O secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, enviou ao Conselho Estadual de Segurança Pública uma nova proposta para as promoções na Polícia Militar de Alagoas e no Corpo de Bombeiros. A principal mudança é o fim das promoções "por escolha", motivo de tantas brigas judiciais que se arastaram por vários anos. Caso o Conselho aprove a proposta – e com as modificações que forem sugeridas -, ela vai ser transformada em Projeto de Lei, a ser encaminhado à Assembléia Legislativa. Recentemente, o governo do Estado realizou, ainda, algumas promoções "por escolha", segundo o secretário, "necessárias para os ajustes principalmente no comando da Polícia Militar."

O amigo da melhor solidão
Voto de Luiz Pedro dá vitória a Dudu Holanda na Câmara (era o que faltava)
  • justo

    Vamos e venhamos, não existe promoção por escolha, a promoção é por “babada”.

  • sergio

    Nunca é tarde para se consertar o que está errado. Promoção por merecimento, por observação de conduta (conceito); cursos frequentados, com os respectivos aproveitamentos (notas; missões realizadas; alguns elogios, punições e etc ou por antiguidade. Escolha pessoal não!

  • Artur

    RICARDO, TIRO A CONCLUSÃO QUE NADA É PRÁ VALER NESSE PAÍS. CRIAM LEIS,PROJETOS,ENMENDAS NA CONSTITUIÇÃO, DECRETOS E NO FINAL ESBARRA NO JEITINHO BRASILEIRO. SE É MEU AMIGO OS BENEFÍCIOS DAS LEIS, SE NÃO É DO GRUPINHO, OS RIGORES DAS LEIS. GOVERNO CONFIÁVEL SÓ SAPUCAIA QUANDO ASSUMIR.

  • critico

    O CERTO SERIA TODA PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE,CHEGA DE APADRIANHAMENTO E Ñ PROMOVER AQUEM Ñ MERECE,OS PUXA SACO QUE Ñ TRABALHA,MERECEDOR TODOS SERVIÇO OPERACIONAL,ESTE É O CORRETO.

  • Tâmara

    O que deve mudar é a promoção dos praças. Pois esses tem que passar 10 anos para chegar na primeira graduação. Já para os oficiais, quase todo ano cai estrela no ombro.

  • tudo bem

    Essa promoção por escolha, apesar de estrategica para o governo,não passa de uma invenção do Lessa para promover alguns oficiais que viviam a bajula-lo. Nesse governo as promoções por escolha alcançaram o resultado esperado

  • É BRINCADEIRA

    Depois que o Comandante e o Sub-Comandante são promovidos por escolha, querem acabar com ela.Assim não dá.Isso é até incoerência.

  • James

    A proposta é correta,em breve todavia o conselho deve propor a extinção da categoria dos agentes penitenciário, são várias denuncias de : torturas, corrupção, assaltos, roubos, envolvendo muitos agentes concursados ou não, o sindicato é uma sinecura desses tipos e tem participação.

  • Romeu

    A Lei de promoção já nasceu errada na PMAL. Somente existe promoção por escolha para General das Forças Armadas. Quem tiver dúvidas, o bastante é examinar a Lei Federal que rege as promoções para general.

  • Caco Barcelos

    Agora!!!interessante, depois de promover os “escolhidos” o governo observa a imoralidade que é essa lei. Mas esse ano, eu não acredito,só depois da próxima promoção, ainda tem alguns “escolhidos” que não foram promovidos.

  • jorge

    Os militares da PM só deveriam trabalhar na área de segurança.A PM gasta muita verba em vão no preparo dos praças e oficiais. Nada fazem na AL,PGE,PGJ, TJAL,TC enfim,estão afastados da função, servindo aos apadrinhados.

