O ex-cabo da Everaldo Pereira dos Santos já pode ser julgado pela morte do delegado Ricardo Lessa e do motorista dele, Cícero Carlota, mesmo que não seja preso. Este é o principal resultado da viagem dos dois delegados alagoanos a São Paulo. José Édson e Lucy Mônica – que retornam hoje – foram cumprir a carta precatória do juiz da 9ª Vara Criminal da Capital, Geraldo Amorim. O documento, explicou o delegado Barenco, foi entregue à Justiça de São Paulo para que intimasse o ex-militar sobre a pronúncia dele no processo que apura o duplo homicídio.

Com endereço conhecido na capital paulista, onde não foi localizado, o ex-cabo Everaldo (Amarelo) já é considerado foragido pela Justiça paulista – é este documento que os delegados trazem para Alagoas. Com ele, o juiz Geraldo Amorim já pode marcar o julgamento do ex-militar, mesmo com a ausência do réu. Em termos práticos: o crime não mais prescreverá daqui a três anos, ao contrário do que apostava o advogado Ademar Gomes. Na opinião do delegado Marcílio Barenco, com o julgamento na ausência do réu fica ainda mais complicado o trabalho da defesa de Everaldo Pereira dos Santos. "Sem ele as testemunhas se sentirão menos ameaçadas e podem falar com mais tranqüilidade tudo o que sabem."

Marcílio Barenco, que também é professor universitário, explicou que se o ex-cabo for condenado – a pena mínima, no caso, é de 24 anos – a polícia "ganha mais vinte anos para conseguir prendê-lo. E agora já estamos no rastro dele." E não apenas dele. Os delegados José Édson e Lucy Mônica conseguiram também levantar informações sobre outros foragidos da Justiça alagoana que atuariam em Santo André, com o ex-cabo da PM. O mais destacado, claro, é o ex-cabo Cição, personagem famoso no submundo do crime de pistolagem em Alagoas (teria cometido vários homicídios em parceria com Everaldo).

Por último, os dois representantes da Polícia Civil tiveram um encontro com o advogado Ademar Gomes, um profissional caríssimo, contratado para fazer a defesa do ex-cabo. Os delegados garantiram a proteção da polícia alagoana, caso Everaldo se apresente. E mais: ele ficaria na carceragem da Polícia Federal, cumprindo acordo firmado entre o secretário Paulo Rubim e o superintende da PF, José Pinto de Luna. Mas não há, registre-se, esperança de que o ex-militar se entregue.

Justiça decreta preventiva do prefeito Rogério Farias
MP elege sucessor de Coaracy em 30 de novembro
  • Dr Osní

    Ele ñ pode ser julgado a revelia.Isso é lorota para ele se apresentar.O crime foi cometido sobre a vigência de uma lei e leis posteriores ao caso, só atingem o réu para benefia-lo e não o contrário.No caso dele,prescreve sim em 20 anos o crime,mas no crime atual do porte de arma,esse não.

  • Dr Osní

    Ricardo, o STJ ou STF, irá desmoralizar quem assim agir. Vc acredita que ele pode ser julgado a revelia por crime de homicídio??? Anote aí, pago para ver ele ser julgado sem estar presente ao julgamento.

  • Gilvan Mata

    Seria uma prestação de servico se este criminoso resolvesse se entregar e a abrisse o verbo. Alagoas iria tremer..

  • MARIA APARECIDA OLIVEIRA JORNALISTA

    Meu colega e amigo, eu seria uma das vítimas deste senhor em 1992 quando denunciei na ISTOÉ os abusos da ex-primeira Denilma Bulhões e tgambém publiquei uma matéria no JB denunciando todos os desmandos da ALE/Al. Tenho os arquivos, ele me procurou onde eu morava e fui obrigada a ir embora

  • luciano

    o nome do motorista não é cicero carlota, e sim antenor carlota .

  • jair

    Dr.Osni, porque esse necessidade de se denominar Dr.?? faz bem ao ego?? kkkk você sabe realmente quem é que pode ser chamado de Dr???

  • Marcello

    Dr. Osni, leia a recente alteração do CPP. Você tá meio por fora, viu?? Ela possibilitou o julgamento do réu foragido, sem estar presente ao plenário. Sem contar as hipóteses de interrupção da prescrição. Os 20 anos não são corridos, pois interrompem-se, e voltam a ser contados.

  • TUBARÃO

    Já dei minha opinião em outras oportunidades.Chamem o Roberto Cabrine (reporter),ele já encontrou bandidos muito maiores que esse Amarelo.Também BANCO,se esse cara se entregar… PEGA O CARA BARENCO!!!!

  • ALUNO

    Algumas pessoas estudam conseguem se “formar” mas não se reciclam. O direito é dinâmico, as leis mudam, só não muda o profissional que não se recicla. O “DR. OSNI” pode fazer parte da mesma banca do advogado caríssimo de São Paulo que incentiva um cliente a fugir.

  • MARIA

    “O vento traz, o vento leva”. A justiça divina já foi feita, falta a justiça humana!

  • Gilvan Mata

    Parabéns Jair, não sou do ramo mas senti que tens conhencimento da matéria e serve ao desatualizado ” Dr. Osni”. Bem, as histórias de criminosos de mando e seus mandantes, tem ínicio, meio e fim breve, graças a paz. Os mandantes atuais tem seus dias contados a bem da sociedade…

  • critico

    Enquanto as atenções estão voltada p/ o cb everaldo,os bandidos estão fazendo festa,assalto e mais assalto em maceió… fala sério.

  • DR OSNÍ

    ALIÁÁÁÁÁSS, Falou bem marcelo, a recente… Todavia, anote aí, que ele não vai. Passaram 17 anos e nunca conseguiram isso,ou vc acha que fizeram questão de engavetar o processo?? Para completar, o Advogado deve entrar com uma bateria de recursos em Brasília, que levará um bom tempo

  • juca bala

    Só complementando o que disse caro colega Marcello: Alteração de lei processual vigente alcança todos os processos em andamento. Além do mais, o advogado “caríssimo” será citado…Aí, já era!!!

  • BARBOSÃO

    Estou pagando pra ver o CB, vulgarmente conhecido por “AMARELO” se entregar e dar nome aos bois que mataram RICARDO LESSA. Se realmente a PF quizer saber é só perguntar ao irmão dele RONALDO LESSA.

  • maria

    tenho ceteza que este senhor já perdeu sua filha não vai se entregar nunca, pois ele sabe que aqui em alagoas os coroneis ainda existem.