É bem verdade que as regras – que são padrão no país inteiro – não ajudam muito nos debates de TV atualmente, mas a postura de desânimo dos candidatos, ontem à noite, deixou clara a evidência de que eles jogaram a toalha. Se o encontro foi sofrível e sem alma, ele reflete o que vem sendo a campanha eleitoral em Maceió.

A ausênca de Cícero Almeida, obviamente, concorreu para a desmotivação dos presentes. Mas numa campanha, quem dita ao estado de espírito é o próprio candidato. Ele tem de trazer a convicção de que tem um papel a cumprir, independente do resultado da eleição. Se opaco é, opacos serão seus seguidores.

O prefeito era o alvo preferencial de todos, mas cada um sabe a visibilidade que ganhou, para sí ou para a ideologia que apregoam, por mais que alguns façam usem a vitrine da campanha sem nenhum talento ou conhecimento sobre o que defendem.

Almeida não tinha o que ganhar se comparecesse. Isso acontecendo, ganharia o eleitor, o telespectador, a quem o prefeito acredita já ter conquistado tanto quanto precisava. Mas, há que se ressaltar: não houve um momento de humor, no que pretendia ser um debate. Tristeza, também nesse caso, não põe a mesa nem voto na urna.

João Lyra rompe com Kil Freitas, em União, por causa de Renan
De como nos tornamos (i)mortais
  • humberto araujo

    É JOÃO LYRA TAVA ELEITO!!!CUIDADO CIÇO LYRA…

  • eleitor indeciso

    Parabéns Ricardo p texto imparcial. Lamento q debate estava montado p ser um palco de baixaria e com a falta do Cicero os candidatos ñ tiveram nada a acrescerntar ao trabalho q o prefeito vem fazendo em Maceió. Lamento o despreparo dos demais, continuo indeciso!

  • Antonio

    O Cicero Almeida de bobo nao tem nada. Ela sabia que iria perder metade dos votos se comparecesse ao debate.Ele sabe que seu governo é uma porcaria,e que ele ta mais sujo do que pau de galinheiro,indiciado pela Polícia Federal,e irá responder processo.Covarde.

  • MANOEL HENRIQUE

    COMO SERIA BOM QUE ESSE PREFEITINHO DESPREPARADO FOSSE PRO SEGUNDO TURNO….AÍ SIM EU QUERIA VER AQUELE BIGODINHO SUAR.

  • Isolda Herculano

    Ricardo, concordo com a sua leitura do debate: apático. Se o objetivo de uma discussão como aquela era fisgar o voto do indeciso, a isca parece não ter funcionado.

  • Isolda Herculano

    Talvez a falta do alvo ideal tenha feito com que os atiradores de elite poupassem munição. E isso foi prejudicial para eles e para nós.

  • HELDER JR

    Verdadeiramente um debate sem qualquer animação , exceto pela presença do candidato Manoel de Assis (PSTU), que nos trouxe momentos de humor pelo total despreparo que apresentou . De resto uma verdadeira água de chuchu !

  • Felipao21

    Caro Ricardo, o seu artigo denota claramente o que se esperava do debate – PALAHAÇADA – enquanto nós pobres eleitores somo induzidos pela grande mídia do estado mantida com recursos do erário a assistirmos de camarote ao grande evento. Tenha DÓ.

  • mario manfrini

    Qualquer dos candidatos que estivesse no patamar do Cição correria às léguas de qualquer debate. Independemente do mérito, se há que existe mérito, o Cição fez o que as circunstâncias determinaram.

  • Benedito

    Achei muito fraco, o político tem que se conscientizar que o povo quer ver resultados dos gestores. É isso que Cícero Almeida está fazendo, trabalhando para Maceió.

  • verdadeiro

    fez bem o cicero… ele tem e que trabalhar e não esta sendo alvo desses candidatos despreparados que só agridem, e não fazem nada…. cicero vc é o cara! seu de debate e com o povo com 80% de aprovação…

  • DEBATE

    Os candidatos não se mostraram confiantes na eleição, como querem ganhar se nem eles próprios acreditam em suas propostas? Ciço vai ganhar pq não teve um candidato preparado e disposto a levar a eleição. Q pena, eu voto nulo!!!

  • avg

    OLHA CHMAR O GOVERNO DO CIÇO PORCARIA É DEMONSTRAR DESCONHECIMENTO DE TUDO E PURA BURRICE , TUDO BEM NÃO GOSTAR DELE É UMA COISA MAS AS OBRAS QUE FORAM FEITAS SEREM CONSIDFERADAS PORCARIAS? E O ATUAL GOVERNADO QUE A CANDIDATA sOLANGE APOIA TB NÃO FOI CITADO NA CPI DO GAUTANAMO?

