O juiz Gustavo Lima, também ele, deixou o Ministério Público numa situação incômoda quanto ao destino do deputado Paulão. Existe, e de há muito, uma cobrança interna de promotores e procuradores para que o chefe do MP, Coaracy Fonseca,  tome a iniciativa de pedir o afastamento do petista, assim como já aconteceu em relação à maioria dos deputados indiciados na Operação Taturana.  O procurador-geral de Justiça resiste, levando em conta o histórico do deputado, sem dúvida nenhuma o mais combativo parlamentar com assento na Assembléia Legislativa. No próprio episódio em que Fonseca quase foi expurgado do cargo pelo Conselho de Procuradores, o parlamentar lhe foi solidário – característica, aliás, da sua militância política desde os tempos do movimento sindical. Mas o estrago já está feito. O surpreendente indiciamento do deputado Paulão pela Polícia Federal já resultou em sérias conseqüências para o movimento social – o MSCC desfez-se em ruínas após o anúncio da PF. Dividido, aquilo que parecia “o novo” na organização popular, mostrou os velhos erros da eterna imaturidade, e o MSCC sumiu do mapa sem deixar rastros nem herança. A candidatura de Judson Cabral à Prefeitura de Maceió  também ficou “contaminada” pelo indiciamento do deputado petista. Arrisco a dizer que ele teve efeito mais devastador sobre o candidato do PT do que a confissão pública de Almeida – apresentando-se como autor de um empréstimo fraudulento- trouxe conseqüências para o prefeito reeleito. A decisão do juiz Gustavo Lima, considerado muito técnico – e exemplar, neste sentido – ecoa com uma frase para o Ministério Público Estadual:  “Toma lá, que o filho é teu”. Passa a ser o procurador-geral, Coaracy Fonseca, mais uma “vítima” do indiciamento do deputado Paulão. Digo aqui, com todas as letras – e esperando o bombardeio dos internautas –, que tenho grande respeito ao sindicalista e parlamentar Paulão. Respeito que ele conquistou. Mas, mesmo que  venha a provar sua inocência – ou "pecado menor" no episódio( e aí há outros, também) –, a permanência dele na Assembléia, hoje, não o deixa como único vulnerável na história. Também põe em xeque a corajosa e exemplar atuação do MP alagoano no desdobramento da Operação Taturana. Mantendo o silêncio, o procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, pode encerrar sem nenhum brilho uma gestão que o transformou em alvo da admiração do povo alagoano. Um lamentável desfecho para uma história de bravura. 

Voto de Luiz Pedro dá vitória a Dudu Holanda na Câmara (era o que faltava)
Juiz Gustavo Lima mantém deputado Paulão na Assembléia
  • Daniel

    Caro Ricardo, não se deve misturar alhos com bugalhos. Por mais que o Paulão tenha errado em adquirir empréstimos ilegais da AL, não pode ser colocado no mesmo saco dos outros deputados facínoras e mafiosos que tanto mal têm feito a Alagoas. A sua biografia e conduta tem que ser considerada.

  • alagoana

    PARABÉNS RICARDO PELO POSICIONAMENTO SEMPRE SERENO E IMPARCIAL…PENA É SABER QUE PESSOAS DO SEU NAIPE JAMAIS SAIRÃO PARA A VIDA PÚBLICA, POIS HOMENS COMO VC SERIA A ÚLTIMA ALTERNATIVA PARA UMA NOVA ALAGOAS….ABRAÇOS E QUE DEUS O ABENÇOE…

  • Roberto Costa

    O papel do Dep. Paulão foi de combatividade e coragem. Conheci-o honesto, integro, combativo. Não tenho a intenção de inocenta-lo. Não tenho informações a não ser as da imprensa. Compara-lo à maioria dos demais não é justo. Confio na justiça.

