O superintendente da Polícia Federal, delegado José Pinto de Luna, chegou à conclusão de que “não vale a pena prender ninguém em Alagoas, porque nos presídios eles fogem quando querem”. A afirmação, feita em tom de desabafo, é decorrente da “fuga” de dois traficantes que estavam no Baldomero Cavalcante. Um deles, Ribamar Alves da Silva, conhecido como “químico”, é considerado pela PF como um dos homens mais importantes que atuavam na quadrilha de Osvaldo Souza Santos, “o Coroa”, da qual participaria, também, a advogada Mary Any Vieira.

 

“Foram dois meses de investigação para realizar a Operação Coroa, e, de repente, o trabalho da PF, do GECOC e da 17ª Vara Criminal vai para a lata do lixo, graças à corrupção do submundo do crime que atua nos presídios. O sistema prisional de Alagoas está falido e o governador precisa tomar as providências. Caso isso não aconteça, de que adianta dedicarmos tanto tempo ao nosso trabalho para que algum sem-vergonha acabe com tudo em um minuto?”, pergunta o superintendente da PF.

 

Ele disse que chegou a pensar em ligar para o próprio governador Téo Vilela, ontem à noite, tão logo soube da fuga dos dois traficantes – o outro é Sérgio Alves dos Santos -, mas depois resolver fazer seu “protesto” diretamente aos responsáveis pela área de Segurança Pública. O delegado Luna explicou que Ribamar Alves da Silva era o responsável pela produção do crack , uma droga de efeito devastador, daí ficar conhecido como “químico”. “Ele trabalhava para várias quadrilhas de traficantes espalhadas pelo país, e graças ao trabalho inteligência e investigação, que durou meses, nós conseguimos prendê-lo. O que mais incomoda é saber que ele foi solto pelo submundo do sistema prisional. Quem fez isso é, de fato, um sem-vergonha”, concluiu.

 

Farias no TRE

 

O delegado Luna também informou que o prefeito Rogério Farias, de Porto de Pedras, vai ser ouvido às 11h de hoje pela juíza Ana Florinda, do TRE, sobre a Operação Voto Nulo. O prefeito está preso na carceragem da PF.

Serviços do Detran são suspensos por falta de energia pelo terceiro dia consecutivo
TRE inocenta Doda Cavalcante da acusação de abuso do poder econômico na eleição de Matriz
  • italo

    Solução: cortar 50% (ainda é pouco)dos duodécimos da inoperante assembléia, tribunal do faz de contas, extinguir a Ouvidoria e aplicar as verbas em segurança.

  • italo

    E mais: Diminuir o ICM para os municípios para que não gastem em inutilidades, como exemplo, as câmaras municipais e dispensáveis (na maioria) secretarias de turismo.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    O Departamento Penitenciário Nacional faz parte da estrutura orgânica do Ministério da Justiça, já o Sistema Prisional Alagoano é da estrutura da Secretaria de Estado da Defesa Social … será que o Governo Federal é quem está tratando o tema na estrutura errada? E o Juiz de Execução????

  • tammy

    Admiro muito o trabalho serio da PF. E admiro, também, a falta de administração do nosso Estado. Até quando? Delegado, os políticos do nosso Estado não se interessam por segurança (eles correm o risco de serem presos). Entendeu?

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Cont. – O Governo Estadual, ao eliminar a existência da Secretaria de Ressocialização, que tratava especificamente do assunto, será que não caminhou para trás? Eu penso que sim. Creio que não deseja tratar o assunto com maior seriedade.

  • OJustiçeiro

    Enquanto o governador continuar virando as costas e fazer de conta que nada tá aconteçendo no sistema prisional,infelizmente, fugas continuaram a ocorrer.É um absurdo a falta de estutura física,armamento e munições e equipamentos.Portanto, isso é brincar de fazer segurança pública.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Cont. 2 – Ao que parece, o Secretário de Estado da Defesa Social, Dr PAULO RUBIM, desconhece o tema. Sendo isto uma verdade, como pode ser o administrador maior?

  • julio Verne da Silva

    A corrupção tomou conta do país. A maior alegria de policiais, juízes,ag.penitenciários corruptos é a prisão de algum bandido que possa pagar por uma fuga,uma sentença ou mordomia na prisão.Estou errado? Já ouviram falar de venda de sentença ou HC em algum TJ do país??