  • depois do estrago

    É brincadeira!!! Após sérias convulsões morais e coma profundo dentro da instituição provocado por este bestial critério de “subir” rapidinho na melancólica carreira do militar estadual e é claro com empurrão de políticos desqualificados. Finalmente se resolve por veneno no veneno.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    O Governo do Estado é avacalhado mesmo. Como propor agora o fim de um critério utilizado para atender às suas pretensões de apadrinhamento ao Cmt e SCmt da PMAL? Se fosse com a anulação do erro cometido, permanecendo promovido apenas os por antigüidade, até daria para entender.

  • Marcos Paredes

    Dr. Luna, Dr.Barenco, Dr, Janderley, Dr. Gustavo, esta terra não merece HEROIS. Acompanho so opiniões no Blog do Ricardo,alguns são lúcidos outros sã “da cachrra”. Voltem para suas terras e suas famílias, os senhores não devem nada aos infâmes que governam esta terra…

  • Marcos Paredes

    … Jesus, quando percebeu o que era o Sinedrio (ALE, foi enfático: Raça, víboras, adultera, tens a chave do ceu, não entram nem deixam os outros entrarem, colheita perdida, até quando estarei dentre vós, fizestes do Templo(ALE)um convio de ladrões. O castigo que os esperam na eternidade.

  • Justiça Tardia mais enfim Justiça

    O importante é que a Escolha será extinta, o critério foi considerado inconstitucional tanto pela PGE como pelo Tribunal de Justiça, parabéns pela decisão, antes tarde do que nunca

  • João Gabriel Fernandes

    A PGE disse e este Blog noticiou que a ESCOLHA era inconstitucional, ilegal e imoral, e muito antes dos “escolhidos” de Rubin serem “promovidos” POR ESCOLHA, só agora querem revogar a Lei Padilha depois de beneficiar aos afilhadinhos incompetentes em prejuízo dos que tinha dirieto.:O

  • Feliz

    As promoções no serviço público, especialmente na PMAL e CBMAL, deveria ter dois critérios: Por Concurso Interno e Por Antiguidade, observando-se a folha corrida dos candidatos às promoções. Desta forma, as injustiças da escolha subjetiva seriam evitadas e a instituição acreditada.

  • confuso

    Estou confuso! depois que são promovidos o comandante e o sub é que se vê que o critério é errado? Quando parece que vai renovar, voltam as praticas do passado. Tá faltando coerência e moral em nossos comandantes.

  • O Mala

    Amigo Ricardo sou Policial a 17 anos nunca vi, uma coisa dessa a prom. por escolha já fez seu mal a PM esta em Coma moralmente, mais antes tarde do que nunca e sim o Estado deve fazer uma audotoria na CPOP, deve tar pior que a Assembleia..auditoria já na CPOP..

  • liliane

    isto é que dá numa sociedade analfabeta, Oficiais que nada fazem, só recebe promoção todo ano, policiais civis sentados nos birôis sem investigar nada, e o povo morrendo nas ruas, tá do jeito que o diabo gosta, este modelo de polícia não funciona, unificação Já.

  • BRITTO

    PROMOÇÃO SÓ POR MERECIMENTO OU ANTIGUIDADE, FORA ISSO É APADRINHAMENTO, CHEGA, É HORA DE MUDAR.

  • promoção

    E eu como é que fico seria o proximo escolhido na promoção assim não dar vou falar no meu padrinho e anular esse decreto deixe pelo menos euser promivido e depois pode acabar.

  • José Ângelo

    Muito interessante, a lei é imoral pros outros, pros bonitinhos que assumiram o comando e colocam os deles nas funções não é…O que é imoral afinal???? Se era tão imoral porque aceitaram ser promovidos por tais critérios… é muita hipocrisia…

  • Luiz Carlos Godoy

    Caro Jorge, concordo com você. Lugar de polícia é na rua, dando proteção para a população alagoana.

  • Roberto Morais

    O correto é que todas as promoções sejam por antiguidade mesmo, isso deveria ser objeto de mudança também no judiciário, pois todos nós sabemos que o merecimento é muito subjetico, serve para quem gosta de bajular.

