Resumo do Doze e dez Notícias
 

Despejo na Assembléia Legislativa. Mais exatamente do  Departamento de Pessoal da Assembléia, que funciona numa casa que fica numa rua paralela à Tomás Espíndola, por trás do supermercado  Unicompras.

O proprietário do imóvel cansou de levar calote e apelou para a Justiça. Na última segunda-feira, o presidente da Casa de Tavares Bastos, Fernando Toledo, recebeu a determinação judicial: ele tem dias, a partir de então, para que a Assembléia entregue a casa ao seu proprietário.

E o problema não se encerra com a mudança: há débitos que remontam ainda ao início da década de 1990. Impressionante, mas é verdade – de acordo com funcionários mais antigos do  Departamento de Pessoal da Assembléia.

Herdeiro do bônus e do ônus

Fernando Toledo, que além do trono da dupla Celso Luís – Antônio Albuquerque, herdou um caminhão de problemas, já determinou a mudança do setor para o prédio anexo da Assembléia, na praça D. Pedro II, no prazo de cinco dias – a contar de ontem.

Mas não se livra nem da dívida, nem da vergonha resultante da ação de despejo. Pode demorar, mas o prejuízo vai ter de ser quitado. Que semana para a Casa de Tavares Bastos!

Nem te ligo 

E parece que ninguém quer mesmo respeitar o Legislativo Estadual. O deputado Toledo encaminhou, há mais de 15 dias, um ofício ao presidente da CEAL, Flávio Decat. Ele solicita a liberação de treze postes da Companhia no trecho que vai da Rua Barão de Penedo à praça D. Pedro II, para que possam ser utilizados pela BIG TV. O objetivo é atender aos gabinetes dos deputados, para que possam assistir à TV Assembléia e usar os serviços de internet.

Da parte da CEAL só chegou o silêncio até agora. Já foi tempo em que um pedido da Assembléia – e este, convenhamos, é justo- seria atendido muito mais do que rapidamente. Até porque, sabe-se, tudo podia acontecer – partindo da turma barra pesada.

Cá pra nós: não seria uma boa idéia escalar o deputado Marcelo Victor fazer a ponte entre a Assembléia e a CEAL – em contato, pode dar choque.

Mais uma para Luna 

Convidado ontem à noite, o delegado José Pinto de Luna aceitou integrar o NIED – Núcleo Integrado de Efetivação da Justiça. Trata-se de uma colegiado formado por representantes do MPE, Almagis, Assejus, Secretaria de Defesa Social, PGE, Intendência Penitenciária e, agora, pela PF.

Na primeira reunião da qual participará, em novembro, o delegado Luna já vai opinar sobre a melhor solução para um problema que se agrava a cada dia: a superlotação de presos nas delegacias. Não há mais espaço para ninguém, principalmente em Maceió. Esta semana, uma quadrilha presa pela Polícia Civil teve de ser transferida para a delegacia de Satuba, onde a segurança não é exatamente das melhores.

Ou seja: quanto mais as polícias atuarem, mais o problema aumenta.

Papai Noel 

O "bom velhinho" chegou antecipadamente para os que estão na mira da súmula do STF que trata do nepotismo. Hoje, o vice-governador no exercício, José Wanderley Neto, publicou decreto dando mais 60 dias para que a Comissão Especial que analisa a questão apresentar a sua posição  final. O prazo inicial acaba hoje. Ou seja: este ano fica tudo como está.

Errei

O juiz corregededor do TRE, André Granja, faz uma retificação ao que aqui foi publicado, ontem. Ele não se manifestou – nem votou – sobre o recurso recurso apresentado pelo advogado de Rogério Farias, Fábio Ferráio, por ser o responsável pelo inquérito judicial que apura a participação do juiz Rivaldo Sarmento no esquema de fraude eleitoral em Porto de Pedras.

No ringue

Por favor, não convidem para a mesma mesa o prefeito Cícero Almeida e a parte governista dos vereadores que não conseguiram se eleger. Almeida está feito um fio desencapado, por conta do assunto. Se há algo errado na história, ele bem que poderia tornar público. Do alto da sua votação, se estiver certo – como apregoa – teria o apoio da população. O problema é que pode ter troco. O quê? Pois é, o quê?
Foi mal

De fracasso em fracasso

Convocada pela deputada Kátia Freitas e pelo prefeito Inácio de Loiola – de Piranhas -, a reunião dos prefeitos do Sertão para discutir a eleição da AMA foi um fracasso de público. Só três prefeitos compareceram, mas não garantiram apoio ao nome de Luciano Barbosa, para  quem eles pedem voto. Detalhe: Mellina Freitas, eleita para assumir a cadeira do tio dela, Inácio, também não foi.

Tendo feito escola no movimento estudantil, onde foi uma liderança importante, Barbosa tem usado a experiência acumulada na época de militância. Já descobriu que perde voto ao ser apontado como candidato do senador Renan Calheiros. Apresenta-se, agora, como independente.

