Os advogados dos deputados Judson Cabral, Paulão, Rui Palmeira e Flaubert Torres Filho deram entrada, hoje pela manhã, num novo recurso tentando anular a reeleição “coelhinha”  do deputado Fernando Toledo, atual presidente da Assembléia Legislativa. A Interpelação de Terceiros – assim é chamada a nova Ação – pede que o juiz Gustavo Lima faça cumprir em sua plenitude a liminar que tornou nula – pelo menos até o julgamento do mérito – a reeleição de Antônio Albuquerque para a Mesa Diretora da Casa de Tavares Bastos no biênio 2009-2011. A interpretação é de que não houve o cumprimento do que, de fato, estabeleceu o magistrado. Esta pareceu, aos advogados e deputados, a maneira mais rápida para corrigir o que teria sido uma falha na primeira ação – contra Toledo e turma –  que não apresentou pedido de liminar, ou de tutela antecipada, o que levou o magistrado a não se manifestar sobre a questão por enquanto. Vozes da discórdia E não foi nada pacífica a reunião da executiva regional do PT, na última sexta-feira. A nota em defesa da atuação do Partido na Assembléia Legislativa não foi aprovada por unanimidade – houve vozes discordantes. Tanto que a Articulação de Esquerda, uma das correntes partidárias – resultante, em boa parte, da extinta PT de Cara própria – anuncia para hoje, ainda, uma nota em tom discordante daquela tornada pública na última sexta-feira. Num ponto, pelo menos, há de se concordar com os argumentos dos petistas – que estão de fato muito incomodados com a questão de possíveis – mas improváveis cassações parlamentares na Assembléia. Por que, pergunta eles, os partidos dos neodeputados,  ex-suplentes, não apresentam o pedido de abertura do processo de cassação de Albuquerque e demais indiciados na Operação Taturana? Pois é, por que? Arranhão

Mas fato concreto é, também, que o PT saiu arranhado do episódio, mesmo considerando-se a impossibilidade, hoje dos catorze votos que poderiam garantir a tal cassação – ou cassações. Cruza, cruza! Em tempo: há preocupação entre alguns “servidores” da  Assembléia com a presença  de funcionários da Secretaria de Gestão Pública no processo de recadastramento da Casa. Eles estariam, dizem os corredores do Legislativo Estadual, já realizando um cruzamento de folhas com o Executivo, discretamente. Pode não ser verdade, mas é uma ótima oportunidade para que isto aconteça. Ganhariam os dois Poderes. Camarão ao MP 

Na reta final das eleições no MP – para procurador-geral de Justiça – acirrada mais ainda fica a disputa. Corre solta, hoje a campanha do “voto camarão”. A proposta é de que promotores e procuradores, que podem votar em até três nomes, entre os oito candidatos, assinalem apenas um – aquele que seria o preferido do eleitor. E aí vale o poder, entre os integrantes do MP, dos candidatos mais cotados. Independente deste ingrediente eleitoral – que não é novo nas disputas da instituição -, há, hoje, dois nomes considerados fortes no Palácio República dos Palmares – e por motivos diferentes. Seriam eles: George Sarmento e Eduardo Tavares. O primeiro porque contaria com a simpatia do próprio governador Teotônio Vilela Ilho. O segundo, pelas ligações com o senador Fernando Collor – que não é partidário de Vilela, mas, claro, tem muito poder sobre qualquer governo local. Poderosos

Há de se registrar que há, na disputa interna do MP – uma instituição dividida em muitos pedaços –, bons candidatos, com perfil de combatividade e histórico de sensibilidade aos anseios mais verdadeiros da população alagoana. Promotores e procuradores devem ter a consciência de que não apenas as conquistas econômicas do MP estão em jogo. Repito: os avanços obtidos na gestão Coaracy Fonseca não podem, nem devem sofrer retrocesso. Arquivo

O promotor da Fazenda Estadual, Sidrack Nascimento, mandou para o “arquivo” o Inquérito Civil contra o procurador-geral do Estado, Mário Jorge Uchoa, e o sub Charles Weston. Eles  foram acusados pelos coronéis- hoje na reserva- Marcos Brito e Adroaldo Goulart de prevaricação e improbidade, por conta do processo de promoção por “escolha” na Polícia Militar. Que é do dinheiro? 

