Resumo do Doze e Dez Notícias 

Está marcada para o dia 30 de novembro a eleição para o novo procurador-geral de Justiça, que vai substituir Coaracy Fonseca.

Parte, pelo menos, da tensão vivida hoje pelo chefe do MP Estadual está relacionada com a disputa interna da instituição, que vem, de há muito, didivida em alguns grupos que parecem inconciliáveis.

No dia 30 de novembro acontece a fase do voto direto de promotores e procuradores, que vão escolher três nomes entre os candidatos inscritos. Esta lista tríplice vai ser encaminhada ao governador Teotônio Vilela Filho, a quem caberá a definição do nome do futuro procurador-geral de Justiça.

Pode não ser o mais votado? Claro, foi assim que o promotor Coaracy Fonseca assumiu o posto pela primeira vez . Ele foi o terceiro mais votado pelos colegas do MP e terminou sendo escolhido pelo então governador Ronaldo Lessa.

Revelou-se uma grata surpresa, tendo uma atuação destacada, principalmente, no caso dos deputados estaduais indiciados pela Polícia Federal na Operação Taturana.

Novos e antigos

E agora, qual será o perfil do novo procurador-geral?

Se está é uma evidente preocupação do doutor Coaracy Fonseca deve passar a ser, também, da sociedade alagoana. O Estado vive um momento de transição e necessidade, sem dúvida alguma, de uma chefe do MP combativo e destemido. Não pode mais retroceder, o Ministério Público Estadual.

Estão no páreo: Lean Araújo; Eduardo Tavares; Humberto Pimentel; Marluce Falcão e Givaldo Lessa.

Este último conta com o apoio do atual procurador-geral e do grupo que o acompanha. Mas, pelo menos por enquanto, não é considerado um dos favoritos.

Nesta condição estariam hoje dois nomes já bastante conhecidos: Eduardo Tavares, presidente da Associação do Ministério Público Estadual – AMPAL – (ligado ao senador Collor), e Lean Araújo, que já ocupou o cargo por duas vezes.

Esta disputa deve ser acompanhado de perto pelos setores  organizados da sociedade Alagoas. Podemos ter um retrocesso, ou, pelo contrário, o necessário avanço no combate aos criminosos de colarinho branco.

É do do Dudu?

Outra disputa que atrai o interesse público – por enquanto, só do meio político – é a  da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió. O prefeito Cícero Almeida? Mais do que nunca está atentíssimo ao processo.

Ontem se reuniu com um grupo de 14 vereadores e futuros vereadores, na casa de Dudu Holanda. Do alto dos seus mais de 300 mil votos o prefeito propôs fechar, no encontro, a sua bancada e a chapa que vai disputar a direção da Câmara em 2009.

Não conseguiu. Almeida tenta empurrar seu preferido, Nery Almeida, para a primeira-secretaria da Casa de Mário Guimarães. A turma, por enquanto, não admite tal possibilidade. Esta eleição, sabe Almeida, pode lhe custar mais caro do imaginava inicialmente (por conta da reeleição facílima para prefeito.)

Como ele vai ter de enfrentar oposição no legislativo municipal – com a dupla do PSOL, HH e Ricardo Barbosa – com uma Mesa fora de controle, o problema pode se agravar.

Observação de um (pode ser uma) dos (as) presentes ao encontro: Almeida ainda vive os dias de glória pós-eleitoral. A ficha de que a conta zerou, ainda não caiu.

BL & RC

A turma do PP já aponta para uma dobradinha na disputa pelo Senado, juntando Renan Calheiros e Benedito de Lyra. O ponto de partida seria a eleição da AMA- que ganhou uma inesperada dimensão.

A proposta: os dois se juntam agora e repetem a dose em 2010.

O pagador de dívida

O desembargador Washington Luis Damasceno de Freitas mandou ver. Em despacho encaminhado ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Toledo, ele deu 15 dias para que  a Casa de Tavares Bastos pague R$ 337 mil ao servidor aposentado Alberto Mendes Vieira.

É um débito acumulado desde 2004 – passando pelas gestões de Celso Luis e Antônio Albuquerque. O não cumprimento da decisão dentro do prazo já tem conseqüência definida: penhora dos valores referidos nas contas da Assembléia – o que inclui, ainda, uma multa de 10 %  do valor devido.

A dupla não pagou o que devia ao servidor, resultado, a bomba, mais uma vez, explode na mão de Toledo.

O nepotismo da hora

A OAB já recebeu a lista dos servidores do Ministério Público Estadual, que vai confrontar com as dos demais poderes. O objetivo é investigar se há o "nepotismo cruzado" – uma mão trocando favores com a outra. Já há indícios de que há algo de errado na história.