  • Cláudio

    Dr. Luna cada vez que vejo o Sr.”Desabafar”.(E tens toda razão),me preocupo diante da possibilidade do Sr.Desistir de Alagoas.Não faça isso, e tenha em mente essa frase,não lembro o autor, mas vale conferir:”O MAU PROSPERA PELA OMISSÃO DOS BONS”.Avante todos os alagoas bons.E são muitos.

  • Glauco

    Quem a gente elegeu pra ser governador ?? só pode ter sido um cego, mudo e surdo, e a sociedade é quem paga por tanto descaso. HONESTAMENTE, NUNCA SE FEZ TÃO POUCO PELA SEGURANÇA PUBLICA.

  • Carlos Cabral

    Coloquem a culpa em algum “sem-vergonha”, e o estado tira o dele da reta, Presidio falido, deposito de criaturas, falta de tudo, ao inves de consertar os presidios, ficam dizendo que vão construir mais um, cade as verbas federais??????? abra o olho DEPEN.

  • João

    Alagoas vai gastar 40 milhões com publicidade para tentar dizer na mídia que está tudo bem.Mas basta uma manchete dessas fugas constantes para a “boa imagem” ir água abaixo.Não é melhor gastar 40 milhões com segurança, saúde e educação?

  • João

    Já está na hora de as pessoas (ou seus familiares) que forem vítimas de fugitivos dessa peneira que é o sistema prisional começarem a mover ações contra o Estado de Alagoas em relação aos danos materiais, físicos e morais sofridos.Alô srs.advogados,eis uma boa causa.

  • Zé

    A extinção da categoria dos Agentes Penitenciário é a solução! Estudos feitos em diversos países já demostraram que por sua intima ligações com bandidos é impossivel combater a corrupção nesta classe,Privatizar, terceirizar e fazer um rodizio por tempo limitado(UM ANO)dos trabalhadores.

  • Artur

    Dr. LUNA PINTO, NÓS ALAGOANOS QUE CRITICAMOS ESTAS FALSAS AUTORIDADES E O SENHOR QUE LUTA TANTO PARA ESTANCAR ESTA FALTA DE RESPEITO AS LEIS ESTAMOS DANDO MURRO EM PONTA DE FACA. COMO PODEMOS MUDAR SE QUEM É PARA DAR EXEMPLO ESTÃO INDICIADOS?

  • Zé

    (Cont.)Inglaterra, Alemanha,Suécia e vários Estados Americanos e países de ponta da civilização, extiguiram os Agentes ,após estudos, onde constataram ser impossivel o combate a corrupção nesta categoria, soluções tem , todas com rodizio de no maximo um ano do homem convivendo no sistema.

  • carlos andre

    Absurdo como o governo trata o sistema prisional.Desde a entrada dos concursados vem se denunciando paulatinamente a completa falta de estrutura e armamentos.Fora uma gestão incompetente e omissa em certos casos.

  • duka

    Luna para governador! E impeachment no Teo antes que seja tarde, esse estado virou a terra da impunidade.

  • Gregório

    Já,Verne,no STJ,ministro Medina,já ouviu falar?Isso é pandêmico.Vc acertou na mosca ao dizer que quando um figurão é preso,os advogados,juízes e o resto da corja ficam em polvorosa,prevendo o cascalho. Sylvio,que tal assumir o cargo do Rubim,já que vc é tão preparado,como demonstras?

  • sururu

    O que e que não esta falido em Alagoas?educação,saude,segurança publica(pm,policia civil),sistema prisional,corrupção dos poderes(deputados,juizes,prefeitos,em geral),ainda tem jeito uma revolução e grandes atitudes!

  • junior

    E AGORA É TODA SEMANA FUGA?DR.LUNA NOS AJUDE!MANDE UMA EQUIPE DA POL.FEDERAL INVESTIGAR,COM CERETZA VCS CHEGARAM AOS CULPADOS QUE SUJAM O NOME DE UMA CATEGORIA QUE VEM LUTANDO POR RESPEITO E MORALIZAÇÃO,HOJE SOMOS VISTOS COMO BANDIDOS PELA SOCIEDADE E ISSO NÃO É VERDADE!

