefe do Executivo Estadual. Claro, pelo menos neste quesito, Eduardo Tavares se considera o mais prejudicado.

A ira (silenciosa) contra Luna

A manifestação do superintendente da PF, José Pinto de Luna – defendendo o nome do promotor Givaldo Lessa- irritou, e muito, os partidários de Eduardo Tavares e também de Lean Araújo, apesar de que este último é sempre muito discreto e de espírito conciliador.

Mas a briga de bastidores, gente, tem sido encarniçada- há acusações gravíssimas de parte a  parte. Eu mesmo tenho recebido muitas mensagens eletrônicas, que prefiro desconsiderar. Até porque é a calúnia e a difamação são próprios da disputa pelo poder. E ninguém se engane: o que está em jogo é o poder. Daí a reação virulenta de alguns. Indóceis!

É hoje? 

A expectativa, mais uma vez, é de que o nome do sucessor de Coaracy Fonseca seja conhecido hoje, ainda, após reunião do governador com um grupo de assessores- o tema está na pauta.

Guilherme fica
 
Em tempo: o governador comunicou ao secretário de Gestão Pública, Guilherme Lima, que gostaria que ele permanecesse no posto. O secretário agradeceu e concordou. Apesar de  que já recebeu um convite para ocupar um cargo importante no Tribunal de Justiça, a partir do próximo ano. Está bem na foto.

Livres

O delegado Marcílio Barenco reagiu com discrição, apesar de ter ficado insatisfeito quanto à decisão da 17ª Vara Criminal da Capital, que não prorrogou a prisão provisória dos advogados Josenildo Souza Lopes e Paulo Cavalcante – este último procurador da prefeitura de União dos Palmares. Eles foram presos pela Polícia Civil na última sexta-feira.

E os sigilos? 

Para o delegado, entretanto,  o mais importante será a decisão dos magistrados sobre o pedido de quebra dos sigilos bancários e telefênicos dos envolvidos – ou suspeitos – de participação no suposto esquema de extorsão contra o empresário Vicente Soares ( o que inclui a delegada Kátia Emanuelle e o marido dele, agente Ricardo Dias). Se for concedida (ainda foi lolicitada oficialmente), a medida pode revelar relações perigosas – esta é a expectativa da polícia.

 

Empresário que fez denúncia de extorsão saiu de Alagoas, diz Barenco
Apenas 8 municípios alagoanos conquistaram Selo UNICEF - 2008
  • marcelo

    A Associação dos Membros do Minitério Público, publicou nota de censura contra a intromissão do Delegado Luna nessa instituição! Segue o site com a notícia e a nota: http://www.conjur.com.br/static/text/72286,1

  • Santos

    Ninguém deveria se intrometer,nem seu Luna, nem seu Collor,nem seu Antonio, nem seu Toledo. Foi usando esse método que fizeram a pésssima escolha do Corregedor-Geral do MP. Chega de conchavo.

  • Naize

    Para aqueles que a Justiça possa autorizar a quebra do sigilo bancário e estão envolvidos no crime de extorsão: quem não deve, não teme. Aproveitem os dias de afastamento do trabalho e vão curtir uma praia doutores, rs!!!

  • Marcos

    A pessoaque fez tal comentário deve ter alguma problema na corregedoria.Se tem, comece a se preocupar,pois ao contrário do atual ,o Corregedor eleito não é político,tem independência e com certeza não hesitará em aplicar as penalidades da lei aos que infrigirem a LOMP.Chega de politicagem.

  • Thiago

    Seja qual for o nome escolhido para o MP, o único que pode manter o bom trabalho de Coaracy é o Givaldo, pois não tem vinculação política, jã os demais. Caso o Governador tenha interesse que o trabalho do MP continue, o nome é Givaldo, o resto é retrocesso!

  • Jamil

    O melhor nome era Marluce, não foi eleita, agora é o Givaldo, mas gosto do Lean e tenho simpatia pelo Eduardo!

  • Michael F Silva

    Senhores o diretório Regional do PSB, está deixando de realizar uma análise da conjuntura política do futuro, a curriola de Kátia toda no governo estadual (só os amigos) e o partido que se ferre! Tb ela precisa mais do PSB pra que? Não se elege mais nem pra associação de bairro!

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    A decisão da 17ª Vara Criminal, no mínimo, causa mal-estar à população alagoana.

  • sergio

    1. Os políticos bem que poderiam se afastar e deixar o governador decidir, espero que ele não engravide pelo ouvido, quem será o novo procurador. 2. Soltar bandidos é coisa do nosso judiciário. 3. O nosso judiciário, com as pessoas que o compõe, salvo raras exceções, não é confiável.

  • DANY

    Se o Luna fez esse comentário é porque sabe mais do que nós….escutas telefonicas….Lean esse é primo do AA, o Eduardo Tavares é uma pessoa boa a…até onde sei… já o Givaldo vem atuando em no COMBATE AO CRIME ORGANIZADO, CONCORDO COM O LUNA.

  • Santos

    Sr Marcos, pelo que se observa,já começou errando, ou seja, o correto é “INFRINGIREM” a LOMP.

  • luis

    ja comecou a disputa por 2010 o carimbao ta achando pouco a fatia do bolo q come la em brasilia agora quer um pedaço do bolo do municipio e depois do estado e a tereza nelma he tudo pelo social deles e claro

  • JOSE PEREIRA SILVA

    PARA QUEM AINDA NÃO SABE: ESTÁ MARCADO PARA O DIA 30/12/2008 O CASAMENTO DO ANO KÁTIA BORN & ROBERTA MIRANDA. AS ÁGUAS JÁ FORAM POSTA NA PONTA VERDE. O CONVITE TERÁ COMO PADRINHOS RONALDO LESSA E POLÍTICOS DE PORTE DO ESTADO.