Trinta pequenas empreiteiras estão cobrando do Governo do Estado cerca de R$ 7 milhões, no total. Este seria o tamanho da dívida para com as empresas, decorrente do não pagamento d obras realizadas em várias cidades do interior. A história é complicada: estas obras teriam sido feitas na expectativa de recursos que seriam liberados a partir de emendas parlamentares ao orçamento do Estado, nos anos de 2005 e 2006 – no governo Lessa, portanto. Só que o atual governo Vilela não reconhece a dívida – os recursos não teriam sido empenhados legalmente.  Metade   As construtoras, entretanto, argumentam que chegaram a receber parte do dinheiro – o que cabia às prefeituras com quem realizaram os convênios. Uma delas acusa um débito de R$ 146 mil por parte do Estado. A outra metade já teria sido paga pela prefeitura do município beneficiado com a obra. Canal sem emprego 

Já que falamos em obras, a principal delas: a Procuradoria Geral do Estado deu aval para a criação do Núcleo de Coordenação de Planejamento do Canal do Sertão, dentro da estrutura do Gabinete Militar do Palácio República dos Palmares. Com uma ressalva fundamental: nada de criar novos cargos para tal. É a lei, diz a PGE. Não passará!(?) 

O nome do ex-deputado Antônio Holanda não empalca para o caro de secretário de Saúde de Maceió, garantem almeidistas. Será? Com a palavra, o senador Fernando Collor – claro, o prefeito também.

"Candidatura" a governador incomoda Sapucaia
A injustiça dos "precatórios" - de como uma os espertos se dão bem fazendo o que é legal
  • Cidadão Indignado

    SIM, O PREFEITO TAMBÉM, CLARO, QUE É QUEM ASSINA O QUE OS SEUS CHEFES MANDAM. NADA MUDA POR AQUI. COLLOR CONTINUA MANDANDO E SEUS VASSALOS CUMPRINDO. TRISTE SINA, ESSA NOSSA.

  • JÚLIO

    Realmente. QUE MICO!!! Como é que os deputados não fazem pedido nenhum na ação para anular a eleição de toledo??? Acho que só estão querendo aparecer e eleição nenhuma será anulada. Acho que eles devem procurar trabalhar.

  • Artur

    É FINAL DE ANO E TODOS QUEREM OLOFOTES NA ALE, OS BONS E OS MAUS. CHEGA FEVEREIRO E NADA, FICA TUDO COMO ESTÁ. A CAMBADA DE ENGANADORES E O DINHEIRO SAINDO PELO RALO, É O SALÁRIO MAIS MAL EMPREGADO, É O DE POLÍTICOS.

  • Marcos Paredes

    Caro Ricardo, ao meu ver, se na primeira ação, houve desídia proposital ou esquecimento do pleito cautelar, a Interpelação de Terceiros só caberia para restaurar a aplicação da tutela antecipatória, não existindo o pleito, o Juiz somente poderá julgar o mérito.Incabível a via eleita…

  • Alagoano

    O PT já devia estar acostumado com escândalos. Perto do Lula e seu filho, Silvio, Delúbio, Palloci, João Paulo, Mercadante, Genoino. José Dirceu e outros, o Paulão é fichinha. O PT a máscara da honestidade já caiu a muito tempo.Honesto é aquele prefeito que já morreu.

  • aranda

    E pq não a Dr Deise Holanda na secretária de saúde municipal, sempre equilibrada e ótima secretária e administradora por onde passou. O Dr antonio Holanda já foi secretario deu sua contribuição, vamos mudar com a Dra Deise é mais carismatica é uma Baluarte dos Holandas.

  • Servidor do MPAL

    Nós servidores, torcemos pelo Dr. George Sarmento ou Dr Humbet. Eles têm uma visão diferente para a o pessoal de apoio. Os demais somente olham para o próprio umbigo.

  • Curioso

    O pior e que o umbigo da turma do MP e aquele umbigo de ernea proxima a estrangular…kkkkkkkkk