O deputado Fernando Toledo foi ágil nas articulações para manter-se como novo todo-poderosos da Assembléia. Usando muito bem o medo dos neodeputados, que têm seguidos pesadelos com a possibilidade de retorno da turma da Taturana, ele não fez por menos: sem avisar ao governador Téo Vilela, que é do seu partido; sem nada dizer ao presidente do PSB, Alexandre Toledo, montou a chapa e é o novo manda-chuva da Casa de Tavares Bastos. Pode ser que de lá saia antes de 2001 – aliás, acho que Justiça também vai anular esta nova trama -, mas em tudo, neste caso, imitou Celso Luis e Antônio Albuquerque – tornou-se, pois, o novo bambambã da Assembléia. O custo da operação? O tempo vai dizer.

                                             Resumo do Doze e Dez Notíciase

Sem Soprobem

O Estado não vai assumir o Soprobem. Esta é a primeira decisão adotada pela comissão criada para estudar a situação caótica da ONG – prestes a fechar definitivamente as portas.

Mais ainda: a Secretaria de Ação Social também não pode firmar novos convênios com a entidade, por conta das diversas irregularidades já identificadas.

De acordo com a comissão – formada pelo controlador-geral do Estado, Alexandre Lages, o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e o vice-governador no exercício, José Wanderley – só com a regularização das pendências trabalhistas (e a R$ 800 mil) o Estado poderia tocar em frente a entidade que já fez parte da administração pública estadual.

Ou seja: o caminho dos funcionários, os mais prejudicados com a história, é a Justiça do Trabalho.

O que é meu, o que é teu

A comissão também resolveu que vai fazer um levantamento do patrimônio do Soprobem para saber o que  pertence ao Estado. Sabe-se, por exemplo, que o prédio onde funciona a fábrica de sopa, que está fechada, é um bem público. Quantos aos equipamentos, ainda há dúvida.

Seguramente,  o Ministério Público Estadual deve entrar na investigação. O que foi feito e está sendo feito no Soprobem pode gerar um recheado processo contra os responsáveis.

Meu amigo, meu herói

O deputado Givaldo Carimbão, um dos mais novos amigos de infância do prefeito Cícero Almeida, está negociando o ingresso da vereadora Tereza Nelma, a quem é muito ligado, na bancada governista a partir de já. Claro que o objetivo maior é o novo mandato do prefeito, que se inicia em janeiro do próximo ano.

Carimbão nunca escondeu que é "Almeida de coração". Reza missas – metaforicamente – para o prefeito. De corpo presente ou ausente. E Tereza Nelma, a única vereadora eleita na coligação que apoiou Solange Jurema, é seu trunfo para desembarcar de vez na administração municipal de Maceió.

Quero não

Mas há resistências dos atuais governistas. Que vêem, na presença de Tereza Nelma na bancada de Almeida, diminuir a fatia do bolo de cada um. Até porque "não há almoço de graça".

Ele jura que não é

Na Câmara Municipal de Maceió Galba Novaes jura de pés juntos que não é candidato a presidente da próxima Mesa Diretora. Em verdade, e ele disso sabe, Almeida não quer vê-lo dirigindo a Casa de Mário Guimarães, apesar de dois apoios fortíssimos que o experiente vereador conquistou : o do senador Fernando Collor, a quem é ligado politicamente; e o do advogado Marcelo Brabo, que tem como cliente vip ninguém menos do que o prefeito Almeida (no caso da Taturana e nos processos eleitorais).

A quem interessar possa, Galba Novaes avisa que o seu PR tem dois votos na eleição da Mesa da Câmara: o dele e o do pastor Marcelo Gouveia , recém-eleito. Para quem vão? Ele, Galba, espera ser procurado para discutir o tema.

PC do B social

Um grupo do entorno do prefeito Cícero Almeida defende a presença do PC do B na administração municipal, e com destaque. O nome: Mária Yvone Loureiro, que ocuparia a Secretaria de Assistência Social.

O partido é da bancada governista : sai Marcelo Malta, que não conseguiu se reeleger, entra Dino Júnior. Que saiu…de onde, eu não sei. Sei que entrou no Legislativo Municpal.

Toledo de juízo

Alexandre Toledo pode ser o candidato de consenso da AMA. Jarbas Omena, que vem comandando o processo de negociação de um acordão com todos os postulantes à presidência da entidade, aposta no prefeito eleito de Penedo.

Alexandre Toledo contaria, até, com o apoio de Marx  Beltrão, prefeito de Coruripe. Ele disse em reunião ontem, a que compareceram Toledo e Luciano Barbosa,  que a briga da família  Beltrão em Penedo não pode contaminar a disputa da AMA.

Independência é sorte

O candidato de Téo  Vilela  para dirigir a Associação dos Municípios Alagoanos a partir do próximo ano é Luciano Barbosa. Que ainda mantém-se na disputa.  A independência de Toledo em relação ao Palácio República dos Palmares conta muito ponto com os prefeitos em geral.