Meu garoto

Calheiros, por sua vez, indagado sobre o tema, já disse que Luciano Barbosa é o seu candidato. E mais: se ele tiver apenas um voto será de Renanzinho, o herdeiro do império de Murici.

MP em pedaços

No MPe a disputa pela sucessão de Coaracy Fonseca começa a esquentar. Já são sete candidato: Antiógenes Lira, Luciano Chagas e Lean Araújo – procuradores; Marluce Caldas, Givaldo Lessa, Humberto Pimentel e Eduardo Tavares – promotores.

Marluce Caldas e Givaldo Lessa integram O GECOC – Grupo Especial de Combate ao Crime  Organizado. Está cada dia mais difícil unir a turma do MP.

No planalto Central

Em tempo: o atual procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, ao concluir seu mandato pode seguir para  Brasília. Iria ocupar uma assessoria no Ministério da Justiça, ou na Secretaria Especial de Direitos Humanos.E tem muito a contribuir. 

PF prende, em São Paulo, ex-integrante da gangue fardada - ele seria do grupo do ex-cabo Everaldo
Juiz André Granja entrega hoje inquérito judicial contra Rivoldo Sarmento
  • joão

    sucessão de coralessa!!!!!…o homem da gaveta..!!

  • Francisco Cavalcante

    Agora está explicado o porquê do MP não pedir o afastamento do Dep. Paulão: a turminha do Pedro Montenegro, na secretaria especial de Direitos Humanos, deve ter pedido para não mexer com o deputado taturânico do PT.

  • Arilson

    Querido Ricardo, falo com intimidade, pois parece que lhe conheço há muito tempo. O seu jeito franco e divertido de falar na rádio me faz sentir assim. Estou escrevendo para lhe segerir algo: Por que você não faz um podcast. Grava o Doze e Dez Notícia e publica no seu blog.

  • Arilson

    O podcast é útil para aqueles que não lhe podem ouvir na hora certa, meu caso atualmente. O resumo do 12 e 10 no blog carece do humor satírico que lhe é tão peculiar. Peço que pense a respeito. Não precisa publicar essa sugestão. Afetuoso abraço!

  • julio

    Caro Ricardo papai noel com o diheiro público, isso é otimo. Será que Alagoas nunca vai ter jeito? o povo não aguenta mais gabirus, taturanas,carrancas,navalhas…..nepotismo….para completar ainda recebem apoio do governador da PGE e do MP.

  • davi

    esse novo prazo deve ser para garantir o 13º dos “eficientes ” parentes comissionados. realmente o Dr. Wanderley está me decepcionando como pode assinar esse decreto.

  • Paulo

    o Teo viajou para não se comprometr com esse decreto imoral, que ampliou o prazo para mais sessenta dias. quem saiu ruim na fita foi o vice-governador. a PGE é para defender o Estado? e o MP para fiscalizar a Lei? minha leitura é pouca….

  • Cláudio

    Ricardo(desculpe a intimidade) Mas voce apesar de ótimo jornalista, ótimo cantor, voce tambem estar se revelando um ótimo humorista:Essa do Marcelo Vitor com a Ceal foi boa. kkkkkkkkkkkkkk

  • Alan Melo

    Queria deixar meus parabens Ricardo Motta, pra vc, que e’ o melhor jornalista do estado, segue uma linha muito imparcial e sempre por dentro de tudo! Grande Abraco

  • NELMA BARROS

    Ricardo, querido jornalista, vc. é hilário. Concordo que o Marcelo Vitor, esse ser nefasto que nuca deveria deixar o interior para fazer besteiras na capital, deveria intermediar o acordo entre a AL e a CEAL. rsrsrsrsrsrsr

  • maria trabalhadora

    Ordem de despejo no setor de pessoal da Assembléia Legislativa, falta de dinheiro não é. Comenta-se que sempre foi assim, péssimos pagadores. A exemplo disso e o Plano de Carreiras, sai quando mesmo?

  • sergio

    O proprietário não vai ver esse dinheiro nunca. Político não gosta de pagar dívida. Os bolsos deles são iguais as ruas de mão única, só tem uma direção, prá dentro.

  • Marcos Paredes

    O leitor Paulo, de forma inteligente deixou a PGE e o MP Estadual e Federal sob alerta. Matéria pacificada na Suprema Corte, MP o Guardião da Lei, PGE a Defensora do Estado, não do Governador. Matéria de ordem pública amigo Ricardo. Te admiro.

  • Marcos Paredes

    Ricardo, quando provoco a sociedade e as autoridades, na minha pouca compreensão de cidadão, não é para aparecer e sim para contribuir um pouco sobre as dicotomias existentes na aplicação da Lei, que norteia a verdade real das dissimulaçõs. Grato.

  • RENATA

    Parabéns ao Dr. Coaracy pelo excelente trabalho no MP!Sentiremos falta de sua postura ética e combativa em prol dos alagoanos.Sucesso em sua nova jornada.