  • Artur

    NUNCA VOTEI NELE. GOSTO DA ATUAÇÃO DO PAULÃO E LAMENTO SUA PARTICIPAÇÃO NO EMPRÉSTIMO IRREGULAR. SEI QUE É COMBATIVO, MAS O ATO PRATICADO NÃO DIFERE DOS OUTROS QUE ELE MESMO TANTO COMBATE. PAULÃO TEM UMA SAÍDA : SE AFASTE ATÉ O FINAL DA APURAÇÃO, AÍ VOCÊ É DIFERENTE.

  • SHEYLA

    PAULÃO É TÃO CULPADO QUANTO OS OUTROS,ENTÃO PRECISA SER AFASTADO.NÃO SÓ ELE ,MAS OS OUTROS QUE AINDA PRECISA SER AFASTASTADOS,INCLUIDO OS SUPLENTES ENVOLVIDOS.

  • R Calista

    O que o PAULÃO fez foi o que os outros fizeram e que por isso foram afastados. A justiça deve ser igual para todos. O faria diferença nesse momento e elevaria ainda mais sua biografia, seria seu afastamento expontaneo até o final das investigações. Sem isso, não há justificativa.

  • maria

    Caro Ricardo Mota, sempre o admirei como pessoa e como profissional abnegado em busca da verdade em Alagoas. Mas gostaria de lembrar a você que ninguém é dono da verdade, ninguém é Deus. Só existe um, embora parece que você não acredita nisso.

  • daniel lima

    Alhos com Bugalhos???? Ladrão de R$ 1,00 é o mesmo que ladrão de R$ 100 mil. PT não é sinônimo de integridade, indiciou, financiou, roubou se lascou

  • Darlan

    Excelentíssimo GUSTAVO LIMA;O QUE DIFERENCIA O PAULÃO DOS DEMAIS DEPUTADOS INDICIADOS NA OPERAÇÃO TATURANA?O PRÓPRIO DEPUTADO AQUI CITADO ESTÁ INDICIADO PELA PF.ELE É DIFERENTE EM QUÊ PARA O SENHOR NÃO PEDIR O AFASTAMENTO DO MESMO? O SR. ESTÁ COM MEDO DE QUÊ? TOMA QUE O FILHO É TEU É?

  • SURURU

    COMO MEIA VERDADE E UMA MENTIRA,MEIA JUSTIÇA E UMA INJUSTIÇA,BASTA NOS NÃO AGUENTAMOS MAIS!

  • Francisco Cavalcante

    Concordo com o Daniel: a história do dep. Paulão tem que ser considerada. Um homem que sempre acusou os outros por corrupção não poderia agir do mesmo modo. Por isso, a sua culpa é maior.

  • Marcia

    Justiça para ser boa começa dentro de casa.Votei no Paulão,mais acho justo ele também ser afastado,pois cometeu o mesmo erro.Reflita Paulão sobre tudo que está acontecendo vai ser bom para você.

  • Francisco Cavalcante

    Ou foi cínico toda a vida ou foi fraco quando entrou na dança do cheque caucionado, legitimando a corrupção na ALE. Por isso, tenha dignidade e peça para sair, para que o MSCC volte a existir.

  • Marcelo Carvalho

    Porque o PT tem que pedir cassação do AA e não DEM do Jeferson Morais? Porque a imprensa não pede o afastamento do Ciço Almeida que confesou ter pego o dinheiro? Porque Heloisa Helena que foi condenada pagar o que deve à receita (igual ao Alcapone) também não é impugnada?

  • Darlan

    “COARACY FONSECA AFASTA PAULÃO DA ASSEMBLÉIA” VEJAMOS SE ÉS MACHO PARA TOMAR ESTA DECISÃO NO FINAL DO TEU MANDATO A FRENTE DO MP-AL.TÁ COM MEDO?PARA QUÊ VEIO?.PEDE PARA SAIR COARACY.COM A DECISÃO FINAL O PODEROSO MPF-AL.

  • Austrgésilo de Ataíde Guimarães

    Esse seu texto está parecendo já coisa pessoal.