  • rosa

    Cadê o ciço? sumiu foi? prefeito medo de que ou de quem, isso é uma falta de respeito com os eleitores.ja não voltaria nele agora é que não voto mesmo. lamentavél que o povo deixe enganar por obras que so mascaram a realidade da cidade saúde em primeiro lugar.

  • Alagoana

    Os candidatos deveriam ter se preocupado em mostrar, de fato, suas ideologias e propostas REAIS. Ao contrário, foram com a única e exclusiva idéia de atacar o prefeito e candidato a reeleição. O Judson,no meu ponto de vista, é o único e verdadeiro adversário de Cícero Almeida.

  • Ednaldo

    O debate não trouxe nenhum benefício para quem organizou ( Na grande maioria jornalistas da própria casa), e muito menos para definir ou mudar a situação da eleição na capital Alagoana. Eleição já definida , sem surpresas !! Ponto final. Parabéns à Tv Pajuçara pela iniciativa.

  • Tatiane

    “Eu acho é tome”!O alvo principal não estava, o debate só iria atingir o prefeito,quem perde?Nós,eleitores.O resto dos candidatos não iria apresentar proposto alguma,só iriam mostrar um show de baixaria.

  • Bernardo

    Belo texto. Se o prefeito fosse ao debate ia ser um linxamento televisionado. Os outros mal apresentaram propostas só dispararam críticas ridículas típico de gente sem argumento. A punica coisa que Solange faz é encher minha caixa de email com SPAM. Aliás, quem é ela?

  • Gilvane Correia

    Olha Ricardo no meu entender não classifico o encontro de ontem como debate , se a intenção era tentar voto de indecisos acredito que com a falta de estimulo dos politicos até quem já tinha decedido votar neles , ficaram com uma interrogação , será que …. merece meu voto?

  • João

    CICERO ESTAR CERTO DE NÃO IR AO DEBATE, ELE IA SER ALVO DE ATAQUES DE UNS DESESPERADOS QUE VÃO GANHAR O CAMINHO DE CASA… MACEIÓ NUNCA TEVE UM PREFEITO TÃO BOM…. ELE TEM FALHAS SIM…. MAIS NO GERAL SUA GESTÃO FOI ÓTIMA E A SEGUNDA VAI SER AINDA MELHOR…. ESPERO…

  • ana luciana

    Que vergonha este debate. Como tremia as mãos a tudo azul, quanto falta de conhecimento pra nao dizer outra coisa do PSTU, chega a causar pena, que falta de falar bem e bonito do PSOL, e que falta de elan do PT.

  • ana luciana

    Fez bem o Prefeito em não comparecer, se protegeu.E afinal qual a proposta de governo dos que foram , a não ser atacar o atual pelo que tem feito ? Caso ele tivesse ido promoveria os fracos que lá estiveram na ansia de bombardeá-lo e virar noticia.Fez bem.

  • Alex Cintra

    Minha gente a eleição já terminou. Cicero Almeida foi releito. Agora é pensar no segundo mandato.

  • alex

    Não vejo que o Cicero Almeida tenha perdido nada por não ter participado do debate pq os candidatos em nada contribuiram para que alguem mudasse o voto visto que so queriam ataca-lo, foi por isso q eles ficaram tristes e cabisbaixo… eu acho é tome, deixem o homem trabalhar!!!

  • JOSÉ LUIGI VILELA SANTOS

    Nesta campanha troquei de por 2 vezes de cadidato a prefeito. Era Solange + deixou de apresentar seus projetos p/ agredir o prefeito.judson ídem, os demais considero s/ preparo. e agora Só me restou a reeleição. Fez bem Prefeito em ñ ir ao debate, c/ certeza só ia sevir p/ denegrir sua iamgem.

  • Carla

    Minha gente, o Ciço já ganhou!! Pode perguntar as pessoas, vai votar em quem? No CIÇO.. É dificil vc encontrar alguém que não perceba oq ele já fez por MCZ. Vou votar nele.. pelo oq ele já fez.. bom ou ruim. MCZ já mudou. Podemos vê isso nas ruas.

  • Vote nulo

    Gostaria que o internauta AVG,dissesse o que é que o Cicero Almeida tem feito para a população de maceió. Viadutos?pobre não tem carro para desfrutar de viadutos. Cade a saude? a educação?A periferia continua sem saneamento basico.