  • tô de olho

    Olha Ricardo, esse negocio de promover por escolha é a maior imoralidade na PM, pq só quem é escolhido é quem vive abrindo porta para deputado, um CEL tem que se dá o respeito, como um oficial de alta patente se passa prá isso?

  • tô de olho

    Teve coronel que reuniu até os alunos cadetes, para dar as boas vinda aos tarturanas dizendo aos mesmos que se sentissem em casa, pois academia estava ao seu dispor, acredite se quiser, daí poq as escolhas, quem ñ babá ñ ganha estrela. sacou?

  • jota

    Seria ótimo q acaba-se a promoção por escolha, pois tem muita gente antiga na PMAL q é prejudicada com essa promoção.

  • não acredito

    essa conversa de mudar a Lei é antigs e não acredito que irá acontecer o Governador adora escolher os seus oficiais macanetas (oficiais que abrem as portas de carros e gabinetes) para politicos e autoridades. Existem tb os oficiais agendas que no lugar de esta armados para defender a s. andam

  • Fernando Mathias

    O Governo está certo. Usou a lei para a limpeza que precisava ser feita e agora vai corrigir um critério que, no governo passado, era só para a “turma do Lessa”. Parabéns, Téo!

  • pablo

    OS REPRESENTANTE DAS ASSOCIAÇÕES,TEM QUE LUTAR PELA FORMA DE COMO PROMOVER…EX:TRÊS (3) ANTIGUIDADE E UM(1)MERECIMENTO,SENDO QUE O MAIOR PONTO P/ O SERVIÇO OPERACIONAL DE RUAS,QUE VIVE DESCENDO E SUBINDO GROTAS,ESTE P/ MIM QUE É O CERTO, CHEGA DE TANTO APADRINADOS.

  • levitra

    muitos oficias só fazem perseguir os praças,colocando uma escala de serviço absurda,24×48 com extra nos finais de semanas,e nossa promoção,muitos já tem mais de 20 anos de caserna,onde estar nosso direito.

  • Marcos Paredes

    Concordo plenamente com Levitra. Não existem, na história de Alagoas, que o praça, ganhado pouco, carne de canhão, morando em favela, SER RESPEITADO PELO OFICIALATO. SÃO TRATADOS COMO EMPREGADOS DOS MESMOS (ELES SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MILITARES) meus respeitos aos Praças.

  • Oficial e Cidadão

    Pergunta 1: Alguém pode citar numa empresa q dê lucro q tenha a promoção por ANTIGUIDADE? Desconheço… Antiguidade é o maior atraso! Com os impostos q pago exigo o melhor… não dá pra promover alguém q é quase analfabeto só pq é antigo(Ex. alguns Aspirantes 1995)

  • Oficial PM

    Pergunta 2: Não tá na hora de acabar com essa de dizer q deve promover e priorizar os “policiais de rua” sem observar q os cargos e função a alcançar são burocráricos (estratégicos e políticos)? Como um oficial q não sabe o que é uma Nota de Empenho vai fazer qdo chegar lá? Pensem…

  • Oficial PM

    Pergunta 3: A promoção por ESCOLHA deve acabar? Sim, ela é imoral e ilegal (inconstitucional). Apenas cuidado para usar os critérios da Lei de Promoção antes de 2004, cujo Merecimento era tão subjetivo e pessoal qto a atualor Escolha…

  • Oficial PM

    Pergunta 4: Pq os internautas ao invés de criticarem apenas o q tá certo e o q tá errado, ficam xingando uns aos outros. Assim, no final, nada se resolve… Não se esqueçam q nossos comentários são lidos até pelos membros do conselho de segurança…

  • Oficial PM

    Pergunta 5: Se existe uma proposta para alterar a lei de promoção e o Conselho de Segurança vai opinar e deliberar, como é q os PMs não foram ouvidos, consultados etc??? Que país (e Estado) é este??? Onde está a democracia?