  • Albino José

    Engraçado, nunca vi, nem li um comentário seu contra o usineiro João Tenório nem contra o ex-deputado José Tomaz Nonô Neto. Por que será??

  • Marcos Parreco

    Concordo em parte com Voçe Ricardo. Devemos lembrar que não houve aumento no patrimônio do Paulão. Ele não participou do roubo realizado pela mesa diretora. Ele vaiter que esplicar a história do empréstimo. Uma coisa é uma coisa, não podemos misturar. ps Não votei no Paulão.

  • Penha Maria dos Santos

    Com esse texto você mostra toda a raiva, toda a amargura que tem contra pessoas que nunca te fizeram mal….uma pena.

  • JOÃO

    Eu tenho certeza, que o Dr. Coracyr, não vai deixar passar em brnacas nuvens uma coisa tão escandalosa como essa e que a mancha derramada sobre a horradez do nosso estado não vai se estender para um orgão tão sério como é o MPAL.

  • Camaleão

    Aqui parece mais a novela Saramandaia. Acontecem absurdos hilários, a diferença? Aqui é realidade e os prejuízos com essa decisão serão grandes, pois, abrirá um precedente para os outros iguais parlamentares voltarem ocupar seus lugares. Só falta dizer, sejam bem-vindos a Saramandaia!

  • Valderi Melo

    Ricardo pq será que vc endeusa tanto a atuação do Coaracy. Esqueceu que ele foi indicado por Lessa mesmo sendo o terceiro na lista tríplice e algumas medidas contra a corrupção só foram tomadas depois que a PF passou a atuar mais em nosso Estado. Paulão é igual aos outros nesse caso…

  • Ricardo (indignado)

    Pois é. O PT do Paulão e do Lula podem tudo. Até roubar em nome da “moralidade” deles. O dr. Coaracy deve pedir sim o afastamento do Paulão… ou, tá esperando o quê? Ah! Sim um empurrãozinho pra chegar num cargo em Brasília? É o que se comenta nos bastidores. Fora Paulão!!!

  • Sergio

    Esse Juiz tem atitudes no mínimo suspeitas, ou o Paulão deve ser melhor que os outros na certa, o povo precisa abrir os olhos pra o que está acontecendo.

  • motel

    gostatia de saber do juiz a diferença de desvia dinheiro da assembleia via bradesco ou rural

  • JOBSON

    Ricardo, seria bom que Paulão esclarecesse qual foi o ato ilegal que praticou. Pelo seu pequeno patrimônio, se deduz que seu erro tenha sido pequeno. Contudo, os moviemtos sindicais e socias sofrem como se estivessem perdendo o pai Paulão.

  • Alagoano

    A questão n é ser honesto ou combativo, a questão é a imoralidade com q foi praticado o ato. Paulão n é calouro nó serviço público para alegar q desconhecimento na forma de pagamento do empréstimo. Mesmo q fosse calouro, teria q saber q verba pública n é pra uso pessoal…

  • Alagoano

    Assim como o atual prefeito q alega inocência prq o empréstimo n foi pra ele, mas só q foi pago com a verba do gabinete dele, diga-se verba pública, a no caso cometeu crime do mesmo jeito. Pena q com o afastamento do Paulão, o seu suplente seja o lambe-pé do governo.

  • Sandro

    A fundamentação para o afastamento dos deputados não foi o indiciamento e sim a possiblidade de interferirem nas investigações. Paulão não tinha como interferir, pois não faz parte da mesa e não devemos julgar o PT e sim um parlamentar que sempre teve uma vida combativa e íntegra.

  • Everson

    Pera lá, sair Paulão pra entrar 1 milhão?..Ops, Jorge VI?.. Não senhor Juiz, o senhor tá mais q certo… Deixa o Paulão mesmo pq c o Jorge o trabalho é maior, o senhor vai gastar muita tinta!! Abs!!