  • Assisti ao debate

    Assisti a tudo e com muito cuidado.A minha analise final: Os que ali estavam só iriam atacar o Cicero Almeida. Muito bom, inteligente por parte dele e de sua equipe o não comparecimento. Iriamos assistir a um show de acusações e cobranças. Sou PSDB, mais meu voto é do Cicero.

  • santos

    estava na dúvida,mas o cicero faltou ao debate desrrespeitando a sociedade. se faz uma ótima administraçaõ porquer fugir aos debates? não voto em cicero essa é minha unica certeza

  • Jadna Oliveira

    Ricardo não gosto de debates. Só sei que prefeito nenhum numca será bom p/ o povo pode ser o cícero,joão,josé, pedro , marcos lembrando nem Jesus Cristo agradou.

  • Fabi

    O que esses cadidatos queriam era baixaria,eles nao tem propostas nenhuma e a intençao so era de ir para o debate pra atacar o prefeito.

  • Alessandra

    Discordo de uma grande parte dos comentários,principalmente no que diz respeito á candidata Solange. Achei-a preparada, segura e, principalmente, bem intencionada.

  • Aline

    Fez bem o prefeito Cícero Almeida, não ter ido ao debate porque,o prefeito não vai rebater as acusaçoes que não tem logica. O prefeito fez e vai fazer muito mais por Maceió com nosso voto,ele estar cendo o melhor prefeito que Maceió já teve.

  • Léo Villanova

    O debate – não por conta da organização e dos jornalistas da TV Pajuçara, que merece nosso respeito – foi medíocre, bem na medida da política alagoana. Eles nada mais têm a acrescentar. Infelizmente a população vai ter que engolir uma reeleição por falta de opção. Lamentável.

  • David Ferreira

    Ñ teve humor… Achei hilária a presença do candidato do PSTU. O cara ñ tem a menor noção de nada! Mas acho q Cícero perdeu sim, se ele tivesse comparecido e mostradp que não tinha nada a esconder e rebatesse os adversários poderia ter ganho votos dos indecisos, como eu…

  • LYRA

    solicito que ele responda as seguintes perguntas: 1-Como comprovar rendimentos que justifiquem o seu enriquecimento? 2-O que aconteceu da secretaria de açãosocial, que perdeu todos os convenios com o governo federal? e 3-Para onde foi o emprestimo feito e pago com recursos da AL, quando deputado?

  • ESTUDANTE DE DIREITO

    EU PERGUNTO, DISCUTIR O ENVOLVIMENTO DO PREFEITO NA OPERACAO TATURANA OS PROBLEMAS DA SECRETARIA DE ACAO SOCIAL E TANTOS OUTROS E BAIXARIA?

  • Julio Silveira

    O q esperar d uma população onde em sua maioria é composta por analfabetos funcionais? reeleger um prefeito q fez apenas obras e q abandonou a educação é claro!! e é isso q vai acontecer… Mas e a EDUCAÇÃO das crianças?? dps reclamam do aumento da violência! …

  • BARBOSA

    FALOU BEM RICARDO MOTA O CICERO ALMEIDE FEZ BEM NAO IR AO DEBATE OS OUTROS CANDIDATOS SÓ SABEM FALAR MAU DO CICERO NOS ELEITORES QUEREMOS VER PROPOSTAS NAO E UM FALANDO MAU DO OUTRO NÃO NEM TODOS MAIS A MAIORIA DOS CANDIDATOS SÃO UNS ANALFABETOS QUANDO SE TRATA DE POLITICA

  • SANTANA DO IPANEMA

    CICERO ALAGOAS LHE AGUARDA EM 2010. PARABENS PELO SEU TRABALHO EM MACEIO!!

  • Adriana Collor

    Esse povinho de Maceió merece o prefeito que tem e que esta quase eleito. Um indiciado, pobre de espirito e culturalmente infeliz. ë a cara dos seus eleitores e da maioria dos maceioenses. Viva à pobreza de espiriti e mediocridade coletiva.

  • LUZITANIA

    SR RICARDO, ISSO PROVA QUE O QUE ESSES CANDIDATOS QUERIAM ERAM AGREDIR O CICERO, TORNAR O DEBATEUMA BAIXARIA E NÃO MOSTRAR O QUE ELE DIZEM QUE PRETENDEM FAZER,E ESPERO QUE O POVO TENHA VISTA ISSO.MUITO BEM CICERO,EU ACHO É TOOOOOOOOOME!!!!