  • Oficial PM

    Pergunta 6: Muito PM diz q os atuais Cmts não foram “de rua” e “nunca comandou nada”. Sabiam q Obama(EUA), Lula(Brasil), Téo(AL) e Cícero(Maceió) dirigem NOSSAS vidas sem nunca terem sido Cmts/dirigentes de nada? (desculpem citar Obama, mas os EUA tem poder sobre nós…

  • Escolha é INCONSTITUCUIONAL

    PROC: 1204-05427/2008 -INT: POLÍCIA MILITARDE ALAGOAS: O posicionamento da PGE se encontra mantido, que é pela inconstitucionalidade do dispositivo que estabelece a promoção pelo critério de escolha

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    A pergunta 6 é um tanto inoportuna quando considerarmos a vida castrense. Será que poderíamos colocar um jumento para comandar uma Unidade Militar? Ele nunca foi Cmt/Dirigente de nada!!

  • Jotaele

    Até que podiriam nesta mudança propor a promoção por concurso, dentro de cada patente ou graduação.De modo que o processo fosse elaborado pelo Conselho de Segurança ou outro órgão idôneo.Este critério de promoção seria semelhante ao seletivo da OAB.

  • j monteiro

    Promoção por escolha, isso é uma aberração, um desrespeito para com os que se conduzem com dignidade dentro da corporação.Agora, perguntar se um JUMENTO poderia ser um comandante militar, não é uma pergunta inoportuna; É RIDÍCULA.

  • sanmtos

    Outra coisa que tem que ser corrigida são essa meninas que passam na frente de muito policial que vive ralando e elas só fazendo propaganda com a farda.

  • João Gabriel Fernandes

    Eu não entendo mais nada, pensei que Leis fossem feitas pelo legislativo, mas aqui é um Conselho. A Lei Padilha foi feita onde? Quem era o Comandante? A ALE fez essa “lei”? Que fez a PGE que não viu tudo isso? Vai ser anulada desde sua vigência? Ficam válidas as promoções dessa LEI?

  • Jonilson Falcão

    Será que essa “lei padilha”, feita no comando da criatura do criador rochinha, um tal de Edmilson, que passou prá trás mais de 37 mais antigos que ele, vai continuar válida mesmo a PGE dizendo que era INCONSTITUCIONAL e ILEGAL? Se a promoção é ilegal não pode gerar direito algum.

  • Joilson Gouveia

    Grassa erro crasso validar, em dado momento, o que os doutos da PGE asseveraram ser INCONSITUCIONAL, premiar POR ESCOLHA os queridos em preterição de tantos outros, com MERECIMENTO e ANTIGUIDADE para ascenderem na carreira, e, já, propor revogação da “lei padilha”. Ex tunc ou ex nunc?

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Prezado Sr. J. Monteiro não seja lido pelo texto. Atente para o que foi dito na pergunta nº 6, acima, aí sim, aceitarei qualquer outra crítica.

  • Somos Soldados Leais

    É importante ressaltar q o Cel Edmilsom não “passou” por mais de 37 mais antigos pelo critério de antiguiade, mas pelo critério de merecimento!!! Em tempo: Dentre os 37 ele era o q mais estudou e trabalho de forma proativa.

  • aranda

    o governo tem OBRIGAÇÃO de dar uma policia de qualidade aos ALAGOANOS, patentes deixa com quem entende, pra não acontecer aqui o mesmo no RIO E EM SPAULO, q os militares até a farda lava escondida nos quartos de dormir, com medo de MORRER isso é q é PREOCUPANTE.

  • Melhores Cmts

    edmilson e padilha foram os melhores cmts. desde muito tempo qui eles, com suas leis, vem fazendo a festinha do bolso de várias advogados. valeu coronéis pelo natal e fim de ano dos causídicos contratados.