  • Aldo Campos

    Segundo a Constituição todos são iguais perante a lei. Será? É uma decisão simples, basta seguir o que diz a lei gente. Se errou, arque com as consequências dos seus atos. Independente de sua história, passado, etc. A Justiça é assim!

  • Julio Silveira

    Você disse tudo Ricardo, lamentável! Só espero q com Paulão continuando na assembléia, os “taturanas chefes” não consigam voltar p/ lá.

  • Marcos Paredes

    O dep Paulão nunca intimidou qualquer pessoa. Dr. Adriano, vosso supremo conheciemento, não esta usando de subterfúgio par colocar o Jorge VI. Vossa excelncia afirnou que é advogado do governo e é claro que o senhor tem que seguir a regra de seu heroi, no caso O teo. Me represente…

  • Jorge Toledo

    Ihhh! Dr. Adriano é amigão do Dr. Coaracy. Dr. Adriano Soares, douto jurista, como é que entrou numa fria desta? Entrou com um pedido onde o Paulão não é parte. O que está havendo? Dr. Coaracy vai fazer o gol ou vai chutar para fora, como fez seu amigo? Quem sofre é nós povo alagoano.

  • Valdemir

    Ricardo, Sempre votei no PT, mas confesso que estou indignado com as decisões do Partido. Não podemos comparar o Paulão com os demais deputados afatados, mas se ele errou, precisa ser afastado. Enfim, o Paulão precisa ser afastado, pois a Lei deve ser aplicada igualmente para todos.

  • Boca do inferno

    Paulão também é humano,e com certeza comete erros. Agora afastá-lo para colocar Jorje VI é sacanagem.Nosso povo aindo não tomou conhecimento dessa história visto que,a reeleição do Cícero já diz tudo.Ladrão confesso.

  • Everson

    Ao Albino José!! Mostre as falhas do Sen João Tenório ou do Ex-Dep Tomás Nonô e com certeza aqui serão publicada!! Tenho certeza pela reserva moral de ricardo Mota!!

  • luis antonio paes barreto dos anjos

    Caro Ricardo Mota sempre lhe ouço e leio o que você escreve, mas honestidade não tem mais nem menos ou é ou não é. Paulão foi honesto sim ou não? De que lado desta fronteira você está?Ou será que você também perdeu a esperança?Tá difícil…esperança…esperança…aonde tu estás?

  • Marcos Araujo

    Ricardo, admiro sua atuação enquanto profissional de imprensa, mais devo admitir que vc e seus colegas estão a serviço dos proprietários da TV Pajuçara, especial o ex-deputado Thomaz NoNõ (DEM). lamentável

  • Marcos Paredes

    Eminente Dr. Adriano, sei que o Sr. é legalista até o extremo, a sociedade precisa saber quais os outros que se encontram na situação do Paulão, o que não me conforme é a “ÂNSIA” do JORGE VI, em crucificar qualquer um pra ser à pulso Deputado. meus respeitos.

  • Francisco Cavalcante

    Estão patrulhando o Ricardo. É isso aí: o lulo-petismo quando é pego em esquema não se defende: ataca, acusa, tenta mudar de assunto. Essa turma de Alagoas é igualzinha a do mensalão: são os petralhas de sempre!

  • Marcos Paredes

    Marcos Araujo, recentemente^, pedi encarecidamente, sob elogios é claro, que o Dep. NONÔ, culto e experiente e até o momento probo, desse sua opinão sobre esse drama que Alagoas etá vivendo. Resposta: O SILENCIO SEPULCRAL. CONCLUSÃO: NÃO VOTO E MINHA FAMILIA NÃO VOTARÁ NELE.PUBLIQUE.

  • Marcos Paredes

    Dr . Adriano, o senhor não deve á nnquém sua postura séria da Secrtaria de Administração, o problema é, quando se mexe no bolso a coisa é outra´. Não acha que o Paulão que é um é elemento básico, para denunciar esta corja da ALE. Alguém tem que ser o lixeiro.