  • Luiz Antonio Maciel

    O cícero vai debater com o povo, no dia 5 de outubro, tenho 39 anos nunca vi um prefeito trabalhar tanto, no máximo faziam umas maquiagens na cidade como o Vieira ou o Palmeira, o ideal sera esses cadidatos fazerem o mesmo, ir trabalhar em algo produtivo…

  • ARTUR

    12:10 NOTÍCIA E O BOI DA CARA PRETA. kkkkkk ESSE RICARDO É DEMAIS, ME FÊZ LEMBRAR QUANDO CRIANÇA, MINHA MANHE CANTAVA MUITO ISSO PARA MEU IRMÃO DORMIR. KKKKKKK GOSTEI. RICARDO, SÓ QUE NA ÉPOCA ERA IGENUIDADE, E HOJE CANTAM COMO SÍMBOLO DA MALANDRAGEM.

  • Campos

    Independente dos 80% das pesquizas, foi feio o que o Cicero fez, acho que os debates são momentos importantes para tiras dúvidas e esclarecer muita coisa, até o próprio Cicero poderia ter saído bem e aumentado ainda mais esses 80%, más infelismente ele fugiu. Quem não deve não teme!

  • Conformado

    Infelizmente quem ganhou o debate ontem foi o Cícero. Não voto nele, mas ele ganhou, mesmo sem ter ido… Uma pena…

  • Moraes Júnior

    Olá, Ricardo! Ontem tudo deu errado. O som do estúdio era ruim, o enquadramento dos debatedores idem. Os candidatos estavam desanimados e evidentemente cansados. O Judson sob a luz estava pálido. E o eleitor ficou frustrado com tamanha desconsideração dos debatedores.

  • João

    Não ir a debate não é estratégia de publicitário.É fraqueza mesmo.Nenhum marqueteiro deixa de mandar um candidato honesto,culto,preparado e sem rabo preso, para participar.É a chance de esmagar de vez adversários fracos.Mas precisa ter força intelectual e moral para isso.Cícero não tem.

  • LEYLA PAES

    A gestão atual do Cícero é imbatível dia 05 de outubro as pessoas (cidadões comuns como eu) vão as URNAS continuar com os benefícios que estamos recebendo, sem nenhuma demagofia. VIVA CICERO 11!!!!!!!

  • eleitor indeciso

    Que pena intrnauta “Vote Nulo”, vc ñ tem perpectiva de futuro, se dependesse de pessoas c vc estaríamos andando de carro-de-boi em estrada de barro. Escolha um e Vote seja inteligente e dê Viva a democracia nosso maior patrimônio depois da vida.

  • Sylvio de Bonis Almeida Simões

    Ao longo das últimas semanas, no jornal da tarde de outro canal, os candidatos tiveram um bom espaço para apresentar suas propostas. Entretanto, quando questionados a respeito, a inexistência de dados consistentes era a realidade de cada um. Assim, a imagem vale mais que as palavras.

  • Ceia Araújo

    Cícero Almeida Ñ é o candidato melhor preparado, culturamente falando.Porém,foi esperto o bastante p/fazer obras de alta visibilidade:viadutos,calçamento…Educação e saúde,p/serem menos visíveis,ficaram de lado…Terreno pronto p/2010..Cada povo tem o governante que merece…

  • José Cláudio

    O “EMBATE” APONTOU O DESPREPARO EM TODOS OS NÍVEIS DO POVO ALAGOANO; SERIA UM CASO DE ESTUDO OU DOUTORADO EM UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS “COMO O POLÍTICO PROFISSIONAL CEIFOU O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE PARA UM POVO, A EDUCAÇÃO”.

  • Zelia

    O prefeito Cícero fez bem em não comparecer a esse “debates” e nem ir a nenhum, já não basta baixaria do programa eleitoral? Por sinal eu adoro ver essas figuras…É cada um!E o Cicero nem tuiu para os que atacam, Será você mais uma vez pra mostrar trabalho.

  • Luiz Antoniol

    Ricardo, tenho a certeza que si houver segundo turno o Cícero vai comparecer seguindo a linha do Fernando henrique e do Lula. Estou estranhando a ausencia do sexta feira, deve está em cima do muro,para depois se aproveitar, é um traidor. Luiz

  • AAraujosilva

    De quem era mesmo o velório ? Do Ciço (fujão) Lira, é que não era. Judson e M.Agra, bambas na dialética, se acautelaram. Dona Solange, não é do ramo. M.Assis,neófito e de poucas letras políticas. Ciço! Ciço! Olha a onda-azul(vovamente)…

  • Zelia

    Que fome, dos entrevistados em querer atacar o Cícero! Achei um debate fraco, sem nenhuma emoção e expectativa, a intenção era de atacar o Cícero e seria bom, que ele não fosse ao proxímo. Deixava os artistas, na berlinda. Cicero seu nome é luta, trabalho e vitória

  • Júnior

    O interessante é que tem candidato a Prefeito de Maceió, que reclama da ausência do Cícero Almeida, que diga-se de passagem, Maceió nunca teve tantas obras como agora, e os que reclamam esquecem que seus candidatos a Presidente faltaram ao Debate na eleição de 2006.