Detalhe : Jarbas Omena propõe, com grande apoio, que o eleito não dispute nenhum cargo em 2010. A AMA não seria, assim, apenas uma vitrine.

 

PF faz perícia na prefeitura de São José da Laje
Fernando Toledo faz o errado, sabendo o que o certo
  • Artur

    RESUMO: TIRANDO OS 3 QUE FORAM CONTRA, TODOS FARINHA DO MESMO SACO. ATÉ OS SUPLÊNTES APRENDERAM A MALANDRAGEM, VOTO NO CONTINUISMO SE VOCÊS GARANTIREM NOSSA PERMANÊNCIA COMO DEPUTADO E O POVO QUE SE LIXE, QUERO O MEU! VERGONHA, 2010 VEM AÍ.

  • João

    Quando o cara pensa que vai mudar alguma coisa, esses deputados aprontam das suas, primeiro colocaram a mulher do Celso Luis para ser conselheira do Tribunal de Contas (parece piada)… … Agora utilizam da mesma farça dos antigos presidentes. 2010 vem aí!!!

  • Pedro Pedra

    Ricardo, será que vc acredita(de verdade) que o presidente Fernando Toledo golpeou o gov. e o predidente do seu partido(PSDB)? tá perto do Natal e quando encontrar com papai Noel vou saber a sua opinião, ok??

  • Elvira Melo

    Eu acho que nem se compara a postura do novo presidente com os outros 2. Ele tem demonstrado muita competência a frente daquela casa. Tenho certeza que se agiu dessa maneira é porque essa era a maneira correta.

  • Helder Lopes

    Caro Ricardo, na verdade a coligação de Tereza Nelma elegueu também a neo vereadora Thaíse Guedes(PSC)… de quem não sabemos o que esperar, afinal é uma jovem sem história política. Torcemos para que seja uma grata surpresa!

  • sgt Braz

    caro ricardo ! me explique , o que é que tem de bom, ser presidente da casa de tavares bastos, onde parlamentares vão e uerem logo se apossar naquele trono , como se rei fosse ? quero uma explicação …!

  • Eduardo Costa

    Por que sera que Judson,Paulão e Rui não conseguiram trazer para seu lado os novatos? por que ninguem os avisou no fim de semana que as eleições seria na quarta feira? por que? por que? por que?.

  • Roberto Morais

    Esperamos que os deputados Ruy Palmeira, Judson Cabral e Paulão peça a intervenção da Justiça para acabar com essa safadeza. Jeferson Moais quem te viu, quem tem, aproveite pois você é deputado de um mandato só.

  • A Brandão

    Quem mandou acreditar? é o efeito ORLOFF, o FT é o AA de amanhã. Novos deputados, velhas PATIFARIAS!!!!

  • fabi

    kkkkkkkkkkkkkk,esses deputados sem votos mostraram p q vieram….dinheirinho n bolso deles…..

  • craibas pede socorro

    O Deputado Carimbão é Jadson Pedro prefeito de craibas que nunca deu um prego em 4 anos de mandato imagine Cícero Almeida que fez coisas belas em Maceió?

  • joseph

    Nesta casa só muda os nomes mais a safadeza é a mesma. Que pena alagoanos só elegem malas.

  • Sylvio De Bonis

    Difícil de comentar. Tristeza para Alagoas e seu povo.

  • Luiz Antonio

    jÁ OBSERVARAM QUE NA REFORMA DA aSSEMBLEIA LEGISLATIVA OS PROPRIOS DEPUTADOS CERCARAM DE GRADES.ASSIM, PREPARAM O LUGAR PARA NÃO DÁ TRABALHO A POLICIA FEDERAL É SO FECHAR AS PORTAS.lUIZ

  • MAGNO SANTOS

    NA MINHA HUMILDE OPINIÃO É QUE EM 2010, TUDO VAI COTINUAR DA MESMA FORMA OU PIOR, AS PESSOAS NA SUA GRANDE MAIORIA NÃO SABEM VOTAR, EM UM ESTADO QUE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE ESTÃO FALIDAS, O QUE SE ESPERA DA GRANDE MAIORIA DE SUA POPULAÇÃO?

  • Rosa

    A melhor opção para Presidente da AMA, é sem duvida o Prefeito Luciano Barbosa, um homem competente, capaz. Enquanto o outro, melhor nem comentar…..

  • aranda

    Como pode saiu no DO/AL num dia no outro é a eleição já pode é, quem lhes dissé, nem por dinheiro pode ser assim, JUSTIÇA ONDE ANDAS, PINTO de LUNA já chegou e ALE/AL, já vai dando mais trabalho, gostaram das celas foi? tem vaga,QUEM É O PROXIMO! a Dra ELIZABETH tb já tomou posse.