  • Raoni

    Paulão tem um grande história no sindicalismo e na politica mas em respeito a essa história não deveria ter feito o que fez.Porque alem de trair seus eleitores traiu a sua história de luta também, igualando-se,por baixo,os piores tipo da assembléia taturânica

  • Marcos Paredes

    Caro Ricardo, o chamanto da presente matéria é uma forma velada de atiger o Dr. Gustavo. Dr. Adriano em seu sábio comentário, sabe que o Juiz, esta adestrito aos autos. O Jiz não ode julgar infra-petida ou extra petita. Certíssimo Dr. Gustavo, o Sr. não detem o “custos legis”.

  • BRITTO

    COM A DEVIDA VENIA, PASSADO NÃO SERVE PARA INOCENTAR OU CONDENAR , NO CASO PAULÃO CABE INVESTIGAÇÃO E DENUNCIA SE FOR O CASO NADA DE INOCENTAR POR CAUSA DO PASSADO POLITICO.

  • Mauricio Vieira

    Nao tenho partido,mas quero dizer que o tratamento que o MP vem dando ao dep.Paulao e no minimo de protecionismo,antes de tudo,vinha louvando a iniciativa do MP,mas contesto com veemencia decisoes com dois pesos e duas medidas.Celso,Artur,Ferro,AA,Amelio,Isnaldo,Nelito,fizeram estrago os (segue)

  • Mauricio Vieira

    Nao sou alagoano,nem eleitor deste belissimo Estado,apenas costitui minha empresa ha oito anos aqui na capital e tenho acompanhado o desenrolar da operaçao Taturana,portanto,com isençao ate porque nao tenho ligaçao com nenhum politico gostaria de externar minha opiniao.(segue)

  • marcony vieira

    paulao, a inocencia é a presunção. mesmo que tenha feito este emprestimo de forma ilegal. jamais os alogoanos esquecerá sua fúria no combate aos corruptos e indecentes da politica alagoana. não votei em vc mas queria votar. os alogoanos com discernimento esta contigo.

  • adelmo sotero

    Ricardo, Conte com a nossa solidariedade. Tá vendo como agem os petistas ? são os paladinos da moral, em público. Quando caem na esparrela atacam…a podridão é grande e ainda publicam uma nota-piada gazendo pouco da gente. O Paulão já passou pelo “valerioduto”, usineiros e outras…

  • Mauricio Vieira

    Todos tem o direito do contraditorio,onde fica o principio da presunçao da inocencia?O mandato e temporario quem repara esta perda se na decisao houver inocentes?Nao apenas o Paulao mas alguns tambem nao eram da mesa,nao manipulavam folha de pagamento e nao respondiam administrativamente pela casa.

  • adelmo sotero

    Quando o MPE pediu o aditamento da ação incluindo o Marcos Ferreira e o João Beltrão, o Paulão já estava indiciado juntamente com o MB. Porque será que o Coaracy não juntou os dois aos demais ?

  • Mauricio Vieira

    Quero concluir Ricardo a minha opiniao dizendo que sou favoravel ao retorno dos deputados:1)asinvestigaçoes policiais ja foram concluidas.2)os bens para possivel ressarcimento ja estao indisponiveis3)nao ha quem repare o periodo do afastamento e nao podemos permitir que atentem contra a DEMOCRACIA

  • Marcos Paredes

    Caro Dr. Adriano, seus clientes são dignos de defesa. SE fizeram algum mal, fizeram aos nossos filhos, pelo teratológico legado deixado por eles.Considero V.Exa. um mestre,mas e nossos filhos. Que futuro os aguarda. Ser Canalha ou vira bola sete como eu. Te admiro.

  • aranda

    Concordo com meu Amigo Marcos Paredes, a justiça tem obrigação de defender olhando os filhos e netos até deles mesmos, ora se não houver horizonte neste estado, q será destas crianças daqui a 15 anos, como vai ser substituida estas AUTORIDADES, os juristas já pensaram como vai ser?