  • jobson

    O candidato do PSTU, Manoel de Assis é totalmente despreparado.Se o partido não tem um bom candida- to, é melhor ficar fora, pelo menos não faz vergonha.Cícero ja eleito.

  • Servilio Marques

    João Lyra,não estava eleito e outra…João Lyra nunca teve a simpatia do eleitor alagoano até quando ele ganhou a eleição para DEputado Federal todos vimos que só foi possivel por causa do derrame de dinheiro. Presenciei os últimos dias de campanha de João Lyra,E o clima não era bom..

  • Servilio Marques

    Inclusive,já era dado como certo a derrota do JL no segundo turno caso houvesse…Outra coisa o desastre no debate da GAZETA ajudou e muito,João Lyra foi massacrado naquele debate.Muito diferente do Ciço hoje. Por isso eu canto; Eu voto com fé,eu bato no peito,voto 11 pra prefeito.

  • Servilio Marques

    Engraçado é falarem do Cícero indiciado,mais não lembram de Paulão e Téo indiciados na Taturana e na Navalha,sobre Mário Agra e Manoel de Assis…sem comentários!!!

  • naldo

    A DIFERENÇA É QUE UNS TRABALHAM! OUTROS SÓ SABEM FALAR!! E DIZER Q VIROUUU! VIROUU PIADAAA!!! HAUAHAUA virou do 2 pro 3 lugar! hauahauaa

  • Araújo

    Será que os candidatos presentes ao debate se estivessem na situação do Cícero Almeida iriam participariam do debate? A coordenação da Solange desde o início vem demonstrando burrice e se tornando o maior cabo eleitoral do Prefeito. Continua…

  • Araújo

    Exemplo maior dessa burrice foi a carreata milionária realizada no domingo passado na orla da Ponta Verde. Por que não realizá-la na orla lagunar já que Ela tanto apregoa a falta de realizações na periferia. É uma demagogia sem precedentes. A prova maior disso foi sua queda na nova pesquisa!

  • Celso pós Paracelso

    Nos atuais moldes, não há porque investir nesses debates.

  • Farias

    BOM daqui a pouco vão dizer que o Cícero é um anjo, que ñ foi indiciado pela PF na Taturana, que ñ devolveu recurso federal, que ñ desabilitou Maceió na Assistência Social, que ñ é o responsável pelo caos na saúde, na educação e na assistência. Ô povo cego!!!

  • Farias

    Sinto um total desprezo pela´moral repassada pelos nossos pais e um desprezo pela ética que nos leva a ser um profissional sério, daí passamos a desacreditar em todos que se aproximam, será que todos somos MENTIROSOS???

  • mario jorge

    nosso estado ha uma defisiencia de politicos;em quem votar,no menos pior ou nuro?

  • Junior

    Uma campanha eleitoral, na minha opinião, é feita de idéias,que servirão para soluções ou projetos para o que não foi feito, quem não sabe o que é isto só critica, tornando a eleição em uma verdadeira baixaria.

  • Zuleide

    Só posso sentir pena de um povo tão necessitado de pessoas íntegras e competentes no poder, que estão querendo deixar escapar alguém que realmente pode lutar e defender seus direitos. Estou com Solange Jurema hoje e sempre!

  • Kátia

    Mais despreparados que alguns candidatos são aqueles maceioenses que não enxergam a capacidade de Solange Jurema para governar a cidade.

  • ADRIANO

    NEM CICERO NEM JUREMA OU QUALQUER OUTRO, NESTE BRASIL, SÓ CRISTO NÃO SERIA INJUSTO.VOTAREI NULOPELA PRIMEIRA VEZ.TENHO 41 ANOS E NUNCA VI TANTA ROUBALHEIRA ENVOLVENDO POLÍTICOS.PARTE DESSA ITUAÇÃO É DO NOSSO JUDICIÁRIO QUE NOS CASOS MAIS GRAVES TOMA A RÉDEA COM MUDANÇAS BRANDAS.CONTINUA.