  • JUNIOR

    FALTA TUDO NO SISTEMA PRISIONAL!ARMAS,MUNIÇÕES,ETC…..AGORA TÁ FALTANDO ATÉ VERGONHA DE UNS MALOQUEIROS QUE SE VENDEM AOS CRIMINOSOS ACHANDO QUE ESTARAM LIVRES DA JUSTIÇA,SOU AGENTE TENHO ORGULHO DO QUE FAÇO E NÃO ME VENDO POR DINHEIRO NENHUM POIS TENHO FILHOS E JAMAIS IREI ENVERGONHA-LOS!

  • JUNIOR

    RICARDO SEI QUE VC ATRAVES DA TV PODE NOS AJUDAR E MOSTRAR QUE O SISTEMA PRISIONAL ESTA ABANDONADO E NÃO COMO MUITA GENTE DIZ FALIDO,CADE O DINHEIRO QUE VEM DO MINISTERIO DA JUSTIÇA?TÁ SENDO USADO ONDE?PORQUE LÁ NEM ARMAS,MUNIÇÕES,E.P,Is TEM!TA ONDE ESSE DINHEIRO?

  • jose bartolomeu

    Caro amigo, no sistema prisional trabalhou o cel James,a convite do Estado,este oficial competente e trabalhador,não suportou o descaso,saiu denunciando a falta de responsabilidade de todas as autoridades envolvidas com o problema e até agora nada foi feito.Olha aí o resultado.

  • Carlos Cabral

    . “ZÉ”, seria bom antes de certas postagens, as pessoas tivessem conhecimento mais profundo da situação, querer comparar os EUA,Inglaterra, etc…, com o Brasil em termos de segurança é demais, a exemplo nos estados unidos os presidios privatizados é de apenas 1% do total, continua..

  • Carlos Cabral

    “extinção dos agentes penitenciarios é a solução pelo relacionamento intimo”? “ZÉ” não julgue uma categoria como um todo, faça uma visita, antes de postar, voçe fala em terceirizar, e quanto ganharia um funcionario terceirizado? no maximo R$ 700,00, realmente com essa fortuna…..

  • Marcos Paredes

    Julio Verne da Silva, seu xará, escreveu o clássico MUNDO PERDIDO, o nosso sistema prisional é um misto de Mundo Perdido, Divina Comédia, Papillon, O Sistema, Sobibor, Treblinka etc. Acho que devemos fazer uma lista de Schinler. “Quem salva uma vida, salva a humanidade” – do Talmude.

  • Carlos Cabral

    e outra “ZE”, o que o estado precisa são de homens que resolva, então vamos privatizar a policia civil, pois só na delegacia de santana de ipanema fugiram oito, será que também não é por conta da “intimidade”, garanto a vc que não, a grande maioria são de pessoas abnegadas..

  • Marcos Paredes

    Privatizar a Polícia Civil é algo inusitado, agora, privatizar o sistema penitenciário seria o ideal, porém, o nosso problema está na corrupção e este é uma mazela que passa de pai para filho. Veja os anais de Alagoas no tocante à este tema…

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Sr Gregório, respondo à sua indagação afirmando-lhe que não fui convidado por quem de direito.

  • Marcos Paredes

    Dr. Rivoldo, lhe conhecí como um jovem universitário, brincalhão, humilde ate no vestir, genro de um homem notável,e sempre fui tratado com denodo por V.ExA.NÃO LHE CONHECÍ CORRUPTO E TAMBÉM NÃO LHE CONHECO ASSIM. A MESMA MÃO QUE LHE AFAGOU É A MESMA QUE IRA LHE APEDREJAR.Abraços.

  • Carlos Cabral

    E outra, as denucias sobre o caos que se instalou no sistema prisional veio a tona graças a coragem dos Ag. penitenciarios concursados, que a dois anos vem mostrando a realidade, a corrupção tá instalada em todos os poderes e de todos é sabido. podres poderes.

  • Carlos Cabral

    Mas nem tudo está perdido, tá ai Dr. Luna, Barenco,Sapucaia,Katia Emanuele, Dr. gustavo, Cel valdevino e Cel gilberto na ingesp, o pessoal da 17ª vara, dentre outros, etc…, mostrando que ainda vale a pena ser honesto.

  • Carlos Cabral

    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.Rui Barbosa

  • Marcos Paredes

    Continuando Sr. Carlos Cabral. ” OS CANALHAS TAMBÉM ENVELHECEM” Rui Barbosa.