Cachimbo da paz

Na próxima quarta-feira acontecerá um encontro salutar e necessário: Omar Coelho de mello, José Pinto de Luna e Janderlyer Gomes. O assunto: prerrogativa de advogados versus pirotecnia do desespero. Conversando, certamente, os dois lados vão chegar ao que pretendem, que é o cumprimento da lei.

Ex-cabo Everaldo, mesmo foragido, já pode ser julgado pela morte de Ricardo Lessa
Polícia já investiga quem paga "advogado caro" para ex-cabo Everaldo
  • naize

    APOIO INCONDICIONAL À DRA. MARLUCE FALCÃO QUE VAI DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DO DR. COARACY. ALAGOAS PRECISA DE GENTE QUE TRABALHA COM HONESTIDADE NO MP!!!

  • aranda

    Caro Ricardo, esses “vereadores” vão eleger q mesa eles nen sabe se vão ficar. se vão anular esta armação, não foi eleição. todos sabem só eles pensam q ALAGOAS não esta mudando, diga a eles agora até JUIZ vai pra CADEIA que dirá esse compradores de votos de meia TIJELA.

  • aranda

    Caro Amigo será que antes de 30/11/08, o MP/AL vai mandar o PAULÃO pra junto dos outros ou não, será q vai continuar zombando do judiciario? tenho minhas duvidas, creio q não, o Jorge VI quer entrar, e tem vaga pra mais, vamos limpar ALAGOAS JÁ, agora ou NUNCA

  • paulo

    Esperamos que as ações de combate ao crime ORGANIZADO que o MP vem travando em defesa da sociedade não seja prejudicada.

  • João Julio da Silva

    O que a sociedade alagoana mais espera do Dr. Coroacy, é que ele antes de passar o cargo para o seu sucessor e que feche com chave de ouro, seria conceder os afastamentos dos deputados que foram indiciados pala a operação Taturana, que são eles o deputado Paulão e o deputado Marcos Barbosa.

  • VITOR

    LI,NO JORNAL CORREIO BRASILIENSE DE HOJE, QUE O PRESIDENTE DO SENADO DEMITIU POR NEPOTISMO SOLANGE PALMEIRA, FILHA DO MINISTRO DO TCU GUILHERME PALMEIRA E IRMA DO DEPUTADO RUI PALMEIRA. GOSTARIA QUE VOCE CONFIRMASSE, RICARDO, POIS E UMA DECEPCAO, POIS RUI SE DIZ PROBO E DIFERENTE DOS OUTROS.

  • Thiago

    Na condição de servidor sofrido do MP, afirmo com segurança que o melhor nome é de Marluce Falcão ou Humberto Pimentel. Os demais não acredito. Por outro lado, o Dr Coaracy vai deixar o mandato devendo e muito aos servidores, mesmo com o pífio aumento.

  • Monique

    Já fui servidora do MP de Alagoas e sai de lá decepcionada com o tratamento dado aos servidores. O desrespeito é notável, existem dois mundo: aqueles dos promotores e procuradores e o dos servidores que ganham muito pouco. Esta é a verdade. Só quem tem vez são os grandes!

  • José

    O MP não é este mar de rosas, Dr Coaracy trabalhou muito, mas, mesmo com o aumento, vai ficar devendo aos servidores. Os profissionais de nível superior não t6em valor. Seja qual for o procurador eleito, não há esperança para o servidores.

  • Roberto Morais

    O próximo Procurador Geral tem que ter coragem! Só assim Alagoas poderá começar a ser passada a limpo e se livrar desses parasitas do dinheiro público. O MP tem Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, Dr. Maurício Pita, Roberto Saçomão e tantos outros.

  • Paulo Cesar

    Senhor Jorlalista Ricardo Mota,sou um fã seu, dos seus artigos e do jeito que toca um bom violão. Sou um Penedense de 40 anos, trabalhando no serviço poblico municipal, ha 21 anos, e quando reservo meu tempo pra lhe ouvir, ganho o dia. Adorei essa materia SOBRE PERICLES.

  • Antonio Crispim

    Vejam nepotismo cruzado dentro do Ministério Público e Judiciário.Filho de Juiz trabalha com Promotor e filho do Promotor trabalha com Juiz. Querem saber?Junte Klever Loureiro e Arecipo.

  • Fernando

    O Eduardo Tavares é ligado ao Senador Collor, mas vale lembrar que o Procurador Lean Araújo é primo do Antônio Albuquerque. E agora, MP?